• Nenhum resultado encontrado

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO

3.4 À FUNAD como lócus da pesquisa

No que se refere às práticas institucionais a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência FUNAD é uma instituição de referência no Estado da Paraíba. Segundo os documentos, de possível acesso na instituição, de inicio a Fundação recebeu o nome de Centro Integrado de Apoio ao Deficiente da Paraíba CIAD/PB. Depois passou a ser chamada de Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência. A referida instituição teve a contribuição do Governo Estadual, através do Governador Tarcisio Burity, na época, das próprias pessoas com deficiência e de algumas associações e representações da pessoa com deficiência.

Holanda (2007, p. 71) faz referência que inicialmente esta instituição foi registrada com a denominação de Centro Integrado de Apoio ao Deficiente - CIAD. Na época, sob a gestão da Profa. Benedita Freire, presidente, e da Profa. Dra. Janine Marta Coelho Rodrigues, vice-presidente da referida instituição, por um período de aproximadamente quatro anos. Por questões políticas acrescentaram o termo Fundação, sem alterar sua proposta inicial de criação. Assim continua sendo um órgão estadual representativo da educação especial no estado da Paraíba. Compete a FUNAD, para o atendimento desta Resolução, gerenciar, planejar, coordenar e promover o desenvolvimento da Educação Especial em todo o território estadual, em consonância com a SEESP / MEC, (PARAIBA. Secretaria da Educação e Cultura /Conselho Estadual de Educação, Resolução No. 285 / 2003 e Parecer No. 343 / 2003. João Pessoa, 2004).

A atual presidente da FUNAD é a assistente social Sra. Maria de Fátima Ribeiro Lira, por três gestões, todas no governo da família Cunha Lima. A criação da FUNAD significou uma resposta do estado ao incansável processo de lutas e reivindicações emanadas das pessoas com deficiência, ao longo dos anos, fortalecidas pelos movimentos associativistas. (HOLANDA, 2007, p. 72).

A FUNAD é um órgão disseminador da política de educação especial do Ministério da Educação na Paraíba e tem o compromisso de apoiar todas as instituições de educação especial, escolas de um modo geral (privada ou pública). Cabe a mesma um papel preponderante, na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência e no assessoramento

90

para a educação inclusiva nas escolas. Porém, muitos não atentam para a sua finalidade e não a buscam ou solicitam seus serviços. Desconhecem que todas as escolas do estado, privadas, organizações não governamentais, tem direito esse direito (Diretora da Escola Ana Paula, 2006 apud HOLANDA, 2007, p. 72).

Segundo textos exposto no Folder (2003), a FUNAD foi criada pela Lei no. 5.208 de 18/12/1989, tendo como atribuição básica: habilitar, reabilitar, ações profissionalizantes e inserir no mercado de trabalho, portadores de deficiência, bem como desenvolver programas de prevenção e capacitação de recursos humanos. Gerencia, ainda, as ações de educação especial em todo o estado. Atende os portadores de deficiência mental, visual, auditiva, múltipla, acidentado de transito, de trabalho, seqüelados de hanseníase e portadores de necessidades educativas especiais.

Possui uma área de 33.678,00 m2, sendo 13.028,00 m2 de área de construção, com 8.891,00 m2 de área de cobertura, dividida em dois pavimentos. O térreo possui: auditório para duzentas pessoas, biblioteca, oficinas, cozinha/refeitório, ambulatório médico- odontológico, praça de recreação, área administrativa. No pavimento superior (área administrativa, coordenadorias de atendimento a pessoa com deficiência visual, mental, física, auditiva, Escola Ana Paula e duas piscinas térmicas).

A FUNAD é uma organização de natureza governamental, de âmbito estadual, cujo objetivo é integrar o portador de deficiência (visual, mental, auditivo, físico e múltiplo) na sociedade e no mercado de trabalho, assim como proporcionar aos mesmos todo e qualquer tipo de apoio: saúde, educação, lazer, cursos profissionalizantes, ou seja, tudo que o a pessoa com deficiência necessita para a sua reabilitação e para a sua inclusão no mercado de trabalho, como também na sociedade como um todo.

A referida fundação recebe recursos financeiros do Governo Estadual e Federal, via SUS. O apoio do Estado se dá através das Secretarias da Saúde, da Educação, do Trabalho e Serviço Social, da Justiça e Cidadania. Recebe o apoio também da Prefeitura e de Organizações Nacionais, como a CORDE (Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional).

Como visto, a FUNAD representa um órgão de grande porte em termos de estrutura física e no que se refere ao atendimento das pessoas com deficiência na grande João Pessoa e no Estado como um todo. Justificada pela diversidade de atribuições e serviços que a mesma presta a esse segmento social da população.

91

A Fundação, ao lado do seu corpo técnico-administrativo e de apoio, vem desenvolvendo um trabalho de habilitação, reabilitação e capacitação profissional junto às pessoas com deficiências, como também, vem desenvolvendo programas de prevenção da deficiência através de vários serviços.

A Coordenadoria de Triagem e Diagnóstico - CORDI, é a porta de entrada da instituição, onde é realizada a triagem diagnóstica através da equipe sistêmica do serviço (enfermagem, serviço social, psicologia, pedagogia, clinica médica, neurologia, pediatra, fisioterapia e fonoaudióloga e outros especialistas conveniados). Com finalidade de esclarecimento da hipótese diagnóstica nos comprometimentos motor (física), mental, visual, auditiva e múltipla. A seguir apresentaremos aqui a disponibilidade deste serviço dentro de uma rotina comum de atendimento.

Os usuários, como assim são denominados, chegam à instituição por encaminhamentos de especialistas. Inicialmente onde inicialmente se dirigem à CORDI, com xérox dos documentos de identificação para triagem com equipe de multiprofissionais. Dependendo do que o usuário necessita, é feita uma marcação de consulta com os profissionais que contemple as suas necessidades. Dentro do protocolo da instituição, o prontuário, é considerado o documento de base para a identificação deste usuário. Após consultas com os profissionais da equipe, promove-se um estudo de caso, que geralmente tem um dia determinado da semana. Nele, são analisados os prontuários pela equipe responsável pelo estudo de caso. Dependendo das análises dessa equipe, os usuários são encaminhados para uma ou mais coordenadorias correspondentes às suas necessidades educacionais, de reabilitação ou aquisição de documentos.

Quando chegam às coordenadorias fins, passam por um processo de avaliação e programação terapêutica especializada com equipe multiprofissional, e ficam no serviço geralmente por um tempo prolongado, numa média de seis meses, até que a equipe que o acompanha, através das reavaliações e evoluções específicas, definia sua alta.

A FUNAD tem uma diversidade de serviços, e, segundo as estatísticas da diretoria técnica, os atendimentos mensais chegam a uma média de 22.000 (vinte e dois mil) por mês (HOLANDA, 2007, p. 72).

As coordenadorias que podem receber esses usuários são citadas a seguir e no anexo dessa dissertação (um Folder da FUNAD, com as denominações, especificidades e finalidades dos serviços prestados por cada coordenadoria e núcleos). Portanto, temos as coordenadorias: a Coordenadoria de Atendimento a Portador de Deficiência Mental - CODAM; a Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência de Áudio-Comunicação -

92

CODAPA; a Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência Visual - CODAVI; a Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência Mental - CODAM; a Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência Física - CODAFI; a Coordenadoria de Treinamento, Produção e Apoio Profissionalizante - CORPU; a Coordenadoria de Educação Integrada - CODEI; a Comissão Permanente de Prevenção das Deficiências - COPRED.

Além das coordenadorias já citadas, a FUNAD dispõe de assessorias e núcleos que dão suporte e complementam os outros serviços, tais como: a AEE Assessoria de Educação Especial; a ADPD Assessoria de Defesa dos Direitos dos Portadores de Deficiência; o NED Núcleo de Educação Física e Desportos; o NVA Núcleo de Vivência e Artes e a Escola Estadual Ana Paula, destinada à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de alunos com deficiência mental e alunos surdos.

Por fim, em termos de estrutura física, de recursos humanos e serviços oferecidos, é uma referência no Estado no sentido da prestação de serviços não só no processo da cura e reabilitação. A FUNAD dentro do seu planejamento e programações tem a finalidade de atender nos níveis de atenção à saúde de acordo com o que preconiza as políticas de Saúde Federal via Sistema Único de Saúde - SUS.

93

CAPÍTULO 4

PERFIL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FRENTE AO LÓCUS DA