• Nenhum resultado encontrado

A importância de uma boa relação entre o educador-de-infância e a família

Capitulo 1 Fundamentação Teórica

1.5 A importância de uma boa relação entre o educador-de-infância e a família

Os pais são os primeiros responsáveis pela educação e pelo desenvolvimento da criança, no entanto não são os únicos que influenciam o seu desenvolvimento. A escola é também um pilar fundamental nesta tarefa.

Segundo Bronfenbrenner (1998, citado por Farinha, 2008):

O desenvolvimento da criança acontece através de processos de interação cada vez mais complexa entre uma criança ativa e as pessoas, objetos e símbolos no seu ambiente imediato. Para ser eficaz a interação deve ocorrer numa base regular durante largos períodos de tempo. (p.4).

Ou seja, o processo de desenvolvimento da criança é direcamente afetado pelo contexto onde está inserida e pelas interações com as pessoas que a rodeiam.

O modelo bio-ecológico de Brofenbrenner defende que o ambiente ecológico (contexto em que ocorre o desenvolvimento) é conceptualizado como um conjunto de estruturas inter-relacionadas, embebidas umas nas outras: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Um microssistema é “um padrão de atividades, papéis, e relações interpessoais vividas pela pessoa em desenvolvimento num setting determinado com características físicas e materiais particulares.” (Farinha, 2008, p.9).

Segundo Melo (2012):

Mesossistema inclui as inter-relações entre dois ou mais cenários nos quais a pessoa em desenvolvimento participa ativamente. Exosistema refere-se a um ou mais cenários que não envolvem a pessoa em desenvolvimento como participante ativa, mas onde ocorrem acontecimentos que afetam ou são afetados pelo que acontece no cenário que contém apessoa. Macrossistema refere-se à congruência na forma e no conteúdo dos subsistemas existentes, ao nível da subcultura ou cultura como um todo, juntamente com os sistemas de crenças ou ideologias subjacentes a essa congruência (formas de organização social, sistemas de crenças, estilos de vida).

Ou seja, se o desenvolvimento da criança está relacionado com todos estes fatores, incluindo principalmente as relações com a família e com a escola, que fazem

26 parte do microssistema, será extremamente importante para o seu desenvolvimento que estas duas estruturas mantenham uma boa relação de modo a influenciar positivamente o seu desenvolvimento.

O título deste subtema fala da importância do envolvimento da família para o desenvolvimento da criança, e nesse aspeto podemos confirmar a importância e os benefícios do envolvimento dos pais no jardim de infância/escola, no entanto podemos ainda constatar que existem benefícios para os próprios pais, para os educadores / professores e para as próprias escolas. Podemos verificar a opinião de alguns autores, que se mostram bastante confiantes acerca dos benefícios da relação escola – família. Segundo Davies (1989): “(…) o envolvimento dos pais proporciona múltiplos e diversos benefícios: para o desenvolvimento e aproveitamento escolar das crianças, para os professores e as escolas e para o desenvolvimento de uma sociedade democrática.”. (p.37). Para Marques (2001) “(…) quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles obtêm melhor aproveitamento escolar.” (p.19).

Existem inúmeras vantagens para todos os intervenientes deste processo: para os pais, pois os mesmos beneficiam no seu papel de educadores, em relação às crianças, as mesmas sentem-se mais motivadas e aprendem com mais eficácia e, para os educadores / professores as vantagens são em relação a uma maior compreensão e conhecimento das famílias e das suas necessidades e características.

Além das vantagens já referidas, podemos referir outra que está relacionada com o fato de os pais ficarem a compreender de forma diferente o trabalho dos educadores e professores, o que desde logo proporciona uma relação de respeito, pois por vezes o trabalho do professor e principalmente do educador não é reconhecido, sendo banalizado e encarado como dispensável. Outra vantagem é o fato de melhorar a imagem social da escola, pois cada pai participando da forma que lhe é possível contribui para a escola principalmente a nível do enriquecimento de interações sociais. Poderemos enumerar diversas vantagens, no entanto iremos agora mencionar a forma como a participação dos pais nas escolas e jardins de infância os estimula para um melhor desempenho das suas funções como pais. Em relação aos professores e educadores, o mesmo sentimento também se verifica, pois têm noção que estão a ser observados e avaliados pelos pais e por isso pretendem fazer o seu melhor.

Em relação ao educador, o envolvimento dos pais no jardim de infância/escola pode ser bastante positivo, pois o seu próprio trabalho se cooperado com os pais irá certamente ser mais abonatório a favor das crianças. Com uma colaboração positiva, o

27 educador pode partilhar com os pais todos os assuntos relacionados com o desenvolvimento das crianças, bem como as suas preocupações em relação às mesmas, criando assim um clima de partilha, de confiança e de entreajuda. Segundo Epstein (1986 citado por Davies, 1989) “ (…) os pais que se envolvem na educação dos próprios filhos e que comunicam de forma positiva com os professores, tendem a encarar o professor com mais simpatia (p. 40).

Alguns estudos americanos têm igualmente demonstrado que o envolvimento dos pais e de outros elementos da comunidade é também uma forma de dar poder às pessoas, pois os pais experienciam novas situações, apreendem novos conhecimentos e competências o que é bastante favorável se tivermos em conta principalmente as classes sociais, em que os pais de classes sociais menos favorecidas experimentam situações antes nunca vivenciadas e que também só são concretizáveis nestas situações, no entanto são situações que aumentam a confiança e autoestima dos pais. Cochran e Henderson (1989, citado por Davies, 1989) comprovaram os benefícios de esta relação positiva para as crianças mas também para os seus pais, pois foi notório da parte dos pais uma maior consideração pelo seu papel fundamental, um fortalecimento das redes sociais bem como mais acesso a informação e a materiais. Alguns estudos que foram realizados mostram que para os pais, a sua participação na escola faz com que a sua autoestima aumente e além disso, faz com que a sua motivação para continuar a sua própria educação e estudos aumente.

É importante referir que não existe uma referência em relação à forma correta de envolver os pais, pois existem diversas formas de o fazer, todas elas eficazes. O essencial é ser o educador / professor a procurar a melhor forma de proporcionar este envolvimento, tendo em conta as características do grupo de pais que tem ao seu dispor. “Intensidade e diversidade parecem ser as características mais marcantes dos programas eficazes.” (Marques, 2001, p.20).

Focando agora as vantagens de uma boa relação entre a família e o educador para o desenvolvimento das crianças, podemos afirmar que é sempre positivo existirem referências seguras dos adultos mais próximos, como os pais. Não é prudente que as crianças cresçam com ausência de referências culturais seguras e por isso, nos casos em que os valores transmitidos pela família correspondem aos valores transmitidos pela escola, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças ocorre mais eficazmente. Em casos em que os pais por motivos profissionais dispõem de pouco tempo para passar com os filhos, é extremamente importante que os educadores criem situações em que

28 aproximem a família da escola, combatendo assim de algum modo esta ausência de referências para as crianças. É essencial que exista uma continuidade cultural entre a família e a escola, pois as crianças podem reagir de forma negativa a algumas diferenças e, segundo Marques (2001): “Confrontados com grandes descontinuidades entre a casa e a escola, incapazes de compreenderem a cultura escolar e de aplicarem as suas experiências passadas aos novos contextos, estes alunos podem rejeitar ou ignorar a nova informação.” (p.43).

29

Documentos relacionados