• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA

1.4 As principais ações de formação e desenvolvimento de pessoas ofertadas para o gestor escolar

1.4.1 MBA em Gestão Empreendedora

No ano de 2006, o Sistema FIRJAN24 comprometeu-se com ações visando

contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, investindo em projetos com foco na melhoria da qualidade da Educação Básica e da formação profissional técnica e superior. Quando pensamos em ações que contribuam para melhorar a qualidade da Educação Básica não falamos de algo trivial, mas sim, de ações amplas e complexas, dentre as quais podem ser destacadas: a necessidade de mudança de cultura e de paradigmas envolvendo a inovação tecnológica e o empreendedorismo; melhoria na infraestrutura e na formação inicial e continuada de docentes; priorizando à área pedagógica e às questões de âmbito social que em muitos momentos contribuem para o aumento da evasão e a distorção idade-série. Cientes de seu compromisso e em cumprimento com as metas traçadas no Mapa Estratégico de Desenvolvimento do Rio de Janeiro para o período de 2006/2015, a área de educação do Sistema FIRJAN decidiu investir na formação de gestores de escola dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o objetivo de inserir uma cultura empreendedora nos modelos de gestão educacional. Para a equipe do Sistema FIRJAN:

[...] a gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima, uma vez que dela depende a efetiva organização, mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais e a concreta promoção da aprendizagem pelos alunos, tornando-os capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento (SISTEMA FIRJAN, 2012, p. 6).

Desse modo, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e os

24SISTEMA FIRJAN – “O Sistema FIRJAN é um importante parceiro das empresas do Estado do Rio

de Janeiro na busca pelo desenvolvimento. As cinco organizações que compõem o Sistema oferecem soluções e serviços capazes de multiplicar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Juntas, FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, CIRJ – Centro Industrial do Rio de Janeiro, SESI – Serviço Social da Indústria, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e IEL – Instituto Euvaldo Lodi, trabalham a fim de garantir uma posição de destaque para a indústria fluminense nos níveis político, econômico e social do cenário nacional”. Disponível em <http://www.firjan.org.br/data/pages/40288094212F790101213013CD7D651D.htm>. Acessado em 30/03/2014.

governos dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro assinaram um termo de cooperação25 objetivando, em um período de cinco anos, oferecer curso de MBA

em Gestão Empreendedora com ênfase em Educação para todos os Gestores Escolares das duas Redes, Estadual e Municipal. O Curso é gerenciado no Rio de Janeiro pelo SESI e a Instituição formadora é a UFF (Universidade Federal Fluminense). O termo de cooperação prevê para o Rio de Janeiro a formação de 1200 Diretores Escolares em efetivo exercício, até o ano de 2016.

O Curso de MBA em Gestão Empreendedora com ênfase em Educação é uma especialização lato-sensu com carga horária de 360 horas, semipresencial, com duração de 18 meses, e tem como objetivo principal formar Gestores empreendedores em Educação, capazes de intervir de forma criativa e inovadora na Gestão Escolar, no seu papel de líder da escola, tanto no aspecto pedagógico quanto no administrativo.

O Curso contempla quinze disciplinas, subdivididas em três principais módulos: Empreendedorismo, Gestão e Educação, com carga horária de 24h cada, e duração de um mês cada uma, intercaladas por um encontro presencial. Os encontros presenciais têm duração de 8 h e têm como dinâmica uma revisão da disciplina cursada, uma avaliação individual e uma aula introdutória da disciplina que será iniciada. Como instrumento de avaliação final, cada cursista tem que elaborar um Plano de Empreendimento aplicável a sua realidade escolar, apresentado no dia de encerramento do curso. Confira as disciplinas do curso no Quadro 2, a seguir.

Quadro 2 – Disciplinas do Curso de MBA em Gestão Empreendedora com ênfase em Educação

DISCIPLINA SIGLA MÓDULO CH

Ambientação em Novas Tecnologias ANT Abertura 24h

Inovação e Empreendedorismo INEM Empreendedorismo 24h

Liderança e Comportamento Empreendedor LID Empreendedorismo 24h

Gestão de Processos PROC Gestão 24h

Estratégia ESTR Gestão 24h

Gestão de Pessoas GRH Gestão 24h

Marketing e Comunicação MKT Gestão 24h

Negociação e Mediação de Conflitos N Gestão 24h

Gestão Financeira FIN Gestão 24h

Gestão da Qualidade GQT Gestão 24h

Gestão de Tecnologias Educacionais TED Gestão 24h

Políticas Públicas em Educação PPE Educação 24h

Práticas Organizacionais na Escola PROE Educação 24h

Ambiente Regulatório em Educação ARE Educação 24h

Plano de Empreendimento PLEM Conclusão 24h

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – 2013.

No ano de 2012, a oferta de vagas destinou-se apenas aos Diretores Gerais, com prioridade para os que tiveram maior adesão nas avaliações do SAERJ e os que haviam sido aprovados no processo seletivo, sendo escolhidos 197 Diretores Gerais.

Devido à grande procura de Diretores Adjuntos para fazer o curso e do relativo interesse demonstrado pelos Diretores Gerais, em 2013 foi solicitada à equipe da FIRJAN autorização para que os Diretores Adjuntos pudessem participar, sendo selecionados, um total de 243 Diretores, nos quais, 124 Diretores Gerais e 119 Diretores Adjuntos. Neste ano, a inscrição foi por adesão.

Foi publicado no portal da SEEDUC um edital regulamentando as regras de inscrição, sendo enviado para todos os Gestores Escolares um e-mail marketing divulgando a oportunidade. Os interessados inscreveram-se pelo e-mail da Diretoria de Formação.

A seleção de Diretores para participarem do curso com início em 2014 já foi realizada. O processo de inscrição seguiu os mesmos procedimentos adotados no ano de 2013, ou seja, foi feita adesão pelos interessados, após divulgação no site da

SEEDUC e envio de e-mail marketing ao público-alvo. A Diretoria de Formação recebeu 472 inscrições para serem ocupadas 240 vagas.

Das 472 inscrições recebidas, 230 eram de Diretores Interinos26, não sendo

autorizada a sua participação até a aprovação em Processo Seletivo Interno (PSI) com a respectiva designação como Diretores Efetivos.

Desconsiderando-se a inscrição dos Diretores Interinos para 2014, foram preenchidas 220 vagas para Diretores efetivos, entre Diretores Gerais e Adjuntos. Das 1200 vagas disponíveis foram utilizadas 440, restando 760. Novos ingressos de alunos ocorrerão nos anos de 2015 e 2016.

Todo o financiamento desta ação é de responsabilidade da FIRJAN/SESI. A SEEDUC/RJ paga apenas a diária de diretores que residem longe da Região Metropolitana e necessitam de pernoite para participar dos encontros presenciais.

Além desta atividade em nível de Pós-Graduação, em 2010 e 2011 abriram- se oportunidades no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, segregadas em percentual de vagas, sendo algumas delas destinadas exclusivamente para gestores escolares, conforme será visto a seguir.