• Nenhum resultado encontrado

A presente dissertação é apresentada como um estudo de caso acerca da Gestão do Conhecimento na CAP, um setor da UFJF. Fatos potencialmente relevantes sobre o tema em estudo são descritos ao longo desta dissertação a partir de dados e informações coletados preliminarmente ou quando da efetivação da pesquisa de campo.

De acordo com Leonard-Barton20 (1990) apud Csillag et al (2012, 381)

Um estudo de caso é uma estória de um passado ou fenômeno corrente, desenhado a partir de múltiplas fontes de evidência. Pode incluir dados de observação direta e entrevista sistemática como também arquivos públicos e particulares. Em realidade, todo fato relevante à cadeia de eventos descrevendo o fenômeno é um dado potencial num estudo de caso, desde que o contexto seja importante.

A presente pesquisa, que busca compreender como possibilitar a adoção procedimentos de Gestão do Conhecimento no setor CAP e que ao final se consolida em um Plano de Ação Educacional é de base qualitativa, pois visa interpretar de maneira exploratória as evidências encontradas durante todo processo de construção da dissertação. De acordo com Günther (2006, p. 204)

são características da pesquisa qualitativa sua grande flexibilidade e adaptabilidade. [...] a pesquisa qualitativa considera cada problema objeto de uma pesquisa específica para a qual são necessários instrumentos e procedimentos específicos.

Para fins de construção desta pesquisa, a metodologia aplicada ao estudo é dividida em duas etapas. A primeira refere-se: [1] a pesquisa bibliográfica, que fundamenta teoricamente o estudo; [2] a pesquisa exploratória, fundamental para a construção do primeiro capítulo, que analisa documentos institucionais, apresenta números relacionados ao caso e, ainda, oferece uma visão geral do tema em estudo e; [3] a construção dos instrumentos de coleta de dados, definidos como questionário e entrevistas semiestruturadas, conforme constam dos apêndices A, B

20 LEONARD-BARTON, D. A dual methodology for case studies: synergistic use of a longitudinal single site with replicated multiple sites. Organization Science, v. 1, n. 3, p. 248-266,

e C deste trabalho. Já a segunda etapa refere-se a aplicação dos instrumentos de coleta de dados, bem como a aferição das interpretações e análises que desencadeiam o plano de ação constante do terceiro capítulo.

Cabe ressaltar que a pesquisa exploratória, realizada entre janeiro de 2015 a outubro de 2015, tem como fonte sites públicos como do Ministério do Planejamento, da SEGEP, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da UFJF, bem como dados e informações fornecidas pela CAP, setor em estudo.

A adoção de várias técnicas para a busca de informações interessa a este estudo, pois permite analisar a realidade a partir de vários ângulos. Assim, além das análises preliminares, que dão corpo ao primeiro capítulo, utiliza-se dois instrumentos de coletas de dados, sendo entrevista e questionário. O primeiro aplicável aos sujeitos relacionados no Quadro 6, identificados como Gestor, por meio da letra “G”, como forma de garantia de anonimato. E o segundo, aplicável a todos servidores em atividade na CAP, excluídos os afastados e licenciados (por qualquer motivo), a pesquisadora desta dissertação e àqueles que foram entrevistados.

Quadro 06: Sujeitos entrevistados

SUJEITO INSTITUCIONAL IDENTIFICAÇÃO

Gestor na Administração Superior UFJF G1

Gestor na CAP G2

Gestor na CAP G3

Gestor na CAP G4

Fonte: Elaborado pela autora, 2016.

Para Günther (2006, p. 205) no estudo de caso “é concebível observar comportamento no seu contexto natural [...] realizar entrevistas, aplicar questionários ou administrar testes”.

Tanto o questionário como as entrevistas foram elaborados tendo como base aspectos relacionados ao referencial teórico deste estudo, com o fim de compreender a Gestão do Conhecimento na CAP e compreender como possibilitar a adoção procedimentos de Gestão do Conhecimento no setor.

Os roteiros de entrevistas e o questionário expõem inicialmente uma breve apresentação do objetivo do estudo. A intenção neste caso é deixar o respondente à

vontade para emitir opiniões frente às questões que seguiram nos instrumentos de coleta de dados. O questionário (Apêndice A) é composto, em grande parte, por questões com formato de respostas múltiplas graduadas em escalas do tipo Likert, pois quando de sua construção teve-se a pretensão de coletar informações de natureza qualitativa, já que se propõem identificar as opiniões dos servidores, desde a concordância até a discordância de afirmativas relacionadas à Gestão do Conhecimento.

As entrevistas, previamente agendadas com os sujeitos institucionais, foram realizadas pela própria pesquisadora com a devida apresentação da pesquisa, bem como da Carta de Apresentação do programa de mestrado. O período de 17 de março de 2016 a 30 de março de 2016, foi marcado para a realização das quatro entrevistas que tiveram gravações autorizadas pelos sujeitos. As entrevistas possuem gravações que variam de 13 minutos e 54 segundos a 25 minutos e 45 segundos. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice D) foi assinado individualmente por cada entrevistado e pela pesquisadora, sendo que uma via deste encontra-se arquivada com a pesquisadora e a outra foi entregue ao entrevistado.

O plano amostral dos entrevistados, conforme demostrado no Quadro 6, é composto de quatro sujeitos. A escolha destes se deu pelo exercício de gestão na UFJF, no caso do integrante da Administração Superior (G1), bem como exercício de gestão na CAP, no caso dos demais entrevistados (G1, G2 e G3). Apesar do foco do estudo ser o setor CAP, é importante verificar as opiniões e percepções de um membro da Administração Superior, pois a influência da administração superior, seja em prol ou não da Gestão do Conhecimento, pode interferir na implementação do plano de ação que é proposto no terceiro capítulo.

Ainda sobre a pesquisa de campo, cabe relatar a aplicação dos questionários, realizada entre 08 de março de 2016 e 15 de abril de 2016. O índice de aceitação à pesquisa mostra-se representativo, pois dos 19 (dezenove) formulários distribuídos 18 (dezoito) retornaram. O questionário garantia ao respondente o anonimato e não foi aplicado diretamente pela pesquisadora, visando diminuir possíveis interferências na pesquisa, pelo fato da pesquisadora pertencer ao setor em estudo, desde outubro de 2015. Assim como se procedeu na entrevista, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice D) foi assinado individualmente por cada respondente do

questionário e pela pesquisadora, sendo que uma via deste encontra-se arquivada com a pesquisadora e a outra foi entregue ao respondente.

Na organização e tabulação dos dados procedeu-se a transcrição de todas as entrevistas, bem como na organização, em planilha do excel, de todas as informações colhidas por meio de questionário.

No desenvolvimento dos eixos de análise optou-se por organizar os dados nos textos de análise em torno da discussão da Gestão do Conhecimento na CAP. Para tanto, as análises pautaram-se em cinco eixos, sendo que o primeiro apresenta o perfil e a percepção dos sujeitos acerca da Gestão do Conhecimento, e os demais apresentam análises e interpretações sobre os modos de conversão do conhecimento propostos por Nonaka e Takeuchi (1997) precursores da Gestão do Conhecimento, a saber: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.