• Nenhum resultado encontrado

3. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

3.1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A priori, esta pesquisa não pretendia abordar a questão da formação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em relação à quantidade de professores que ministram componentes para os quais não são licenciados, conforme demonstrado no capítulo 2.

Os critérios de alocação estabelecidos pela SEduc/AM obedecem o que diz a Lei 9394/96, que trata das diretrizes e bases da Educação nacional, no que tange à formação de professores, porém, para que esta premissa seja atendida, é necessário que a SEduc/AM disponha de professores com a qualificação exigida para sua disciplina, o que não ocorre efetivamente.

Destarte, é necessário buscar forma de oferecer essa formação e incentivar os professores a busca-la e, ainda, que a mesma realmente prepare o professor para a sua prática, proporcionando-lhe os subsídios necessários para oferecer ao aluno um ensino de qualidade, facilitando sua aprendizagem.

A questão da formação de professores não pode ser resolvida com ações únicas da SEduc/AM. Envolve diretamente as universidades e, por essa razão, deve ser buscado um amplo debate entre essas instituições, tanto acerca do currículo praticado nos cursos de licenciatura, quanto da oferta desses cursos.

Isto porque as gestoras das escolas A e B, localizadas em Manaus citaram que, em relação ao curso de Física, nem todos os professores cursistas conseguem concluí-lo. Daí a necessidade de avaliar o curso aplicado pelo PROFORMAR, a fim de se verificar as causas dessa situação, que podem passar por questões metodológicas, estrutura curricular, entre outras.

Conforme citado por Tardif (2014, 61 p.), “os saberes que servem de base para o ensino, tais como são vistos pelos professores, não se limitam a conteúdos bem circunscritos que dependem de um conhecimento especializado”. Esses saberes variados foram descritos na figura 2 deste trabalho e, além do saber acadêmico, também constituem a competência e a práxis do professor.

O próprio professor em formação deve participar das discussões acerca dos cursos de licenciatura, uma vez que é afetado diretamente pelas falhas que possam vir a existir, podendo contribuir para possíveis melhorias.

Por isso, os cursos de licenciatura devem levar em consideração todos esses saberes, buscando oferecer uma formação completa, habilitando o professor a contribuir com o aprendizado do aluno de forma efetiva e eficaz.

A partir da discussão acerca do currículo praticado nas universidades, será possível concluir se o conteúdo ministrado nos cursos de formação realmente atendem às necessidades do professor, auxiliando-o de fato em sua prática pedagógica.

A proposta voltada para a formação de professores ocorrerá a partir de duas ações. A primeira delas está descrita no quadro 2.

Quadro 2: Proposta voltada para a formação de professores – Ação 1

O quê Celebração de termo de cooperação técnica com universidades públicas e privadas.

Por quê

Os cursos oferecidos pelo PROFOMAR não dão conta de atender à demanda de professores que não possuem qualificação específica para o componente curricular que ministram.

Onde Em todos os municípios do Amazonas.

Quando As discussões com as universidades podem iniciar em setembro/2016, devido aos trâmites legais necessários, com previsão de implantação em janeiro/2017.

Como

Os cursos serão ministrados à distância, pelos professores das universidades conveniadas, via Centro de Mídias em Educação do Amazonas, com o cumprimento da carga horária presencial determinada na legislação pertinente.

Quanto custará

Os valores serão definidos em discussões a posteriori com as entidades interessadas, uma vez que, para levantar custos é necessário identificar quantos alunos participarão, e a partir desse dado, estabelecer quantos professores serão necessários e quantos e quais municípios serão eleitos como pólos.

Fonte: Elaborado pela autora.

Os cursos previstos na Ação 1 serão ministrados em módulos, de forma semi-presencial. As aulas à distância serão transmitidas via Centro de Mídias em Educação e os encontros presenciais serão realizados em período não-letivo, como já são realizadas as formações pedagógicas atualmente e em municípios-pólos, com a finalidade de concentrar o maior número possível de professores em formação em um único local possibilitando o deslocamento mais viável e econômico dos formadores.

Essa ação será viabilizada a partir de convênios firmados com as universidades, a partir da cessão de professores de seus quadros funcionais. Os professores em formação receberão uma ajuda de custo para alimentação e deslocamento, como forma de incentivo, de modo a não comprometer o

orçamento familiar dos mesmos. O valor desse auxílio será estudado, a partir da quantidade de professores inscritos nas formações.

A segunda ação está descrita no quadro 3.

Quadro 3: Proposta voltada para a formação de professores – Ação 2

O quê

Reuniões com representantes das universidades, da SEduc/AM, docentes e gestores de escola da rede estadual de ensino, para discutir os currículos praticados nas universidades.

Por quê

Identificar as causas das desistências ocorridas em cursos como a Licenciatura em Física, bem como avaliar a viabilidade do currículo praticado atualmente.

Onde Em todos os municípios do Amazonas.

Quando Debates quinzenais, nos meses de setembro/2016 e outubro de 2016.

Como Videoconferências, via Centro de Mídias, para viabilizar a participação de gestores e professores de todos os municípios.

Quanto custará Esta ação não acarretará custos à SEduc/AM. Fonte: Elaborado pela autora.

A ação 2 foi proposta no sentido de suscitar a reflexão acerca do currículo praticado nas universidades, pois as mesmas precisam estar atentas para as necessidades reais do professor em sua prática, com currículos que realmente o preparem para a docência, bem como refletir sobre outros fatores que possam estar causando a desistência dos professores em formação.

Como não são realizadas discussões do gênero, por iniciativa da SEduc/AM e a formação é um tema de extrema importância, essa ação pode auxiliar no combate à desistência dos cursistas, que resulta em prejuízo pedagógico e financeiro. As videoconferências serão realizadas quinzenalmente, nos meses de setembro e outubro do corrente ano. A partir do mês de novembro, as Universidades envolvidas, discutirão entre si sobre os

currículos praticados, tendo por base os pontos tratados nas videoconferências.