• Nenhum resultado encontrado

LITERATURA INFANTIL

4.5 Instrumentos e Procedimentos

Os instrumentos que foram utilizados para a coleta de dados acerca do objeto de estudo, que ao final submetemos a análise de conteúdo, foram o questionário e as atividades realizadas no grupo focal.

As estratégias metodológicas de pesquisa foram iniciadas logo após o primeiro contato com a escola, considerando-se a viabilidade do estudo e o tempo necessário para o trabalho de pesquisa. Vale a pena ressaltar, que o estudo das representações sociais pode abarcar uma ampla variedade de métodos de pesquisa. Para Almeida (2001), este caráter plurimetodológico que tem marcado as pesquisas em representações sociais é justificado pelas diferentes perspectivas que a teoria abrange, não esquecendo que a escolha por um determinado instrumento é guiado pela natureza do objeto.

4.5.1 Instrumentos elaborados para as professoras

A pesquisa iniciou-se com uma reunião destinada ao grupo de professoras interessadas em participar do processo, comunicando-as sobre o objeto de estudo, algumas considerações sobre o tema, e como e quando aconteceria a nossa participação.

Nesse momento, introduziu-se algumas considerações sobre o Grupo Focal – técnica que foi utilizada com o grupo de professores.

De acordo com Gatti (2005),

“O trabalho com grupos focais permite compreender processos de construção da realidade por determinados grupos sociais, compreender práticas cotidianas, ações e reações a fatos e eventos, comportamentos e atitudes, constituindo-se uma técnica importante para o conhecimento das representações, percepções, crenças, hábitos, valores, restrições, preconceitos, linguagens e simbologias

prevalentes no trato de uma dada questão por pessoas que partilham alguns traços em comuns, relevantes para o estudo do problema visado” (p.11).

A decisão de trabalhar com as professoras por meio da técnica do grupo focal, surgiu do interesse e da necessidade de fazer um trabalho que ao mesmo tempo que captassem as representações, idéias e sentimentos delas sobre o tema morte, trouxesse reflexões e sugestões para serem aplicadas no dia-a-dia. Para Flick (2002), os grupos focais se apresentam como um “método quase naturalista de geração de representações sociais mediante a simulação de discursos” (p.128).

Além do mais, o grupo focal é uma técnica que se produz pela dinâmica interacional de um grupo, fazendo emergir temas que fariam parte de uma simples conversa sobre o assunto no ambiente natural. Nesse sentido, Sá (1998), afirma que o “interesse pelo grupo focal no campo das representações sociais reside no fato de que ele de certo modo simula as conversações espontâneas pelas quais as representações são veiculadas na vida cotidiana” (p.93).

Foram adotados os seguintes procedimentos para o cumprimento dos objetivos do grupo focal:

- um planejamento e sistematização cuidadosos com as reuniões;

- a escolha do ambiente, definido pela coordenação da escola, onde as participantes sentissem à vontade para expor suas idéias e reflexões;

- o cuidado do pesquisador em focalizar a atenção do grupo para a atividade determinada, e a partir dela obter os dados desejados;

- o uso do gravador , com a permissão, por escrito, de todas as participantes, com o cuidado de não identificar nenhuma delas;

- uma atenção do pesquisador a todos os gestos, expressões, entonações, sinais não-verbais, hesitações, alterações de ritmo, enfim toda uma comunicação não-verbal

- a garantia do sigilo quanto as informações levantadas pelo grupo;

- por último, o pesquisador, logo ao final de cada etapa, registrou todos os detalhes do encontro, para que pudesse preencher as lacunas existentes, percebidas tanto nos participantes como por parte do pesquisador.

Nesse sentido Jodelet (1998) acrescenta: “Algo pode não ser revelado de forma espontânea simplesmente porque se trata de um conhecimento óbvio para a população estudada, mas não para o pesquisador, que deve portanto perguntar para chegar a descobrí-lo... o não dito constitui um conteúdo principal da representação” (apud SÁ, p.90).

As atividades realizadas no grupo focal foram:

-questionários – modelo utilizado no estudo piloto. Realizou-se em grupo, permitindo as participantes liberdade para questionar e discutir as questões, como também uma forma do pesquisador perceber o que está sendo colocado pelas professoras, indo além do escrito (p.118);

- associação livre – consistiu em apresentar uma palavra indutora – morte - às professoras e solicitou-se que produzissem palavras, expressões ou adjetivos que lhe ocorram a partir desse estímulo. Esta técnica permitiu ao pesquisador obter, de forma espontânea, elementos constitutivos do conteúdo representacional (p.127);

- utilização de textos sobre o assunto morte, fazendo uma reflexão e discussão com o grupo (p. 132 e 133);

4.5.2 Instrumento elaborado para os pais

Com os pais, utilizou-se o questionário (p.121) estruturado com perguntas claras, abertas e fechadas, as quais sugeriram uma idéia geral das suas percepções relacionadas com o objeto de estudo. Para Gil (1999), o questionário é uma técnica de investigação que tem a finalidade de conhecer opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc. O autor aponta duas vantagens no uso do questionário que, julga-se, facilitou a participação dos pais, são elas: garantem o anonimato das respostas e permite que as pessoas o respondam no momento que julgarem mais conveniente.

É importante ressaltar que os pais, das crianças que gostaríamos que tivessem participado da pesquisa, receberam um pedido de consentimento (p.126) para às crianças participarem da pesquisa, comunicando a proposta de trabalho, mas infelizmente não foi possível , devido a não autorização de 3 pais, de ambas escolas. A escola particular, a

qual, desde o início, mostrou grande interesse no trabalho com às crianças, chegou a enviar aos pais um dos textos trabalhados com as professoras, com a intenção de motivá- los, mas mesmo assim existiu a resistência de alguns, ficando inviável essa participação.

Terminado o trabalho de pesquisa na escola, agradeceu-se a todas as professoras como também a outros profissionais envolvidos, deixando claro que, após a análise dos conteúdos e concluída a dissertação, o pesquisador se comprometeu a apresentar o trabalho final, da maneira que a escola achar mais conveniente. Na escola particular como houve mais tempo e envolvimento das professoras foi possível fazer um fechamento simbólico, uma reflexão, por meio da música Epitáfio, composição de Sérgio Brito, cantada pelos Titãs.