• Nenhum resultado encontrado

Limitações do estudo e pistas para investigações futuras

Capítulo III: Considerações finais

2. Limitações do estudo e pistas para investigações futuras

Por fim, importa referir as principais limitações da presente investigação, tal como possíveis sugestões para investigações futuras.

Toda a investigação deve preocupar-se com a questão da fiabilidade e validade dos métodos que utiliza, sejam eles quantitativos ou qualitativos. Desta feita, existem três critérios fundamentais empregados nas metodologias qualitativas: 1) objetividade; 2) validade; 3) fidelidade (Steinke, 2004, p. 184). E como referem Morse et al. (2001, p.2) “sem rigor a investigação não tem valor, torna-se uma ficção, e perde a sua utilidade”, mais, “os investigadores qualitativos devem recuperar a responsabilidade pela fiabilidade e validade através da implementação de estratégias de verificação integral e corretas durante a condução da própria investigação” (idem, 2001). No que concerne à objetividade da análise de dados qualitativos, esta é reduzida à questão de se saber se dois investigadores chegam aos mesmos resultados tendo em mãos os mesmos dados qualitativos. A objetividade é interpretada como a consistência de significado, isto é, se se confirmar que dois ou mais investigadores independentes analisaram os mesmos dados ou materiais e chegaram às mesmas conclusões, estaremos perante dados objetivos e confiáveis. A fidelidade consiste no grau de consistência com que os casos são atribuídos à mesma categoria por investigadores diferentes ou pelo mesmo investigador em ocasiões diferentes (Hammersley, 1992: 67 cit in Silverman, 2001, p.225). Todavia, Kirk e Miller (1986 cit in Flick, 2008) afirmam que a fidelidade dos dados e procedimentos no sentido tradicional que resultam das coletas repetidas, é inútil para avaliar dados qualitativos. A repetição idêntica de uma narrativa nas entrevistas é mais um sinal de uma versão “construída”, do que da fidelidade daquilo que foi dito. Não obstante, na presente

95 investigação a recolha de dados fez-se somente através de um guião de entrevista qualitativa, estando por seu turno, só um investigador. Desta feita, a qualidade do registo e da organização dos dados foi um procedimento fundamental para assegurar a fidelidade – como Kirk e Miller (1986, cit in, Flick, 2008) afirmam, os investigadores qualitativos não podem continuar a dar tanta importância à fidelidade, pois apesar do forte da investigação qualitativa ser a validade das proposições, os resultados ignoram a questão da fidelidade. Assim, para esta ser calculada, basta que investigador científico documente o seu procedimento. Já a validade é a verdade, ou seja, é a medida em que os dados recolhidos pelo investigador representam com precisão os fenómenos sociais a que se referem (Hammersley, 1990: 57 cit in Silverman, 2001, p.232).

Para se aumentar a validade da pesquisa qualitativa, há quem recorra à triangulação, isto é, à combinação de duas ou mais teorias, abordagens teóricas, fontes de dados, métodos de recolha de dados numa mesma pesquisa; sendo que se procura com isso, obter o retrato mais fiel possível da realidade e dos fenómenos a analisar. Se porventura houver contradição entre dois pontos de vistas, quer dizer que há diferenças, e estas podem e devem ser alvo de reflexão que origine a repetição da análise dos dados, que por seu turno, vai ajudar a encontrar uma explicação para as diferenças encontradas (Flick, 2008). No que concerne às dificuldades, começo por elencar a falta de experiência na realização de entrevistas como a principal; e, associado a isso, o nervosismo – principalmente, na primeira entrevista – que terá influenciado a loquacidade da mesma. Tudo isto refletiu-se no cometimento de alguns erros que devem ser evitados, nomeadamente, a falta de espontaneidade por parte do entrevistador (espontaneidade essa, que é esperada neste tipo de entrevista) uma vez que o que proeminou foi a preocupação de seguir o guião, com receio de ficarem questões relevantes para o estudo, por perguntar. O que é certo, é que depois de transcrita a primeira entrevista, sentiu-se de facto que houve temáticas que podiam ter sido mais e melhor exploradas, e como tal, tentou-se colmatar esta dificuldade de “principiante” nas entrevistas seguintes. De ressalvar ainda, que houve questões que foram respondidas por parte dos participantes antes de terem sido colocadas, o que obrigou o entrevistador a saber a priori o seu guião muitíssimo bem e consequentes questões de pesquisa. De facto, isto é deveras importante, porque conjugado com a sensibilidade e empatia do entrevistador possibilita que a entrevista passe a ser uma “conversação” fluída, onde existe retorno por parte do entrevistador àquilo que o entrevistado está a dizer . Em suma, todo este processo exigiu um grande esforço, mas que foi compensado, uma vez que nas entrevistas realizadas posteriormente, verificou-se uma melhoria significativa.

96 Uma das limitações desta investigação esteve relacionada com o facto de na altura em que foram realizadas as entrevistas, existirem duas notícias que estavam a ter muita atenção mediática o que acabou por influenciar a resposta dos entrevistados. Assim que se notou nas respostas semelhantes por parte dos entrevistados, as entrevistas seguintes foram adiadas para a semana seguinte por forma a não termos dados enviesados.

Ainda, outra limitação identificada foi o facto de a amostra ter sido selecionada por conveniência no sentido que podiam ter sido escolhidos mais indivíduos de idades diversificadas, sendo que o grosso de idades da amostra recai nos 23 anos. Apesar disso, conseguiu-se assegurar a inclusão de sujeitos com várias idades (21-80 anos para o sexo feminino e 23 e 57 anos para o sexo masculino).

Por fim, numa investigação futura, seria de facto pertinente conciliar a metodologia qualitativa, com a quantitativa visando explorar em profundidade as temáticas abordadas. Também seria interessante estudar as formas de financiamento e combate dos grupos terroristas – sendo de facto importante ter a noção de que o fenómeno “terrorismo” nos dias de hoje, “veste” um formato sinergético, onde se conjugam problemas tradicionais com novas ameaças (e.g., crime de colarinho branco, crime financeiro, inter alia). A verdade, é que os meios tradicionais de combate ao terrorismo, nos dias que correm, não servem per se. A política- criminal e securitária dos Estados (ao nível local e transnacional), deve passar a ter em linha de conta a criminalidade económico-financeira (cada vez mais utilizada pelos grupos de terrorismo) (Perri & Brody, 2011).