• Nenhum resultado encontrado

História e caracterização do município de Santa Helena sede para o Hotel

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DO TEMA PROPOSTO

2.6 História e caracterização do município de Santa Helena sede para o Hotel

O município de Santa Helena está situado no Sul do Brasil, região Oeste do Estado do Paraná, às margens do lago de Itaipu, com distância de 619 Km da capital (PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA HELENA, 2013). Abaixo imagem de sua localização.

Figura 2 - Brasil, Paraná, Santa Helena.

Fonte: INFOPREV, [s. d].

A ocupação do município teve início em 1950, com a instalação da Imobiliária Agrícola Madalozzo Ltda e a chegada de agricultores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, sendo que a criação do município se deu a partir de 1967, com o desmembramento dos territórios de Medianeira e Marechal Cândido Rondon (PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA HELENA, 2013).

Possui clima subtropical úmido e mesotérmico, com temperatura média de 20ºC. O solo é do tipo latossolo roxo, terra roxa estruturada, distribuídos em grande parte de planície com relevos, apresentando uma latitude de 258 metros acima do nível do mar. A vegetação é caracterizada pela agricultura e áreas de floresta subtropical em faixas de proteção, nas margens do Lago de Itaipu (BENNACHIO;

BENACCHIO, 2004).

Segundo a Prefeitura Municipal de Santa Helena (1997), a ocupação da atual área do município, teve como consequência a extração da erva-mate e madeira, sendo a base histórica da região. Essas matérias-primas eram transportadas através do Porto Fluvial fundado em 1858, destinados à Argentina, para a fabricação de tintas.

A partir de 1958, a cidade começa a se estruturar tendo como marco inicial a região de Vila Rica. A partir de então, em 1958, constrói-se o primeiro Hotel, tendo como proprietário Antônio Thomé, que é vendido no ano seguinte para Orlando Webber. O Hotel era muito simples com dois pavimentos, construído de madeira, estilo colonial, tinha como característica a simetria. Em 1969 o hotel passa a ser substituído pela Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. Abaixo, imagem do primeiro Hotel de Santa Helena (BENNACHIO; BENACCHIO, 2004).

Figura 3- Primeiro Hotel construído em Santa Helena (1958)

Fonte: COLODEL, 1988.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, na década de 70, Santa Helena (PR) foi o município que mais cresceu, chegando a mais de 60 mil habitantes. Porém, com a construção da Barragem Hidrelétrica de Itaipu, milhares de famílias emigraram para outras cidades, causando um grande prejuízo para toda população (COLODEL, 1988). Segundo o IBGE (2013) no ano de 2012, a população estimada é de 23.855 mil, distribuída na área territorial do município equivalente a 759,123 Km².

Com a Hidrelétrica de Itaipu, o lago ocupou parte das terras santahelenenses.

Assim se formou a praia artificial, uma grande tendência turística atraindo milhares de pessoas todos os anos, em função das águas do lago, formando recantos de lazer para toda população (COLODEL, 1988).

As características e traços das etnias ítalo-germânicas encontram-se expressos nas tradições gaúchas, linguagem, músicas, vestuários e gastronomia campeira como o churrasco e chimarrão (CAMINHOS DA AMÉRICA, 2005).

O atual município é essencialmente agrícola. As principais culturas cultivadas são a soja e o milho, juntamente com a criação de bovinos, suínos e aves para corte e pesca. O incentivo à agroindústria é uma segunda opção considerando a abundância dos produtos agrícolas industrializáveis e a disponibilidade de mão de obra (PERIS [et. al], 2003).

Os principais pontos turísticos existentes no município são, a partir de 1882, a Praia Artificial (Parque de Lazer e Turismo - Terra das Águas), Memorial Coluna Prestes, Base Náutica, Porto Fluvial ligando Santa Helena com o Paraguai, Lago de Itaipu, Ilha (Refúgio Biológico), Marinas Country Club, Cristo Esplendor, Morro dos Sete Pecados, destinados a prática de voos livres, Monumento à Árvore, Camping, Cavalgadas no interior do município, Exposições (PERIS [et. al.], 2003). Abaixo, imagem aérea de alguns pontos para melhor localização.

Figura 4 - Vista Aérea do Município de Santa Helena.

Fonte: GOOGLE EARTH, 2013.

Legenda:

Praia Artificial - Parque de Lazer e Turismo;

Lago de Itaipu;

Perímetro urbano;

Zona rural;

Prefeitura Municipal de Santa Helena;

Porto Fluvial;

Cristo Esplendor;

Marinas Coutry Club;

Refugio Biológico;

Terreno de implantação do Hotel fazenda em estudo.

Existem quatro categorias de motivação para o turismo. Todas elas estão diretamente ligadas ao Hotel Fazenda que será implantado no município e os pontos turísticos já existentes. Entre elas, segundo Cooper (2001, p. 66) apud, McIntosh, Goeldner e Ritchie (1995), estão:

1. Motivos físicos: são aqueles relacionados ao relaxamento do corpo e da mente, à questão de saúde, ao esporte e ao prazer. Este grupo de motivadores é considerado a ligação entre as atividades que reduzem a tensão;

2. Motivadores culturais: são aqueles identificados pelo desejo de ver e conhecer mais sobre outras culturas, aprender sobre os nativos de um país, seu estilo de vida, música, arte, folclore, dança, etc.

3. Motivadores interpessoais: este grupo inclui o desejo de conhecer novas pessoas, visitar parentes ou amigos ou buscar experiências novas e diferentes. A viagem é um escape dos relacionamentos de rotina com amigos e vizinhos, ou de ambientes domésticos, também usados por razões espirituais.

4. Motivadores de status e prestígios: incluem um desejo de continuação da educação. Tais motivadores estão relacionados com os desejos de reconhecimento e atenção de outros, como forma de estimular o ego. Esta categoria também inclui o desenvolvimento pessoal com relação ao desenvolvimento de hobbies e atividades de educação.

Como citados acima, Santa Helena conta com um grande potencial turístico para a apreciação dos visitantes. Abaixo, apresenta-se as principais imagens de pontos turísticos e infra-estrutura para um amplo conhecimento da cidade.

A Praia Artificial está localizada às margens do Lago de Itaipu, porém na zona urbana, com 86 hectares. Sua infraestrutura está subdividida em quiosques, churrasqueiras, quadras poliesportivas, serviços gastronômicos, áreas de camping e trailer, centro de eventos, áreas de arborização, estacionamentos, tirolesa, entre outros. É possível a prática de esportes náuticos, pesca esportiva, caminhadas, recreação, etc. A praia recebe turistas de todas as regiões do Brasil, Argentina e Paraguai, aproximadamente 400 mil turistas todo o ano (SCHIMMELFENNIG, 2013).

Figura 5 - Praia Artificial de Santa Helena - PR, 2012.

Fonte: MUNDI, 2013.

O Cristo Esplendor foi uma homenagem aos que pregam o cristianismo.

Conta com uma capela para orações, uma ampla rampa para o encontro da estátua e vista panorâmica. A obra teve início em 1999, mas só foi inaugurada em 2004.

Está localizada a 1,5 km do perímetro urbano, no ponto mais alto, tendo uma vista panorâmica de toda a cidade, porto e grande parte do Lado de Itaipu. A estátua é de bronze escovado, com 12 metros de altura, a maior da América Latina (SCHIMMELFENNIG, 2013).

Figura 6 - Cristo Esplendor

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA HELENA, 2013.

A Base Náutica está localizada em Santa Helena Velha em um espaço de 116 hectares de área verde nas margens do Lago de Itaipu, com aproximadamente 1.887 m² de área construída. Foi inaugurada em 1997 para a realização dos Jogos Mundiais da Natureza, atualmente se encontra disponível para a cidade na realização de eventos para lazer (SCHIMMELFENNIG, 2013).

Figura 7 - Base Náutica, Santa Helena Velha, Santa Helena - PR.

Fonte: HOTEL ALVORADA, 2012.

O Refúgio Biológico é uma unidade de conservação ambiental, localizado em uma ilha no Lago de Itaipu em Santa Helena, com aproximadamente 1.500 hectares.

Foi criada pela Itaipu Binacional em 1984, para a preservação da fauna e flora nativa da região e principalmente, para a colocação de animais capturados na época do alagamento do lago, inclusive existem algumas espécies em risco de extinção (SCHIMMELFENNIG, 2013).

Figura 8 - Refúgio Biológico, Santa Helena.

Fonte: HOTEL ALVORADA, 2012.

O monumento do Memorial da Coluna Prestes foi inaugurado em 1996, localizado nas proximidades da Ponte Queimada, projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer, como homenagem às tropas revolucionárias comandadas por Luiz Carlos Prestes (BENNACHIO; BENACCHIO, 2004).

Figura 9 - Memorial da Coluna Prestes - Oscar Niemeyer.

Fonte: BENNACHIO; BENACCHIO, 2004.

O Porto Internacional de Santa Helena liga o Paraguai por meio de Porto Índio, com travessias regulares pelo Rio Paraná. O mesmo foi fundado em 1858 por Domingos Barthe, para a realização da travessia da madeira, muito explorada na região. Hoje é um grande instrumento de travessia de produtos em grãos como a soja (PREFEITRURA MUNICIPAL DE SANTA HELENA, 1997).

Figura 10 - Porto Fluvial e Aduana.

Fonte: HOTEL ALVORADA, 2012.

No município mantêm-se tradições que atraem milhares de turistas durante todo o ano, como a Festa do Costelão, Rodeio Crioulo, Nossa Senhora dos Navegantes, Festa do Padroeiro Santo Antonio, CTG, Festa do Colono e do Motorista, Carnaval, Reveillon, Grupos Folclóricos alemães e italianos, encontro de Motorhomes, Campeonato de Supercross/ Motocross (COLODEL, 1988).

Com o advento do Lago de Itaipu, iniciou-se a construção de pequenas pousadas, iniciando um processo contínuo de visitação, que com o passar do tempo e a implantação dos pontos turísticos acima citados começou a gerar grandes fluxos de turistas regionais, nacionais e internacionais, principalmente na temporada de verão. A partir de 1990, começou-se a perceber a necessidade de novos investimentos no setor privado para os turistas como dormitórios, cabanas, hotéis, e restaurantes (BENNACHIO; BENACCHIO, 2004).

3 CORRELATOS E REFERÊNCIAS

Para se obter um embasamento teórico e projetual para a proposta de implantação de um Hotel Fazenda em Santa Helena - PR, dois projetos servem como referência para a próxima etapa. Esses correlatos tiveram como critério de escolha a preocupação com a paisagem, utilização de princípios sustentáveis,

integração com o entorno, técnicas construtivas menos prejudiciais ao meio ambiente e que tivessem a mesma intencionalidade que o futuro Hotel Fazenda.

Estão apresentados a seguir o Hotel Aliah e Residência Chuckanut Drive, com suas principais intenções.

Documentos relacionados