• Nenhum resultado encontrado

Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram: Questionário Inicial, fórum, relatório das atividades realizadas, Questionário Final e Grupo Focal.

A escolha do questionário, para coletar dados e conhecer o perfil dos participantes, foi baseada na ideia de que:

A compreensão dos mundos da vida dos entrevistados e de grupos sociais especificados é a condição sine qua non2 da entrevista

qualitativa. Tal compreensão poderá contribuir para um número de diferentes empenhos na pesquisa. Poderá ser um fim em si mesmo o fornecimento de uma “descrição detalhada” de um meio social específico; pode também ser empregada para pesquisas futuras e fornecer dados para testar expectativas e hipóteses desenvolvidas fora de uma perspectiva teórica específica. (BAUER, 2008, P.65)

3.2.1. - Questionário Inicial (Apêndice A)

Com o objetivo de esboçar o perfil dos alunos participantes da pesquisa, foi elaborado um instrumento denominado Questionário Inicial, composto por questões de

múltipla escolha e questões abertas. Isso foi indispensável para a pesquisa, pois trouxe, além de dados pessoais e acadêmicos, significativos para a mesma, informações sobre o que os participantes pensavam acerca do uso da História da Matemática no ensino e o que estudaram sobre o assunto.

Este questionário foi respondido por todos os alunos que se dispuseram a participar da pesquisa e era composto de onze questões de múltipla escolha ou abertas, divididas em 2 partes:

 As oito primeiras questões tiveram o objetivo de esboçar um perfil dos alunos, a fim de conhecer um pouco da realidade de cada um dos participantes.

 As três últimas questões tiveram como objetivo verificar a opinião deles acerca da importância da utilização da História da Matemática em sala de aula e na formação do professor.

3.2.2.-Questionário Final (Apêndice B)

Após a realização das atividades, foi aplicado aos participantes o Questionário Final, com o objetivo de avaliar e verificar se a proposta havia trazido contribuições, de qualquer natureza, aos alunos.

O Questionário Final era composto por dez questões:

 Três de múltipla escolha que abordavam a perspectiva do participante e considerações que julgava importantes;

 Oito abertas, sendo que cinco solicitavam ao participante que comentasse ou justificasse sua escolha.

O Questionário Inicial e o Questionário Final foram enviados aos participantes pela Plataforma Moodle e devolvidos ao pesquisador por e-mail. Os documentos foram impressos para organização, contabilização e análise dos dados obtidos. Para isso, os dados foram compilados numa Tabela, com auxílio do Excel.

3.2.3. Fórum

Em número de sete, o fórum foi utilizado com o objetivo de socializar, esclarecer dúvidas, entendimentos e concepções acerca das atividades realizadas, possibilitando a

comunicação entre pesquisador/orientador/tutores/alunos, essencial para favorecer a aprendizagem na EAD.

Este instrumento permitiu que os alunos participassem das atividades não presenciais em seus tempos disponíveis, inclusive depois da meia noite, pois muitos trabalham em três períodos, a saber, manhã, tarde e noite. O conhecimento desse fato se deu ao traçar o perfil dos alunos pelos dados obtidos do Questionário Inicial.

Somente no fórum do módulo 1, foram postadas perguntas para orientar a discussão dos participantes:

 Quais eram as principais atividades práticas da Matemática para os povos antigos?

 Quais são os aspectos de Geometria abordados nesse vídeo? Comente.

Além das perguntas, pediu-se que: observe e comente os aspectos que considera interessantes na Matemática egípcia.

3.2.4.- Relatório das atividades realizadas

O relatório das atividades foi solicitado para os módulos 1, 2, 3, 6, 10, 11, 12, 13. Deveria conter os procedimentos e a metodologia adotada na realização das atividades de cada grupo de alunos. O objetivo era possibilitar o acompanhamento das atividades pelo orientador, pelo pesquisador e pela tutora. Em alguns módulos, o relatório se referiu à sintetização de discussões acerca de determinados assuntos.

Esses documentos foram essenciais para análise dos dados.

3.2.5. - Grupo focal

Ao término da pesquisa, foi realizado um grupo focal com o objetivo de confirmar ou reforçar ideias e conceitos acerca dos objetivos da mesma bem como complementar e esclarecer as informações obtidas pelos demais instrumentos de coleta de dados, podendo, assim, complementar as informações e realizar a triangulação dos dados.

O grupo focal é um instrumento de coleta de dados qualitativo, em que o número de participantes varia de acordo com o objetivo dos pesquisadores. Porém, é importante que o grupo de participantes seja pequeno, de 6 a 8 ou de 8 a 12 alunos

(LEWIS, 2000; BARENETT, 2002).

De acordo com Barenett (2002), um dos principais objetivos do grupo focal é discutir as crenças e as experiências dos participantes de modo a clarificar e obter informações mais precisas e detalhadas sobre determinados tópicos.

O grupo focal foi realizado em dois Polos de Apoio Presencial localizados em Minas Gerais, P3 e P5, escolhidos pela proximidade com a cidade em que está a universidade. Pensou-se na possibilidade da realização de grupos focais pela internet (webconferência); porém, a universidade na qual estava sendo realizada a pesquisa entrou em greve. Após o término da paralisação, foi possível a realização do Grupo Focal nos Polos P3 e P5. Este foi combinado com os alunos com a antecedência necessária pela Plataforma Moodle. O tutor presencial de cada Polo de Apoio Presencial fez os agendamentos e providenciou os materiais necessários à atividade.

O grupo focal no Polo P3 foi realizado em um sábado, quando os participantes deveriam comparecer para provas, o que fez com que a frequência fosse satisfatória. O grupo focal no Polo P5 foi realizado numa quarta-feira. Nessa data, os participantes deveriam comparecer para apresentação de um seminário; porém, nem todos estavam presentes havendo justificativa de ausência.

Por meio do grupo focal, foi possível realizar levantamentos e conhecer melhor as ideias e concepções dos participantes, bem como confirmar dados anteriormente coletados. Explica Bauer (2008):

a entrevista qualitativa é uma metodologia de coleta de dados amplamente empregada e é essencialmente uma técnica ou método, para estabelecer ou descobrir que existem perspectivas, ou pontos de vistas sobre fatos, além daquelas da pessoa que inicia a entrevista e ainda “a entrevista qualitativa pode desempenhar um papel vital na combinação com outros métodos” ( BAUER, 2008, p.64).

Além disso, a entrevista qualitativa proporciona a descoberta e confirmações de perspectivas, além de dar confiabilidade aos dados na combinação com outros instrumentos de coleta de dados (BAUER, 2006).

O grupo focal foi organizado pelo pesquisador, que esboçou um direcionamento do assunto (tópico-guia), para que se mantivesse nos objetivos propostos. Na elaboração do tópico guia, foram observados diversos aspectos, considerando as orientações citadas por Bauer (2008):

O tópico guia é parte vital do processo de pesquisa e necessita atenção detalhada. Por detrás de uma conversação aparentemente natural e quase casual encontrada na entrevista bem sucedida, está um entrevistador muito bem preparado. Se forem feitas perguntas inadequadas, então não apenas foi desperdiçado o tempo do entrevistado, mas também o do entrevistador. É fundamental colocar tempo e esforço na construção de um tópico guia, e é provável que se tenha de fazer várias tentativas. Em sua essência é planejado para dar conta dos fins e objetivos da pesquisa (BAUER, 2008, p.66).

As questões propostas no grupo focal foram formuladas de forma a permitir que os participantes discorressem e verbalizassem seus pensamentos tendências e reflexões acerca do tema apresentado, caracterizando, assim, conforme Rosa (2006), uma entrevista semiestruturada.

Documentos relacionados