• Nenhum resultado encontrado

2. APRESENTANDO A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS

2.1. Escolha das PICs 39.

2.1.5. Medicina Antroposófica 53.

Em 1993, a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) apresentou ao Conselho Federal de Medicina (CFM) uma extensa documentação acerca da história da Medicina Antroposófica, contendo seus fundamentos, recursos terapêuticos e eficácia, com o objetivo de tornar esta uma prática médica reconhecida. Estes esforços tiveram resultados positivos, pois foi através do parecer nº 21/1993 que a CFM reconheceu a Medicina

54 Homeopatia

Antroposófica como legítima “prática médica”27

, entendendo-a, inclusive, como uma ampliação da arte de curar.

Segundo trabalho apresentado no X Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica, a autora Madel T. Luz (2011) afirma que a Medicina Antroposófica é uma Medicina Complementar e Integrativa de orientação humanista que pode ser considerada uma Racionalidade Médica por apresentar as cinco dimensões características dessa categoria, ou seja, uma morfologia humana, uma dinâmica vital, um sistema de diagnose, um sistema terapêutico e uma doutrina médica, embasados em uma sexta dimensão que seria uma cosmologia (LUZ, 2008, 196).

Na figura abaixo podemos observar através de um esquema simplificado a interação e abordagem da Medicina Antroposófica de acordo com seu sistema de diagnose, tratamento e cura:

Gráfico/Figura 05 - A Abordagem Integrativa da Medicina Antroposófica

Fonte: The System of Anthropolosophic Medicine. Disponível em:

http://www.ivaa.info/?p=19, acesso em 06/01/13.

Dados apontam que a Medicina Antroposófica é praticada há mais de 80 anos em todo o mundo em cerca de 80 países28. No Brasil, 08 Estados contam com a presença da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (GHELMAN, 2008, 08).

27Reconhecimento da Medicina Antroposófica como prática médica. Disponível em:

http://www.portalmedico.org.br/pareceres/cfm/1993/21_1993.htm, acesso em 09/01/13. 28

GHELMAN, Ricardo. Medicina Antroposófica. Avanços, Desafios na Assistência, no Ensino e na Pesquisa. I Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares. Ministério da Saúde, Brasília, maio de 2008, p.07. Fitoterapia Terapias e produtos da Medicina Antroposófica Medicina Convencional Medicina Convencional Medicina Antroposófica

55 A Medicina Antroposófica é praticada por médicos licenciados através de pós- graduação sensu latu, situadas em países como Alemanha, Suíça, Holanda, Itália e Brasil29 e é coordenada internacionalmente pela Federação Internacional das Associações Médicas Antroposóficas (IVAA)30.

Desde os primeiros Especialistas a trabalharem com a Medicina Antroposófica31 aos especialistas que hoje divulgam essa Medicina em Congressos da área da Saúde, estes concordam que um dos grandes benefícios da Medicina Antroposófica é fazer “um meio campo” que, de certa forma, ultrapassa os excessos reducionistas que constituem a Medicina Ocidental Moderna que, desde fins do século XIX e XX, baseiam-se por demasia na anatomia patológica (a doença está na célula), na patologia genética (a doença está dentro da célula) e na patologia molecular (a doença atinge mesmo o nível molecular).

Outras características da Medicina Antroposófica é que esta desenvolve uma metodologia científica própria, através de uma abordagem que se pretende unificada, ou seja, fisiologia, fisiopatologia e terapêutica; estes constituem junto, um sistema, uma organização da vida. Dessa forma, os profissionais de saúde antroposóficos se empenham, juntamente com o paciente e sua família, em perceber o significado da doença na visão do desenvolvimento noo-psico-somático sobre o pano de fundo do estudo racional de sua biografia. Desta forma, teríamos o desenvolvimento da Terapêutica Antroposófica de forma que poderíamos chamar de transdisciplinar tríplice, onde se encontram e espelham mutuamente, de acordo com o quadro abaixo:

29

No Brasil, a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica – ABMA – fica em São Paulo, na rua Regina Badra, nº 576 e pode ser contatada pelo telefone (11) 5687-3030.

30 Ver sites: http://www.ivaa.info/ e http://www.anthromed.org/, acesso em 06/01/13.

31Rudolf Steiner, PhD (1861 - 1925), trabalhou com a ideia da Antroposofia como cosmovisão aplicada; Ita Wegman, MD (1876 – 1943), iniciou propriamente seus trabalhos com o que veio mais tarde a ser chamado de Medicina Antroposófica; e, Gudrun Burkhard, médica USP (1930 - ...), que trouxe a ideia/conceito de Medicina Antroposófica para o Brasil.

56

Quadro 03 - Terapêutica Antroposófica Transdisciplinar Tríplice32

Terapêutica Antroposófica Transdisciplinar

Tríplice

ATUAÇÃO CONJUNTA DAS ÁREAS

A Área Somática Me dicina F armá cia A ntroposó fic a Enf erma g em Nutriç ão F isi oter apia Odontologi a F onoa udiol ogia Terapias: Massagem Rítmica Euritmia Quirofonética A Área da Individualidade

Trabalho Biográfico (conjunção entre ações dos médicos e dos psicólogos)

A Área Psíquica Psicoterapia Antroposófica Terapia Artística

Fonte: síntese de livre autoria com base no material Cf. GHELMAN, Ricardo (Dr.). Medicina Antroposófica: avanços, desafios na assistência, no ensino e na Pesquisa. I Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares. Ministério da Saúde, Brasília, 14 de maio de 2008.

Dos recursos terapêuticos não medicamentosos que fazem parte desta Medicina, temos as chamadas Terapias Externas, que são os escalda-pés, enfaixamentos, compressas e emplastros à base de chás, óleos e pomadas fitoterápicas; os banhos terapêuticos realizados com a diluição de óleos à base de plantas medicinais na água da imersão; massagem rítmica inspirada na massagem sueca e por intermédio de toques específicos (deslizamentos superficiais, amassamento e malaxação, duplos círculos e lemniscatas), atuando sobre as frações sólida, aquosa, gasosa e calórica do organismo permitindo seu reequilíbrio; a terapia artística que envolve atividades individuais e em grupo no âmbito da forma, como a expressão através de desenhos, modelagens com argila e escultura; também no âmbito da cor com a utilização da pintura em aquarela e outras terapias baseadas no som e movimento, como a musicoterapia, a cantoterapia e a eurritmia; a terapia psico-biográfica que inclui terapia breve

32 Este quadro foi montado através desse esquema: (a) A Área Somática, onde atuam juntas Medicina e Farmácia Antroposófica, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, e Fonoaudiologia e Terapias tais quais a Massagem Rítmica, a Euritmia e a Quirofonética; (b) A Área da Individualidade, onde se mostra fundamental o Trabalho Biográfico (conjunção entre ações dos médicos e dos psicólogos) e, finalmente; (c) A Área Psíquica, com ênfase na Psicoterapia Antroposófica e na Terapia Artística.

57 biográfica em pacientes adultos com capacidade reflexiva fora de crises, preferencialmente em grupo, de caráter higiênico e preventivo.

Das terapêuticas medicamentosa, estas são realizadas exclusivamente por médicos e, inclusive, dentistas, que prescrevem de acordo com o diagnóstico individualizado. Em geral associam as três farmacopeias (com redução ao redor de 70 % na prescrição alopática), ou seja, a Fitoterápica (extrato, tintura mãe ou infusão com princípios ativos definidos), os Dinamizados e a Alopática (sintética e físico-química).

Os medicamentos antroposóficos tiveram reconhecimento como uma categoria específica dentro dos medicamentos dinamizados, desde março de 2007, por Resolução da Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ao lado de outros medicamentos como a Homeopatia. Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal da Saúde realizou, ainda em 1996, o primeiro concurso específico para médicos antroposóficos no SUS33.

Documentos relacionados