• Nenhum resultado encontrado

Modere seu entusiasmo

A

APESAR DE AINDAPESAR DE AINDA me sentir um aluno, antes que me desse conta havia umme sentir um aluno, antes que me desse conta havia um

“Ph.D.” depois do meu nome e eu tinha me tornado professor numa “Ph.D.” depois do meu nome e eu tinha me tornado professor numa faculdade no interior de Massachusetts. Tenho lembranças vívidas de como faculdade no interior de Massachusetts. Tenho lembranças vívidas de como meu coração se acelerava quando eu pensava em ver meus alunos pela meu coração se acelerava quando eu pensava em ver meus alunos pela primeira vez. Estava repleto de expectativa, como um adolescente indo a um primeira vez. Estava repleto de expectativa, como um adolescente indo a um encontro às cegas. Tentei me lembrar dos muitos professores maravilhosos encontro às cegas. Tentei me lembrar dos muitos professores maravilhosos que tivera e esperei desenvolver algumas habilidades deles, além de sua que tivera e esperei desenvolver algumas habilidades deles, além de sua presença autêntica.

presença autêntica.

Das duas matérias que eu iria ensinar naquele semestre, uma tinha sido a Das duas matérias que eu iria ensinar naquele semestre, uma tinha sido a mais inspiradora para mim quando eu era aluno: Introdução à Meditação mais inspiradora para mim quando eu era aluno: Introdução à Meditação Budista. Não queria que a aula fosse apenas teórica; queria dar aos alunos a Budista. Não queria que a aula fosse apenas teórica; queria dar aos alunos a oportunidade de experimentar a meditação de verdade, por conta própria. Eu oportunidade de experimentar a meditação de verdade, por conta própria. Eu esperava que, no futuro, mesmo depois de formados, eles se voltassem à esperava que, no futuro, mesmo depois de formados, eles se voltassem à meditação quando confrontados pelas dificuldades da vida. Achava que o meditação quando confrontados pelas dificuldades da vida. Achava que o melhor presente que podia dar aos meus alunos era a capacidade de observar melhor presente que podia dar aos meus alunos era a capacidade de observar a própria mente de maneira objetiva e de não se perder na constante mudança a própria mente de maneira objetiva e de não se perder na constante mudança de seus pensamentos e suas emoções.

de seus pensamentos e suas emoções.

Ainda me lembro da primeira aula como se fosse ontem. Antes de entrar Ainda me lembro da primeira aula como se fosse ontem. Antes de entrar na sala, eu estava preocupado com o que iria dizer e como o diria. Mas acabei na sala, eu estava preocupado com o que iria dizer e como o diria. Mas acabei falando de forma apaixonada sobre algo que no budismo chamamos de falando de forma apaixonada sobre algo que no budismo chamamos de “afinidade cármica”. Contei aos alunos que, de acordo com os ensinamentos “afinidade cármica”. Contei aos alunos que, de acordo com os ensinamentos budistas, nosso encontro naquele dia não era fruto de mero acaso, mas o budistas, nosso encontro naquele dia não era fruto de mero acaso, mas o resultado de nosso encontro em incontáveis vidas passadas. Também disse resultado de nosso encontro em incontáveis vidas passadas. Também disse que, como o tempo que passaríamos juntos era uma ocorrência tão rara e que, como o tempo que passaríamos juntos era uma ocorrência tão rara e preciosa, deveríamos nos esforçar para ter um semestre produtivo. Como preciosa, deveríamos nos esforçar para ter um semestre produtivo. Como muitos deles eram calouros, se mostravam bastante sinceros e pareciam ter muitos deles eram calouros, se mostravam bastante sinceros e pareciam ter grandes expectativas para a faculdade. A turma tinha 25 alunos, então não foi grandes expectativas para a faculdade. A turma tinha 25 alunos, então não foi difícil aprender o nome de todos, e tive a chance de conversar brevemente difícil aprender o nome de todos, e tive a chance de conversar brevemente

com cada um. Descobri por que tinham escolhido aquela disciplina e o que com cada um. Descobri por que tinham escolhido aquela disciplina e o que esperavam aprender. Gostei de todos e prometi a mim mesmo que iria dedicar esperavam aprender. Gostei de todos e prometi a mim mesmo que iria dedicar tempo e energia para a formação deles.

tempo e energia para a formação deles.

Meu entusiasmo ficou ainda mais evidente quando as aulas começaram. Meu entusiasmo ficou ainda mais evidente quando as aulas começaram. Eu passava mais dever de casa do que os outros professores pois sentia a Eu passava mais dever de casa do que os outros professores pois sentia a urgência de ensinar o máximo que pudesse. Quando recebia os trabalhos, urgência de ensinar o máximo que pudesse. Quando recebia os trabalhos, avaliava-os com cuidado e o mais rápido possível. Além disso, pedi que os avaliava-os com cuidado e o mais rápido possível. Além disso, pedi que os alunos praticassem meditação todos os dias e relatassem a experiência em um alunos praticassem meditação todos os dias e relatassem a experiência em um diário. Enquanto outros professores costumavam convidar os alunos para um diário. Enquanto outros professores costumavam convidar os alunos para um antar no fim do semestre, eu marcava vários encontros com eles, inclusive antar no fim do semestre, eu marcava vários encontros com eles, inclusive um piquenique num mosteiro budista. Certa vez até pedi que me um piquenique num mosteiro budista. Certa vez até pedi que me encontrassem numa igreja local para assistirem a uma palestra de um encontrassem numa igreja local para assistirem a uma palestra de um proeminente mestre americano de meditação vipassana.

proeminente mestre americano de meditação vipassana.

À medida que o semestre avançava, comecei a perceber que meu À medida que o semestre avançava, comecei a perceber que meu entusiasmo estava criando alguns problemas. Eu achava que se fizesse tudo o entusiasmo estava criando alguns problemas. Eu achava que se fizesse tudo o que pudesse para ensinar aos alunos, eles também dariam o melhor de si para que pudesse para ensinar aos alunos, eles também dariam o melhor de si para tentar acompanhar. A maioria parecia sentir gratidão por todas as tentar acompanhar. A maioria parecia sentir gratidão por todas as experiências que eu lhes proporcionava, mas alguns pareciam cansados e experiências que eu lhes proporcionava, mas alguns pareciam cansados e estavam perdendo o interesse. Começaram a ir à aula sem fazer os deveres, estavam perdendo o interesse. Começaram a ir à aula sem fazer os deveres, alguns nem sequer terminavam as leituras. Vários declararam de forma alguns nem sequer terminavam as leituras. Vários declararam de forma insolente que, como a visita ao mosteiro e à igreja eram extracurriculares, não insolente que, como a visita ao mosteiro e à igreja eram extracurriculares, não tinham a obrigação de comparecer. Comecei a ficar decepcionado e magoado. tinham a obrigação de comparecer. Comecei a ficar decepcionado e magoado. Não conseguia evitar. Eu estava fazendo de tudo pelos meus alunos e eles Não conseguia evitar. Eu estava fazendo de tudo pelos meus alunos e eles rejeitavam a minha oferta.

rejeitavam a minha oferta.

Então examinei esse sentimento de decepção. Quando enxerguei a Então examinei esse sentimento de decepção. Quando enxerguei a situação de forma mais clara, percebi quanto havia me comportado de modo situação de forma mais clara, percebi quanto havia me comportado de modo equivocado. Essa matéria era apenas uma das quatro que os alunos estavam equivocado. Essa matéria era apenas uma das quatro que os alunos estavam cursando. Apesar de o assunto ser muito importante para mim, as outras cursando. Apesar de o assunto ser muito importante para mim, as outras matérias eram igualmente importantes para eles. Era natural que não matérias eram igualmente importantes para eles. Era natural que não pudessem investir todo o tempo na minha aula, mas eu não tinha sido capaz pudessem investir todo o tempo na minha aula, mas eu não tinha sido capaz de enxergar isso com clareza e acabara caindo na armadilha de meu desejo de de enxergar isso com clareza e acabara caindo na armadilha de meu desejo de ensinar.

ensinar.

Não importa quão eficaz um remédio seja; se você exigir que alguém o Não importa quão eficaz um remédio seja; se você exigir que alguém o tome, pode ser que ele pareça um veneno. Minha maneira de lecionar estava tome, pode ser que ele pareça um veneno. Minha maneira de lecionar estava se tornando venenosa para alguns alunos. Após perceber isso, modifiquei as se tornando venenosa para alguns alunos. Após perceber isso, modifiquei as aulas para encontrar um equilíbrio apropriado entre minha paixão por ensinar aulas para encontrar um equilíbrio apropriado entre minha paixão por ensinar e a capacidade de aprendizagem dos estudantes. Para minha surpresa, eles e a capacidade de aprendizagem dos estudantes. Para minha surpresa, eles

notaram a diferença quase na mesma hora e começaram a reagir de forma notaram a diferença quase na mesma hora e começaram a reagir de forma positiva. Parei de sobrecarregá-los com meu excesso de zelo, e, pouco a positiva. Parei de sobrecarregá-los com meu excesso de zelo, e, pouco a pouco, eles redescobriram seu interesse pela aula. Quando isso aconteceu, pouco, eles redescobriram seu interesse pela aula. Quando isso aconteceu, notei algo que deveria ter percebido desde o início.

notei algo que deveria ter percebido desde o início.

Quando conseguimos um trabalho pela primeira vez, sobretudo se Quando conseguimos um trabalho pela primeira vez, sobretudo se tivermos nos preparado durante muito tempo, é fácil exagerar no entusiasmo, tivermos nos preparado durante muito tempo, é fácil exagerar no entusiasmo, pois estamos ansiosos por nos colocar à prova. Na empolgação, cometemos o pois estamos ansiosos por nos colocar à prova. Na empolgação, cometemos o erro de igualar nossa própria ânsia com eficácia. Fazer bem um trabalho é erro de igualar nossa própria ânsia com eficácia. Fazer bem um trabalho é mais importante do que achar que se faz um bom trabalho. É necessário ter mais importante do que achar que se faz um bom trabalho. É necessário ter sabedoria para perceber que essas duas coisas nem sempre estão relacionadas. sabedoria para perceber que essas duas coisas nem sempre estão relacionadas. Em alguns casos, nosso zelo pode nos impedir de alcançar o resultado Em alguns casos, nosso zelo pode nos impedir de alcançar o resultado desejado, principalmente se você não consegue enxergar as necessidades de desejado, principalmente se você não consegue enxergar as necessidades de seus colegas de trabalho para atingir o mesmo objetivo.

seus colegas de trabalho para atingir o mesmo objetivo.

Só conseguimos trabalhar com os outros de forma harmoniosa e eficaz Só conseguimos trabalhar com os outros de forma harmoniosa e eficaz quando aprendemos a controlar esse excesso de paixão. Só assim podemos quando aprendemos a controlar esse excesso de paixão. Só assim podemos compartilhar nosso entusiasmo com os que estão à nossa volta.

A badalada de um sino só pode ser ouvida de longe quando o A badalada de um sino só pode ser ouvida de longe quando o

sino é tocado com força. sino é tocado com força.

Sua influência não vai se expandir sem o sacrifício de muito trabalho duro. Sua influência não vai se expandir sem o sacrifício de muito trabalho duro.

O mundo percebe os seus esforços mais rápido do que você pensa. O mundo percebe os seus esforços mais rápido do que você pensa.

*

*

É importante trabalhar duro, É importante trabalhar duro,

mas não se apegue à sensação de trabalhar muito. mas não se apegue à sensação de trabalhar muito.

Se está inebriado por essa sensação, é porque liga menos para o trabalho Se está inebriado por essa sensação, é porque liga menos para o trabalho

do que para a imagem que os outros têm de você. do que para a imagem que os outros têm de você.

*

*

As pessoas mais perigosas As pessoas mais perigosas

são aquelas que têm uma paixão, mas não possuem sabedoria. são aquelas que têm uma paixão, mas não possuem sabedoria.

*

*

Se quiser prever como um político vai agir após ganhar uma eleição, Se quiser prever como um político vai agir após ganhar uma eleição, observe a forma como ele se comporta hoje e como viveu no passado. observe a forma como ele se comporta hoje e como viveu no passado.

Uma pessoa não vive do jeito que diz viver Uma pessoa não vive do jeito que diz viver e sim da forma como sempre tem vivido. e sim da forma como sempre tem vivido.

*

*

Historicamente, as pessoas que trazem mudanças para a sociedade Historicamente, as pessoas que trazem mudanças para a sociedade tendem a ser não as de meia-idade, mas a juventude apaixonada. tendem a ser não as de meia-idade, mas a juventude apaixonada.

O coração dos jovens é sensível à situação dos oprimidos. O coração dos jovens é sensível à situação dos oprimidos.

Seu espírito se ergue contra a injustiça e luta por aqueles que não têm voz. Seu espírito se ergue contra a injustiça e luta por aqueles que não têm voz.

Agarre-se a esse espírito jovem, não importa a idade que você tenha. Agarre-se a esse espírito jovem, não importa a idade que você tenha.

*

*

Todo mundo é gentil com quem acabou de conhecer. Todo mundo é gentil com quem acabou de conhecer.

A pergunta é quanto tempo essa gentileza dura. A pergunta é quanto tempo essa gentileza dura.

Não se deixe enganar por alguém que foi legal com você apenas da primeira Não se deixe enganar por alguém que foi legal com você apenas da primeira

vez. vez.

*

*

Quando quiser contratar alguém, veja além das habilidades e da experiência Quando quiser contratar alguém, veja além das habilidades e da experiência

para checar se o candidato curte o trabalho que faz. para checar se o candidato curte o trabalho que faz.

Pessoas que gostam do próprio trabalho costumam ser mais bem-sucedidas Pessoas que gostam do próprio trabalho costumam ser mais bem-sucedidas

do que aquelas que não gostam. do que aquelas que não gostam.

*

*

Não importa o que façamos, Não importa o que façamos, precisamos ser minuciosos. precisamos ser minuciosos.

Normalmente não dá certo quando pensamos: “Vou deixar isso assim e Normalmente não dá certo quando pensamos: “Vou deixar isso assim e

consertar depois”, consertar depois”,

porque depois talvez não tenhamos a motivação para consertar porque depois talvez não tenhamos a motivação para consertar

ou nos acostumemos à forma como está. ou nos acostumemos à forma como está.

É como se mudar e decidir fazer obras na casa ao longo do tempo. É como se mudar e decidir fazer obras na casa ao longo do tempo.

Mesmo após muitos anos, nunca terminamos os reparos. Mesmo após muitos anos, nunca terminamos os reparos. Acabamos vivendo muito tempo com as coisas do jeito que estão. Acabamos vivendo muito tempo com as coisas do jeito que estão.

*

*

Alguém pensa: “Vou estudar bastante para conseguir entrar numa boa Alguém pensa: “Vou estudar bastante para conseguir entrar numa boa

universidade.” universidade.”

Outra pessoa pensa: “Vou estudar bastante para ensinar à minha irmã, Outra pessoa pensa: “Vou estudar bastante para ensinar à minha irmã,

pois meus pais não têm dinheiro para mandá-la à escola.” pois meus pais não têm dinheiro para mandá-la à escola.”

Apesar de ambos terem a mesma determinação para estudar com afinco, Apesar de ambos terem a mesma determinação para estudar com afinco,

a motivação de cada um é bem diferente. a motivação de cada um é bem diferente.

Um compromisso de ajudar os outros pode trazer à tona uma energia imensa Um compromisso de ajudar os outros pode trazer à tona uma energia imensa

de dentro de nós. de dentro de nós.

É por isso que as pessoas fazem os votos de bodisatva para salvar todos os É por isso que as pessoas fazem os votos de bodisatva para salvar todos os

seres sencientes seres sencientes

antes de embarcar na jornada da iluminação espiritual. antes de embarcar na jornada da iluminação espiritual.

*

*

Quando tiver que tomar uma decisão, tente avaliar quantas pessoas se Quando tiver que tomar uma decisão, tente avaliar quantas pessoas se

beneficiarão da sua ação. beneficiarão da sua ação.

Se ela satisfizer apenas seu ego e magoar os outros sem necessidade, a Se ela satisfizer apenas seu ego e magoar os outros sem necessidade, a

decisão é errada. decisão é errada.

*

*

Seja o tipo de pessoa que consegue se colocar no lugar dos outros Seja o tipo de pessoa que consegue se colocar no lugar dos outros

e entenda as coisas não apenas pela sua própria perspectiva, e entenda as coisas não apenas pela sua própria perspectiva,

mas pelo ponto de vista do outro também. mas pelo ponto de vista do outro também.

*

*

Está tentando se aproximar de alguém? Está tentando se aproximar de alguém?

É porque quer algo dessa pessoa? É porque quer algo dessa pessoa?

Se quer mesmo estar perto dela, descarte os outros motivos. Se quer mesmo estar perto dela, descarte os outros motivos.

Quando se é genuinamente gentil, sem segundas intenções, Quando se é genuinamente gentil, sem segundas intenções,

os outros se abrem para você com mais facilidade. os outros se abrem para você com mais facilidade.

*

*

Algumas pessoas são generosas e bondosas com aquelas que estão fora de Algumas pessoas são generosas e bondosas com aquelas que estão fora de

seu círculo seu círculo

e, ao mesmo tempo, negligenciam as necessidades das que estão dentro dele. e, ao mesmo tempo, negligenciam as necessidades das que estão dentro dele.

É um erro deixar de valorizar os familiares e colegas próximos. É um erro deixar de valorizar os familiares e colegas próximos.

Quando os mais íntimos se sentem ignorados e traídos, Quando os mais íntimos se sentem ignorados e traídos, tudo o que vocês construíram pode desabar num instante. tudo o que vocês construíram pode desabar num instante.

*

*

Para nós, uma grande rocha é um exemplo Para nós, uma grande rocha é um exemplo de como se manter verdadeiro e não vacilar de como se manter verdadeiro e não vacilar

mesmo quando as ondas de elogios ou críticas vêm em nossa direção. mesmo quando as ondas de elogios ou críticas vêm em nossa direção.