• Nenhum resultado encontrado

Este capítulo, pretende fazer referência a metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho, com a respectiva descrição da pretendida amostra, os instrumentos a utilizar, o modelo de estudo, os métodos e procedimentos utilizados a análise estatística, o cronograma e os recursos materiais e o orçamento.

2 - Amostra

2.1- Delimitação da amostra

O estudo incidirá sobre uma amostra de 223 jovens, em idade escolar, escolhidos de forma aleatória sendo o único critério de escolha pertencerem ao Município de Mogadouro.

3 Instrumentos a utilizar

Os dados desta pesquisa, serão recolhidos através do método quantitativo conforme já foi mencionado. Será utilizado um questionário auto-administrado. Neste tipo de questionário, os sujeitos sentem-se mais à vontade, dispondo do tempo que necessitam para as suas respostas (Burns e Bush, 2006)

A amostra, é um subconjunto da população (McDaniel e Gates, 2003), e implica a selecção de uma fracção da população alvo, de modo a ser possível obter conclusões passíveis de serem aplicadas ao conjunto da população alvo (Lambin, 2000).

Na presente pesquisa, vai ser utilizada, uma amostra com a dimensão de 223 jovens Indivíduos em idade escolar, que responderão a questionários auto administrados.

34

O questionário em causa será o “Questionário das Motivações e

Representações para as Actividades Desportivas”, que se encontra dividido em

três partes:

1ª Na primeira parte do questionário é feita a identificação do aluno em termos biográficos e desportivos.

2ª Na segunda “Questionário de Motivação para as Actividades

Desportivas” (adaptação de Serpa & Frias (1992) para a língua portuguesa

do PMQ (Participation Motivation Questionaire de Gill, Gross e Huddleston, 1983)

3ª E para terminar a terceira “Questionário de Motivação para a Ausência

de Actividades Desportivas”, aplicado numa tese de mestrado da Faculdade

de Ciências do Desporto e Educação Física do Porto, de Pereira, J. (1997).

Ambos os questionários, foram ligeiramente adaptados ao objectivo central do estudo em causa, tendo em conta as hipóteses formuladas.

Depois de ter os questionários, a análise dos dados desta pesquisa será conduzida com assistência ao programa de análise de dados estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences). O SPSS é uma importante ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos, e obter resultados em alguns segundos (Pereira, 2006)

Voltando ao tipo de pesquisa, cabe mencionar de acordo com Chizzotti (1995) que as pesquisas quantitativas, prevêem a mensuração de variáveis pré- estabelecidas, procurando verificar e explicar a sua influência sobre outras variáveis mediante a análise da frequência de incidências e correlações estatísticas. Afirma ainda que as abordagens quantitativas sacrificam os significados devido ao seu rigor matemático; são fruto da concepção positivista de ciência, que insiste na aplicação dos modelos das ciências naturais às ciências sociais; Implicam uma redução da ciência no campo do observável e a separação entre factos e seus contextos e coloca a ênfase nos dados empíricos.

35

4 Modelo de estudo

4.1- Variáveis Dependentes

Relativamente às Variáveis dependentes, será dada ênfase às necessidades desportivas dos Mogadourenses:

1.Actividades praticadas,

2.Actividades desejadas;

3.Horários;

4.Motivações para as actividades desportivas;

5.Motivação para a ausência de actividade desportiva,

6.Satisfação sobre a prática da actividade física;

4.2 - Variáveis Independentes

Por outro lado, as Variáveis independentes serão as características sócio demográficas:

1.Grupo em estudo;

2.Idade;

3.Sexo;

4.Entre outras (QUAIS – num estudo deste não podemos ficar pelo abstracto)

36

5 Métodos

A opção metodológica, para avaliação do objecto em estudo, foi a análise quantitativa. De acordo com Richardson et al (1985), a primeira etapa de qualquer processo de análise é a escolha de um procedimento sistemático - entre dois grandes grupos - quantitativo ou qualitativo – para a descrição e explicação dos fenómenos que estão a ser pesquisados. Para Richardson et al (1985), o método quantitativo é caracterizado pela quantificação na recolha e no tratamento da informação, utilizando basicamente técnicas estatísticas, desde a estatística descritiva mais simples como média e desvio padrão até as mais complexas, como análise de regressão.

Motta (1999 pp.9) afirma que a “pesquisa quantitativa impõe uma estrutura pré- determinada aos inquiridos, homogeneiza a colecta de dados e permite inferências mais estandardizadas do que a pesquisa qualitativa”. Por seu lado, Goldenberg (2000 pp.61), menciona que a “ abordagem quantitativa sacrifica a compreensão do significado em troca do rigor matemático”

6- Procedimentos

A pesquisa pode ser definida como elaboração, colecta a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica (Kotler e Keller, 2005).

Este processo de pesquisa é constituído por um conjunto de etapas, cuja extensão difere de autor para autor. Kotler (2000) equaciona cinco etapas: Definição do problema, Plano de investigação, Recolha de informação, Tratamento de análise de dados e para finalizar apresentação do relatório de investigação. Estas serão as etapas seguidas para a realização desta Dissertação.

Ao nível dos estudos, serão descritivos uma vez que têm como principal objectivo a obtenção do máximo de informações que permita descrever um mercado, um alvo ou um canal de distribuição, sem tentar encontrar relações de causas e efeitos entre factores ou formular previsões (Lambin, 2000).

37

A recolha de dados, foi colocada através de um inquérito questionário, a 223 jovens, em idade escolar, no município de Mogadouro, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade, a qual realizou-se durante os meses de Abril e Maio, do Ano lectivo de 2010/2011.

Os questionários, anónimos incluíram questões abertas e fechadas.

Na elaboração do instrumento, utilizado, para a recolha de dados esteve presente, a preocupação da sua viabilidade e fiabilidade. Para o efeito, foi realizado um questionário, no qual constatada a sua clareza procedemos à sua aplicação.

As questões de 1 a 4, pretendem um conhecimento mais vasto do inquirido. As questões seguintes, têm como objectivo, recolher dados, que permitam, saber como é que os jovens, ocupam ou não, o tempo livre em termos de desporto e lazer, após ter efectuado, um pedido de autorização, ao Director do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, e aos encarregados de educação, de cada jovem inquirido, dirigi-me, aos jovens atletas dos clubes, e à escola, a cada turma individualmente, às quais após uma breve explicação dos objectivos pretendidos, no preenchimento, cada jovem individualmente, preencheu o questionário, no clube e na aula de Educação Física.

Documentos relacionados