• Nenhum resultado encontrado

Levantamento das publicações em teses e dissertações que relacionam especificamente

CAPÍTULO I A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

1.4 Levantamento das publicações em teses e dissertações que relacionam especificamente

especificamente a área de formação de professores com a teoria deweyana no período de 2004 a 2014

Note que este estudo focaliza grandes blocos da formação de professores, os quais chamamos de caminho normalista, caminho progressivo e período entre 2004 e 2014 para que pudéssemos ter uma visão geral dos fatos importantes que permearam da área, além do entendimento específico.

Após o exposto, queremos complementar dizendo que todo o levantamento bibliográfico desta pesquisa foi realizado no período de 02/01/2014 a 30/12/2015, incluindo fontes primárias e secundárias. Contudo, salientamos que a revisão bibliográfica realizada em dissertações e teses com o objetivo de depreender a influência de John Dewey especificamente na área formação de professores no período entre 2004 e 2014 foi feita no período de 02 a 31/01/2014, a partir das seguintes expressões: “John Dewey”, “formação de professores” e “papel do professor”.

Nesse período encontramos quarenta dissertações e teses produzidas entre 2004 e 2014 nos programas de pós-graduação em educação nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Destas quarenta, lemos o título, resumo e referências bibliográficas para saber se tratava especificamente do tema abordado neste estudo. Porém, não encontramos especificamente o trio de expressões e relações que procurávamos, denotando que a “relação específica” não tem sido pesquisada nesse âmbito de estudo.

Entretanto, consideramos que todos os trabalhos que utilizam a teoria deweyana, de uma forma ou de outra, contribuem com a formação e a atuação de professores. Por isso, achamos importante fazer menção a alguns deles apenas como sugestão de leitura, sem o objetivo de apresentar uma análise dos mesmos. Esses trabalhos investigaram determinados problemas educacionais à luz da teoria deweyana conforme indicam seus títulos, e, apesar de não se referirem especificamente ao nosso problema, com certeza contribuem grandemente.

São eles: MAURARO, Darcísio Natal. A importância do conceito no pensamento deweyano: relações entre pragmatismo e educação. São Paulo: s.n., 2008. GOSSI, Inez dos Santos. Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos. São Paulo: s.n., 2009. FÁVERRO, Atlair. Redescrições do mundo e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2006. ZATTAR, Simone. Aprender a ser reflexivo :um desafio na formação profissional do professor universitário. Curitiba: s.n., 2007. MARQUETTE, Maria Lourdes Della Coletta. O professor reflexivo e sua prática na atual organização da escola pública. Curitiba: s.n., 2010. SILVA, Rafael Bianchi. Autonomia e formação humana: trajetos educativos. Londrina: s.n., 2008. SANTOS, Silvia Alves dos. Formação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil: as repercussões das políticas educativas pós 1990. Londrina: s.n., 2008. CARVALHO, Viviane Batista. O Pragmatismo de John Dewey e a Educação Infantil Municipal de Londrina: Relações Possíveis? Londrina: s.n., 2011. MASCARO, Silvia Lucia. Experiência e arte-educação: a influência do pensamento de John Dewey na metodologia para o ensino e aprendizagem de artes vizuais. Londrina: 2012. BERTOLONI, Marina Rodrigues. Constituição de uma licenciatura em educação física: a

busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2013. BARALDI, Sandro Adrian. Dewey: a educação como instrumento para a democracia. São Paulo: s.n., 2013. LIMA, Marileide Soares de. A autoridade e suas relações com o processo educacional em John Dewey. Londrina: s.n., 2014. SANTOS, Marcela Calixto dos. A experiência na relação professor-aluno: uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire.

Em síntese, esse levantamento permitiu identificar uma significativa preocupação com a formação de professores por parte daqueles pesquisadores que tomam a teoria deweyana como base para refletir sobre os problemas educacionais. Mesmo que suas dissertações e teses não focalizem especificamente o nosso problema como já falamos, certamente contribuem de alguma forma para a melhoria do seu trabalho como professores e como pesquisadores e também daqueles que têm acesso aos seus registros teóricos. Também ficou evidente por meio da Série Estado do Conhecimento que o método do materialismo histórico dialético predomina atualmente nas pesquisas em educação nas diferentes dimensões: política, social, histórica, filosófica, dentre outras, ao lado de outras perspectivas teóricas como fenomenologia e hermenêutica; estas com menor incidência.

Analisamos também o material intitulado Série Estado do Conhecimento sobre a formação de professores disponível no portal Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Essa pesquisa consistiu no levantamento de uma amostra de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação brasileiros no período de 1997 a 2006. Embora esse material compreenda apenas dois anos do período que este estudo analisa - 2004 a 2014 - ele é relevante porque destaca que nesse período de 1997 a 2006 houve uma mudança paradigmática que sustentou os referenciais teóricos de teses e dissertações.

Brzezinski (2010) argumenta que se trata da pesquisa que o professor empreende sobre sua própria prática, suportada pela teorização relativa ao “professor reflexivo”. A autora do texto acredita que a implantação de programas de formação continuada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394, publicada em 1996, tenha incentivado essa mudança de referencial teórico nas pesquisas. Esses programas de formação estariam inspirados na concepção de professor pesquisador. O resultado foi uma ampliação na concepção de formação de professores para a formação de profissionais da educação.

Essa mudança de perspectiva favoreceu alterações nas práticas pedagógicas que começaram a se centrar em um novo papel docente - professor reflexivo e autônomo. Nesse contexto, o papel do professor ganha expressão e as universidades passam a ser o locus de

formação profissional. Ao mesmo tempo, observamos que a pedagogia técnico-científica torna-se alvo de críticas.

O material revela que as pesquisas são segmentadas a partir das seguintes categorias: concepções docente e formação de professores, políticas e propostas de formação docente, identidade e profissionalização docente, formação inicial, formação continuada, trabalho docente. As três últimas categorias citadas são responsáveis por aproximadamente setenta e cinco por cento das pesquisas. O relatório com os dados foi apresentado na Mesa Redonda do XV Encontro Nacional da Anfop em novembro de 2010 sob o título A pesquisa como incentivadora de mudanças na formação de professores no Brasil. No texto, a autora incentiva os pesquisadores sobre formação docente a garantir que suas investigações sejam científicas e que tenham relevância social.

CAPÍTULO II - A CONCEPÇÃO DE EXPERIÊNCIA E O PENSAMENTO