• Nenhum resultado encontrado

A análise realizada nesta dissertação de Mestrado permite-nos reconhecer nas políticas educacionais para a formação docente, desta segunda década do século XXI, o fortalecimento de práticas democráticas na gestão escolar e, de outro lado, a emergência de melhorias na qualidade da educação.

Parece-nos, assim, que a proposta do Programa Escola de Gestores acerta quando não toma a gestão escolar como um campo com conhecimentos específicos e próprios ou mesmo técnico, e prioriza uma formação mais ampla, sem descuidar de questões mais específicas da escola e do contexto, pois a:

função de dirigente escolar é (...) eminentemente política e (...) não é por meio de uma formação técnico-administrativa que as qualidades elogiáveis em um bom sujeito político, como a disposição ao diálogo e à democracia e a capacidade de liderança devam ser erigidas (SOUZA, 2008, p.58).

A atuação na gestão demanda formação na área, e torna-se tarefa essencial para aprimorar os conhecimentos, visto que a educação pressupõe capacitação. A função do gestor escolar em instituições públicas possui elevada complexidade, exigindo competências apropriadas para o exercício do cargo. No entanto, é imprescindível que sejam abertas novas vagas para o desenvolvimento desse programa nas universidades federais, especialmente na UFPB, para que muitos gestores (as) tenham a oportunidade de participar e de se aperfeiçoar, e a gestão democrática da educação possa se efetivar no chão das escolas públicas.

Essa pesquisa foi relevante para avaliar resultados alcançados por uma formação, que nunca foi disponível na Paraíba, e para validarmos a continuidade de ações como as do Programa Escola de Gestores, no intuito de favorecer a formação continuada dos profissionais de educação - professores gestores - para que a melhoria da educação aconteça de fato.

Em consonância à análise efetuada, o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, na perspectiva da formação continuada, contribuiu de forma singular para a efetivação de mudanças, ainda que peculiares, na prática das três gestoras entrevistadas, que participaram do programa na rede pública municipal estudada, conforme pode ser constatado em seus discursos.

108 Essas mudanças ocorreram, principalmente, em relação aos aspectos pedagógicos da escola, em detrimento dos aspectos administrativos, na medida em que os conhecimentos adquiridos no curso são aplicados na escola, fazendo a relação da teoria com a prática, ou seja, as gestoras primam pela participação como o meio de efetivar a gestão democrática na escola, em busca de uma educação de qualidade.

Acreditamos que o objetivo desta pesquisa foi alcançado, no sentido de ter identificado contribuições do Curso de Especialização em Gestão Escolar nas ações das gestoras que participaram dessa formação, ainda que estes se apresentem de forma multifacetada. Não obstante, há elementos que ainda podem ser estudados, como por exemplo, qual a percepção das pessoas que interagem ou que interagiram no ambiente escolar com os cursistas e qual a constatação destes em relação às mudanças na gestão por parte dos cursistas egressos.

Quanto aos objetivos específicos delineados na dissertação, o primeiro buscou identificar nos discursos das gestoras as principais ações responsáveis por mudanças na prática de gestão. Por meio desse objetivo, identificamos que as gestoras assumem um trabalho na gestão voltado a experimentação de momentos de democracia.

Identificamos que as gestoras compartilham a tomada de decisão com os professores por meio da análise crítica do discurso. Através desse método, o discurso nos levou a dados que apontam a participação dentro da escola, restringida à distribuição de tarefas. Nesse interim, também foi percebido uma ―pseudoautonomia‖, pois, as decisões são levadas para a Secretária de Educação, que pode vetá-las.

Chegamos a perceber também que o discurso não apontou decisões em relação ao calendário escolar, não há processo eletivo, ou seja, a gestão democrática se efetiva em meio a decisões do cotidiano escolar e não ultrapassa os muros da escola, porque determinadas decisões ficam limitadas ao aval da Secretária de Educação.

Traçamos como segundo objetivo, investigar o processo de formação continuada de gestores escolares no Curso de Especialização em Gestão Escolar. Através deste objetivo, as gestoras apontaram nos discursos que durante a

109 formação, as atividades estavam constantemente associadas à reflexão da teoria e prática, ou seja, eram relacionadas com o fazer político na gestão escolar.

O terceiro e último objetivo, buscou conhecer, na visão dos cursistas, as contribuições do curso para a melhoria da prática de gestão escolar democrática e foi constatado, na fala das gestoras, que através do curso tornou-se possível compartilhar o processo decisório e aceitar a opinião do outro nos momentos que demandavam a tomada de decisão de forma compartilhada.

No levantamento das contribuições do curso, nos deparamos com o discurso de uma das gestoras que reconheceu e assumiu que não era uma gestora democrática e passou a ser ao longo do processo de formação, o que para esta pesquisa é de grande valor demonstrar uma mudança na postura política perante as ações numa gestão escolar, marcada por autoritarismo e supremacia através do poder hierárquico.

Constatamos também que não é possível aferir a relação da real contribuição do curso na melhoria dos índices da escola nas quais as gestoras atuam, visto que faz pouco tempo o término dessa formação. Bem como, qual a importância dele na melhoria dos índices da escola, uma vez que ocorrem a cada dois anos a aplicação dos testes, análise, avaliação e divulgação do IDEB.

Há outras possibilidades de estudo como analisar a realidade de cursistas egressos de outros municípios e suas percepções sobre as mudanças efetivadas pelo gestor (a) no âmbito escolar, tomando por parâmetro a formação do PNEGEBP. Assim como, se nos próximos anos houve melhorias nos IDEBs das escolas em que os gestores (as) atuam, uma vez que o programa seleciona apenas unidades escolares com índices considerados pífios, abaixo da média nacional. E o programa objetiva contribuir para a elevação do IDEB e melhoria da qualidade social, através de uma gestão escolar eficiente.

Foi interessante estudar as contribuições de uma política educacional porque não nos atemos a analisar o processo de formulação, porém nos detemos a avaliar o processo operado para essa política alcançar os efeitos desejados. Pelo fato de ainda os tomadores de decisão acerca de uma política pública tender a assumir que as decisões trazem automaticamente a mudança através de formação (PEREZ, 2010).

110 A implantação de uma política educacional não é vista como uma parte integral da formulação da política, mas como algo a ser feito depois, por acréscimo. Assim, ela não seria valorizada por ser considerada uma simples sucessão de decisões e interações (PEREZ, 2010). E este trabalho vem contribuir neste particular ao buscar analisar os resultados alcançados através da implementação de uma política pública, direcionada a formação de professores-gestores, que de forma singular abrangeu uma cidade pequena, mas que tem contribuições a dar na avaliação desta ação governamental.

Em vista deste cenário, vemos reforçada a necessidade de acompanhar atentamente os resultados de uma política que intenta contribuir com a qualificação do gestor (a) escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social, que emergem de um contexto marcado por infinitas transformações sociais.

No transcorrer da Especialização, os gestores se depararam com proposições desafiadoras próprias da educação a distância e tiveram que se adaptar as ferramentas informacionais, inclusive do uso da Plataforma Moodle. Esses conhecimentos auxiliarão os profissionais envolvidos a aprimorar o uso de ferramentas informacionais, serviços, metodologia e estratégias dentro desta nova possibilidade de aprendizagem.

A experiência descrita na análise demonstrou que o Curso de Especialização em Gestão Escolar conseguiu levar gestores de escolas públicas a uma reflexão mais substantiva e profunda de sua realidade social. Consideramos válida a continuidade deste curso na Universidade Federal da Paraíba, uma vez que permite abranger cursistas em diversas localidades com os recursos da Educação a Distância, proporcionando o acesso a pessoas que, de outra forma, possivelmente, não poderão fazê-lo.

111

REFERÊNCIAS

ABRUCIO, Fernando Luis; COSTA, Valeriano Mendes Ferreira. Reforma do Estado

e o Contexto Federativo Brasileiro. Série Pesquisas. Centro de Estudos.

Fundação Konrad-Adenauer-Stiffung. São Paulo: 1998.

ADRIÃO, Thereza; CAMARGO, Rubens Barbosa. A gestão democrática na Constituição Federal de 1988. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. P.69-78.

AGUIAR, Márcia Angela da S.. A política nacional de formação docente, o Programa Escola de Gestores e o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 161-172, 2010. Editora UFPR.

ALBUQUERQUE, Eugênia Morais de. A gestão educacional básica brasileira,

orientada para parcerias público-privado, avaliação dos resultados e responsabilização. III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea.

Ano III, V. 1, n.1º.

ANDIFES. Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EAD) nas

Instituições Federais de Ensino Superior. Brasília: 2010. Disponível em:

http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=240&I temid=27. Acesso em: 11 jun. 2012.

ANDRADE, Maria de Fátima Colaço Correia de; BRITO, Regina Lucia Giffoni Luz de.

Desafios da gestão escolar: entre o administrativo e o pedagógico. In:

Educação para o conviver e a gestão da aprendizagem: o educador gestor e o gestor educador. (Org.) BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de. Curitiba: Apprís: 2011. P. 223-237.

APPLE, M. Políticas culturais e educação. Porto Editora, 1999.

ARAÚJO, Marta Maria de. A pedagogia da qualidade total: o novo modo (empresarial) de organização da educação escolar. Revista Educação em

Questão, 33-45, jan./jun.1998.

ARAÚJO, Suêldes de; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Vol.19, n.70. Rio de Janeiro, jan./mar. 2011.

ARAÚJO, Gilda Cardoso de; SCHWARTZ, Cleonara Maria. O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Espírito Santo: reflexões sobre os desafios da formação continuada de diretores. In: Escola de gestores da educação

básica: democracia, formação e gestão escolar: reflexões e experiências do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Estado do Espírito Santo . Orgs; SCHWARTZ, Cleonara Maria; ARAÚJO, Gilda Cardoso de;

112 ASSIS, Lúcia Maria de. Avaliação de um Curso de Especialização em gestão escolar: a visão de seus protagonistas. In: Formação de gestores: Teoria e

prática. SILVA, Luís Gustavo Alexandre da. (Org.). Goiânia: Ed. da PUC - Goiás,

2011.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar. Jornal do Professor, Home Page da TVE, v.1, n. 1, p.1-5, 2005. BOBBIO, Norberto. Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política. Editora UNESP. São Paulo: 1995.

BORGES, Maria Creusa de Araujo. Os impactos da reestruturação produtiva numa concepção de gestão: a qualidade total na educação. Revista de Administração

Educacional, Recife, v.1, n.7, p.57-68, jan./jun., 2001.

BRASIL/MEC. Documento final da Conferência Nacional de Educação. CONAE 2010. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação:

Prova Brasil: Ensino Fundamental: Matrizes de referenciais, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

BRASIL, Escola de Gestores da Educação Básica: Documento. Diretrizes

nacionais do programa escola de gestores da educação básica pública.

Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=&gid=879&option... Acesso em maio de 2012.

BRASIL, Escola de Gestores da Educação Básica: Documento. Projeto curso de

especialização em gestão escolar (Lato Sensu). Brasília: Ministério da Educação,

2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task... Acesso em maio de 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão. Disponível em: <http://reuni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid =81. Acesso em: 29 de maio de 2012.

BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de; Considerações sobre cultura e clima das

instituições de ensino e no processo de ensino e aprendizagem: o gestor educador. In: Educação para o conviver e a gestão da aprendizagem: o educador

gestor e o gestor educador. BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de. (Org.) Curitiba: Apprís: 2011. P. 183- 202.

BUENO, Divino Alves e ARAÚJO, Marcelo Jerônimo Rodrigues. Escola de gestores: parceria para uma gestão de qualidade. In: Formação de gestores: Teoria e

prática. SILVA, Luís Gustavo Alexandre da. (Org.). Goiânia: Ed. da PUC - Goiás,

113 BUSSMANN, Antonia Carvalho. O projeto político-pedagógico e a gestão da escola. IN: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto-político-pedagógico: uma construção

possível. 28ªed. Campinas, SP: Papirus, 2010, pp. 37-52.

CABRAL NETO, Antônio. Gerencialismo e Gestão Educacional: cenários, princípios e estratégia. In FRANÇA, Magna e BEZERRA Maura C. (Orgs). Sistema Nacional

de Educação e o PNE (2011-2020): diálogos e perspectivas. Brasília: Liber livro,

2009.

CABRAL NETO, Antonio. Gestão e qualidade de ensino: um labirinto a ser percorrido. In: SOUSA JUNIOR, FRANÇA Luis de; FRANÇA, Magna; FARIAS, Maria da Salete Barboza de; (Orgs.) Políticas de Gestão e Práticas Educativas: a

qualidade do ensino. Brasília: Líber Livro, 2011.

CARNOY, Martin. A vantagem Acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão

melhor na escola. Ediouro, São Paulo, 2009.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; A expansão e o acesso ao ensino superior:

os novos desafios da educação brasileira. In: Políticas de Gestão e Práticas

Educativas: a qualidade do ensino. Junior, Luiz de Sousa; FRANÇA, Magna; FARIAS, Maria da Salete Barboza de; (Orgs) Brasília: Líber Livro, 2011.

CASTRO, Alda M. D. Araújo; FRANÇA, Magna; NETO, A. Cabral e QUEIROZ, M. Aparecida de. Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura

contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A qualidade da educação básica e a gestão da escola. In: FRANÇA, Magna; BEZERRA, Maura Costa. (Orgs.) Política

Educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Líber Livro, 2009.

CAVALCANTE, Eleny Brandão. Sala ambiente e Projeto Vivencial: um espaço de

reflexão sobre a gestão escolar. In: SOUSA COLARES, Maria Lília Imbiriba;

XIMENES-ROCHA, Solange Helena; COLARES, Anselmo Alencar (Orgs.) Gestão Educacional: práticas reflexivas e proposições para escolas públicas. Belém: GTR, 2012.

CORSI, Francisco Luiz. A globalização e a crise dos estados nacionais. In: DOWBOR, Ladisiau; IANNI, Octavio; RESENDE, Paulo-Edgar A. (orgs.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997.

COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. RAP - RIO DE JANEIRO. P. 829-874, SET/OUT. 2008.

DOURADO, L. F. Politicas e Gestão da Educação Superior a Distância: Novos Marcos Regulatórios. Educação e sociedade. v. 29. n.104. 2008. (p. 891-947).

114 _________, L. F; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação como política de Estado: antecedentes históricos, avaliação e perspectivas. DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). Plano Nacional de Educação (2011 – 2020): avaliação e perspectivas. Goiás: Editora da UFG; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília: Editora UNB (2001) 2008 reimpressão.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto e AGUIAR, Márcia Angela da Silva, (Orgs.)

Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2. Ed. São

Paulo: Cortez, 2001.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1979.

FRANCO, Creso. Avaliação em larga escala e fatores associados ao desempenho escolar. In: GATTI, Bernadete (Org.) Construindo caminhos para o sucesso

escolar. Brasília: INEP; UNESCO, 2008, p.27-36.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. 2 ed. Cortez, 1996.

_________, A produtividade da escola improdutiva. 3 ed. Cortez:1994.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, jan./abr. 2011

GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e

propostas. Guia da escola cidadã, vol. 1. (Org.). 6. Edição. São Paulo: Cortez:

Instituto Paulo Freire, 2004.p.43-50.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma

educacional do neoliberalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

_______. Políticas Educacionais no Contexto do Neoliberalismo: os

significados da privatização no campo educacional. In. OLIVEIRA, Maria Neusa

de. As Políticas Educacionais no contexto da Globalização. Ilhéus: Editus, 1999. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GOMES, Alfredo Macedo; SANTOS, Ana Lúcia Felix dos; MELO, Darci Barbosa Lira de. Escola de gestores: política de formação em gestão escolar. RBPAE – v.25, n.2, p. 263-281, mai./ago. 2009.

115 GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2003.

HADDAD, Sérgio (Org). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas

educacionais. São Paulo: Cortez, 2008.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000. HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, estado e regulação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out.-dez. 2010.

HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Caderno Cedes, ano XXI, n° 55, novembro/2001.

HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na escola: artes e ofícios da

participação coletiva. Coleção Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico. 17ª

Ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2010 – Resumo Técnico. – Brasília: INEP, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Princípios e características da gestão escolar participativa. In:______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada. Editora Alternativa. Goiânia, 2004. P.137-146.

_________, A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor. In: _______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada. Editora Alternativa. Goiânia, 2004. P.29-41.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa. 2ª Ed. São Paulo: Cortez Editora: 2003.

LIMA, Kátia Regina de Souza. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. R. Katál. Florianópolis, v. 14, n.1, p. 86-94, jan./jun. 2011.

LUCK, Heloísa; FREITAS, Katia Siqueira de; GIRLING, Robert; SHERRY, Keith. A

escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,

2011.

LUCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Série Cadernos de Gestão. Vol. 1. 8 ed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2011a.

_____, Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Série Cadernos de Gestão. Vol. II. 7ªed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2011b.

_____, A gestão participativa na escola. Serie Cadernos de Gestão. Vol. III. 9ªed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2011c.

116 _____, Gestão da cultua e do clima organizacional na escola. Série Cadernos de Gestão. Vol. V. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2010.

MARTINS, Angela Maria. Autonomia e gestão da escola pública: aportes para uma discussão. Política e Gestão da Educação. Organizadores: Dalila Andrade Oliveira e Maria de Fátima Felix Rosar. Belo – Horizonte: Autêntica, 2002.p. 105-124.

_________, Autonomia da escola: a (ex) tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2002.

_________, Autonomia e gestão da escola pública: entre a teoria e a prática. Campinas: Unicamp/ Faculdade de Educação, 2001, Tese de Doutorado.

NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pascal. Qualidade (social) na educação

básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense. IX

ANPED SUL. Seminário de pesquisa da Região Sul. 2012.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e Política no Brasil de hoje. 3ª Ed. São Paulo, Cortez, 2002.

NEVES, Carmem Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto-político-pedagógico: uma

construção possível. 28ªed. Campinas, SP: Papirus, 2010, pp. 95-129.

OFFE, Claus. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro: 1984.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Das políticas de governo à política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional Brasileira. Educação e Sociedade vol.32 n. 115 Campinas abr./jun. 2011.

_________, A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização.

Educação e Sociedade. Set/dez. 2004, v 25, n. 89, p.1127-1144.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. A qualidade do ensino como parte do direito à

educação: um debate em torno dos indicadores. Trabalho apresentado para

prova de concurso para Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2010. Mimeo.

PARO, Vítor Henrique. Crítica da estrutura da escola. 1 ed. São Paulo, Cortez: 2011.

_____, Administração Escolar: Introdução crítica. 14ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

_____, Gestão Democrática da escola pública. Série Educação em ação. 3. Ed. São Paulo: Editora Ática: 2005.

117 LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (Org.). Gestão,

financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal.

Documentos relacionados