• Nenhum resultado encontrado

Instituições – é o conjunto de regras, práticas, valores e relações estabelecidas que influi sobre o comportamento dos atores envolvidos nas negociações e que move as

No documento ANA LÚCIA DE OLIVEIRA MONTEIRO (páginas 78-82)

ATUAÇÃO DOS ATORES NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DA AGENDA E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

6. Instituições – é o conjunto de regras, práticas, valores e relações estabelecidas que influi sobre o comportamento dos atores envolvidos nas negociações e que move as

dinâmicas que vão definir os consensos e os não-consensos.

Em sua teoria Hall (2002) também menciona que quatro fatores devem ser levados em conta na anaálise de políticas públicas dentro do framework dos três “is” que influenciam diretamente a disseminação e os impactos das idéias sobre as políticas públicas. O primeiro está relacionado à orientação do partido do governo; o segundo refere-se à estrutura do Estado e às suas relações com a sociedade; o terceiro fator trata da natureza do discurso político e o último é o impacto dos eventos externos que podem modelar a natureza das negociações durante o processo.

Como visto, é na complementaridade dos modelos de Kingdon e Hall que se buscou compreender as relações que se estabeleceram a partir do início das articulações para a implementação do Trabalho Decente no país, cujo objetivo final é a formulação de uma política nacional de trabalho e emprego em condições mais equitativas e justas.

2.5. Procedimentos metodológicos

Quanto ao método, Richardson et al (1999) consideram a existência de dois métodos principais, quantitativos e qualitativos. O método quantitativo é caracterizado pelo emprego da quantificação, seja nas modalidades de coleta de informações, seja quanto ao tratamento dos dados por meio de técnicas estatísticas, com o objetivo de assegurar a precisão dos resultados, evitando distorções de análise e interpretação. Este método é geralmente usado em estudos que visam descobrir e classificar a relação entre variáveis, bem como naqueles que investigam a causalidade entre fenômenos.

O método qualitativo não utiliza a estatística como base para o processo de análise de um fenômeno, nem tem por objetivo numerar ou medir unidades e categorias em um estudo.

Rudio (1995) afirma que o método é o caminho a ser percorrido e demarcado por fases ou estapas desde o seu início até o fim. É o método que serve de guia para o estudo sistemático e científico, buscando a compreensão e a busca por solução para o problema proposto.

Por sua vez, Minayo (1994) mostrar que a pesquisa qualitativa procura responder a questões particulares se preocupando com um nível de realidade difícil de ser quantificado. Para esta autora, a pesquisa qualitativa transita em um universo amplo de motivos, aspirações, crenças, significados, valores e atitudes que correspondem a um espaço mais profundo que não pode ser reduzido ao estabelecimento e operacionalização de variáveis.

Este enfoque defende a necessidade de compreender as interpretações que os atores sociais possuem do mundo, pois são estes que motivam o comportamento gerador do próprio mundo social. Desse modo, a entrevista qualitativa permite o fornecimento de uma descrição detalhada de um meio social específico, ou de condições do passado, que permitem a construção de um referencial para pesquisas e análise de dados, além de

desempenhar um papel vital na combinação com outros métodos de pesquisa (GASKELL, 2002).

Com a definição do referencial teórico de Kingdon e seu modelo de correntes múltiplas complementado pela abordagem de Hall a respeito da importância dos três “is”, para este estudo foi feita a opção de utilizar o método indutivo, tendo em vista que se parte de um caso em particular e a pesquisa foi elaborada por meio dos procedimentos da análise qualitativa, julgada a forma mais adequada para entender a natureza dos fenônemos sob investigação.

Em relação ao tipo de questão investigada, os processos de articulação que fizeram com que o tema do Trabalho Decente entrasse para a agenda pública, foi utilizado o estudo de caso proposto por Yin (2005), já que para este autor a estratégia de estudo de caso vem da necessidade de compreender um fenômeno social complexo, em situações onde o pesquisador tem pouco ou nenhum controle sobre os acontecimentos e quando o foco está em fenômenos contemporaneos no âmbito de um contexto real.

Ainda segundo este autor, a técnica se caracteriza pelo estudo profundo e exaustivo do objeto pesquisado, de modo que permita o seu amplo detalhamento e análise dos processos considerados.

Por todos os motivos expostos, esta pesquisa se delineou como um estudo de caso sob os fundamentos preconizados pela análise qualitativa.

2.5.1. Unidade de análise

Conforme mencionado anteriormente, a pesquisa fundamentou-se no processo de formação de agenda a partir do estudo de caso e como unidade de análise foi escolhida a Agenda Nacional de Trabalho Decente e o Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente do Ministério do Trabalho e Emprego, por conter todos os elementos teóricos e metodológicos dos ciclos de formação de políticas públicas, os fatores fundantes da questão social em sua relação com o capital, o trabalho e o mercado, como instância de formulação e de implementação de políticas de promoção do emprego no Brasil.

Como núcleo de investigação, foi escolhido o processo de articulação da Agenda Nacional de Trabalho Decente e do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente, decorrentes do compromisso assinado entre o Governo brasileiro e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, que tem por objetivo a implementação das

diretrizes do Trabalho Decente no Brasil. O período analisado – 2003-2012 – refere-se ao período de articulação que resultou na realização da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, passo fundamental para a consolidação da Política Nacional de Trabalho e Emprego no Brasil.

O processo investigativo requereu esta delimitação no sentido de pesquisar toda a negociação requerida para que a Agenda e o Plano fossem elaborados e, como um processo relativamente recente, trazer à tona os atores, as idéias, os interesses, as instituições e os conflitos de interesse que porventura estiveram envolvidos nas diversas fases que compõem um processo dessa natureza.

A escolha do tema do trabalho e emprego se justifica pela sua relevância no cenário de consolidação da democracia e da estabilidade política e econômica que o país vem sistematicamente procurando estabelecer, assim como sua crescente participação no panorama internacional.

2.5.2. Coleta de dados

Nesta pesquisa foram utilizados dados primários e secundários. Como fonte primária, foram coletadas informações provenientes da aplicação de entrevista semi- estruturada com atores-chave que atuaram em todo ou em algum momento do processo.

A entrevista foi elaborada de forma a ser capaz de captar as nuances do processo de formulação de políticas, os conflitos de interesse existentes, a geração das alternativas e a conseqüênte escolha das opções apresentadas. Este instrumento também procurou demonstrar a articulação política ocorrida durante o processo e como se deu a resolução de conflitos entre as partes.

Desse modo, foram realizadas entrevistas com atores-chave do processo de formulação da Agenda Nacional de Trabalho Decente e do Plano Nacional de Trabalho Decente, escolhidos de maneira que todos os segmentos envolvidos estivessem representados – Estado, representações de empregadores, representações de trabalhadores, sociedade civil organizada e organismos internacionais, no caso a Organização Internacional do Trabalho, principais atores do processo de negociação e que, em função de sua expertise do assunto ou posição hierárquica, foram fundamentais para o processo.

- Pessoas que participaram da articulação que culminou na assinatura do termo de compromisso entre o Governo brasileiro e a OIT para a criação de uma Agenda de Trabalho Decente no país;

- Representantes de organizações de empregadores, de organizações de trabalhadores e do governo que participaram do processo de elaboração da Agenda Nacional de Trabalho Decente e do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente;

- Representantes de organizações de empregadores, de organizações de trabalhadores, do governo e de organismos internacionais que participaram do Comitê Organizador da I Conferência de Emprego e Trabalho Decente no Brasil.

- Especialistas de outras entidades que direta ou indiretamente participaram dos processos acima descritos.

No sentido de preservar suas identidades e o sigilo das informações coletadas, os informantes estão contemplados na categoria a que pertencem, sem, no entanto vinculá-los a alguma instituições específica.

No documento ANA LÚCIA DE OLIVEIRA MONTEIRO (páginas 78-82)

Outline

Documentos relacionados