• Nenhum resultado encontrado

INDUÇÕES HIPNÓTICAS ERICKSONIANAS Lugar Seguro

No documento Apostila Milton Alencar (páginas 40-50)

Peça uma respiração mais tranquila, um pouco mais lenta, mais profunda e calma; - peça que se sinta confortável no sofá, poltrona onde estiver; - peça que se desligue de tudo do lado de fora e fique apenas concentrado em si mesmo por alguns instantes; - novamente foque na respiração mais lenta, mais profunda e mais calma; - então peça que IMAGINE, ou visualize ou apenas pense em lugar muito especial! Um lugar que chamaremos de seguro! Um lindo lugar onde não há ninguém que possa vir importunar... Esse lugar pode ser uma praia linda e deserta, ou o alto de uma montanha, ou a beira de um lago ou de uma cachoeira... pode ser algum lugar que a pessoa já esteve, pode ser inventado ali na hora...dando-lhe algum tempo para que imagine com todos os detalhes...as árvores do lugar, arbustos, vegetação, flores, pássaros, canto dos pássaros, a cor de céu, se é de dia ou de noite, a temperatura do ar...todos os detalhes que lhe vierem a mente. Mas sempre complete dizendo: que seja um lugar seguro, sem perigo, sem ninguém para lhe aborrecer... um lugar onde você vai descansar! - Peça que a pessoa faça um gesto com a cabeça que já está lá. Você pode, inclusive, perguntar onde ela está, que lugar é este? E depois usar das palavras que a pessoa descreveu o lugar para continuar sua indução. - Sempre dando bastante detalhes de conforto e bem estar e usando as palavrinhas de Dra. Tersa Robles: confortavelmente... protegidamente... automaticamente... desfrutando e aprendendo cada vez mais a entrar nesse estado de bem estar! Daí em diante fica por conta do trabalho que você irá introduzir! - Indicação: Técnica protetora (objeto transicional). Pânico, fobias, ansiedade, tristeza, dor, etc. É usada para induzir o transe terapêutico ou para fechar uma sessão que se trabalhou com muita emoção assim como a respiração azul.

Relaxamento Progressivo: - respiração mais lenta, profunda e calma; - fazer um trabalho de relaxamento; - comece pelos pés ..sentindo os pés...soltando-os no chão...depois sentindo as pernas e deixando-as ficar quietinhas e à vontade ...siga em frente sentindo que pode soltar as coxas, os quadris e a barriga...sentindo um alívio imenso em soltar todos os pesos do corpo...sentindo que pode soltar os pesos das costas como o pequeno Atlas da mitologia grega que carrega o mundo nas costas...dar uma pequena parada para respirar fundo e por o mundo no chão...deixar tudo de lado...e simplesmente sentir que pode aliviar os ombros, as costas, o pescoço e a cabeça em todas as suas partes...mandíbula, maxilar, olhos, testa, cabeça...tudo vai ficando tranquilamente bem relaxado! - Da mesma maneira use as palavrinhas de proteção: protegidamente... isso mesmo...pausadamente, automaticamente, confortavelmente...desfrutando e aprendendo! - Indicação: Deprimidos, pessoas com dores, Fibromialgia, necessitados de descanso e sono. Não faça com panicados, fóbicos e ansiosos, eles não relaxam bem. - Usar metáfora do quadro da paz e a ilha dos sinos.

Workshop de Intervenções Terapêutcas - Hipnose, PNL e Técnicas Psicossensoriais

www.miltonalencaronline.com.br www.mudevidas.com.br Página 41 Respiração azul

Imagine que você vai respirar de uma forma nova e inusitada! Pense na cor do céu azul, limpo, claro, naqueles dias de céu de um azul intenso, bonito... - então respire confortavelmente do azul do céu de um dia lindo...sabe quando pegamos um avião num dia nublado, de chuva, quando tudo está bem cinza...imagina quando o avião ultrapassa as nuvens carregadas o céu se abre num azul intenso com um tapete de nuvens branquinhas por baixo e lá vai o avião deslizando céu a fora....zzzzzzzzzzzz...zzzzzzzz.... e você pode respirar imaginando que está levando para dentro do peito aquele azul do céu bem fresquinho...isso mesmo! Apenas respire um pouco mais lento e profundo... lembrando de coisas muito agradáveis... Você pode associar essas induções acima em uma única indução, ou pode juntar duas delas, como quiser! Indicação: para todo o tipo de paciente, inclusive o resistente! Todo mundo respira! É bom para aliviar o stress, asma, pânico, fobias e para oxigenar as células! - Metáfora: ilha dos sinos, quadro da paz, borboleta, depois da tempestade vem a calmaria.

Freeze-frame (Congelando o Stress - baseada no Livro A Solução HeartMath de Doc Childre)

Para pessoas que estão muito estressadas; - imagine sua respiração sendo feita um pouco mais lenta e profunda...pode contar de 1 a 5 para inspirar e de 1 a 5 para expirar...deixe você sentir essa sensação gostosa de respirar pela região do coração, abrindo e expandido esse lugar que fica no meio do peito, um pouco mais a esquerda...respirando pela região do coração! Sentindo essa região um pouco mais quentinha recebendo o ar pela região do coração... apenas sinta as batidas do seu coração...e aperte o botão de pausa de todos os seus problemas nesse momento agora... - enquanto você respira pela região do seu coração nesse ritmo mais lento e profundo, o mesmo está avisando ao cérebro por um feixe de nervos importante, que agora, nesse momento está tudo bem... tudo bem...limpando e suavizando toda dor, todo sofrimento que existe aí dentro... - quando respiramos assim... nosso coração avisa nosso cérebro que está tudo bem e nos traz gostosas lembranças de bons momentos que já vivemos.... - pense em alguma coisa boa que você já viveu em sua infância... quem sabe do bolo da vovó...do quintal da vovó...das brincadeiras de garoto...dos picolés no verão...do seu uniforme de escola, da sua merendeira...e muito mais...ou quem sabe você se lembre de outro momento muito bom de sua vida agora! - Pare por um instante e reveja esta cena em câmara lenta...em todos os detalhes revivendo cada pedacinho dessa cena com um gostinho de quero mais...se deixe ficar aí por alguns instantes e sinta seu corpo se recuperando...isso mesmo! - Perceba que reviver coisas boas trazem paz ao nosso corpo, nós produzimos um neuro-hormônio chamado beta endorfina nessa hora, que traz bem estar e é o antídoto do noradrenalina e do cortisol que destroem nossas células, nosso cérebro, nossa vida, nosso humor! - Sinta como é gostoso reviver bons momentos! Se deixe ver e rever algumas cenas deliciosas de sua vida e vai devagarinho recuperando seu bem estar! - Cinco minutos de raiva traz mais de 5 horas de destruição ao nosso organismo, a nossa saúde! - Quando você estiver se sentindo bem, pode voltar aqui bem desperto e bem disposto! Lembre-se que você pode fazer isso quando quiser! - Indicação: Mudar o rumo do pensamento, fazer uma pequena ilha de prazer, tirar o stress. Metáfora ...use essa menção dos Caminhos do Coração”: ... Don Juan disse ao discípulo Carlos Castañeda: “Qualquer coisa é um caminho entre vários caminhos. Por isso, deve ter sempre presente que o caminho é só um caminho: se sente que não deve segui-lo, não deve segui-lo, sob nenhuma condição... e não é humilhação nem para você nem para os outros deixá-lo, se é isso o que o seu coração diz... olhe cada caminho de perto e com uma finalidade. Experimente-o tantas vezes quantas achar necessário. Então faça a si mesmo e só a você, uma pergunta... este caminho tem coração? Se tem o caminho é bom; se não, não serve para nada...”

Escudo de Luz Protetora

Respiração tranquila, ar azul, ou o que desejar de respiração; - imagine uma luz curativa, dourada, límpida, cristalina, milagrosa envolvendo você desde a sua cabeça até os seus pés; - limpando todo seu corpo...imagine essa luz curativa dourada ( ou outra cor conforme a necessidade do cliente) se espalhando pelo topo de sua cabeça e limpando cada pensamento seu, cada célula do seu cérebro, tirando todas as idéias negativas de sua cabeça, limpando tudo lá dentro...trazendo muita luz, muita paz, muita harmonia! - Imagine essa luz limpando as raivas presas no seu pescoço, limpando todas as suas células deixando você

Workshop de Intervenções Terapêutcas - Hipnose, PNL e Técnicas Psicossensoriais

www.miltonalencaronline.com.br www.mudevidas.com.br Página 42 com os ombros relaxados e soltos... essa luz também vai limpando seu peito das mágoas, das angústias e vai limpando suas células ativando o amor e a proteção no seu coração! - Sinta que essa luz se espalha também por todo seu corpo limpando o estomago do medo, da dor, limpando as células de todo corpo, de todos os músculos, de todos os ossos, de todos os tecidos, de todos os órgãos, deixando você todo limpo até os seus pés... - Sinta que se forma um escudo de luz de limpeza protetora em volta de todo seu corpo, como uma barreira de luz, onde nada de ruim ou negativo pode entrar... - Sempre que precisar você mesmo pode imaginar essa luz curativa limpando seu corpo da dor, do sofrimento mental, das células doentes, dos pensamentos negativos, seja lá o que for...você pode usar dessa luz para se limpar sempre! - Indicação: dor, câncer, doenças psicossomáticas, TOC, paranóia, etc. - Metáfora: Estrelas do Céu

Flutuando nas Nuvens: - respiração azul; - imagine uma nuvenzinha lá do céu de um dia de verão, bem fofinha, como se fosse um imenso sofá branco e você lá deitado confortavelmente flutuando no céu, respirando da brisa do céu, de um ar gostos, fresquinho, longe de tudo, de todos, de todos os pesos, soltando seu corpo e sua mente... se deixe flutuar e se soltar totalmente...e apenas deslize sobre o céu de confortável e protegida...desfrutando e aprendendo a se recuperar...dando uma pausa de tudo... apenas se soltando... flutuando no bem estar... - de lá você pode ir para um lugar seguro... e... - Indicação: aprofundamento do transe, aumentar o relaxamento e a dissociação do paciente. Ótima para crianças. - Metáfora: Ilha dos Sinos e águia.

Workshop de Intervenções Terapêutcas - Hipnose, PNL e Técnicas Psicossensoriais

www.miltonalencaronline.com.br www.mudevidas.com.br Página 43 Silêncio

Indicação: Cabeça cheia/ pessoas que pensam demais/ dificuldade de dormir

Fique a vontade...sinta sua respiração; - Apenas observe seus pensamentos... - Eles gritam com uma voz alta e são tantos ao mesmo tempo! Você nem consegue ouvir a tantos patrões! São vozes tiranas... Exigentes... - Pare por um momento! Respire! Não julgue seus pensamentos... - São só pensamentos! Imagine-os como folhas secas caindo no rio e indo embora... Deixe-os ir... - Apenas observe os pensamentos... - Observe o que você pensa, apenas observe como folhas secas que caem e vão embora... - NÃO JULGUE! DEIXE-OS iR! VAI ESVAZIANDO A MORADIA DOS DEUSES! - Aos poucos você fica de verdade em silêncio... Aí você observa uma voz suave... A voz sabedoria lhe dando um bom conselho. - Conte uma metáfora (quadro da paz/ vaso de pedras/ xícara cheia d’agua). - Metáfora: Ilha dos Sinos, Dois Anjos Caipiras e A Mulher e os Pássaros

Fechando a caixinha das emoções

Indicação: Fechar um exercício de ab-reação

Imagine que você tem uma caixinha para guardar lembranças, coisas antigas, com vários compartimentos etiquetados. - Coloque dentro de uma gaveta da caixinha essa emoção/ evento... Feche a caixinha respirando profundamente... Guarde lá no fundo da mente como ALGO QUE JÁ PASSOU! - Deixe lá guardado no fundo da mente protegidamente. Metáfora: A ostra e a Pérola Poema entrei numa rua: Poema “Autobiografia em Cinco Capítulos” Citado no livro Tibetano do Viver e do Morrer De Sogyal Rinpoche “1) Ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio. Estou perdido... Sem esperança. Não é culpa minha. Leva uma eternidade para encontrar a saída. 2) Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada, Mas finjo não vê-lo. Caio nele de novo. Não posso acreditar que estou no mesmo lugar. Mas não é culpa minha. Ainda assim leva um tempão para sair. 3)Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Vejo que ele ali está. Ainda assim caio... É um hábito. Meus olhos se abrem. Sei onde estou. É minha culpa. Saio imediatamente. 4)Ando pela mesma rua. Há um buraco fundo na calçada. Dou a volta. 5)Ando por outra rua.”

Símbolos (Teresa Robles)

1- Pense no seu problema como se ele fosse um símbolo. Qual seria? Descreva os detalhes. Símbolo A 2- Pense num símbolo, o primeiro que vier à sua mente, que seja a CAUSA DO PROBLEMA – Qual seria?

Dê detalhes. Símbolo B

3- Agora, pare um instante, pense em algo que você conseguiu realizar e foi um sucesso... (ex: andar de bicicleta, formar).

4- Imagine isso como um símbolo... Esse símbolo em detalhes se expandindo em luz/ energia, ele vai modificar o símbolo B. Veja como ele vai ficando, desmanchando...

5- Agora veja o que aconteceu com o símbolo A. Normalmente ele desaparece ou modifica. 6- Sugestão pós-hipnótica: Agora quando o problema aparecer pense no símbolo bom... Muro (Teresa Robles)

Indicação: Paranóia, doenças psicossomáticas, criar barreiras - Todos tem uma pele – cerca viva que nos protege dos ventos, frio, calor - Imagine que você é uma casa e tem uma cerca/ muro como ela é? Baixa, alta? De tijolos, cerca viva? Imagine com detalhes... - Tem algum buraco na cerca? - É fechada demais? - Agora, respire e se dê um tempo... Você pode modificar sua cerca com a respiração... - Respirando e fazendo os arranjos. Metáfora: A mulher do poço Técnica das Feridas (Dra. Teresa Robles) Indicação: Para todo o tipo de sofrimento - Imagine que seu problema é um sofrimento - Sofrimento é como uma ferida? - Como é sua ferida? Grande, pequena, sangrando, profunda? - Todos temos feridas... Mas toda feria cicatriza se a deixarmos cicatrizar... - Sinta sua respiração levando uma cor de cura...limpando a ferida. Analogia: Sentar num banco com prego e se machucar outra vez. - Você pode saber o que vem machucando e encontrar uma saída para não se ferir outra vez. Metáfora: Ostra e a Pérola.

Fumar Oxigênio ( equipe de Dra. Teresa Robles) - Sinta o ar entrando como se você estivesse fumando, tragando o oxigênio... A sensação de se encher de algo bom... Abrindo o peito... Renovando o ar... O fôlego

Workshop de Intervenções Terapêutcas - Hipnose, PNL e Técnicas Psicossensoriais

www.miltonalencaronline.com.br www.mudevidas.com.br Página 44 e solte o gás carbônico na expiração... Digerindo emoções contidas/ ruins guardadas dentro de você... - É como tragar um cigarro do bem! - Sinta novamente fumando o oxigênio! Sinta a tragada do ar renovador, solte o ar como se solta a baforada do cigarro! Repita tantas vezes quanto desejar! Renovando saudavelmente seu bem estar! Analogia: Chaminé e a fuligem Metáfora: Estrela do Mar

Técnica do Segredo (Baseada no Livro “A Lei da Atração) Indicação: para mostrar a uma pessoa o quanto o pensamento positivo pode modificar sua vida, para uma nova visão de futuro, para aplicar técnicas de Psicologia Positiva) - Todo pensamento atrai um semelhante - Somos o que pensamos - Portanto pense e deseje para você algo bom 31 - Imagine agora algo que você deseja, mas ACREDITE COMO REALIDADE! ESTÁ VINDO PARA VOCÊ! - Monte a cena sinta-se lá - Agarre cordas douradas até o infinito trazendo o seu desejo... Vá puxando as cordas... sinta-se lá! - Metáforas: amor perfeito, vasos imperfeitos, a mulher e os pássaros, jacinto o gnomo que só chorava.

Regressão pela emoção (Técnica dos 7 Passos de Stephen Gilligan) Você poderá ver detalhadamente esta técnica excelente no livro A Coragem De Amar de S. Gilligan. Indicação: ótima técnica para todos que se emocionam quando falam de seus sintomas! Fazer com todos eles! É indicada como a melhor técnica de regressão, mais simples, mais eficaz e segura. Leva direto ao momento exato do que traumatizou essa pessoa, causando os sintomas que ora aparecem.

1- Fale do problema X ou do sintoma que sente por alguns minutos. Quando a pessoa começar a se emocionar, peça a ela que descreva o que está sentindo fisicamente, todas as sensações físicas. 2- Quando ela se emocionar bem, pergunte quando ela sentiu essa sensação física que ela descreve

agora, pela primeira vez, ou uma das primeiras vezes?

3- Que idade ela tinha e qual foi a cena intoxicante... peça que descreva com todos os detalhes de emoções do momento.

4- Pergunte a ela qual é a idade dela no momento? Promova um diálogo entre a parte adulta dela do momento e sua parte infantil daquela cena traumática. Geralmente é um diálogo difícil, onde a parte adulta, mal consegue ajudar, Consegue sim, sentir o mesmo e um pouco mais. Peça então que falem com os intoxicantes da cena trazida (pais, familiares, algum outro personagem que mal tratou esse paciente naquela época). Mantenha esse diálogo para que apareçam as verdadeiras emoções escondidas.

5- Apadrinhe essa pessoa, ajudando com palavras de carinho, ressignificando que ela “sobreviveu” a tudo que “já passou”, que agora será um novo tempo de mudanças e novas possibilidades.

6- Introduza metáforas, técnicas de limpeza de traumas, técnicas do Bert Hellinger e visualizações de futuro.

7- De sugestões pós-hipnóticas de que quando ela sentir o mesmo agora, ela saberá conduzir bem melhor... Não será mais como uma árvore dura, que quando a tempestade vem, ele se racha com os ventos fortes e cai ao chão... mas sim, como um bambu, quando o vento forte bate, ela se deita ao chão, mas rapidamente retoma seu lugar de volta! Recomendo essa técnica a todos os nossos pacientes que se emocionam, aliada as técnicas psicosensoriais e ao final, fazendo a Coerência Cardíaca.

O Procedimento de Indução Auto-Hipnótica em Cinco Etapas.

São cinco os passos para desenvolver uma poderosa AUTO-HIPNOSE e fazer com que sua mente mais profunda evolua no sentido do que você mais deseja. Os passos são: preparação, relaxamento, aprofundamento, sugestão e finalização.

Preparação

Um plano de prática é de importância vital, de modo que a primeira coisa que você deve fazer é criar um. Se você não tiver um plano, o que você estará dizendo é que irá praticar quando tiver tempo. Isto nunca funciona. Decida em primeiro lugar quando, de uma forma completa e continuada, você irá praticar. O

Workshop de Intervenções Terapêutcas - Hipnose, PNL e Técnicas Psicossensoriais

www.miltonalencaronline.com.br www.mudevidas.com.br Página 45 tempo que você irá reservar, e a frequência da prática proposta devem ser realistas. Lembre-se, você deve querer que o lugar e a hora reservados para sua prática estejam disponíveis, uma vez que você tenha assumido o compromisso com o plano.

É bem possível que você seja uma pessoa excepcional, capaz de fazer muitas coisas que outras pessoas não são capazes de fazer. Pessoas que pesquisam informações sobre AUTO-HIPNOSE e como aprender a praticá-la costumam ser pessoas incomuns. Porém, quanto mais excepcional você for, mais necessidade você tem de um planejamento. Quanto mais produtivo e capaz você for, mais você precisará de um planejamento para se engajar em qualquer nova atividade. Você provavelmente sabe disto. Mas se não sabe, preste atenção: Desenvolva um plano!

Quanto mais específico e realista for o seu plano de prática da AUTO-HIPNOSE, melhores as chances de levá-lo ao sucesso. Se você deixar para praticar quando tiver uma chance, você não continuará por muito tempo.

Planeje a melhor hora para praticar, tendo em mente que você deve fazê-lo hora do dia em que está no seu melhor. Se você deixar para praticar depois de um dia cansativo de trabalho, ao chegar em casa, é bem provável que a única coisa que você irá praticar será dormir. Você também deve deixar para praticar numa hora em que não será interrompido por outras pessoas.

Muitas pessoas se surpreendem em saber que devem permanecer acordadas para praticar a AUTO- HIPNOSE. Se você tem problemas para permanecer acordado quando tenta praticar, não importando a hora do dia, você terá que tomar medidas para evitar o adormecimento.

Um método extremo de evitar o adormecimento é praticar em pé até que você perca o hábito de adormecer. Obviamente esta não é a posição ideal para praticar a AUTO-HIPNOSE, mas nenhuma quantidade de prática irá ajudá-lo se tudo o que você estiver praticando for cair no sono.

À medida que sua prática for avançando, você poderá usar de sugestões para evitar o adormecimento durante suas sessões de AUTO-HIPNOSE.

Relaxamento

O segundo passo após a preparação inicial é tornar-se relaxado. Você tem que relaxar a mente e o senso de julgamento, deixar os músculos do corpo relaxados e livres de tensões.

Relaxamento realmente profundo é uma habilidade que muitas pessoas perderam ou nunca

No documento Apostila Milton Alencar (páginas 40-50)