• Nenhum resultado encontrado

A avaliação das redes de ensino e das escolas, é uma característica presente no conjunto das reformas educacionais implementadas em escala internacional desde a década de 198014. Entretanto, os papéis desempenhados e as funções pressupostas pela avaliação tem se modificado em vários contextos de reformas educacionais. Nos EUA, o sistema nacional de avaliação pratica o monitoramento de metas e prioridades, incluindo, dessa forma, os mecanismos de mercado na educação.

Souza, (2005), acredita que foi em virtude da criação do SAEB, um dos principais instrumentos utilizados como parte da estratégia para melhorar a educação brasileira, viabilizado pelo INEP como um órgão encarregado desse processo, constituiu-se em marco importante nessa direção. Atualmente, o objetivo, segundo Souza, (2005), é produzir um diagnóstico confiável sobre a qualidade da educação brasileira, estado por estado, revelando informações sobre o que os alunos sabem e o que seria desejável que soubessem.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), conforme Souza (2005), a cada dois anos apura informações sobre o desempenho do aluno nas 4ª/5º e 8ª/9º série/ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, em matemática e em Língua Portuguesa (leitura). Com os testes de rendimento, a avaliação tem a finalidade de produzir informações a respeito da realidade educacional brasileira e especialmente, por regiões, redes de ensino público e privado nos estados, regiões e no Distrito Federal, sendo uma fonte de informação para a política educativa.

Determinados os objetivos do sistema, é necessário constituir as estratégias e as metas para alcançá-las. As estratégias expressas nas políticas educacionais fundamentarão as categorias em que o processo de ensino aprendizagem deve proceder e

estabelecem padrões mínimos para a qualidade do processo de ensino.

Um sistema Nacional de Avaliação segundo Gomes Neto e Rosenberg (1995), além de pressupor a universalização do acesso e da equidade, deve preocupar-se em medir a qualidade do ensino por meio de indicadores de qualidade. No entanto, o desempenho pode ser medido através de testes padronizados, implicados na hipótese subjacente de que a presença de padrões mínimos de qualidade no processo de ensino possibilitará a melhoria da aprendizagem dos alunos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), com a função de promover pesquisas, estudos e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o pressuposto de subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de políticas públicas para a área educacional. Ou seja, lançar informações confiáveis e claras aos gestores, educadores e a toda sociedade, com os resultados avaliativos e estatísticos nas etapas da educação básica e na modalidade de educação de jovens e adultos.

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), parte integrante do INEP, tem sob sua responsabilidade, além do SAEB e da Prova Brasil, os seguintes sistemas de avaliações:

PISA- (Programa Internacional de Avaliação de Alunos)

O Brasil participa do PISA, uma avaliação padronizada que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências sob a coordenação do INEP, responsável por aplicar e informar os resultados das provas em todo o país.

O PISA tem por finalidade avaliar se os alunos conseguiram apropriar-se de conhecimentos e habilidades ao término da educação obrigatória, analisando se podem continuar aprendendo, se é útil à sociedade e se estão preparados para enfrentar os desafios da sociedade moderna. Esse Programa de Avaliação visa medir o desempenho dos estudantes analisando currículo escolar, enfocando habilidades e competências necessárias à

vida cotidiana.

Esta avaliação verifica não só os conhecimentos e habilidades, mas considera, também, as motivações dos estudantes, seus hábitos de estudo e suas preferências por meio de diversas situações de aprendizagem.

O PISA é aplicado junto aos países participantes da OCDE e países não membros convidados como o Brasil que participa pela quarta vez consecutiva.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM completou dez anos em 2008, como o maior processo de avaliação da América Latina, pois é destinado aos alunos que concluíram o terceiro ano do Ensino Médio. Esta avaliação foi estruturada a partir dos conceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que reformulou o Ensino Médio no País, tornando-o etapa conclusiva da educação básica e porta de entrada à Educação Superior. O principal objetivo é analisar o desempenho das habilidades e competências dos estudantes, diferenciando dos vestibulares que exigem a memorização dos conteúdos.

Sendo assim, a prova do ENEM é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Portanto, essa modalidade de avaliação faz com que o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.

Outra vantagem do Exame é que muitas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos. O Enem está agregado ao ProUni (Programa Universidade para Todos) que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequênciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Foi criado pelo Governo Federal em 2005, oferecendo isenção de alguns tributos às instituições de ensino que aderem ao Programa.

ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

O ENCCEJA é um instrumento de avaliação que, segundo o INEP mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. A adesão ao ENCCEJA pelas secretarias de Educação dos Estados, Distrito Federal e municípios é opcional.

Esta modalidade de avaliação tem como objetivo principal avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade em idade apropriada. Portanto, o educando se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, consegue a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Prova Brasil

A Prova Brasil foi criada em 2005 e avalia as escolas públicas localizadas em áreas urbanas. Conforme o INEP, essa avaliação é quase universal, em decorrência de que todos os alunos das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova. A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, destinada apenas aos estudantes da 4ª e 8ª série (5º e 9º ano) do Ensino Fundamental. Portanto, essa avaliação, por ser universal, expande o alcance dos resultados oferecidos pelo SAEB, divulgando as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes.