• Nenhum resultado encontrado

FORMAS ESPECIAIS DE SALÁRIO

Conforme vimos anteriormente, o salário pode ser pago sob diversas formas, sendo, porém, todas elas consideradas juridicamente normais, desde que reflitam a verdade.

Agora, veremos outros tipos de remuneração que pode ser paga ao empregado. Todas essas formas são consideradas de “natureza” salarial (que significa que devem ser agrupadas com o salário), porém não são o salário em si, mas o complemento deste.

ABONOS

Abono significa adiantamento em dinheiro, uma antecipação salarial. Situações de momento criam certas necessidades para as quais são estabelecidas medidas tran-sitórias. Com o tempo, cessada a causa, cessam os seus efeitos ou se processa a sua absorção pelo salário. Antes da Lei nº 13.467/2017 significava adiantamento salarial e, como o nome diz, tinha natureza salarial. Com a lei não se tem mais o conceito de abono, pois ainda que seja pago de forma habitual não tem mais natureza salarial.

Formas Especiais de Salário

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

ADICIONAIS

Adicional significa algo que se acrescenta. No sentido jurídico, adicional é um acréscimo salarial que tem como causa o trabalho em condições mais gravosas para quem o presta. Pode ser dividido em adicional de horas extras, noturno, de insalubridade, de periculosidade, de transferência.

Adicional de Horas Extras

Esse adicional é devido pelo trabalho extraordinário à razão de pelo menos 50%

sobre a hora normal – art. 7º, XVI, da Constituição Federal (BRASIL, 1988). Se as horas extras são pagas com habitualidade, integram o cálculo de outras ver-bas, como indenização, 13º salário, FGTS, aviso prévio indenizado, gratificações semestrais, férias e descanso semanal remunerado.

A lei trabalhista não define o que é habitualidade para efeito de reflexos de horas extras. Pode-se entender que é habitual o que foi pago na maior parte do contrato de trabalho. Se o contrato de trabalho teve duração de seis meses, por exemplo, e as horas extras foram pagas por quatro meses, houve habitualidade.

Também pode ser considerado habitual o que foi pago por mais de seis meses, correspondendo a maior parte do ano.

Adicional Noturno

Essa forma de adicional é devido ao empregado urbano que trabalhar no perí-odo entre 22 horas e 5 horas. O trabalhador rural terá direito a esse adicional no período entre 21 horas de um dia às 5 horas do dia seguinte, na lavoura; e na pecuária entre às 20 horas de um dia às 4 horas do dia seguinte.

Segundo o art. 73 da CLT, o adicional será de 20% sobre a hora diurna para o empregado urbano (BRASIL, 1943) e de 25% sobre a remuneração normal para o empregado rural – art. 7º, parágrafo único da Lei 5.889/73.

Se o adicional for pago com habitualidade, integra o cálculo do salário do empregado para todos os efeitos.

ADICIONAIS TRABALHISTAS

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

U N I D A D E III 84

Adicional de Insalubridade

Insalubre é o prejudicial à saúde, que dá causa à doença. Para a caracterização da insalubridade é preciso: i) exposição a agentes nocivos à saúde do trabalhador; ii) que essa exposição seja acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição. O adicional é devido ao empre-gado que presta serviços em atividades insalubres, sendo calculado à razão de 10%

(grau mínimo), 20% (grau médio) e 40% (grau máximo) sobre o salário mínimo.

Adicional de Periculosidade

Essa modalidade é devida quando o trabalhador que presta serviços tem contato permanente com elementos inflamáveis ou explosivos. O contato permanente tem sido entendido como diário. O adicional será de 30% sobre o salário do empre-gado, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. É merecedor de tal adicional o empregado exposto per-manentemente ou que se sujeita a condições de risco.

Se o adicional for pago com habitualidade, integrará as férias, o 13º salário, o aviso prévio, o FGTS, a indenização.

Adicional de Penosidade

O adicional de penosidade encontra-se previsto no artigo 7º, inciso XXIII da Constituição da República, inserido no mundo jurídico juntamente com o adicional de insalubridade e periculosidade. Trata-se de uma modalidade de indenização que será destinada a todo tipo de atividade que, embora não cause efetivo dano à saúde do trabalhador, possa tornar sua atividade profissional mais sofrida, desde que não percebam qualquer outro adicional. Por exemplo: os

Formas Especiais de Salário

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

trabalhadores que exercem sua atividade de pé, ou tenham que enfrentar filas, ou se sujeitem ao sol ou à chuva, ou trabalhem sozinhos, tenham que levantar muito cedo ou muito tarde, ou com produtos com odores extremamente desagradáveis.

Adicional de Transferência

O adicional de transferência é devido ao trabalhador quando for transferido pro-visoriamente para outro local, desde que importe mudança de sua residência.

Não é devido nas transferências definitivas. Esse adicional dura enquanto exis-tir o fato gerador, que é a transferência provisória, não incorporando o salário.

COMISSÕES

É frequente, nos empregos de comércio, a retribuição com base em percentuais sobre os negócios que o vendedor efetua. Percebendo o trabalhador apenas comis-sões, não tendo salário fixo, o empregador deve assegurar ao mesmo, pelo menos, um salário mínimo no mês em que as comissões não atingirem essa importância.

GRATIFICAÇÕES

Gratificações são liberalidades do empregador que pretende gratificar o empregado por ocasião das festas de fim de ano. A gratificação pode ter várias finalidades:

i) retributiva, de modo a remunerar o empregado pelo serviço prestado, seja de maneira expressa ou tácita; ii) premial, ou de recompensa pelos serviços extras prestados; iii) estimulante, de modo a fazer que o empregado produza mais ou melhore sua produção.

ADICIONAIS TRABALHISTAS

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

U N I D A D E III 86

Documentos relacionados