• Nenhum resultado encontrado

Destaca-se ainda a importância da autocompreensão da pesquisadora enquanto participante do cotidiano local, onde a experiência de morar na cidade de Itaituba por nove anos ganhou significado nas percepções para a construção dessa tese, sobretudo quando consideramos que o tempo em campo produz diferentes tipos de conhecimento, como sugeriu Gergen (2006): “uma visita de um dia é diferente de uma estada de um ano” (GERGEN, 2006, p. 370).

Dessa maneira, o interesse pela temática apresentada partiu, inicialmente, da experiência profissional enquanto arquiteta urbanista contratada pela prefeitura municipal de Itaituba, no ano de 2009, recém-chegada à cidade, onde os desafios e as dificuldades para o planejamento e execução de obras públicas, em especial aquelas em convênio com o governo federal, apresentavam um enorme descompasso em três pontos: a inexistência de infraestrutura sanitária na cidade; as exigências dos projetos-padrão que deveriam ser rigorosamente seguidas ainda que não atendessem as questões climáticas locais; e as reais solicitações e carências da população local. Assim, despertou-se atenção para as contradições e prejuízos ocasionados pelo não reconhecimento das especificidades das cidades amazônicas, em especial na elaboração das políticas públicas federais, estaduais e mesmo as municipais. Buscou-se, então, o entendimento da formação e produção desse espaço urbano, historicamente influenciado pela atividade garimpeira, conforme sustentamos na pesquisa acadêmica de mestrado (SCHUBER, 2013), quando se apresentou uma periodização dessa atividade econômica associada às oscilações da dinâmica urbana, que se mostraram dependentes das incertezas da cotação do ouro no mercado internacional e das ações de fiscalização de órgãos ambientais.

A conclusão de nossa dissertação de mestrado (SCHUBER, 2013) sugeriu uma nova lógica na cidade, a qual vinha proporcionando uma repentina alteração na sua dinâmica a partir da introdução de novos agentes econômicos associados a projetos energéticos, logísticos e portuários de âmbito nacional, ainda em fase de elaboração dos estudos ambientais necessários para os seus licenciamentos exigidos nas legislações federais, estaduais e municipais vigentes. Essa nova lógica se refletia no aquecimento do mercado local imobiliário, na construção civil, e na reativação da migração que acompanhava a nova rota da soja, trazendo mais uma cultura para compor essa plural realidade.

Assim, com base nessas reflexões iniciais, sustenta-se a tese de que as modernizações territoriais produzidas pelas políticas neodesenvolvimentista na

Amazônia, por meio de ações comandadas pelo e para o capital hegemônico global, trouxeram transformações socioespaciais profundas ao ambiente urbano dessa região; fato que repercute na emergência de cidades médias e na adoção de formas de intervenção diferenciadas frente ao novo contexto socioambiental instaurado, que termina por aprofundar as desigualdades socioespaciais intraurbanas nessa realidade regional.

Como hipótese, tem-se que a política neodesenvolvimentista adotou formas de intervenção diferenciadas diante ao contexto socioambiental instaurado, decorrendo em uma nova lógica para a organização territorial amazônica com novos usos do solo urbano, especialmente nas cidades intermediárias. Nesse sentido, a cidade de Itaituba teve o reforço da sua centralidade historicamente estabelecida na sub-região do Tapajós, pelo imbricamento de projetos logísticos, energéticos e minerais que a utilizam como base urbana referencial diante a um conjunto de exigências que vêm alterando a sua configuração intraurbana, sem que isso represente uma significativa melhoria na qualidade de vida de sua população.

A partir da indicação desses elementos, destaca-se que o objetivo principal dessa tese é analisar os impactos dos projetos neodesenvolvimentistas na região amazônica, a partir do papel que as cidades intermediárias assumiram na reestruturação urbana do território e considerando a urbanodiversidade que as caracterizam segundo múltiplas temporalidades e espacialidades. Para tanto, tem-se como objetivos específicos:

a) identificar e caracterizar as ações governamentais do planejamento territorial neodesenvolvimentista direcionada à Amazônia, com destaque aos projetos executados e/ou previstos na sub-região do Tapajós;

b) analisar os impactos dos projetos neodesenvolvimentistas em cidade intermediária amazônica levando-se em consideração o papel assumido pela cidade de Itaituba frente às transformações na organização territorial;

c) analisar as transformações do espaço intraurbano da cidade de Itaituba, bem como seus agentes e processos, associadas à psicosfera e à tecnosfera responsáveis por caracterizá-la em face dos projetos neodesenvolvimentistas. Mediante o exposto, destaca-se que o método de interpretação e análise utilizado para o entendimento do processo de reestruturação urbana na região amazônica, promovido pelas políticas neodesenvolvimentistas, é o materialismo

histórico e dialético, cuja prática intelectual está fundamentada na ação, na crítica e na autocrítica (SPOSITO, E., 2001, p. 103), permitindo a análise das contradições internas às sociedades modernas capitalistas em constante movimento (DEMO, 1995).

Na análise marxista, a teoria e a prática constituem uma unidade indissolúvel e os processos históricos e sociais são expressos no território em relação à sua forma de utilização pela ocupação humana, a partir da lógica de produção capitalista em escala mundial, entendendo-os como contraditórios e combinados. Pires (1997) observa que a forma com que o homem se organiza em sociedade, com foco na produção e reprodução da vida, representa o caráter material, e, como vem ocorrendo, essa organização, ao longo dos anos, representa o caráter histórico. A autora destaca, ainda, a importância em “captar, detalhadamente, as articulações dos problemas em estudo, analisar as evoluções e rastrear as conexões sobre os fenômenos que os envolvem” (PIRES, 1997, p. 85-86).

Para Sposito, E. (2001), que considera essencial para o desenvolvimento da ciência a compreensão da maneira de interpretar as diferentes leituras da realidade a partir da relação entre a teoria e o paradigma adotado, o materialismo histórico é tido como doutrina e a dialética como método, que se utiliza de técnicas não- quantitativas sem desconsiderar a utilização de dados matemáticos e estatísticos, como base de informações complementares e relevantes no estudo da realidade social apresentada. O autor caracteriza teoricamente o materialismo histórico com os seguintes elementos:

Em termos teóricos, essa tendência caracteriza-se pela tentativa de desvendar conflitos de interesses, pela fundamentação teórica por meio da eleição das categorias de análise e na sua articulação com a realidade estudada, pelo questionamento da visão estática da realidade, por se utilizar apontamentos para o caráter transformador dos fenômenos, relacionado à preocupação com a transformação da realidade estudada e da proposta teórica, procurando sempre o resgate da dimensão histórica dessa realidade, propondo-se as possibilidades de mudanças com base em uma postura marcadamente crítica (SPOSITO, E., 2001, p. 102-103).

Quanto aos pressupostos epistemológicos, esse autor projeta o materialismo histórico como concepção de causalidade: “a inter-relação entre os fenômenos, ou seja, inter-relação do todo com as partes e vice-versa, da tese com a antítese, dos elementos da estrutura econômica com os da superestrutura social, política, jurídica, intelectual etc.” (SPOSITO, E., 2001, p. 103). A verdade científica tem sua fundamentação na lógica do movimento em espiral e da transformação da matéria,

como também no método que apresenta as “contradições internas dos fenômenos – relação sociedade-natureza, reflexo-ação, teoria-prática, público-privado” (SPOSITO, E., 2001, p. 103). Ademais, apresenta o homem enquanto sujeito capaz de moldar a história, e não simplesmente ser determinado por ela, pois considera que ele próprio produz as condições materiais necessárias para sua existência, escrevendo, assim, a história humana (SPOSITO, E., 2001).

A opção pela dialética marxista para atingir os objetivos propostos por esta tese justifica-se pela necessidade de captar a visão global dos processos, por meio da qual seja possível perceber os diferentes elementos socioespaciais que estão interligados a uma mesma totalidade. Identificam-se, assim, os conflitos entre os agentes que seguem a racionalidade e aqueles que constituem uma contraracionalidade ao processo de globalização do capital, como também à espacialização desse processo.

Nesse sentido, lança-se mão dos conceitos de economia política da urbanização e na economia política da cidade, sendo que o primeiro ajuda a estabelecer a relação da cidade com a região (divisão social e territorial do trabalho), e o segundo, por sua vez, permite entender a organização intraurbana em face da produção e da localização dos agentes a cada período da história da cidade (SANTOS, [1994] 2012).

Levando-se em consideração que a compreensão das diversidades de situações e pluralidades de atores existentes na questão urbana amazônica não pode ser estabelecida apenas por variáveis resultantes de análises estatísticas, a presente pesquisa se estruturou como qualitativa. Isso porque, conforme Günther (2006), a pesquisa de natureza qualitativa é caracterizada por métodos e técnicas que passam por adaptações específicas, de acordo com as necessidades do caso em estudo, e, por isso, todos os passos da pesquisa foram explicitados, documentados e controlados continuamente.

Para Groulx (2008), a contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social está na “renovação do olhar lançado sobre os problemas sociais e sobre os mecanismos profissionais e institucionais de sua gestão” (GROULX, 2008, p. 96), bem como por produzir um discurso social condizente com a vida democrática. O autor também destaca a introdução de um novo sentido dos problemas, no qual a

compreensão dos significados não está limitada à pesquisa dos fatores2, exercendo,

portanto, um deslocamento do ponto de referência: da instituição à comunidade, e do profissional ao usuário. Neste sentido, as categorias de percepção e de análise frequentemente adotadas são reavaliadas e, muitas vezes, substituídas por análises e conceitos voltados à diversidade da vida social da qual eles são parte integrante, o que força o repensar acerca do “estudo das necessidades não mais segundo indicadores de medida, mas sim, segundo as especificidades socioculturais dos meios de vida” (GROULX, 2008, p. 98).

Assim, consideramos que o descompasso entre as definições institucionais ou profissionais das situações e aquelas dos sujeitos que as vivem só pode ser revelado pela abordagem qualitativa, uma vez que este tipo de pesquisa está focada nos significados da ação, na pluralidade das perspectivas e na diversidade das construções sociais. O procedimento adotado para tal pressupõe a compreensão do que, na prática social, parece incoerente, inesperado ou complexo, dando enfoque “à construção social dos fenômenos e ao caráter arbitrário e relativo das categorias de percepção dos problemas” (GROULX, 2008, p. 108).

Ademais, utilizou-se como parâmetro de referência a metodologia elaborada pela Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME)3, que estrutura os

temas e variáveis das suas pesquisas coletivas, realizadas desde 2007, em diversas cidades médias, cujos resultados estão reunidos nos livros da série “Cidades em Transição”. De forma geral, essas pesquisas buscaram:

[...] conhecer as dinâmicas de estruturação urbana e regional das cidades e, ao mesmo tempo, compará-las entre si; avaliar os níveis de determinações decorrentes da atuação de novos agentes econômicos; elaborar o pensamento com base não apenas em recortes territoriais (escala cartográfica), mas também a partir das articulações entre diferentes dimensões e níveis de organização espaciais (escala geográfica), verificando os fluxos que articulam as cidades médias aos espaços regionais, nacionais e supranacionais (SPOSITO; ELIAS; SOARES, 2016, p. 11).

2 A pesquisa dos fatores segue os padrões quantificáveis, construídos por categorias estatísticas

que divide os indivíduos em classes, em relação a critérios econômicos e de variações de renda, por exemplo, como sugere Groulx (2008, p. 98).

3 A RECIME é constituída por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, públicas

(estaduais e federais), privadas e confessionais, sobretudo brasileiras, com uma grande diversidade de níveis de formação intelectual, assim como também alguma variedade de áreas, visto que há geógrafos, arquitetos e economistas, assim como múltiplas trajetórias de especialização, ainda que a maior parte tenha interesse nos estudos urbanos (RECIME, 2019).

A partir dos questionamentos elencados na problemática desta pesquisa, de natureza qualitativa, destaca-se que o instrumental técnico-empírico utilizado se assenta em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante; técnicas de investigação mobilizadas neste empreendimento para melhor alcançarmos os objetivos que aqui foram propostos.

No que diz respeito à revisão bibliográfica, buscou-se identificar e analisar o material já produzido sobre o tema em estudo com base na seguinte sistematização:

a) construção de uma base teórica aprofundada sobre o tema estruturante deste estudo, ou seja, a modernização do espaço (SANTOS, 1993, [1989] 2002, [1996] 2006, [1994] 2008a, [1979] 2008b, [1994] 2012; SANTOS; SILVEIRA, [2001] 2014) e seus conceitos e categorias correspondentes: espaço (forma, função, estrutura e processo); globalização; verticalidades e horizontalidades; meio técnico-científico informacional; fixos e fluxos, sistema de objetos (tecnosfera) e sistema de ações (psicosfera);

b) compreensão da lógica de reestruturação urbana na região amazônica em face das políticas neodesenvolvimentistas, destacando o papel das cidades médias (centralidade) com base nas seguintes teorias: rede urbana (CORRÊA, R., 1987); cidades médias (SPOSITO, M., 2007; TOURINHO, 2011; TRINDADE JR., 2011b, 2015a); urbanodiversidade amazônica (TRINDADE JR., 2010); e o neodesenvolvimentismo (CÊPEDA, 2012; SAMPAIO JR., 2012; BOITO JR., 2013; BRESSER-PEREIRA, 2016; CORRÊA, S., 2017);

c) caracterizar a cidade de Itaituba, possibilitando a apreensão de suas singularidades e particularidades, e, com base em suas dinâmicas, o possível reconhecimento ou não na noção de “cidade média” (SPOSITO, M., 2007; TOURINHO, 2011; TRINDADE JR., 2011b, 2015a, 2018; TRINDADE JR. et al., 2016; SCHOR; OLIVEIRA, 2011; MIRANDA NETO, 2016).

A pesquisa documental teve grande importância na elaboração desse trabalho. Segundo Cellard (2008), o documento “permite acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social” (CELLARD, 2008, p. 295). Entende-se como documento, todo texto escrito, manuscrito ou impresso, registrado em papel, tendo como exemplos, os documentos públicos (arquivos governamentais), documentos

privados (não pertencentes ao domínio público) e os documentos pessoais (diários, documentos familiares etc.) (CELLARD, 2008).

O uso dessa técnica foi feito em instituições públicas e/ou particulares por meio de buscas por documentos que contivessem indicadores econômicos, sociais, fluxos etc. no que tange à nossa referência empírica de estudo, a cidade de Itaituba, tanto no âmbito das horizontalidades quanto nas verticalidades4, conforme

especificado a seguir:

a) análise documental sobre a Região de Integração do Tapajós, em especial a cidade de Itaituba/PA, relacionado aos programas e planos do governo federal, a partir de 2003:

 publicações nacionais (relatórios e balanços) sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);

 publicações regionais (cartilha estadual - Pará) sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);

 Planos Plurianuais (PPAs), entre os anos de 2003 a 2015;

 Planos Decenais de Energia (PDEs), entre os anos de 2003- 2018;  Plano BR-163 Sustentável (BRASIL, 2004a);

 Agenda de Desenvolvimento Territorial (ADT) do Tapajós (BRASIL, 2014); b) análise documental sobre a Região de Integração do Tapajós, em especial a

cidade de Itaituba/PA, relacionado aos programas e planos do governo estadual, a partir de 2003:

 Plano Pará 2030 (PARÁ, 2017);

c) análise documental sobre a Região de Integração do Tapajós, em especial acerca da cidade de Itaituba/PA, relacionada aos programas e planos do governo municipal, a partir de 2003, listados abaixo:

 Plano Diretor Municipal (PDM) (ITAITUBA, 2006);

 Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) (ITAITUBA, 2015a);

4 Segundo Santos ([1994] 2008a), as verticalidades se expressam pelas forças e racionalidades da

ordem distante, exógenas, superiores, que atravessam o território e se instalam por meio de redes técnicas e organizacionais, formando pontos no espaço que, separados uns dos outros, asseguram o funcionamento global da sociedade. Por sua vez, as horizontalidades abarcam a ordem local e regional, expressando a força endógena e racionalidades internas, proporcionando agregações, embora não isentas de conflitos, conduzidas por espaços contínuos, formados de pontos que se agregam sem descontinuidades (SANTOS, [1994] 2008a).

d) análise documental de Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) dos empreendimentos previstos e/ou em instalação na região, integrantes do processo de licenciamento ambiental que disponibilizam informações sobre os impactos possíveis e os dados operacionais;

e) levantamento e análise documental com objetivo de caracterizar a cidade de Itaituba, possibilitando a apreensão de suas singularidades e particularidades, bem como o possível reconhecimento dessa cidade amazônica como “cidade média”, nos arquivos das instituições públicas estaduais e municipais:

 atividades econômicas representativas da atuação dos novos agentes econômicos: levantamento de dados sobre a abertura de novas empresas e profissionais liberais na Junta Comercial do Estado do Pará e na diretoria de tributos municipal; levantamento de dados sobre a possível variação na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadoria estadual (ICMS) e o Imposto Sobre Serviço municipal (ISS) entre os anos de 2003 a 2017, realizado na secretaria estadual de fazenda (SEFA), na diretoria de tributos municipal e nos relatórios/boletins estaduais sobre o tema, elaborados pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA, 2015, 2016); levantamento de dados sobre a possível variação no consumo de energia elétrica industrial e residencial entre os anos de 2003 a 2017 na Centrais Elétricas do Pará (Celpa); analise de leis e atas de audiências públicas realizadas na Câmara Municipal e relacionadas aos projetos neodesenvolvimentistas;

 novas formas de produção urbana: alterações no sitio físico da cidade de Itaituba a partir do ano 2000, associadas à densidade urbana e dispersão, áreas de expansão recente, continuidades/descontinuidades da malha urbana, implantação de equipamentos urbanos de uso coletivo e às intervenções públicas e privadas, especialmente voltadas para a habitação, realizando um comparativo entre os mapas cartográficos urbanos anexados ao Plano Diretor Municipal - PDM (ITAITUBA, 2006) e a revisão do Plano Diretor (ITAITUBA, 2015a) disponibilizado pela diretoria municipal de planejamento de Itaituba, como também em mapas cadastrais dos imóveis, plantas topográficas da cidade e documentos que comprovem decisões e estratégias administrativas motivadas pelos projetos neodesenvolvimentistas;

 disposição de infraestrutura básica na cidade de Itaituba: sistema de transporte na Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba (COMTRI), sistemas de saneamento na Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) e sistema de distribuição de energia (Celpa), identificando intervenções recentes nesses sistemas;

 serviços de educação e saúde: coleta de dados quantitativos de instituições públicas e privadas, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), no Instituto Federal de Ciência e Educação (IFPA) campus Itaituba, na Faculdade do Tapajós (FAT), na Faculdade de Itaituba (FAI), e nos hospitais particulares;

 fluxo de cargas/mercadorias e pessoas, separados pelo eixo fluvial, aéreo e rodoviário coletado nas seguintes instituições públicas: Diretoria Municipal de Planejamento, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

Outrossim, e ainda no que diz respeito à pesquisa qualitativa, adotou-se a entrevista semiestruturada enquanto técnica de coleta de dados com um único respondente. Para Gaskell (2008), essa técnica representa o mundo vivencial das pessoas, observando que:

o emprego da entrevista qualitativa para mapear e compreender o mundo da vida dos respondentes é o ponto de entrada para o cientista social que introduz, então, esquemas interpretativos para compreender as narrativas dos autores em termos mais conceptuais e abstratos, muitas vezes em relação a outras observações (GASKELL, 2008, p. 65).

Considerando que a finalidade real da pesquisa qualitativa é explorar um conjunto de opiniões, foi essencial coletar referências das diferentes representações sobre a percepção positiva ou negativa acerca das políticas neodesenvolvimentistas, bem como o consequente reflexo desta na configuração da rede urbana amazônica e, ainda, as alterações no âmbito intraurbano de nosso referencial empírico de estudo, a fim de abranger todos os pontos de vista com a captura e interpretação de falas. Nesse contexto, o uso da técnica da entrevista semiestruturada, articulada com a pesquisa documental, proporcionou dados primários fundamentais para a compreensão das questões formuladas. As entrevistas foram realizadas com os seguintes sujeitos, os quais autorizaram suas identificações:

a) representantes do poder público municipal – prefeito Sr. Valmir Climaco de Aguiar (gestão 2017-2021);

b) diretor de planejamento do município – Sr. Edmilson Goés;

c) presidente da Associação Comercial de Itaituba – Sra. Irma Barasuol; d) presidente do CDL – Sr. Patrick Souza;

e) presidente da federação dos moradores e organização comunitária de Itaituba (FAMOCITA) – Sr. Cleuto Figueira;

f) presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Município de Itaituba (SIPRI) – Sra. Antônia Gurgel;

g) diretora do Museu Municipal Aracy Paraguaçu e membro do Movimento Tapajós Vivo – Sra. Regina Lucirene Macedo de Oliveira;

h) coordenador regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP) – Sr. João Paulo Meister;

i) antigo funcionário do DNER, morador de Miritituba – Sr. Acrísio Lourenço de Melo.

A observação participante foi outra técnica mobilizada no contexto desta pesquisa, e, conforme Borges (2009), sua utilização exige uma relação estreita entre o pesquisador e os seus agentes de pesquisa, para possibilitar a compreensão dos modos de agir e pensar do grupo em questão. Para Jaccoud e Mayer (2008), a ação do pesquisador é “concebida como um meio de compreender de dentro os processos sociais em curso” (JACCOUD; MAYER, 2008, p. 266). Nesse sentido, essa técnica se desenvolveu perante o entendimento da relação pré-estabelecida com diversos grupos presentes na cidade de Itaituba/PA, que fora construída ao longo dos nove anos de residência, que, de certa forma, estabelece uma “credibilidade no campo”5.

As observações realizadas buscaram apreender, de forma descritiva, as principais alterações no uso do solo urbano da cidade de Itaituba, em face da

Documentos relacionados