• Nenhum resultado encontrado

Esquema dos cabos

B. Modos de leitura

a) Modo Rádio

Abrir MENU e selecionar a função Rádio. Selecionar uma estação de rádio premindo a tecla BAND do comando remoto ou da unidade para selecionar uma rádio entre FM1, FM2, FM3, AM1 e AM2.

Pesquisa automática

Para pesquisar estações: premir [ ] / [ ] no comando remoto ou manter premidas durante alguns segundos a teclas [ ] / [ ] do painel de comandos.

Quando for encontrada uma estação, esta é automaticamente reproduzida. Pesquisa manual

Premir as teclas [ ] / [ ] do comando remoto ou da unidade. Parar a pesquisa quando tiver captado uma estação de rádio em boas condições de audição.

É igualmente possível utilizar o ícone . Inserir a frequência da estação de rádio desejada com a ajuda do teclado, confirmar com OK.

Memorizar uma estação de rádio

A unidade possui 5 bandas de frequência (FM1, FM2, FM3, AM1, AM2). Cada banda pode registar no máximo até 6 estações. Portanto, a unidade pode registar até 30 estações de rádio. Para uma memorização automática, premir a tecla da unidade. As estações que tiverem um sinal forte serão detetadas e memorizadas pela unidade.

Para uma memorização manual, procurar uma estação de rádio. Premir e manter os canais 1 a 6 para memorizar a estação.

Pesquisa local

Ativar a função Local no menu Radio e selecionar Local ou Distance. Se a função Local estiver ativada, apenas as estações com um sinal suficientemente fortes serão detetadas.

Funções Afixaçao da frequência

O Afixaçao da frequência (Radio Data System) é um sistema que permite recuperar informações sobre a estação de rádio em reprodução. De acordo com os casos, podem ser exibidos no visor o nome da estação de rádio, a frequência, o nome do artista/álbum/faixa em reprodução, o nome do programa de rádio, etc.

118

A disponibilidade do sistema Afixaçao da frequência varia de acordo com as regiões e zonas. Se o serviço não estiver disponível na sua região/zona, a função também não estará disponível na unidade.

Premir a tecla definições . Selecionar as várias funções para alterar as definições.

Sistema Afixaçao da frequência

Recupera os dados básicos deste sistema.

Função AF (Alternative Frequence)

O sistema de frequências alternativas permite que o rádio procure outras estações de rádio que transmitam o mesmo programa de rádio. Este sistema é útil quando a unidade perde a frequência da estação em reprodução.

É possível que ocorram interferências quando se verifica uma alteração de frequência. Desligar a função AF pode resolver o problema.

Função TA (Traffic Announcement)

A função TA permite receber informações de trânsito, seja qual for a fonte em utilização. Quando a função TA estiver ativada, sempre que é recebida uma informação de trânsito, a fonte que está a ser reproduzida é substituída pela informação de trânsito, se a banda de frequência rádio for FM. No final da informação de trânsito, a unidade retoma a fonte de origem.

Função EON (Enhanced Other Networks)

Esta função permite melhorar a receção de dados Afixaçao da frequência. Quando é ativada, permite que as funções TA e AF façam melhores pesquisas.

Quando a função EON está ativada, os indicadores luminosos de EON, AF e TA estão ativos. Com a função TA, as informações de trânsito da estação atual ou de outras estações podem ser recebidas.

Com a função AF, as frequências das estações memorizadas são atualizadas. EON permite receber a mesma estação de radio sintonizada noutra frequência (se o utilizador não estiver na mesma zona de frequência, por exemplo).

CT (clock time)

A data e a hora da estação em reprodução podem ser exibidas quando está codificada sob o sinal Afixaçao da frequência. A data e a hora são automaticamente atualizadas quando CT está ativada.

Função PTY (Program Type)

O PTY é um código que define o tipo de programa difundido (exemplo: informação, música rock, etc.).

Abrir a página das opções PTY para selecionar um tipo de programa. Após a seleção de um programa, a unidade procura automaticamente um meio que transmita esse tipo de programa. Se não encontrar nada, a unidade recupera a frequência de origem.

b) Leitura de um disco

Premir no comando remoto ou na unidade para abrir e fechar o compartimento do disco e inserir um disco.

No caso dos DVD, é exibido o menu seguinte:

119 D

E A : Retorno ao menu principal B : Tipo de disco

C : Exibição da hora

D : Leitura vídeo e exibição das informações de leitura E : Exibição no visor do menu de comandos

c) Leitura de uma pen USB

Abrir o compartimento USB que se situa na parte frontal da unidade. Inserir a pena USB na porta adequada.

Para retirar a pen USB, sair do menu. De seguida: - No caso da pen USB: retirar o dispositivo USB.

d) Leitura de um dispositivo externo

Nota: Este modo diz respeito a dispositivos externos como Bluetooth, USB. Ligar o dispositivo externo com o cabo AV fornecido.

Abrir o menu. Selecionar AV-IN 2 ou AV-IN 1 para aceder ao dispositivo externo.

C. Funções

a) Leitura

Premir (unidade ou comando remoto) para iniciar ou fazer pausa na leitura. Premir [■] (unidade ou comando remoto) para interromper a leitura.

b) Anterior/próximo e avanço rápido/retrocesso rápido

Premir as teclas [ ] / [ ] (unidade ou comando remoto) longamente para um avanço ou um retrocesso rápidos

Premir as teclas [ ] / [ ] brevemente para avançar para a próxima faixa ou retroceder à faixa anterior.

c) Função repetição

Premir o botão RPT (comando remoto ou unidade). No caso da unidade, é necessário premir igualmente a tecla para utilizar esta função.

No caso de DVD/VCD: Ao premir uma vez, o capítulo repete-se. Ao carregar uma segunda vez, o título repete-se. Ao carregar uma terceira vez, a repetição para.

120

No caso de CD, MP3/WMA, MPEG e fotos: Ao premir uma vez, a faixa repete-se uma vez. Ao carregar uma segunda vez, a pasta/álbum repete-se. Ao carregar uma terceira vez, tudo se repete. Ao carregar uma quarta vez, a repetição para.

Repetição A-B

No caso de DVD, VCD e CD premir [RPT A-B (comando remoto ou unidade)]: A será o início do extrato selecionado e B o fim. Este extrato será repetido várias vezes.

d) Leitura aleatória

Premir a tecla [RDM] do comando remoto ou a tecla da unidade para ativar a leitura aleatória. As pistas serão lidas aleatoriamente. Premir novamente as teclas para anular esta função.

e) Leitura início faixa

Premir a tecla [INT] do comando remoto. O início de cada faixa é reproduzido durante 10 segundos. Premir uma segunda vez a mesma tecla para anular a função.

f) Procura de uma faixa/pasta

Para ir diretamente para uma pasta ou faixa, utilizar o teclado numérico do comando remoto e inserir o número da faixa/pasta. Por exemplo, se desejar ir para a capítulo 10 de um DVD, inserir 1 e 0 (para DVD, VCD e CD).

g) Menu e título para DVD

No caso dos DVD com menu, premir a tecla MENU (unidade ou comando remoto) para abrir o menu. É possível selecionar as várias opções do DVD (língua, legendas, áudio, etc.).

Premir a tecla [TITLE] (comando remoto ou unidade) para abrir os títulos DVD. É possível escolher um título diferente para reproduzir.

h) Seleção de legendas

Premir a tecla [SUBTITLE] para escolher as legendas, quando disponível.

i) Seleção de ângulos

Premir a tecla [ANGLE] do comando remoto para escolher um ângulo diferente durante a reprodução de um DVD ou VCD, se a opção estiver disponível.

j) Seleção de canal de áudio

Para os DVD com opções de línguas e áudio, premir a tecla AUDIO (comando remoto ou unidade) para mudar a língua.

Para os CD e VCD, premir a tecla AUDIO (comando remoto ou unidade) para mudar o canal áudio entre STEREO, MONO, LEFT (esquerdo), RIGHT (direito).

k) Zoom

Premir a tecla ZOOM e utilizar o ícone para aumentar

4. UTILIZAÇÃO

121

l) Rotação de imagens

Utilizar a tecla da unidade para mexer nas fotos.

m) Função PBC (para VCD)

Esta função pode ser utilizada nos VCD com esta versão (V2.0 e mais recentes). Premir o botão PBC da unidade. Premir novamente para anular a função.

n) Seleção direta de uma faixa

Para escolher diretamente uma faixa, selecionar esta função no menu da unidade. Inserir o número da faixa desejada e premir OK para confirmar.

o) Câmara

A função “vista traseira” exige uma câmara. Se for instalada uma câmara, a função inicia-se automaticamente. Se não houver câmara, a função surge a cinzento no ecrã.

Sempre que o condutor fizer marcha-atrás, a câmara entra automaticamente em funcionamento.

Documentos relacionados