• Nenhum resultado encontrado

Histórico da avaliação institucional na IESPDF

CAPÍTULO 3 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

3.2 Histórico da avaliação institucional na IESPDF

A Comissão Permanente de Avaliação – CPA foi designada pela Direção Geral em 1998 e desde então, a Direção Geral tem dado todo apoio aos membros da CPA, que tem priorizado, até o momento, avaliações do corpo docente e de turmas. A avaliação do corpo docente teve início em 1999, com a avaliação de 20 professores do curso de Ciências Jurídicas. Em 2000 teve início a avaliação anual do corpo docente de todos os cursos que a IESPDF oferece.

Nas avaliações realizadas em 2000, 2001 e 2002, a Direção Geral envolveu os representantes de turma na aplicação dos instrumentos de avaliação, com a finalidade de demonstrar que os alunos são considerados parceiros do IESPDF na busca de excelência. Os professores foram orientados no sentido de se ausentarem das salas de aula no momento da aplicação, buscando preservar a privacidade dos respondentes. A participação dos representantes de turmas revestiu-se da maior seriedade e possibilitou a representatividade da amostra de alunos participando do levantamento de opiniões.

Nas avaliações realizadas em 2003 e 2004, como o instrumento foi disponibilizado no formato eletrônico, os representantes foram envolvidos no sentido de atuarem na sensibilização de suas turmas para os processos de avaliação. Em todos os casos foram feitas reuniões com os representantes de turma para discorrer sobre o papel da avaliação, sobre a importância da isenção nas respostas aos instrumentos e sobre os procedimentos adotados.

Na avaliação realizada pelos alunos, o instrumento utilizado é um questionário, contendo questões objetivas referentes à:

assiduidade e pontualidade do professor;

apresentação e discussão do plano de curso da disciplina;

critérios de avaliação;

habilidade didática; e

relacionamento com os alunos.

Em junho de 2000, a CPA realizou uma avaliação do corpo docente dos 11 cursos que estavam sendo ofertados. Em novembro de 2001 foram avaliados 228 professores de 11 cursos. Em termos de média geral, observou-se que, na percepção dos alunos, houve uma melhoria significativa no desempenho docente. O nível de homogeneidade na distribuição do corpo docente dos 11 cursos avaliados ficou em torno de uma média geral igual a 4.33 superior a de 2000 que ficou em torno de 3.98 (a maior média poderia ser 5, em uma escala de 1 a 5 em que 1 é péssimo e 5 é excelente).

Na avaliação de 2001, a média geral do desempenho do corpo docente em 12 dos 13 itens do questionário aplicado aos alunos, considerando-se todos os cursos avaliados, foi superior a 4. O item referente à motivação dos alunos recebeu média geral 3.97. Portanto, resultados extremamente positivos.

No final de 2002 foram aplicados instrumentos para avaliar o desempenho docente e o desempenho das turmas de todos os cursos oferecidos. Compunham a avaliação: a auto- avaliação dos professores; avaliação dos professores pelos alunos; auto-avaliação dos alunos e avaliação dos alunos por seus professores, enquanto turma.

Como resultado:

- Domínio do conteúdo – considerado Excelente e Bom por 84% dos alunos; - Assiduidade dos professores, considerado Excelente e Bom, por 87% dos alunos; - Média Geral dos professores, considerados Muito Bom e Bom por 71% dos

professores.

Em 2003, pela primeira vez, foi utilizado o módulo aluno on-line, disponível no site da instituição, para a aplicação dos instrumentos, tendo havido a avaliação:

- do coordenador pelos alunos e pelos professores;

- auto-avaliação dos alunos;

- avaliação das turmas pelos professores;

- auto-avaliação dos professores;

- avaliação dos professores pelos alunos, enquanto turma; e

- avaliação de algumas unidades da IESPDF – biblioteca, laboratórios, programa de estágio, reprografia, cantina, secretaria geral e secretaria de cursos – pelos alunos e professores.

Com o objetivo de atingir uma amostra significativa, foi travado o acesso ao módulo aluno on-line enquanto não fossem respondidos todos os instrumentos, durante o período em que os mesmos ficaram disponíveis: 20 a 29 de outubro. Assim sendo, o aluno só tinha acesso a suas notas, por exemplo, depois que respondesse os questionários. Com essa estratégia obteve-se uma amostra de cerca de 65% de respostas.

A baixa avaliação da IESPDF pelos alunos, deveu-se, possivelmente à sua insatisfação com relação à biblioteca, principalmente no que diz respeito a espaço físico, o que ocasionou sua mudança para instalações em dois pavimentos do Edifício Arnaldo Cunha Campos.

Em novembro de 2004, utilizou-se também o módulo aluno on-line, mas deixando livre a participação dos alunos, tendo obtido apenas 46.76% de respostas. Os instrumentos ficaram disponíveis no período de 18 a 26 de novembro. Foram avaliados professores e coordenadores, cujos resultados estão ainda sendo analisados.

Divulgação dos resultados – os resultados da avaliação docente são fornecidos ao professor em caráter confidencial e servem de subsídio para que ele procure identificar os pontos positivos e negativos de seu desempenho. Já os resultados globais são divulgados em reuniões, por curso/habilitação, contando sempre com a presença obrigatória da Direção- Geral, do Coordenador do curso, dos representantes e vice-representantes de todas as turmas do curso que está sendo avaliado e da presença voluntária de todos os professores e alunos.

Em termos gerais foram obtidos os seguintes resultados, lembrando que as notas variavam de 5 a 1:

- Coordenadores avaliados pelos professores - 4,70

- Auto-avaliação docente - 4,47

- Auto-avaliação-discente - 4,21

- Avaliação da IESPDF pelos professores - 4,00

- Avaliação das turmas pelos professores - 3.73

- Avaliação da IESPDF pelos alunos - 3,50

De modo geral, as avaliações realizadas pelos professores alcançaram médias mais elevadas que as atribuídas pelos alunos. A maior média foi alcançada pelos Coordenadores quando avaliados pelos professores - 4,7. A menor média atribuída pelos professores foi para as turmas – 3,73. Já os alunos registraram a maior média na sua auto-avaliação – 4,21 e a menor, na avaliação da IESPDF como um todo.

Percebe-se, portanto, que os Coordenadores estão em sintonia com os professores, porém não estão conseguindo manter uma mesma relação com os alunos; que professores e alunos se auto-avaliaram num patamar muito próximo em termos da média que se atribuíram; que tanto professores quanto alunos arrogaram menores médias à instituição como um todo, demonstrando que a auto-avaliação institucional é eficaz para detectar os pontos negativos da IES, permitindo melhorá-los

A apresentação dos resultados gerais da avaliação é um momento muito rico porque, após, abre-se um espaço para o debate em que são feitas críticas, elogios e sugestões sobre o curso em questão. Os alunos são estimulados a levantar aspectos positivos e negativos do curso e sugestões de estratégias de melhoria a curto, a médio e a longo prazo.

Nessas reuniões são divulgados os professores que se posicionaram nos três primeiros lugares da Classificação Geral por médias de desempenho docente.

Os professores mostram-se extremamente interessados tanto em conhecer a opinião de seus alunos como em se auto-avaliarem e em avaliarem suas turmas.

O debate gerado por ocasião das reuniões, além de trazer feedback necessário e relevante para a tomada de decisões, consiste em oportunidade para a sensibilização dos alunos novatos sobre a avaliação, constituindo-se em instrumento para ir fomentando na IESPDF uma cultura de avaliação.

É válido enfatizar a importância que a Direção Geral da IESPDF confere aos representantes de turmas. Periodicamente, a Direção reúne os representantes de turmas para uma prestação de contas das ações que estão sendo ou serão desenvolvidas. Eles são a ponte entre a Administração da Instituição e o corpo discente. Suas opiniões, críticas, elogios e sugestões são subsídios importantes para tomada de decisões.

Atualmente, o Projeto de Avaliação Institucional da IESPDF segue as orientações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, criado pela Lei nº 10861, de 14 de abril de 2004. Conforme determinação expressa no art. 11 dessa Lei, foi criada a Comissão Própria de Avaliação – CPA da IESPDF, por meio de Ato da Direção-Geral nº 6, de 14 de junho de 2003. A CPA é constituída de 17 membros – cinco representantes do corpo docente, cinco representantes do corpo técnico-administrativo; e cinco representantes da sociedade civil organizada. O objetivo principal do projeto da auto-avaliação da IESPDF, apresentado ao MEC em 30 de março de 2005, é desenvolver um processo de análise estruturado e reflexivo, que permita à instituição, compreender a natureza de suas propostas e ações e intervir na realidade.

Para essa nova proposta, na fase de sensibilização, buscar-se-á o envolvimento da comunidade acadêmica na análise crítica do que propõe o plano de avaliação. Palestras, cartazes, folhetos, correio eletrônico, Internet serão meios de comunicação. Cabe ressaltar que a sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois parte-se do pressuposto de que sempre haverá sujeitos novos iniciando

sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico- administrativo.

Este plano de avaliação passará por uma ampla discussão (não houve tempo de realizá-la antes) para assegurar o conhecimento e a possibilidade de reformulações sobre as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos.

Divulgação dos resultados – Os resultados da auto-avaliação deverão ser debatidos de forma participativa e colegiada, de maneira que se imprima transparência ao processo.

A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deverá oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deverá propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.

Outro aspecto a pensar é em qual formato e tratamento da informação será impresso aos diferentes públicos. Alguns relatórios devem ser mais formais e técnicos, outros poderão assumir a forma de discussões informais, apresentações e folhetos.

O tempo de retorno dos resultados é um fator importante, uma vez que as informações podem perder significado se houver uma demora muito grande entre fornecimento e volta da informação.

A meta-avaliação da IESPDF será feita paralelamente à auto-avaliação da instituição, com base no conjunto de diretrizes apresentadas pela CPA e que se resumem nas seguintes: utilidade, viabilidade, propriedade e precisão, pretendendo verificar se a avaliação:

- Permitiu reflexão em pontos realmente significativos para melhoria institucional;

- Impulsionou o diálogo e a participação;

- Permitirá corrigir erros e manter sucessos;

- Permitiu descobrir coisas novas.

A seguir serão apresentadas e analisadas as opiniões emitidas pelos gestores, coordenadores, grupo de professores e alunos com respeito ao processo de AI executado pela IESPDF.