• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DA GESTÃO DA ESCOLA ESTADUAL MATTA MACHADO A

2.4 Metodologia da pesquisa

Esta pesquisa tem caráter qualitativo e se constitui como um estudo de caso que investigou a atuação da equipe gestora de uma escola com grande crescimento no Ideb e nas avaliações externas. Conforme Günther (2006, p. 204), ―[...] a pesquisa qualitativa considera cada problema objeto de uma pesquisa específica para a qual são necessários instrumentos e procedimentos específicos‖. Além disso, acrescenta o autor:

[...] podem-se coletar e analisar tanto dados quantitativos quanto qualitativos. Além disto, é concebível observar comportamento no seu contexto natural, criar experimentos que utilizem o sujeito como seu próprio controle (Campbell & Stanley12, 1963; Ibrahim13, 1979), bem como realizar entrevistas, aplicar questionários ou administrar testes. (GÜNTHER, 2006, p.205)

Complementando essa Ideia, Lüdke (1986, p.18) diz que, ―[...] ao desenvolver o estudo de caso, o pesquisador recorre a uma variedade de dados, coletados em diferentes momentos, em situações variadas e com uma variedade de tipos de informantes‖. Sendo assim, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico, levantamento dos dados quantitativos (resultados nas avaliações externas), análise documental (documentos da SRE e da escola).

A pesquisa de campo contou com entrevistas com roteiros semiestruturados (diretor e ex-diretor), observação não participante e questionários para professores, supervisores, funcionários, administrativos e pais.

Num primeiro momento, utilizou-se de instrumentos de coleta de dados no intuito de descrever a escola e os elementos que a caracterizam, oportunizando ao leitor uma visão global da Escola Estadual Matta Machado. Na sequência do trabalho, foram selecionados os instrumentos de coleta para analisar o perfil dos gestores. Os instrumentos de coleta de dados visam a mensurar na prática a presença das dimensões da gestão, conforme a teoria que

12 Campbell, D. T. & Stanley, J. C. (1963). Experimental and quasi-experimental designs for

research. Chicago: Rand McNally.

13 Ibrahim, M. A. (Org.) (1979). The case-control study: Consensus and controversy. [Número especial]. Journal of Chronic Diseases, 32(1), 1-144.

sustenta esta pesquisa, que mais predomina na escola e que, consequentemente, influencia na qualidade dos resultados da escola.

2.4.1 Levantamento Bibliográfico

O levantamento bibliográfico foi feito por meio de consultas à bibliografia impressa e em mídia, além de levantamento de acervo de livros existente na Biblioteca do CAEd e em outros locais. Foram buscas em sites especializados para coletar os resultados de desempenho obtidos pela escola e foi realizado levantamento em fontes secundárias, tais como consulta de dados publicados no site do INEP, nos boletins do Simave, além de outros dados disponibilizados pelo CAEd. Esta ação foi importante para aprofundar o conhecimento teórico acerca do tema pesquisado, além de poder confrontar o pensamento de vários autores.

2.4.2 A Análise Documental

Lüdke (1986) considera a análise documental como uma importante fonte para a coleta de dados qualitativos, além de ser uma possível fonte poderosa de confirmação de afirmações do pesquisador. Para a construção da dissertação foi necessária a consulta em diversos documentos escolares.

A Análise Documental se processou por meio da observação e da coleta de dados em documentos do setor de inspeção escolar da SRE de Diamantina e no acervo existente na escola, como documentos administrativos constantes nos arquivos do diretor e documentos pedagógicos utilizados pelo supervisor, principalmente aqueles que envolviam o acompanhamento do processo de aprendizagem e de avaliação dos alunos, e, ainda, os planejamentos dos professores. Portanto, pode-se considerar que:

A análise de documentos é a variante mais antiga para realizar pesquisa, especialmente no que diz respeito à revisão de literatura. Além de procedimentos tradicionais de leitura e resumo de idéias, é possível extrair e sumarizar resultados por meio de meta-análise. (ROSENTHAL14, 1984 apud GÜNTHER 2006)

14 Rosenthal, R. (1984). Meta-analytic procedures for social research. Applied Social Research Methods Series, 6. Newbury Park: Sage.

Cabe relatar que o Projeto Político Pedagógico e o Portfólio do Prêmio de Gestão Escolar foram os documentos que serviram de base para a maioria dos estudos desenvolvidos ao longo desta pesquisa.

Somados a essas informações, foram levantados o quantitativo de turmas, alunos atendidos, turno de funcionamento, número de servidores em exercício, de servidores em ajustamento funcional, de licenças, além de dados sobre a infraestrutura da escola. Esses dados serviram para traçar o perfil da escola e a sua estrutura organizacional.

Analisaram-se, também, as atas de reuniões de professores para a formação continuada, os registros de participação de pais nas reuniões bimestrais e nos eventos promovidos pela escolas, além dos arquivos das assembleias e das reuniões do colegiado escolar.

2.4.3 Observação não participante

A observação não participante permitiu fazer a coleta de dados em campo observando-se a realidade contextual. Ao adotar esse procedimento, o pesquisador buscou perceber as condições reais da escola, bem como a postura dos sujeitos quando os questionários e as entrevistas não se mostraram eficientes. Sendo assim, fez parte do conjunto de ações investigativas para esta dissertação a observação do comportamento dos sujeitos no cotidiano de seu trabalho.

Foram realizadas várias visitas ao longo do desenvolvimento do trabalho, além da participação em reuniões e nos eventos promovidos pela escola. As visitas tinham como objetivo observar o comportamento de professores e alunos e coletar dados nos registros da escola.

Alguns achados durante as visitas merecem ser destacados, uma vez que contribuem para a efetividade nos resultados educacionais. Assim, o período investigativo foi marcado pela análise das condutas dos professores e gestores no exercício cotidiano de suas atribuições para que fosse possível verificar os fatos de forma natural. Quanto aos pais, a observação foi feita durante as realizações de reuniões e eventos e no término das aulas, enquanto aguardavam a saída dos filhos.

2.4.4 Entrevista com roteiro semiestruturado

Primeiramente, foi feito um estudo sobre a elaboração de entrevistas com roteiro semiestruturado. Em seguida, selecionaram-se os participantes. Conforme Duarte (2004, p. 255). ―[...] o que dá o caráter qualitativo não é necessariamente o recurso de que se faz uso, mas o referencial teórico/metodológico eleito para a construção do objeto de pesquisa e para a análise do material coletado no trabalho de campo‖. Ainda a esse respeito, complementa a autora:

A realização de uma boa entrevista exige: a) que o pesquisador tenha muito bem definidos os objetivos de sua pesquisa (e introjetados — não é suficiente que eles estejam bem definidos apenas ―no papel‖); b) que ele conheça, com alguma profundidade, o contexto em que pretende realizar sua investigação (a experiência pessoal, conversas com pessoas que participam daquele universo — egos focais/informantes privilegiados —, leitura de estudos precedentes e uma cuidadosa revisão bibliográfica são requisitos fundamentais para a entrada do pesquisador no campo); c) a introjeção, pelo entrevistador, do roteiro da entrevista (fazer uma entrevista ―não-válida‖ com o roteiro é fundamental para evitar ―engasgos‖ no momento da realização das entrevistas válidas); d) segurança e auto- confiança; e) algum nível de informalidade, sem jamais perder de vista os objetivos que levaram a buscar aquele sujeito específico como fonte de material empírico para sua investigação. (DUARTE, 2004, p. 216)

Foram escolhidos para serem entrevistados o Diretor e o Ex-diretor. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas, permitindo a análise dos dados. Devido ao número elevado de professores, foi selecionado um grupo representativo composto por aqueles que acompanharam a gestão da escola desde o seu início para que também fossem entrevistados. Os roteiros das entrevistas encontram-se no apêndice 5 desta dissertação.

2.4.5 Questionários

Usaram-se os recursos do questionário para a coleta de dados relacionados ao posicionamento dos professores e supervisores em relação à atuação dos gestores nas dimensões da gestão e aos fatores de eficácia ligados à gestão escolar. Para verificar aspectos ligados à liderança dos gestores, solicitou-se aos pais e funcionários administrativos que respondessem um questionário com questões versando sobre o tema.

Nesta lógica, o questionário pode ser definido como ―[...] um conjunto de perguntas sobre um determinado tópico que não testa a habilidade do respondente, mas mede sua

opinião, seus interesses, aspectos de personalidade e informação biográfica‖ (GÜNTHER, 2003, p. 2).

Todos os questionários utilizaram para graduação das respostas uma escala do tipo Likert15, de 0 a 5, em que 0 significa discordância e 5, concordância absoluta. Os modelos dos questionários encontram-se no apêndice desta dissertação. Os questionários 1 e 2 foram aplicados a uma amostra de 60 pais com o objetivo de analisar os aspectos relacionados à liderança do gestor. Os questionários 3 e 4 foram aplicados aos professores. Responderam aos questionários 3 e 4 professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as quais participaram da gestão até o ano de 2013.

Para confirmar as questões voltadas para os fatores de eficácia ligados à gestão escolar, um questionário similar foi aplicado aos professores para que fosse possível confrontar a opinião dos pais com opinião dos docentes. Foram distribuídos 15 questionários aos professores que trabalharam na escola no período anterior a 2013, uma vez que estes acompanharam a gestão no período recortado para esta pesquisa. No entanto, apenas 11 professores devolveram os questionários preenchidos em tempo hábil para a análise.

Como apoio, utilizaram-se instrumentos de diagnóstico aplicados aos pais e aos servidores administrativos da escola no período de elaboração do PPP da escola e do Portfólio do Prêmio de Gestão Escolar.