• Nenhum resultado encontrado

Ideias que guiaram a implementação do Blog e elaboração da sequência de ensino na

A primeira etapa da pesquisa é caracterizada pelo desenvolvimento dos Blogs educacionais como estratégia pedagógica por meio da sequência de ensino sobre Solos. Os alunos desenvolveram seus próprios Blogs a fim de organizar os trabalhos e produzir textos orientados pelo professor com auxílio do material didático.

A implementação dos Blogs como estratégia pedagógica foi planejada a partir das seguintes atividades elaboradas pelos pesquisadores junto à construção do material didático.

33 a) Desenvolvimento e aplicação de um questionário para planejar a implementação do Blog: O questionário possui o intuito de sondar o grau de envolvimento dos alunos com a ferramenta virtual Blog para planejar sua inserção nas aulas de química.

b) Apresentação das ferramentas para a criação de Blogs: Desenvolvimento de um tutorial para compor a sequência de ensino a fim de auxiliar os alunos na criação dos Blogs educacionais durante as aulas de química sobre Solos. O texto aborda elementos relacionados aos aspectos práticos da criação de Blogs educacionais como, por exemplo, questões para orientar os alunos na definição do tema, URL e título do Blog.

c) Desenvolvimento dos Blogs como Portfólio: Os alunos assumiram o controle na criação dos Blogs para desenvolver e publicar as atividades escolares. O Blog é um espaço de acompanhamento e reflexão das atividades abordadas ao longo das aulas de química.

Para promover o desenvolvimento dos Blogs em um contexto investigativo, investimos na elaboração de uma sequência didática sobre Solos, com atividades que permitiram o processo de criação e utilização de Blogs educacionais pelos alunos. A elaboração da sequência didática tem como eixo estruturador o ensino por investigação em um currículo CTS. Assim, o material, com o intuito de promover uma investigação acerca dos Solos, começa com uma problematização, em seguida apresenta atividades experimentais para estudo dos parâmetros físico-químicos do Solo, trabalha com textos em uma abordagem CTS e conclui com uma atividade de produção de texto nos moldes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pelos alunos. Os itens relacionados a seguir apresentam as principais ideias que nortearam a elaboração do material didático da sequência de Ensino:

a) Desenvolvimento de um pré-teste para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos

Como o tema proposto envolve o Solo, seria interessante iniciar as atividades identificando o que os alunos já trazem de conhecimentos sobre Solo, da utilidade do mesmo e qual o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de química relacionados ao tema. b) Problematização Inicial

No contexto da escola do professor pesquisador, foi interessante que a situação problema criada junto ao material da sequência de ensino envolvesse a horta da escola pública, pois o problema seria real e do contexto vivido pelos estudantes da escola. Antes de elaborar o material, o professor teve uma conversa com o zelador da horta da escola pública que informou sobre problemas relacionados ao cultivo de vegetais no Solo da escola. Dessa

34 maneira, a situação problema presente no material da sequência didática poderia ser construída a partir da experiência do zelador com o cultivo de vegetais no Solo da escola. c) Atividades experimentais

De acordo com Cavalcante e Silva (2008), as atividades experimentais favorecem a aprendizagem dos alunos, pois os envolvem nos temas trabalhados e favorecem a interpretação e compreensão dos fenômenos do dia-a-dia. Portanto, seria interessante se o material apresentasse atividades experimentais investigativas que promovessem o estudo dos parâmetros físico-químicos do Solo. Assim, selecionamos os seguintes experimentos de fácil execução para compor as atividades:

- Investigar a permeabilidade do Solo

- Medir a densidade dos Solos a serem estudados.

- Medir o pH do Solo e elaborar um método de correção da acidez do Solo caso necessário. - Medir a condutividade de uma solução com Solo.

- Cultivar hortaliças com a técnica de hidroponia, sem fazer uso do Solo. d) Relação com a Agricultura Familiar.

O ano de 2014 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, dessa maneira a sequência de ensino aborda a Agricultura Familiar e sua relação com o tema Solos, pois essa forma de trabalho pode se apresentar como uma alternativa sustentável na produção de alimentos.

e) Utilização de atividades e textos do Livro Construindo ConsCiências (APEC, 2006)

O livro didático livro Construindo ConsCiências – 7 e 8º ano do Ensino Fundamental, 3a edição, 2011, possui uma linguagem acessível aos alunos, trabalha conteúdos inseridos em temas relacionados ao Solo e relaciona a tecnologia, ciência e sociedade em seus textos e atividades. Dessa forma, usar textos e atividades do livro para compor parte da sequência de ensino poderia ser uma boa oportunidade para trabalhar os aspectos científicos, sociais e tecnológicos dentro do tema Solos.

f) Atividades envolvendo o Blog

A sequência de ensino poderia apresentar, ao final de cada atividade, tarefas que promovam o uso do Blog. Inicialmente havíamos pensado em tornar o Blog uma ferramenta muito presente no desenvolvimento de toda sequência de ensino, contudo foi levado em consideração que a elaboração das postagens no Blog dependeria do desenvolvimento do tema proposto, das questões sociocientíficas e do conteúdo. Assim, seria necessária a

35 elaboração de atividades diversificadas para embasar as postagens que os alunos fariam no Blog.

g) Elaboração de um material para o aluno e outro para o professor

É importante ressaltar que, por mais eficiente que um material seja, é o papel do professor que determina o processo de mediação entre o aluno e o conhecimento que está sendo construído na sala de aula. Outro fator importante, e que nos leva a elaboração de um material para o professor, é o de que ele possa conhecer previamente e mais profundamente o material antes de usá-lo, para que seus objetivos possam ser alcançados. Quando bem utilizado, o material complementa a prática pedagógica compondo o arsenal de ferramentas existentes na sala de aula, contribuindo assim, para o aprendizado dos alunos.