• Nenhum resultado encontrado

História e Geografia do MT A Opção Certa Para a Sua RealizaçãoPROVA SIMULADA

1 - O Tratado de Madri praticamente definiu a atual configuração do território brasileiro, estabelecendo as fronteiras entre terras espanholas e portuguesas. O princípio que orientou os negociadores desse tratado estabelecia que:

(A) as populações locais, nas regiões em litígio, podiam escolher a metrópole à qual se submeteriam;

(B) a ocupação das regiões fronteiriças seria resolvida mediante inter- venção militar;

(C) a posse definitiva das áreas em litígio seria definida por compra e indenizações;

(D) a demarcação da fronteira nas regiões litigiosas seria estabelecida pelas populações locais;

(E) a posse das terras caberia àqueles que as estivessem ocupando. 2 - Sobre o povoamento de Mato Grosso, assinale a alternativa ERRA- DA:

(A) no início do século XVIII, nas antigas áreas de mineração, foram instaladas as primeiras vilas, como Vila Bela e Cuiabá;

(B) ao longo do século XIX, as áreas de cerrado foram ocupadas por latifúndios pecuaristas;

(C) no início do século XIX, a economia da borracha provocou um aden-

samento da ocupação ao longo dos rios;

(D) nas primeiras décadas do século XX, iniciou-se a ocupação pioneira das terras de mata com lavoura comercial;

(E) nas últimas décadas do século XX, processou-se a ampliação da fronteira agrícola com a implantação de empresas de agricultura moder- nizada.

3 - Sobre os motivos da Guerra do Paraguai avalie as afirmativas a seguir:

I - Os países que utilizavam os rios da bacia platina mantinham relações diplomáticas tensas devido a questões sobre a livre navegação dos rios. II - O conflito teria sido fomentado pelo imperialismo inglês, que não aceitava o desenvolvimento autônomo adotado pelo Paraguai. III - O processo de formação dos Estados nacionais na América Latina deu origem a países com fisionomia própria e, a partir daí, à luta entre eles por uma posição dominante no continente.

(A) apenas a afirmativa I está correta; (B) apenas a afirmativa II está correta; (C) apenas a afirmativa III está correta; (D) apenas as afirmativas I e III estão corretas; (E) todas as afirmativas estão corretas.

História e Geografia do MT A Opção Certa Para a Sua Realização

4 - “Em uma sociedade não industrializada, o núcleo urbano tem variadas funções – centro comercial, pólo de relações e comunicações, sede dos organismos de educação, entre outras. Ele é sempre um elemento de organização do meio rural circundante e sede do poder político. Nele se concentra a autoridade sobre a redondeza”.

Queiroz, Maria Isaura Pereira de in HGCB, volume I, cap.III. pág.180 No Brasil, na passagem do Império para a República persistia essa estrutura econômico-política e com ela persistiam os “coronéis”. A origem dessa denominação marcial está:

(A) nos títulos da Guarda Nacional criada, depois da independência, para auxiliar na manutenção da ordem e para defender a Constituição; (B) na hierarquia dos postos do exército brasileiro surgida, após a Guerra do Paraguai, para promover o policiamento local;

(C) no prestígio dos líderes políticos, no final do Império, devido aos direitos de herança e à capacidade de prestar favores;

(D) na concessão de títulos de nobreza pelo imperador, depois da maio- ridade, para prevenir revoltas regionais;

(E) na ação da Igreja, desde o período colonial, determinada a manter a hierarquia social e o prestígio dos “homens bons”.

5 - “Espalhada a notícia de que os “adotivos”, que formavam o poder econômico da Província, preparavam-se para eliminar as mais importan- tes figuras ligadas à exaltação nacionalista, os “zelosos” decidiram tomar a iniciativa. Na noite de 30 de maio de 1834 iniciou-se a desordem: assalto às residências dos adotivos, ataques e saques no comércio.” História Geral da Civilização Brasileira, parte II, volume 2, pág. 182. Este episódio é conhecido como:

(A) a crise; (B) a rusga; (C) a noite;

(D) o pronunciamento; (E) o levante.

6 - Os governos militares deram início, na década de 70 do século pas- sado, a uma política de integração e ocupação espacial da qual o estado de Mato Grosso é grande beneficiário.

Entre as ações que orientaram essa política temos a:

(A) instalação de grandes projetos agropecuários mediante incentivos fiscais;

(B) implantação de uma infra-estrutura viária graças às parcerias público- privadas;

(C) construção de usinas termelétricas devido ao baixo preço do gás importado da Bolívia;

(D) adoção de uma estrutura fundiária menos concentrada devido à abundância do fator terra;

(E) implantação de projetos extrativistas segundo os critérios de desen- volvimento sustentável.

7 - “Segundo alguns organismos internacionais de proteção ambiental, um dos biomas brasileiros mais ameaçados devido às pressões sócio- econômicas é o cerrado. A estimativa é que, a cada ano, desaparecem dois milhões

de hectares da cobertura original. Se essas pressões continuarem o bioma pode desaparecer até 2030”.

Folha de São Paulo, 04/02/2005

As atividades que mais contribuem para essa situação são: (A) a produção de carvão e a expansão da agricultura; (B) o crescimento do agronegócio e a extração mineral; (C) a expansão da pecuária e a atividade siderúrgica; (D) o extrativismo vegetal e a pesca predatória; (E) a construção de hidrelétricas e a indústria madeireira.

8 - A economia de Mato Grosso, após a divisão de 1977, apresenta crescimento expressivo devido à expansão da agricultura. Sobre a agri- cultura mato-grossense analise as afirmativas a seguir:

I - Os cultivos de soja e de algodão ocupam as maiores áreas cultivadas e aplicam modernas técnicas agrícolas.

II - O aumento da produção agrícola é consequência do aumento da área cultivada e do aumento do rendimento por unidade de área.

III - A explosão agrícola atraiu numerosa população de imigrantes na sua maioria provenientes da Região Sul.

IV - A ocupação da “fronteira agrícola” deu origem a graves conflitos pela propriedade da terra.

(A) apenas as afirmativas I e II estão corretas; (B) apenas as afirmativas III e IV estão corretas; (C) apenas as afirmativas II e III estão corretas; (D)apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas; (E) todas as afirmativas estão corretas.

9 - O desmatamento e as queimadas, provocadas por produtores rurais para a abertura de novas áreas de plantio, constituem as principais ameaças ao meio ambiente mato-grossense. Entre as consequências do desmatamento temos, EXCETO:

(A) a diminuição da lâmina d’água dos rios devido ao assoreamento causado pela erosão;

(B) a alteração do regime dos rios devido à destruição das matas ciliares; (C) a diminuição do efeito estufa pela maior absorção de gás carbônico pelas plantas devido à fotossíntese;

(D) o aumento da velocidade de escoamento das águas superficiais devido à retirada da cobertura florestal;

(E) a mudança das condições climáticas regionais devido à diminuição da evapo-transpiração.

10 - Os ecossistemas que ocupam maior área em Mato-Grosso são: (A) a floresta pluvial, o cerrado e o pantanal;

(B) o cerrado, a caatinga e a mata tropical; (C) os campos de altitude, o pantanal e o cerrado; (D) os manguezais, a floresta pluvial e o cerrado; (E) os campos sujos, o cerrado e o cerradão.

11 - “Os projetos de desenvolvimento sustentável visam à explora- ção do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma social- mente justa e economicamente viável.”

Atlas Geográfico Escolar. IBGE. 2002.

São consideradas atividades de uso sustentável dos recursos naturais, EXCETO:

(A) extração de madeira, de acordo com um plano de manejo; (B) coleta controlada de produtos florestais;

(C) pesca controlada;

(D) controle de populações de animais silvestres em unidades de conservação;

(E) agricultura familiar nas frentes de expansão.

12 - Além da atuação do Estado no reordenamento territorial, grupos privados e particulares, estimulados pelas políticas públicas, implantaram numerosos projetos de colonização em Mato Grosso.

Oliveira, Ariovaldo U. Agricultura Brasileira: transformações recentes. EDUSP. 2001.

Sobre as consequências espaciais desses projetos, analise as afirmati- vas a seguir:

I - fizeram surgir cidades como Sinop, Sorriso e Alta Floresta; II - estimularam os fluxos migratórios inter-regionais; III - abriram novas fronteiras agrícolas;

IV - intensificaram os conflitos entre sem-terra, posseiros e grileiros; (A) apenas as afirmativas I e III estão corretas;

(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas; (C) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas; (D) apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas; (E) todas as afirmativas estão corretas.

13 - “Durante quatro séculos Mato Grosso é, do ponto de vista da produ- ção, um verdadeiro espaço natural, onde uma agricultura e uma pecuária extensivas são praticadas ao lado de uma atividade elementar de mine- ração. Com a redescoberta do cerrado, graças à revolução técnicocientí- fica, criaram-se as condições locais para uma agricultura moderna, um consumo diversificado e, paralelamente, uma nova etapa de urbaniza- ção, em virtude também do equipamento moderno do país. Graças às novas

relações espaço/tempo, cidades médias relativamente espaçadas de- senvolvem-se com rapidez, instalando de uma só vez toda a materialida-

História e Geografia do MT A Opção Certa Para a Sua Realização

de contemporânea indispensável a uma economia exigente de movimen- to.”

Santos, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Ed.Record. São Paulo, 2001.

Sobre o processo de urbanização de Mato Grosso NÃO podemos afirmar que:

(A) a concentração da população em núcleos urbanos isolados é expli- cada pela descontinuidade do povoamento;

(B) o dinamismo das cidades médias é consequência de uma ocupação espacial feita a partir de grandes investimentos de capital;

(C) a presença de uma classe média urbana de alto poder aquisitivo justifica a modernidade dos serviços e equipamentos de lazer;

(D) o rápido processo de urbanização ocorre paralelamente à abertura de novas frentes de expansão do povoamento;

(E) a concentração fundiária atua como freio às mudanças sociais e econômicas, desacelerando o processo de urbanização.

14. Ao sistema de abastecimento e de transporte de pessoas, implemen- tado através dos rios, que se dirigiam a Mato Grosso no período colonial, deu-se o nome de Monções. Em relação a esse sistema, é incorreto afirmar.

a. Os varadouros eram partes do trajeto, em que as canoas e as baga- gens eram carregadas no ombro dos índios ou dos africanos, atraves- sando trechos de terra, localizados entre as cabeceiras dos rios navega- dos.

b. Os índios aliados auxiliaram os paulistas como guias nas viagens, uma vez que dominavam as melhores rotas a percorrer, identificavam as cachoeiras, suas transposições e os varadouros.

c. Esse sistema era feito duas vezes ao ano e a viagem durava de quatro a seis meses, dependendo do volume das águas.

d. As monções que se dirigiam de São Paulo para Mato Grosso percorri- am um único roteiro, saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande, Pardo, Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá. e. Os produtos agrícolas, de primeira necessidade, como o feijão, a mandioca, a farinha de mandioca, a cachaça e o açúcar eram produzidos em localidades próximas a Cuiabá. Tudo o mais de que os mineradores necessitavam, chegavam das capitanias de São Paulo ou do Grão-Pará. 15. Quanto à Rusga, revolta que se desenvolveu em Mato Grosso duran- te a Regência, pode-se afirmar.

a. Foi composta majoritariamente pelos Caramurus, grupo político que desejava o retorno de Dom Pedro I e a volta do Brasil à condição de colônia.

b. Havia uma forte articulação dos revoltosos com movimentos seme- lhantes que se desenvolviam no Pará, na Bahia e no Rio Grande do Sul. c. Foi um movimento popular, tendo sido plural em suas reivindicações, como a defesa da abolição da escravatura.

d. Os liberais radicais, liderados por Poupino Caldas, desejavam, com a Rusga, expulsar da província e exterminar o poder dos grandes comerci- antes, proprietários de terras e de escravos.

e. Foi organizada pela Sociedade dos Zelosos da Independência, com- posta por elementos da elite burocrática, profissionais liberais e compo- nentes da Guarda Nacional.

16. Nas primeiras duas décadas da República em Mato Grosso, ocorre- ram intensas disputas políticas, tendo como marca o fenômeno do coro- nelismo. É característico desse processo.

a. Ausência de violência nas disputas políticas e solução das divergên- cias por intermédio de acordos e alianças.

b. Em Mato Grosso o poder e influência das oligarquias estavam concen- tradas nas mãos de diversas famílias, que ora se uniam, ora se separa- vam, de acordo com seus interesses.

c. O poder das oligarquias e dos coronéis foi obstáculo para que os governantes pudessem levar a contento os seus projetos, uma vez que esses se negavam a afirmar alianças e compromissos.

d. As disputas entre o comerciante Generoso Ponce e o usineiro Totó Paes, foram marcadas pela cordialidade e alto nível, chegando sempre a um entendimento aceito por todos.

e. A ascensão de Dom Aquino Corrêa ao governo de Mato Grosso signi- ficou o predomínio de uma das frações oligárquicas na disputa conhecida como “Caetanada”.

17. Com a Revolução de 1930 e a chegada ao poder de Getúlio Vargas, o Brasil ganhou uma nova configuração política. Em relação a este período em Mato Grosso, não se pode afirmar.

a. As ações repressivas tomadas pelo primeiro interventor em Mato Grosso, Antonino Mena Gonçalves, foram bem recebidas pela oligarquia agrária do Estado.

b. A parte sul do então Estado de Mato Grosso, sob o comando do general Bertoldo Klinger, aderiu à Revolução Constitucionalista de 1932, encabeçada por São Paulo, arregimentando tropas e enviando-as para o conflito.

c. A adesão dos habitantes da parte sul do Estado de Mato Grosso à Revolução Constitucionalista de 1932 teve como consequência a forma- ção de um governo independente de Cuiabá, gerando assim uma duali- dade governativa.

d. O governo do interventor Júlio Muller foi marcado por obras que muda- ram a paisagem urbana de Cuiabá, como, por exemplo, a construção do Cine Teatro Cuiabá, do Grande Hotel e da avenida Getúlio Vargas. e. A Marcha para o Oeste, desenvolvida durante o governo Vargas, visava ocupar extensas áreas de terras do oeste brasileiro, processo este, que resultou na formação de cidades na região sul do Estado de Mato Grosso.

18. Em relação à história do movimento que levou ao processo de divisão do Estado de Mato Grosso, é correto afirmar.

a. A divisão do Estado de Mato Grosso e a criação do Estado de Mato Grosso do Sul foram resultado de um processo democrático desenvolvi- do durante o governo do general Ernesto Geisel.

b. Antes da decisão do presidente Ernesto Geisel, de dividir o Estado de Mato Grosso essa questão não havia sido objeto de debates, ações e disputas entre lideranças políticas das regiões sul e norte do Estado. c. Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas, defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que remon- tam ao final do século XIX.

d. A divisão não foi um processo tranquilo porque as lideranças políticas de Cuiabá e Campo Grande tinham interesses e objetivos comuns. e. Os dois Estados, resultantes da divisão, tiveram seu desenvolvimento econômico e populacional comprometidos por aquele processo. 19. Leia o texto abaixo:

A colonização na década de 1970 teve um peso determinante para essas regiões. Expressando a realidade da ‘nova ocupação’, Rondônia e Mato Grosso viram nascer cidades e municípios, cuja expansão e organização foram fundamentais à conformação de um espaço social, em que os investimentos capitalistas, a constituição de um mercado de mão-de-obra e a extensão de um poder político tiveram um lugar privilegiado. (GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A lenda do ouro verde: política de colonização no Brasil

contemporâneo. Cuiabá: Unicen, 2002. p. 144). Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a. As novas cidades a que o texto se refere são Alta Floresta, Sinop e Vila Bela da Santíssima Trindade.

b. O atual estado de Rondônia, referido no texto, foi desmembrado de Mato Grosso em 13/09/1943 pelo Decreto-lei 5.812.

c. O espaço social e geográfico mato-grossense, na década de 1970, era ocupado por diversos povos indígenas, dentre eles os Bororo e os Paia- guá.

d. A ‘nova ocupação’ a que o texto se refere foi um exemplo de coloniza- ção racional dos recursos naturais quando esta optou pela pequena propriedade da terra e pela diversificação da lavoura.

e. Os antigos caboclos que moravam nessa região, sobretudo no norte de Mato Grosso, e que viviam da agricultura de subsistência e do extrati- vismo, foram os mais beneficiados com essa ‘nova ocupação’.

20. A crise econômica mundial deflagrada no segundo semestre de 2008 deixou em alerta os agricultores e pecuaristas de Mato Grosso. Nesse sentido, é correto afirmar.

a. A totalidade dos produtos do campo matogrossense é vendida no mercado interno e, portanto, não tem qualquer relação com a crise inter- nacional.

b. A agricultura e a pecuária mato-grossenses são subsidiadas pelo governo federal e por isso estão imunes a qualquer diminuição do con- sumo dos países estrangeiros.

História e Geografia do MT A Opção Certa Para a Sua Realização

c. A agricultura mato-grossense tem por base a diversificação da produ- ção em pequenas e médias propriedades, o que a torna adaptável às mudanças externas.

d. O maior mercado dos produtos do campo matogrossense é a União Europeia que, até este momento, está imune à crise econômica nortea- mericana.

e. Uma parte significativa da produção agropecuária de Mato Grosso é exportada para os mercados europeu e asiático que foram, em diferentes níveis, afetados pela atual crise econômica.

21. A escravidão negra em Mato Grosso teve início concomitantemente com a mineração no século XVIII e continuou a existir em outras ativida- des econômicas mesmo depois da decadência das minas. Na segunda metade do século XIX, a cidade de Cuiabá concentrava uma quantidade expressiva de escravos.

Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

a. Os escravos que viviam na cidade, longe de feitores e capatazes, eram vigiados pela polícia que era responsável pela conservação da ordem e dos interesses dos seus proprietários.

b. Muitos escravos que trabalhavam no campo, algumas vezes, cultiva- vam um pequeno roçado, cujo excedente era vendido, obtendo-se assim um pequeno pecúlio.

c. O aluguel de escravos foi uma prática muito comum em Mato Grosso e era realizado tanto por particulares como por órgãos provinciais. d. O escravo de ganho era uma prática predominantemente urbana e dentre as principais atividades que realizava, destacam-se a venda de doces e quitutes e o abastecimento das casas de água potável. e. Os escravos podiam ter ‘casas de negócio’, uma atividade à parte, que não era condicionada à autorização do seu senhor.

22. Para muitos historiadores, as práticas políticas durante a Primeira República em Mato Grosso (1889-1930) tiveram algumas características que as aproximavam das de outras unidades da federação e de outras que as singularizavam.

Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

a. O confronto armado entre grupos políticos rivais foi uma exceção em Mato Grosso, durante esse período.

b. A violência política em Mato Grosso, nesse período, pode ser explica- da pela existência de uma sociedade urbana e industrial.

c. A propriedade de grandes extensões de terra e o controle de um considerável contingente de trabalhadores constituem um dos pilares do mandonismo dos chefes políticos do período no Estado.

d. A violência política do período foi, em grande medida, amenizada devido à organização dos trabalhadores rurais que exigiam maior trans- parência nas ações políticas.

e. Mesmo devido à predisposição para o conflito armado, os partidos políticos rivais no Estado possuíam um programa amplo de reformas das bases econômicas e sociais que incluía a participação efetiva das mulhe- res.

Postado por Edenilson Morais

23. O movimento promovido pelo Governo Federal objetivando a ocupa- ção e colonização das terras mato-grossenses, sob o patrocínio do presidente Getúlio Vargas, e implementado, principalmente, a partir de 1937, tinha como meta fazer com que as fronteiras econômicas e políti- cas se convergissem para que a nação se constituísse territorialmente num bloco homogêneo foi denominado de:

a. Programa de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil – POLONORO- ESTE.

b. Marcha para o Oeste. c. Expedição Roncador-Xingu.

d. Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT. e. Comissão Especial de Terras.

24. Uma das principais atividades da economia mato-grossense, no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX, foi a produção de açúcar e aguardente em larga escala pelas chamadas usinas.

Assinale a alternativa correta.

a. Devido ao uso de tecnologia avançada, os trabalhadores das usinas eram altamente qualificados e, consequentemente, tinham boa remune- ração.

b. A maioria das usinas se localizava às margens dos rios para facilitar o escoamento da safra e transportar a cana para processamento. c. A produção açucareira em Mato Grosso, no referido período, era superada apenas pela extração da poaia, em termos de arrecadação de impostos.

d. A maior parte da produção das usinas era exportada para a Europa e os Estados Unidos.

e. Os proprietários das usinas tiveram pouca ou nenhuma participação na vida política de Mato Grosso durante esse período.

Documentos relacionados