• Nenhum resultado encontrado

4. MÉTODOS

4.1 Materiais e procedimentos

Para este trabalho foram utilizados os Guias de Livros Didáticos de 2005 de História e Ciências do Programa Nacional do Livro Didático, disponibilizado pelo programa no site do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (http://www.fnde.gov.br/home/livro_didatico/livro_didatico.html) (acessado em 19/Jul/2005). Foram utilizadas também, oito coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries referentes a disciplina de História e cinco referentes a disciplina de Ciências, todos aprovados pelos guias e, portanto, pelo programa.

O Programa Nacional do Livro Didático de 2005 de 5ª à 8ª séries apresenta 5 Guias de Livros Didáticos, referentes à 5 disciplinas escolares: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História. Cada guia apresenta a descrição das coleções de livros que foram aprovadas pelo programa, sem qualquer tipo de restrição, para o triênio letivo de 2005-2007. As coleções de livros são compostas por quatro livros didáticos, uma para cada série do Ensino Fundamental II, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries.

Diferentemente de anos anteriores, o programa do governo não utiliza mais a classificação das coleções como recomendadas com distinção (RD); recomendadas (REC); e recomendadas com ressalvas (RS); todas as coleções apresentadas no guia estão, portanto, aprovadas. O guia apresenta uma resenha que “contém informações sobre as características gerais das coleções, dos conteúdos, dos aspectos metodológicos, bem como de seus principais elementos positivos e negativos, que foram objeto de observação detalhada durante o processo de avaliação” (GUIA DE HISTÓRIA, 2005, p. 5).

A comissão de avaliadores ou pareceristas é formada por professores de ensino fundamental, médio e superior de várias regiões do país, especialistas das disciplinas. Essa comissão busca verificar possíveis equívocos e problemas nas coleções, que poderiam comprometer o trabalho dos professores em aula, bem como suas possibilidades didáticas (GUIA DE HISTÓRIA, 2005, p. 5).

Por causa dessa nova classificação, a análise do guia teve suma importância, uma vez que pôde revelar a qualidade das coleções aprovadas, pôde mostrar que diferentes tipos de sistematização existem e pôde esclarecer algumas particularidades das disciplinas de História e Ciências.

Em um primeiro momento, utilizando-se os Guias de Livros Didáticos de História e Ciências de 2005, foram analisadas as resenhas de todas as coleções aprovadas a fim de melhor entender o universo pesquisado. Com isso, identificaram-se diferentes possibilidades de seleção e seqüência dos conteúdos apresentadas em cada coleção bem como a qualidade das mesmas. Com esses dados, o guia possibilitou a seleção de obras de acordo com dois critérios: representassem diferentes formas de sistematização e possuíssem boa qualidade.

Em relação às formas de sistematização, para cada disciplina foram escolhidas coleções que apresentaram maiores níveis de concordância entre a seleção e organização dos conteúdos e correspondiam à seqüência mais difundida na disciplina. Outras coleções que não pertenciam a esse grupo também foram selecionadas e serviram para ilustrar as outras formas de organização dos conteúdos e, ainda assim, captar suas possíveis concordâncias, o que nos mostrou que determinados assuntos estão presentes em determinadas séries independentemente da forma de organização utilizada. Isso se justifica na medida em que se supõe atingir o quadro mais comum na

maioria das escolas públicas, e em até algumas escolas particulares, do país permitindo uma melhor relação com os conteúdos da Educação Física.

O outro critério de seleção, qualidade da coleção, consistiu em escolher somente coleções que, de uma forma geral, apresentaram boas indicações sobre os critérios de avaliação dos avaliadores e um maior número de pontos favoráveis do que desfavoráveis nas resenhas presentes no Guia de Livros Didáticos.

Além desses dois critérios, também tentamos analisar coleções de diferentes editoras, procurando chegar ao maior número possível das mesmas. Como já discutido no tópico 3.2.1 – Políticas envolvendo o livro didático – muitos interesses econômicos ligados às políticas educacionais do Estado influenciam a produção dos livros didáticos e, portanto, sua qualidade. Historicamente, segundo Pinsky (1985) e Höfling (2000), um pequeno grupo de editoras atingiu praticamente todo mercado nacional e conseqüentemente teve muito lucro com a venda dos livros. Em contrapartida, outras editoras contentaram-se com uma pequena fatia desse mercado.

Partindo para um segundo momento, a análise específica das coleções selecionadas captou mais precisamente a sistematização de conteúdos de cada coleção. Assim, os conteúdos presentes e a forma como foram organizados em cada coleção puderam ser comparadas chegando-se a um quadro com os conteúdos mais apontados em cada série escolar e em cada disciplina. Por fim, relacionaram-se esses conteúdos mais comuns aos conteúdos da Educação Física com os quais possuem relações, ou seja, indicou-se os temas levantados em História e Ciências e o que pode ser tratado na Educação Física, nas diferentes séries escolares.

Um outro propósito da pesquisa foi, na análise das coleções, identificar textos, fotos, músicas, artigos, dados e gravuras presentes nos livros didáticos que

estejam relacionados à cultura corporal de movimento, os quais poderiam ser utilizados nas aulas de Educação Física. Nesse caso, buscou-se o apontamento desses componentes como materiais didáticos que tratam da cultura corporal de movimento, uma vez ser constante motivo de queixas a falta de tempo para a procura de materiais didáticos por parte dos professores. Dentre os materiais identificados, alguns se relacionam com os conteúdos sugeridos para Educação Física e foram, portanto, apresentados em um quadro ao final de cada série. Os demais materiais que se ligam à cultura corporal de movimento, mas não se relacionam com os temas desenvolvidos nesse trabalho foram apresentados no Apêndice 1.

Um exemplo de material didático: em um livro didático de História podemos encontrar o tema história de vida e para desenvolver esse conteúdo o livro apresenta um artigo de jornal sobre a vida de Garrincha. A história de vida não é um conteúdo específico da Educação Física, porém, o artigo sobre Garrincha pode auxiliar o professor no ensino do futebol.

Documentos relacionados