• Nenhum resultado encontrado

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que contribuem nas análises por meio da mensuração de variáveis. A proposta é quantificar pontos estratégicos para avaliar em que condições o negócio está avançando. Os indicadores são uma boa referência para a delimitação de metas, pois um resultado, para ser mudado, deve envolver modificações em uma série de contextos no negócio. Assim, ao invés de lidar com um grande volume de informação de forma pouco prática, é possível quantificar os principais elementos e acompanhá-los ao longo do tempo.

Tabela 31 – Indicadores financeiros

Fonte: PNBOX SEBRAE (2022)

7 DIMENSÃO ESTRATÉGICA (trabalhar a swot)

Para Kotler e Keller (2006, p. 50), "a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT. Ela envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno".

A análise SWOT ou F.O.F.A (traduzida para língua portuguesa) é fundamental para uma organização, independente do seu ramo, pois ela expõe as circunstâncias gerais do mercado, proporcionando aos administradores melhores condições para traçar estratégias que tragam resultados a curto, médio e longo prazo.

Para a aplicação desta ferramenta começamos com a divisão dos ambientes em duas partes: o ambiente externo (oportunidades e ameaças) e o ambiente interno (fraquezas e forças).

Oportunidades: Fatores externos que a empresa pode tirar proveito para alavancar suas vendas, deixando seus clientes satisfeitos e fidelizando os mesmos, porém não temos controle sobre elas;

Ameaças: Fatores externos que podem influenciar negativamente a organização de maneira que possa exigir uma reação da organização para que não perca vendas e nem diminua a satisfação dos clientes, devem ser monitoradas constantemente, pois representam um risco para o negócio;

Pontos fortes: São os pontos mais fortes do negócio, os que estão sobre a influência da empresa, o que faz bem, o que a empresa tem de melhor sob seu comando.

Ajudam a alavancar as vendas, melhorando a satisfação dos clientes, fidelizando os mesmos;

OPORTUNIDADE AMEAÇAS

Clientes que buscam por qualidade em calçados e atendimento diferenciado;

Alto conhecimento e experiência dos concorrentes;

Crescimento na busca por compra de calçados na internet;

Resistência de clientes a compras online por medo de golpes;

Mulheres preocupadas cada vez mais com elevação da autoestima através da moda;

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

Praticidade: comprar a qualquer hora do próprio celular;

Baixa estoque de produtos;

Pontos Fracos: São os pontos fracos do negócio, estão sobre a influência da empresa, mas atrapalham não gerando vantagem competitiva, devem ser estudadas, analisadas para serem revertidas em forças.

8 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Os conhecimentos adquiridos no curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram fundamentais para que o objetivo principal, a criação de um plano de negócios para loja Flor de Liz, fosse possível. Na elaboração deste plano de negócios, foi observado que o ramo de compra de calçados online para o público feminino é um mercado em constante crescimento e de grandes oportunidades, tendo em vista que as mulheres estão investindo cada vez mais no setor da moda e aderindo com maior frequência a compras por meio da internet.

Dessa forma, atuar com foco no E-Commerce se torna uma grande vantagem competitiva para loja. Esse posicionamento no mercado traz mais praticidade para o cliente, facilita a criação de anúncios, possibilita acompanhar resultados com maior clareza, auxilia no monitoramento do comportamento dos consumidores e permite um funcionamento constante do negócio, com o site funcionando 24 horas por dia.

Através da pesquisa de mercado feita, foi possível identificar as necessidades do público-alvo, como quais produtos teriam maior demanda, expectativas de preço e até quais formas de pagamento fariam mais sentido para esse público. O conhecimento adquirido com a pesquisa também possibilitou a inserção de novos processos que otimizam as atividades da empresa, novas estratégias de marketing que aumentam o alcance da marca e uma estrutura financeira que proporciona um crescimento saudável para a organização. Assim, a Flor de Liz se posiciona no mercado com diferencial de proporcionar a melhor experiência de compra para suas clientes, que acontece desde a praticidade da compra online, atrelada a um atendimento personalizado, com entrega rápida, produtos de qualidade com bom

comodidade: não precisa se locomover para fazer a compra;

Baixa variedade de produtos

Compra com mais privacidade;

Inúmeras formas de pagamento;

custo-benefício e um relacionamento duradouro através da mensagem do empoderamento feminino que a loja propaga.

Depois de todo esforço desenvolvido, concluo que o presente plano de negócio para a Loja Flor de Liz se demonstra viável, apresentando payback de um mês, com uma rentabilidade anual de 1600% e uma lucratividade de 49,16%. Ao término desse trabalho, foi possível rever todo conhecimento adquirido no decorrer do curso e, por meio de uma visão abrangente e integrada, foi desenvolvido o mesmo.

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA BRASIL. CNC aponta fechamento de 75 mil lojas em 2020. 2021.

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-03/cnc-

aponta-fechamento-de-75-mil-lojas-em-2020#:~:text=Um%20levantamento%20divulgado%20hoje%20. Acesso em: 05 ago.

2021.

ASSUNÇÃO, W. S.; FAGUNDES, P. F., RÉVILLION, A. S. P. Comércio eletrônico.

Porto Alegre: Sagah, 2019.

BATOCCHIO, A.; BIAGIO, L. Plano de Negócios: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas. 2º. Ed. Manole, 2012.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019.

COLLINS, James C.; PORRAS, Jerry I. Construindo a visão da empresa. HSM Management, v. 2, n. 7, p. 32-47, 1998.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 1. Ed. São Paulo: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 4°. ed.

Campus, 2012.

DORNELAS, José. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. 7.

ed São Paulo: Empreende, 2018.

FRESE, Cleusa Varnier. Flor-de-Lis dá o ar da primavera ao site. Escolteiros do Brasil. 2017. Disponível em: http://www.escoteirossc.org.br/site/index.php/notic/36-

2017/189-flor-de-lis-da-o-ar-da-primavera-ao-site#:~:text=S%C3%ADmbolo%20de%20poder%2C%20soberania%2C%20honra,pa ra%20representar%20a%20fraternidade%20escoteira. Acesso em: 14 jun. 2022.

FAUSTINO, Paulo. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9. ed.

Porto Alegre: AMGH, 2014.

INGIZZA, Carolina. Vendas online no Brasil crescem 47% no 1º semestre, maior alta em 20 anos. Exame. 2020. Disponível em:

https://exame.com/pme/e-commerce-brasil-cresce-47-primeiro-semestre-alta-20-anos/. Acesso em: 24 de jul.

2021.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital.

Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12°. Ed. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

LIMEIRA, T. M. V. E-marketing. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.

SEBRAE. Canvas x Plano de Negócios. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/canvas-x-plano-de-negocios,22eacd18a819d610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 05 ago.

2021.

SEBRAE. Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino?

2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/por-que-

e-fundamental-estimular-o-empreendedorismo-feminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 14 jun.

2022.

Documentos relacionados