• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE I O crucifixo que jorrou sangue

CAPÍTULO 2 O SURGIMENTO DA RCC EM SAPUCAIA

2.4 As origens da segunda modalidade

2.4.2 José Augusto

José Augusto é casado e pai de duas filhas. A mais nova está casada e a mais velha, separou-se. Nasceu em 1958 em Sapucaia e cursou o segundo grau completo. Ele e a esposa, de forma semelhante a Mateus Alcântara, Cláudio e suas esposas, exerciam regularmente atividades na Igreja Católica, especificamente, nos Encontros de Casais com Cristo (ECC) e no Movimento Mariano. Apesar disso, José enfatiza que estava distante de Deus. Em suas palavras, “mesmo sendo um católico praticante, mariano e do ECC, eu não conhecia realmente o Senhor e sentia que faltava algo”73.

Quando acabava os encontros do ECC, e eu era inclusive um dos palestrantes, a gente ia beber, fumar... Tinha até pessoas que adulteravam e se prostituíam. Era tudo uma fachada. Claro que tinha muita gente bem intencionada, gente boa, mas tinha algo que faltava que as pessoa num sabia. No dia em que eu me converti, no dia em que aceitei Jesus realmente na minha vida, eu fui preenchido. O que tava faltando no meu coração foi preenchido. E quando eu fui Batizado no Espírito Santo numa experiência de oração da renovação carismática com o Pregador Adão Capeloti, então, aí é que tudo mudou mesmo. Foi o melhor dia da minha vida. Foi a segunda experiência de oração em Sapucaia, em 1988.

Logo após a participação no encontro da Experiência de Oração com Mateus Alcântara, José Augusto fora chamado a auxiliar em um grupo de oração. Como já

era conhecido como palestrante do ECC, passou a “pregar a palavra” nesse grupo de oração carismático também.

A maior parte de sua vida trabalhou como vendedor em uma grande loja de tintas na cidade. Por problemas de gestão a loja veio a falir, deixando-o desempregado. Em tempos de muito desemprego no país, década de 90, enquanto aguardava ser chamado como vendedor em alguma outra loja passou mais de dois anos vendendo pães feitos em sua própria casa pela esposa, nas ruas da cidade e com seu automóvel. Conseguiu um emprego de vendedor de fundo mutuo, mas ficou pouco tempo por achar que era uma contradição com sua fé e com o que pregava para as pessoas. Sua atividade de pregador da RCC era permanente. Para ele a maior função ou atividade de sua vida.

Algumas vezes no ano, a convite de coordenadores ou líderes carismáticos de algumas cidades, saia para pregar retiros de fim de semana. Sempre havia um auxílio ou ajuda de custo dado pelos organizadores do retiro para que ele pagasse as despesas do transporte. Como José Augusto era o coordenador de um dos maiores grupos de oração de Sapucaia, que contava com uma rotatividade de 200 a 900 pessoas por semana, era muito conhecido. Esse contato semanal com muitas pessoas, em que ele ocupava uma posição de destaque como “pregador da palavra”, proporcionou-lhe um capital social suficiente a ponto disto ser uma das maiores razões para conseguir manter sua subsistência com a venda dos pães. Seu papel e visibilidade proporcionaram-lhe também que fosse convidado a trabalhar em um cargo importante dentro da Prefeitura Municipal de Sapucaia. O ocorrido foi por conta da vitória de um candidato para Prefeito que ele ajudara nas eleições. Ocupou primeiramente o cargo de Coordenador de um Projeto Social Municipal que abrigava andarilhos da cidade, passando em seguida para Coordenador da Secretaria do Bem- estar Social. Sairia da Prefeitura 12 anos mais tarde com a derrota do partido do Prefeito, apenas no ano de 2012, dedicando-se depois somente à missão, conforme ele mesmo afirma. José Augusto atribui toda sua história de vida a Deus.

Eu sempre precisei trabalhar pra cuidar da casa desde cedo. Como o Bob (irmão) era o mais novo e nossos pais faleceram cedo, eu era que cuidava dele. Cheguei até a arrumar um emprego pra ele na Loja de Tintas como vendedor. [...] Mas teve um período muito difícil na minha vida. Foi justamente numa época em que nós tava a todo vapor em Sapucaia. Nós tava vivendo um avivamento espiritual muito grande e eu fiquei desempregado. Nossa! Que prova! Meu Deus, irmão. Que

prova! Cheguei a vender cova, acredita? Mas, o Senhor interferiu. Eu não tô falando mal de quem faz isso, mas eu era pregador da vida e tava vendendo a morte! [...] Deus permitiu que eu passasse por isso pra me provar pra depois eu ser aprovado. Assim é na vida do servo de Deus. Tanto é verdade que depois o Senhor me exaltou. Me deu um emprego maravilhoso, porque eu podia sair pra pregar. Foi ai que eu comecei a fazer missão. Só ai eu pude entender que tudo era um preparo de Deus para mim fazer aquilo que eu mais sonhava que era ser missionário.

No ano de 2013, José Augusto não teve mais que quatro fins de semana em Sapucaia, estando o restante fazendo as missões. Em 2014, serão apenas três fins de semana. Assim tem sido sua vida nos últimos anos. Já percorrera 10 estados74 do Brasil e o Distrito Federal, sendo 50 cidades75 no estado de São Paulo e 56 nos outros estados76 brasileiros, totalizando 116 municípios. Ele ressalta que existiram anos que não houve sequer um fim de semana a permanecer em sua casa. A razão para a diminuição das missões é “por ter sido cortado” pelo clero ou pela RCC em alguns lugares, por discordarem do estilo de pregação que ele executa.

José Augusto diz estar comprometido com a palavra de Deus e por isso, nos retiros que prega, procura deixar evidente o que pensa sobre modalidades carismáticas que desvirtuam o sentido da RCC. Quando solicitado para comentar sobre a Renovação Carismática da modalidade oficial, comenta o estado atual e finaliza citando sobre seu grupo de oração que ainda tenta, segundo ele, conservar a essência:

[A RCC] Perdeu a identidade que é o Batismo no Espírito Santo. Porque a renovação começou a colocar normas e a barrar a ação do Espírito Santo. [...] Eles (a coordenação nacional) estão obrigando os líderes a participar de uma formação sem propósito e resultado nenhum. [...] Muitas formações sem unção e pregações formais sem

74 São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Brasília (DF).

75 Santa Bárbara do Oeste, Campinas, Osasco, Jandira, Carapicuíba, Barueri, Campo Limpo, Guarulhos, Itu, Jacareí, Jarinu, Salto Grande, Primavera, Guariba, Zacarias, José Bonif´caio, Lins, Marília, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Bastos, Vera Cryz, Garça, Salmorão, Parapuã, Osvaldo Cruz, Pompéia, Oriente, Paraju, Piraju, Ocauçu, Ribeirão do Sul, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, São Pedro do Turvo, Comélia, Espírito Santo do Turvo, Pedrinhas, Cruzália, Assis, Cândido Mota, Cafelândia, Jaú, Pederneiras, Piratininga, Gália, Paraguaçu Paulista, Macatuba, Óleo e Sorocaba. 76 Belo Horizonte, Dourados, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Jacarezinho, Ituiutaba, Rio Pardo de Minas, Contagem, Irundiaran, Guanabi, Brejo Santo, Chapadão do Sul, Sete Quedas, Pontaporã, Dois Irmãos do Buriti, Deodápolis, Rio Brilhante, Sapezall, Alto do Paraguai, Várzea Grande, Nova Chavantina, Água Boa, Anápolis, Turvania, Ipora, Indiara, Cezarina, Aparecida de Goiânia, Porangatu, Toledo, Assis de Chatobrian, Campo Largo, São José dos Pinhais, Quitadinha, Panema, Ponta Grossa, Figueira, Assai, Londrina, Telêmaco Borba, Ibaiti, Cornélio Procópio, Bela Vista do Paraíso, Sertaneja, Vista Alegre, Urai, Ortigueira, Andirá, Ivinhema, Novo Mundo e outras.

a graça. [...] E o povo também enjoou da mesmice dos grupos. [...] Mas, em alguns grupos houve uma tentativa de conservar a essência como o Batismo, o fervor e a oração no monte, como é o caso do nosso Grupo (Imagem Celestial da Paróquia Cristo Redentor)77.

De qualquer maneira, dedicando-se desde 2013 apenas às missões, José Augusto tem se sustentado. Todas as vezes que sai para fazer missões, através dos encontros ou retiros carismáticos, leva consigo uma pequena “livraria” – nome utilizado por ele. A livraria é composta por uma diversidade de artigos religiosos comprados em São Paulo a preços de atacado e vendidos com uma margem de lucro conforme lhe convém. Os artigos vão desde crucifixos, terços, imagens, brincos, anéis, braceletes, cordões e afins com motivações religiosas, a CDs com mensagens e pregações dele e de seu irmão Bob. Ele afirma: “não dá pra ficar rico, mas dá pra pagar as conta”.