• Nenhum resultado encontrado

Lei tura tura no no Display

No documento Como Usar o Multimetro Multimetros (páginas 73-78)

Display

Precisão da

Precisão da

medida %

medida %

(aprox.)

(aprox.)

Leituras na

Leituras na

escala dentro

escala dentro

de

de

4 40000 00000011 2255%% 00,,8 8 a a 11,,66VV 4 400 000011,,22 33%% 11,,116 6 a a 11,,2233VV 4 4 00,,001122 00,,7755%% 11,,11997 7 a a 11,,220033VV 14.

14. LIÇÃO APRENDIDA: Sempre selecione a menor escala do DMM que proporcioneLIÇÃO APRENDIDA: Sempre selecione a menor escala do DMM que proporcione uma leitura de precisão, antes que ocorra o over range do display.

uma leitura de precisão, antes que ocorra o over range do display. ►

► Sensibilidade: Sensibilidade: Quando nós medimos voltagem, a impedância de entrada do multímetro deveQuando nós medimos voltagem, a impedância de entrada do multímetro deve ser a maior possível, quando comparada com a impedância do circuito que está sendo medido. ser a maior possível, quando comparada com a impedância do circuito que está sendo medido. Quando isto não acontece os parâmetros do circuito podem mudar e fornecer leituras imprecisas de Quando isto não acontece os parâmetros do circuito podem mudar e fornecer leituras imprecisas de voltagem no DMM.

voltagem no DMM.

A sensibilidade ou impedância de entrada do DMM em questão é: A sensibilidade ou impedância de entrada do DMM em questão é: a.

a. Medidas de tensão CCMedidas de tensão CC  em torno de 10MΩ/V para as faixas de tensão de 400mV e de  em torno de 10MΩ/V para as faixas de tensão de 400mV e de 40MΩ nas outras faixas.

40MΩ nas outras faixas.  b.

 b. Medidas de tensão CA em torno de 10MΩ/V para as todas faixas de tensão.Medidas de tensão CA em torno de 10MΩ/V para as todas faixas de tensão. É muito importante não confundir sensibilidade com

É muito importante não confundir sensibilidade com resoluçãoresolução de um medidor. Resolução é a de um medidor. Resolução é a menor parte da escala que pode ser exibida e depende da escala usada.

menor parte da escala que pode ser exibida e depende da escala usada. ►

► Grau de poluição: Grau de poluição: O grau de poluição (quando indicado), refere-se ao ambiente em que o O grau de poluição (quando indicado), refere-se ao ambiente em que o DMM pode trabalhar. Refere-se a poluição seca e condensação que existem em um ambiente onde o DMM pode trabalhar. Refere-se a poluição seca e condensação que existem em um ambiente onde o DMM vai ser usado. Grau de poluição 2 indica que o equipamento pode trabalhar em laboratórios, DMM vai ser usado. Grau de poluição 2 indica que o equipamento pode trabalhar em laboratórios, unidades de teste, escritórios e salas limpas.

unidades de teste, escritórios e salas limpas. ►

► CAT II: CAT II: A classiA classificação de Categficação de Categoria é oria é usa para classusa para classificar um ificar um instruinstrummentento de mo de medida emedida em relação a sua habilidade em resistir a um pico de voltagem aplicado através de um resistor. Quanto relação a sua habilidade em resistir a um pico de voltagem aplicado através de um resistor. Quanto mais altas a categoria (CAT III e CAT IV), menor o risco de que picos de ata tensão possam causar  mais altas a categoria (CAT III e CAT IV), menor o risco de que picos de ata tensão possam causar  danos ao equipamento e ao operador.

danos ao equipamento e ao operador. CAT II

CAT II refere-se especificamente as tensões das redes de distribuição de energia elétrica que refere-se especificamente as tensões das redes de distribuição de energia elétrica que  podem ser de 127 e

 podem ser de 127 e 220V220VCA. É uCA. É usada parsada para equipama equipamententos doméstos domésticos, icos, ferramferramententas elas elétricas pétricas portáteisortáteis e similares.

e similares. ►

► RMRMSS: O equivalente do valor médio de uma CA que fornece a mesma potência a uma carga,: O equivalente do valor médio de uma CA que fornece a mesma potência a uma carga, que uma CC, no mesmo circuito é chamada de “valor efetivo”.

que uma CC, no mesmo circuito é chamada de “valor efetivo”. Este Valor efetivo CA é chamado “

 pura (forma de onda senoidal pura) corrente alternada é igual a: Valor RMS = 0,707 x Vmax

A maioria dos multímetros VOM e DMM, na realidade medem os valores RMS de corrente CA e voltagem CA, a não ser que seja informado o contrário. Veja no manual do seu VOM ou DMM. O RMS é o valor efetivo e o Vmax também é chamado de valor de pico da CA. Veja figura 58

 Figure 58 - Formas de onda tensão CA e CC e valores.

► Resolução: O multímetro Minipa que estamos usando para nossos exemplos e medidas, é chamada do “DMM de 3 ¾ dígitos”. Isto significa que o primeiro digito do display pode ser 0, 1, 2 e 3. Por isso o digito 3 é chamado de “3 ¾”. Estes multímetros digitais também são chamados de “DMM de 4000 contagens”. Na realidade o display de 3 ¾ dígitos exibe de 0 a 3999.

Este número de contagens, depende das contagens do conversor A/D (analógico/digital), durante uma conversão completa. Outros fatores também influenciam como precisão dos componentes, estabilidade, nível de ruído, etc.

Por exemplo, a resolução teórica de um DMM com 4000 contagens, com um display de 3 ¾ dígitos é (1/4000) (100%) = 0,025. Entretanto, uma resolução pratica também leva em consideração o número das contagens menos significativas. O mesmo que vimos no caso da precisão.

Quanto maior o número de contagens do conversor A/D, maior a resolução e maior o preço do DMM!

► Auto Power Off: Função do DMM que o desliga automaticamente depois de ± 5 minutos, tocando a buzina por 5 vezes antes de efetuar o desligamento. Depois disto o DMM entra no modo de repouso e para “acordá-lo”, basta pressionar qualquer tecla. Consulte o Manual de Instruções do seu DMM.

► Modo Hold: A função HOLD, na tecla do mesmo nome, permite “segurar” uma leitura no display do DMM. Por exemplo, se você tem uma série de medidas instáveis no LCD e deseja saber  um valor, aperte a tecla HOLD e uma medida estabiliza na tela. Para liberar o Hold, aperte novamente a tecla.

► Modo Relativo – REL: O modo relativo (tecla REL) permite com que você faça medidas com seu DMM, relativa a um certo valor anteriormente armazenado no DMM. Uma voltagem corrente, etc. de referência pode ser armazenada e outras medidas feitas em comparação com este valor armazenado.

O valor mostrado no display LCD vai ser a diferença entre o valor armazenado (referência) e o valor medido posteriormente.

Para usar:

a. Faça a sua medida do modo habitual.

 b. Aperte a tecla REL. “REL” vai aparecer no display

c. O display ira indicar a diferença entre a medida armazenada e a última lida. d. Para sair do REL, aperte esta tecla mais uma vez.

►  Indicação de sobre faixa: quando valor máximo da escala for ultrapassado é feita uma indicação de “sobre faixa” e o display de LCD indica “OL”.

► Indicador de bateria fraca: Quando as pilhas do DMM perdem a carga, é preciso substituí- las por pilhas novas, alcalinas, de boa qualidade. Quando isto ocorre, o display de LCD mostra o símbolo de bateria fraca .

► Barra Gráfica: A barra gráfica do DMM Minipa tem 41 segmentos. É uma barra horizontal, na parte inferior do display e ela indica visualmente uma variação analógica da medida digital que está sendo feita. Esta medida da Barra Gráfica, varia muito mais rápido do que a medida digital que está sendo feita. Em casos onde a grandeza medida varia, a barra gráfica mostra estas variações que as vezes são difíceis para o display digital mostrar. Veja figura 59.

 Figure 59 - Barra Gráfica no display.

MAX/MIN: A função “MAX/MIN”, acionada pela tecla redonda, de cor amarela (lado esquerdo) permite fazer o registro dos valores máximo e mínimo da grandeza que está sendo medida. Para alternar estes valores, é preciso pressionar sequencialmente esta tecla para ler os valores medidos, máximos e mínimos. Para sai do MAX/MIN, mantenha a tecla apertada por mais de 2 segundos.

 Nesta função, o DMM captura e armazena temporariamente os níveis de sinal máximo e mínimo. Esta função permite detectar uma porção de anomalias no sinal que está sendo medido. Flutuações inesperadas do sinal que está sendo medido, é uma das aplicações da função MAX/MIN.

►  Outras especificações: As outras especificações falam por si: temperatura de operação, umidade relativa, alimentação, dimensões e peso. No caso da alimentação do DMM, recorde-se do que foi falado em relação ao custo das baterias de 9V no Brasil. Não use porcarias.

Capítulo 9

Preparando o DMM para medidas de tensão CC/CA, corrente,

No documento Como Usar o Multimetro Multimetros (páginas 73-78)

Documentos relacionados