• Nenhum resultado encontrado

4. MARKETING E VENDAS 1 Serviço

4.5 Formação de Preço

Para definir o preço dos produto várias estratégias podem ser adotadas. Buscamos basear a nossa definição de preço levando em conta os 3 C’s do preço, sempre com base em duas perspectivas, a ótica interna da empresa (custos) e a ótica externa (cliente e

concorrentes).

4.5.1 - Ótica Externa 4.5.1.1 - Cliente

Todos os programas do Propósito Beta foram construídos baseados nas dores e nas preferências do público alvo. Essas informações fizeram com que a comunicação e marketing dos treinamentos sejam personalizados ao público alvo, já que o nosso público é jovem buscamos caracterizar a entrega do treinamento baseada na cultura e valores percebidos. Tais valores são:

Criatividade – Valorização de propostas e soluções criativas, utilização de recursos visuais e sensoriais que estimulem e extrapolem o senso comum de se entregar serviços.

Liberdade – Valorização da flexibilidade de ações, vamos criar dinamismo nas atividades propostas estimulando a ideia de não existir uma forma única de se pensar e agir.

Conquista de Resultados – Valorização da geração de resultados para toda ação que a pessoa desempenha, portanto, em todo o método será especificado o objetivo que desejamos alcançar para cada módulo, cada ferramenta, para direcionar todas as ações em um foco e meta de resultado

Cooperação – Valorização de estar em grupo, ajudar uns aos outros em prol de seus objetivos, o serviço vai visar sempre o estímulo de criar conexões e juntar os participantes, o próprio momentos de networking, happy hour tem por objetivo criar esta conexão

Desafio – Valorização de se desafiar, tomar ações que pareçam ser desafiadoras a ponto de obter ganhos altos de conhecimento, em todo o treinamento a linguagem usada vai estar ligada ao equilíbrio de se desafiar e de calcular riscos, criando um ambiente de

motivação e inspiração.

Integridade – Valorização de tomar decisões baseadas em ética e moral pessoal, vamos fazer um serviço que leve em consideração as singularidades de cada indivíduo e treinar nos módulos a percepção pessoal sobre sua ética e sua própria moral

As evidências do serviço de treinamento são bastante trabalhadas, tudo para fornecer ao cliente o maior valor agregado possível e a maior percepção de valor possível ao nosso serviço. Dessa forma, a precificação pode ser mais exata, pois quando se compreende o valor que o cliente enxerga nos produtos, se tem uma ideia do quanto ele estará disposto a pagar

4.5.1.2 - Concorrentes

Buscamos também entender os preços praticados pelos concorrentes, a fim de basear a precificação do nosso produto. Encontramos concorrentes que oferecem treinamento para o mesmo público alvo, porém a proposta destes treinamentos são diferentes dos oferecidos pela Propósito Beta.

Os treinamentos dos concorrentes são focados em desenvolvimento de ​Hard Skills, enquanto os nossos produtos são focados em​ Soft Skills. ​E a média dos preços praticados por estes concorrentes são acima dos valores oferecidos pela nossa empresa.

4.5.1.3 - Ótica interna

Abordando agora a ótica interna da empresa, será realizada uma análise dos custos para o funcionamento da empresa. Todos os custos relativos à manutenção da empresa como aluguel, contas a pagar, tributos e impostos, além do preço de compra dos produtos e insumos será levado em conta na formação do preço final de comercialização.

Os detalhes financeiros relativos à custos de produtos e receitas geradas serão mais detalhados na parte financeira deste trabalho.

4.6- Distribuição

Os clientes que adquirirem os nossos serviços irão acessar todos os treinamentos por meio de uma plataforma digital. A divulgação do empreendimento será feita por meio de redes sociais como Facebook, Instagram e E-mail, além do nosso website que contará com explicações detalhadas sobre nossos produtos e nossa proposta de valor.

4.7 - Promoção

Site: Nosso site terá como objetivo principal a venda do curso. Além disso ele passará informações como missão e visão da empresa, formas de contato conosco e informações sobre curso disponível.

WhatsApp: Esse canal será muito importante, pois este é o melhor meio decidido pela empresa conseguir se comunicar com o público alvo. Ele nos possibilita uma comunicação personalizada com cada pessoa.Por isso, damos a opção das pessoas nos passarem seus números pelo site para receberem informações sobre o curso, tirarem dúvidas, receberem pesquisas sobre o assunto e promoções.

Email: O e-mail é o segundo canal de comunicação mais importante de ser explorado.

Ele assim como o WhatsApp nos possibilita uma comunicação mais personalizada. Por isso nos comunicaremos com os clientes da nossa lista de e-mail constantemente, para tirarmos dúvidas, alertá-los de novas promoções e passarmos mais informações sobre o curso. Durante essa comunicação não focaremos nem na venda, nem no produto e sim no cliente, de modo com que ele se sinta priorizado pela empresa.

Redes Sociais: Decidimos criar uma página da empresa no Facebook e no Instagram.

Isso porque, esse tipo de canal é fundamental para que a nossa empresa seja conhecida por mais gente. Buscando isso, iremos fazer postagens sobre promoções, vantagens do curso e sobre a empresa constantemente, além de impulsioná-las, para conseguirmos atingir o nosso público com ainda mais eficiência.

4.8- Propriedade intelectual

Existem diversas outras empresas voltadas para o segmento de mercado escolhido, porém, cada uma delas tem o seu foco em uma área de conhecimento em ​hard skills específica, como citado no item 2.4.

E como estamos oferecendo serviços, realizamos o registro de nossa marca no

Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), utilizando os meios legais de registro de marca para promovermos assim a restrição da nossa marca e impossibilitar a replicação do design e layout dos nossos logotipos, entre outras características.

4.9- Relacionamento com cliente

O Relacionamento com o cliente é um dos ponto chave desse negócio, onde

utilizamos como principal estratégia ​Inbound Marketing​ para o aumento da fidelização dos clientes, independente se ele adquire imediatamente os nossos serviços.

O ​Inbound Marketing​ tem como principal foco gerar o máximo de valor para os clientes mesmo que ele não feche imediatamente em nosso treinamento, uma forma de gerar relacionamento e transformar a sua vida com o nosso conteúdo.

A estratégia de relacionamento com cliente será dada pelos seguintes etapas:

4.9.1 Atração

Neste momento vamos oferecer bastante conteúdo online gratuito para gerar confiança e posicionamento da marca. Usaremos redes sociais e vídeos para entregas de conteúdo para gerar valor aos clientes do público alvo e então gerar captura de contatos.

4.9.2 Converta

A partir de agora, vamos trabalhar para realizar a conversão dos contatos coletados na fase de atração, para oferecer nossos cursos de treinamentos através de uma equipe treinada de vendedores e scripts de vendas Assim como treinamos os clientes, iremos treinar a equipe de conversão.

4.9.3 Fechamento

Nesta etapa representa o fechamento e envio de contratos assinados para a equipe que recepciona os clientes que foram convertidos na fase de Conversão. Nesta hora os processos burocráticos e formas de pagamentos são iniciados.

4.9.4 Encantamento

Última e mais importante etapa, hora na qual encantamos os novos clientes,

fidelizamos e pedimos indicações de outros possíveis clientes. Neste momento, faremos de tudo para mensurar a qualidade de entrega de nossos serviços para garantir a satisfação dos clientes.

5. Plano Financeiro

Documentos relacionados