Missão

As organizações desenvolvem declarações de missão que devem ser compartilhadas com gerentes, com funcionários e (em muitos casos) com clientes.

Uma declaração de missão bem formulada dá aos funcionários um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade. Ela orienta funcionários geograficamente dispersos a trabalhar com independência, embora coletivamente, para alcançar as metas da organização (KOTLER; KELLER, 2006).

A missão deve expor os principais propósitos da empresa, através dela serão definidas estratégias de negócio para alcançar o objetivo definido, portanto, é importante que a missão esteja bem clara aos colaboradores da organização, de forma que todos trabalhem individualmente, porém, buscando o mesmo resultado em favor da empresa.

A missão é diretiva e não limitadora indica: onde concentrar recursos, procurar novas oportunidades para construir o sucesso da organização. Deve conter o negócio da empresa no que tange atender as necessidades dos clientes, levando-se em consideração o que o cliente percebe como valor, e as competências básicas da empresa para atuar neste segmento (GUERRA, 2007).

A missão da loja Flor de Liz é: Promover o encantamento de mulheres através da moda, com sofisticação, empoderamento e preço justo, impulsionando-as com estilo para seus sonhos.

Visão

Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o seu Norte. Sabem onde querem ir e o que fazer quando chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente (COLLINS; PORRAS, 1998).

Para Fernandes e Berton (2005), a visão é a resolução da pergunta de onde a empresa deseja chegar, envolvendo desejos, compreendendo os valores e as aspirações.

A visão da loja Flor de Liz é: Se tornar até 2023 um dos melhores e-commerce de moda feminina no Brasil, no nicho de calçados para varejo, com a experiência de compra e recebimento 100% online.

Estratégias funcionais para recursos humanos

A análise administrativa é um processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacionais, assim como os processos e os métodos de trabalho (CURY, 1994).

Como estratégias funcionais para recursos humanos para a loja Flor de Liz, foram definidas:

Integração de colaboradores: Visando garantir o bom trabalho em equipe e um clima organizacional adequado. Aumentando a motivação e o engajamento — o que leva a um reforço no crescimento do negócio.

Otimização da comunicação: É muito importante que líderes e gestores estejam aptos a fornecer feedbacks e dar orientações valiosas. Assim como também, os colaboradores devem ser capazes de expressar suas ideias e seus feedbacks. Essa troca consistente implica em resultados muito melhores, de modo que toda a empresa tem o seu crescimento favorecido.

Avaliação de desempenho: O uso de indicadores de desempenho é essencial.

A partir da verificação de performance de cada colaborador, é possível reconhecer os melhores e orientar a todos sobre como alcançar novas metas. Isso significa a possibilidade de ter mais produtividade e eficiência — elementos que auxiliam no crescimento empresarial.

Execução de treinamentos: Buscar a melhoria contínua das habilidades. Isso ajuda a gerar mais satisfação, a diminuir a rotatividade e a conseguir melhores impactos.

Estratégias funcionais para vendas

Para Biagio e Batocchio (2012, p. 90), “formular estratégias significa a empresa escolher a forma como irá atuar no mercado para cumprir suas metas e atingir seus objetivos”.

Ainda de acordo com Biagio e Batocchio (2012 p. 95), “a empresa precisa verificar periodicamente se os resultados esperados estão sendo alcançados, assim como manter a monitoração ambiental para saber se alguma mudança ou tendência poderá afetar a estratégia inicial”.

Como estratégias para vendas, foram elencadas:

• Prospecção: Contato direto com clientes que iniciaram, mas não concluíram a venda por meio do site, instagram e whatsapp.

• Negociação: Efetivação de práticas de cross-sell e up-sell para aumento do lucro por venda.

• Fidelização: Efetivação de ações comerciais que fomentem uma nova compra, como planos fidelidades.

• Pós-venda: Análise da experiência de compra do cliente que viabiliza que novas vendas sejam feitas.

Estratégias funcionais para Finanças

- Pesquisa dos melhores preços para compras recorrentes;

- Acompanhamento de todas as entradas e saídas;

- Planejamento do orçamento anual e acompanhamento periódico do mesmo;

- Uso de um sistema de gestão com controle de financeiro.

Estratégias funcionais para Marketing

Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores (KOTLER, 1993).

Ainda para Kotler (1993) os desejos são descritos em termos de objetos que satisfaçam as necessidades. Quanto mais as pessoas são expostas a objetos que despertam seu interesse e atenção, maior é a tentativa das empresas oferecerem produtos e serviços que satisfaçam os seus desejos. Outro elemento importante é a demanda. As Demandas representam os desejos por produtos ou serviços específicos, mas que devem ser apoiadas na possibilidade de contrapartida. Isto significa que as empresas devem avaliar não somente o número de pessoas que desejam o produto, mas principalmente se estão dispostas e aptas a adquiri-lo.

Como estratégias de marketing, serão usadas pela loja Flor de Liz o:

Marketing digital: Ações voltadas para a promoção da marca na internet, usando diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Como exemplo, a presença ativa em redes sociais e os anúncios pagos.

Marketing de conteúdo: Foco na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem necessariamente promover explicitamente a marca. Com ele, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto. Usando o inbound marketing.

Participação em eventos: Presença em eventos que dão maior visibilidade e incentivo ao empoderamento feminino.

Estratégias funcionais para compras

- Planejamento de compras com análise do estoque atual em relação à demanda esperada;

- Estabelecimento prévio de prazos e quantidades, quando e quanto comprar;

- Fornecedores parceiros estratégicos, com produtos de qualidade, bom preço e abertura para negociação;

- Uso de um sistema de gestão com controle de compras.

Estratégias funcionais para estoque

- Definição de um limite mínimo para o estoque;

- Gestão de todas as entradas e saídas de produtos;

- Avaliação periódica de novas demandas;

- Uso de um sistema de gestão com controle de estoque.

Estratégias funcionais para Patrimônio

- Uso de um sistema de gestão com controle de patrimônio;

- Acompanhamento e atualização de sistemas e ferramentas que impactam no patrimônio.

4 DIMENSÃO MERCADOLÓGICA

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (páginas 28-32)