• Nenhum resultado encontrado

Identifique a população em estudo e o tipo de amostragem a ser utilizado em cada alternativa:

No documento Estatistica (páginas 37-43)

TABELAS E GRÁFICOS

PERCENTUAL DE COMPUTADORES POR TOTAL DE HABITANTES

5. Identifique a população em estudo e o tipo de amostragem a ser utilizado em cada alternativa:

a. Uma empresa tem 3.414 empregados repartidos nos seguintes departamen- tos: Administração (914), Transporte (348), Produção (1401) e Outros (751). Deseja-se extrair uma amostra entre os empregados para verificar o grau de satisfação em relação à qualidade da refeição servida no refeitório.

b. Um cabo eleitoral escreve o nome de cada senador do Brasil em cartões sepa- rados, mistura e extrai 10 nomes.

c. Um administrador hospitalar faz uma pesquisa com as pessoas que estão na fila de espera para serem atendidas pelo sistema SUS, entrevistando uma a cada 10 pessoas da fila.

d. Para dar a porcentagem de defeitos das 3000 peças fabricadas por dia, a cada 6 peças, uma é retirada para teste.

SOBRE O IBGE - Censo

Para entender como funciona o IBGE, que tal conhecer um pouco sobre sua organiza- ção? Você vai ver que o IBGE está presente no Brasil inteiro!

O IBGE é composto por quatro diretorias (Executiva, de Pesquisas, de Geociências e de Informática), um Centro de Documentação e Disseminação de Informações e pela Esco- la Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Essas diretorias possuem funções específicas e estão localizadas no município do Rio de Janeiro.

Para que nossas atividades possam cobrir todo o território nacional, possuímos uma rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por:

• 27 Unidades Estaduais (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal)

• 27 Supervisões de Documentação e Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal)

• 584 Agências de Coleta de dados nos principais municípios brasileiros.

O IBGE mantém, ainda, a Reserva Ecológica do Roncador, situada a 35 quilômetros ao sul de Brasília. O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos. Através dele, reunimos informações sobre toda a população brasileira.

Nosso primeiro Censo aconteceu em 1872 e recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil. O mais recente foi o Censo 2010, cujos resultados você pode buscar no site do IBGE. Antes dele, o IBGE realizou o Censo 2000.

No Censo, os pesquisadores do IBGE visitam todos os domicílios do país para aplicar um questionário. Depois de percorrer todos os cantos do Brasil, indo de casa em casa, os pesquisadores organizam e analisam as informações coletadas nos questionários. Em se- guida, divulgam os resultados em uma série de publicações sobre os temas estudados. Os resultados do Censo Demográfico são importantes para a sociedade ter informações atualizadas sobre a população e para o governo planejar suas ações de forma mais ade- quada.

No IBGE, muitas pessoas trabalham coletando, analisando e armazenando informações sobre a população e as atividades econômicas de nosso país. Em nosso instituto existem duas grandes áreas de pesquisa: a de informações sociais, demográficas e econômicas: para produzir estas informações, são realizadas pesquisas como o Censo Demográfico, o Censo Agropecuário e os Índices de Preços; a de informações geográficas: onde são feitos os mapas, os estudos de recursos naturais e de meio ambiente.

Com estas informações, o governo pode saber quem está estudando, onde são necessá- rias mais escolas, onde o número de lojas e fábricas é maior, onde há mais empregos, o que é produzido em uma determinada região e uma série de outras coisas.

Material Complementar

A Estatística Fácil

Antônio Arnot Crespo Editora: Saraiva

Sinopse: Este livro apresenta todos os tópicos exigidos pelo programa estabelecido para os cursos profissionalizantes da rede de ensino particular e oficial, de forma acessível ao aluno, dentro de um esquema de ensino objetivo e prático. O estudo é complementado por exercícios em abundância com situações práticas.

Trabalha com estatística descritiva, probabilidades, distribuições de probabilidades, correlação e regressão linear, de forma prática e fácil linguagem.

UFSC, 2014.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2003. CRESPO, A. A. Estatística Fácil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

FONSECA, J. S. da; MARTINS, G. de A. Curso de Estatística. 6. ed. 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amos- tra de Domicílios. 2006-2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/es- tatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40>. Acesso em: 18 abr. 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amos- tra de Domicílios. 2007-2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/es- tatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40>. Acesso em: 18 abr. 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sobre o IBGE - Censo. Disponí- vel em: <http://7a12.ibge.gov.br/sobre-o-ibge/nossas-pesquisas.html> Acesso em: 18 abr. 2017.

RAO, C. R. Statistics: a technology for the millennium Internal. J. Math. & Statist. Sci, v. 8, n. 1, p. 5-25, jun. 1999.

1. A Estatística pode ser definida como uma parte da matemática que se preocupa em coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar um conjunto de dados. A estatística descritiva se preocupa em descrever os dados.

A estatística inferencial se preocupa com a análise dos dados e sua interpreta- ção. Ela analisa os dados com base na amostra e, então, estende as conclusões desta amostra à população.

2. População – conjunto de elementos que possuem alguma característica em co- mum.

Amostra – parte da população, devendo ser representativa dela. Censo – levantamento de dados de toda uma população. Estimação – obtenção de valores de uma amostra.

Variáveis – características tomadas em uma população ou amostra, por exemplo: sexo, idade, região de procedência, peso, etc.

3. Amostra Casual Simples - é aquela em que todos os elementos da população têm igual probabilidade de pertencer à amostra. Pode ser obtida sorteando os elementos a partir da população de estudo.

Amostra Sistemática - é uma forma simplificada da amostragem casual simples, podendo ser utilizada quando os elementos da população se apresentam orde- nados, sendo a retirada dos elementos para compor a amostra feita com certa periodicidade.

Amostra Estratificada – é uma amostra em que a população é separada em gru- pos ou estratos e, dentro de cada estrato, os indivíduos são sorteados, devendo ser semelhantes entre si dentro de cada estrato.

Amostra por Conglomerado – é uma amostra em que a população é dividida em diferentes conglomerados, extraindo-se uma amostra apenas dos conglomera- dos selecionados, e não de toda a população.

4. Representar os dados por meio de gráficos e tabelas: os dados são apresentados de forma resumida, em que há uma visualização rápida e fácil deles para o pú- blico. Há um entendimento melhor dos dados, ficando fácil sabermos o que está ocorrendo com os dados coletados.

5.

a) Funcionário da empresa, amostragem estratificada. b) Senadores do Brasil, amostragem aleatória simples.

c) Pessoas na fila de atendimento, amostragem sistemática. d) Peças fabricadas, amostragem sistemática.

UNID

ADE

II

TABELAS E GRÁFICOS

No documento Estatistica (páginas 37-43)

Documentos relacionados