• Nenhum resultado encontrado

5. ANALISANDO AS INFLUENCIADORAS E SEUS CONTEÚDOS

5.2. Josy Queiroz, do Conexão Feminina (GOL)

Figura 11. Captura de tela do canal da Conexão Feminina, da Josy Queiroz no YouTube

Fonte: YouTube <https://youtube.com/conexaofeminina>. Acesso em: 27 de setembro de 2020.

O canal da Josy Queiroz no Youtube traz o nome de Conexão Feminina, e atualmente já concentra mais de 45 mil inscritos e 2.2 milhões de visualizações distribuídas em 171 vídeos. Seu objetivo principal é compartilhar suas experiências pessoais através dos vídeos, estabelecendo uma relação amigável e acolhedora com o público feminino. A aviação e a vida de comissário é o carro-chefe dos temas abordados por ela, além de ser o tema de maior interesse na busca pelo seu público, mas ela sempre equilibra muito bem os assuntos que envolve sua vida, trazendo conteúdos sobre casamento, dicas, receitas, maquiagens e vlogs de suas viagens a trabalho. A Josy atualmente é comissária de bordo da Gol Linhas Aéreas, e já possui

um histórico de anos sendo colaboradora desta companhia aérea, incluindo até mesmo um período de demissão devido à crise e anos mais tarde de recontratação.

5. 2. 1. Vídeo 02: O QUE É PRECISO PARA SER UMA AEROMOÇA OU COMISSÁRIA DE BORDO?

Dando seguimento aos resultados da busca “como ser uma comissária de bordo”, um dos vídeos que figura o todo das buscas no YouTube é o intitulado O QUE É PRECISO PARA SER UMA AEROMOÇA OU COMISSÁRIA DE BORDO?, do canal Conexão Feminina. Apresentado por Josy Queiroz, o vídeo é o primeiro de uma série de vídeos tutoriais que explicam os passos necessários para seguir carreira como comissário de bordo. Publicado em 13 de maio de 2015, a produção já conta com mais de 130 mil acessos, 9,8 mil curtidas e 965 comentários. Assim como o vídeo da Ana Marcondes, ele também traz esse formato de conversa intimista, explorando poucas edições gráficas.

Figura 12. Vídeo “O que é preciso para ser uma Comissária” nos resultados de busca do Youtube.

Fonte: YouTube <https://youtu.be/eNVzxcopAs8>. Acesso em: 17 de outubro de 2020. Este material se trata das experiências pessoais da Josy Queiroz e sua trajetória ao se tornar uma comissária de voo. Logo no começo do vídeo ela relembra o momento em que a profissão se tornou uma possibilidade para ela, ao contar que presenciou um anúncio na traseira de um ônibus com o enunciado “curso para formação de comissários de bordo.”, e desde então passou a buscar pelo tema e hoje possui uma carreira solidificada e ativa na empresa Gol Linhas Aéreas. Antes de entrar nos detalhes dos passos a serem dados, ela traz uma definição pessoal muito esclarecedora sobre a profissão, que segundo ela o comissário de bordo é “um

profissional habilitado (pelo órgão responsável ANAC) para atuar a bordo de uma aeronave e executar sua principal função, que é zelar pelo conforto e segurança do passageiro.” (QUEIROZ, 2015).

A pauta do vídeo é bem introdutória e o seu discurso carrega informações que antecedem o vídeo de como ser uma comissária de bordo da Ana Marcondes. Josy explica procedimentos e características da formação na profissão que antecedem até mesmo o próprio curso de formação, sendo eles itens obrigatórios: ter no mínimo 18 anos de idade, segundo grau completo (ensino médio), Certificado Médico Aeronáutico (CMA) e por fim, a formação em uma escola de aviação civil. Ou seja, enquanto o vídeo de Ana Marcondes traz características mais relacionadas ao processo seletivo da profissão (por parte da empresa em si), a Josy Queiroz destaca no mesmo tema o processo antes da chegada na seleção, o que ainda assim mantém ambas as abordagens conectadas pois uma implica no seguimento da outra.

O público citado por Josy em suas falas durante o vídeo é para as pessoas menores de idade que sentem que esta é a profissão que querem seguir no futuro, onde é possível encontrar falas como “siga seus sonhos”, seguido de estímulos para que os jovens se preparem e aprimorem seu inglês enquanto não atingem a idade exigida. Em nenhum momento do vídeo a influenciadora cita a empresa em que trabalha, justamente pelo conteúdo do vídeo não se tratar diretamente de etapas relacionadas ao processo seletivo em si. A partir deste cenário, podemos usar o vídeo como ponto de partida para outras conexões com o público, como é o caso do seu blog, que carrega o mesmo nome do canal “Conexão Feminina”, e suas redes sociais, como é o caso do Instagram, onde a influenciadora movimenta o conteúdo com maior frequência e facilidade.

A ausência dos seis atributos da marca Gol Linhas Aéreas foi sentida no vídeo introdutório da Josy, mas brilhou de forma quase completa em sua página no Instagram, onde concentra atualmente quase 20 mil seguidores. Das publicações de sua rotina de trabalho até a divulgação de campanhas específicas, a influência e colaboradora da GOL se mostrou alinhada com as ações da marca.

Figura 13. A Fisicalidade da GOL no Instagram Conexão Feminina.

Fonte: Instagram <https://www.instagram.com/conexao.feminina/>. Acesso em: 17 de outubro de 2020.

Na imagem acima vemos uma publicação da Conexão Feminina sobre a mudança de identidade visual da empresa, acompanhada de uma legenda inspiradora e que demonstra entusiasmo e aprovação ao ato de renovar, marcando a presença da Fisicalidade como atributo centrado no ser humano. Podemos entender este atributo como uma espécie de “capa do livro”. Ele está presente na identificação visual e no uso de recursos que colocam a marca em um espaço familiar na mente do consumidor. Uma empresa que se apresenta bem, tende a informar que seu conteúdo é relevante, e ter colaboradores digitais que acompanham essas empreitadas, bem como suas mudanças é significativo, potencializando a divulgação e solidificação de imagem no mercado.

Figura 14. A Intelectualidade da GOL no Instagram Conexão Feminina.

Fonte: Instagram <https://www.instagram.com/conexao.feminina/>. Acesso em: 17 de outubro de 2020.

Outro atributo encontrado nas publicações da Josy, trata-se da

Intelectualidade, marcando sua primeira aparição nesta análise. O registro traz a

imagem de um equipamento tecnológico, que pode ser identificado através das hashtags como um simulador de voo. Um dos principais lemas que a GOL carrega é o “Linhas Aéreas Inteligentes”, onde a marca se posiciona desde seu surgimento como a frente das outras no quesito de pensar na modernidade e nas relações humanas através da tecnologia, proporcionando capacitações atualizadas e promovendo serviços à frente de seu tempo. O colaborador, ao compartilhar um momento de treinamento com a presença de um elemento tecnológico, reafirma o compromisso da marca em ser moderna até mesmo em seus processos mais internos.

Figura 15. A Moralidade da GOL no Instagram Conexão Feminina.

Fonte: Instagram <https://www.instagram.com/conexao.feminina/>. Acesso em: 17 de outubro de 2020.

A Gol Linhas Aéreas se mostra ativa na promoção de causas sociais, e como exemplo temos o Outubro Rosa, que estimula mulheres a cuidarem da própria saúde. Além das ações promovidas nas redes sociais, algumas aeronaves da companhia aérea trazem em seu interior iluminação LED na cor rosa, reforçando a tematização da causa. Este tipo de adaptação visual é característica do atributo da Fisicalidade. O destaque fica para a promoção de temas sociais e éticos, que potencializam a presença da marca em outros segmentos da vida do consumidor, ou seja, é a vez de entendermos que a empresa ao se posicionar como moralmente legal, expõe a

Moralidade. Este atributo centrado no ser humano se comporta muita das vezes de

forma sútil, sem grandes promoções, mas ao ser exposto por um colaborador, reforça esse aspecto ético e moral como um valor da marca.

Figura 16. Outra presença da Moralidade da GOL no Instagram Conexão Feminina.

Fonte: Instagram <https://www.instagram.com/conexao.feminina/>. Acesso em: 17 de outubro de 2020.

A Sociabilidade é um dos atributos centrados no ser humano que até então não surgiu nesta análise. Porém uma das publicações da Josy no Instagram pode ser usada como exemplo de um caminho a ser seguido até o encontro desde atributo. O conteúdo em questão é a divulgação da campanha #EsqueciNaGol, que estimula que os passageiros “esqueçam” brinquedos e/ou materiais escolares nas poltronas dos aviões, convertendo-os em doações para o Instituto GOL, entidade que oferece capacitação no setor de aviação para jovens.

Figura 17. Hotsite da campanha #EsqueciNaGol

Fonte: Site da GOL <https://origem.voegol.com.br/pt/a-gol/esqueci-na-gol>. Acesso em: 17 de outubro de 2020.

Figura 18. Passageiros participando da campanha #EsqueciNaGol

Fonte: Instagram <https://www.instagram.com/explore/tags/esquecinagol/>. Acesso em: 17 de outubro de 2020.

A própria campanha usa em seu título uma hashtag (#), conectando essa ação presencial à sua divulgação na internet, estimulando em suas chamadas que seus passageiros divulguem a boa ação, fazendo com que outras pessoas conheçam essa

ação social de marketing. A Sociabilidade se mostra presente ao promover o engajamento de seus clientes, respondendo seus feedbacks e interações com a ação. Neste cenário compreendemos que a influenciadora digital funciona com um poderoso meio de divulgação da empresa, onde ao compartilhar uma campanha de teor interativo social, flerta até mesmo com o caráter positivo moral do atributo Moralidade.