• Nenhum resultado encontrado

Monitoração de Atributos de Qualidade em Sistemas Baseados em

Atribuir qualidade a um sistema é uma tarefa muito importante, porém difícil de ser realizada. Ela é efetivada através do tratamento dos atributos de qualidade; dessa maneira, quando um sistema cumpre determinados requisitos tidos como definidores de qualidade, ele pode ser considerado um sistema capaz de realizar eficiente e eficazmente as funções que lhe foram projetadas.

Grande parte dos trabalhos que discutem e ressaltam a importância da aferição de qualidade voltam-se para sistemas baseados em serviços, como observado em Wetzstein et al. (2009), Artaiam e Senivongse (2008), Michlmayr et al. (2009), Moser, Rosenberg e Dustdar (2008), Muller et al. (2012), Haiteng, Zhiqing e Hong (2011), Souza et al. (2011) e Godse, Bellur e Sonar (2010). Esses trabalhos, de forma geral, destacam a monitoração de atividades, proporcionada pelo tratamento de RNF, como um dos grandes indicadores da Qualidade de Serviço (QoS) da categoria de sistemas mencionados.

Wetzstein et al. (2009) apontam que a monitoração das atividades de negócios e dos relacionamentos entre clientes e servidores permite a observação contínua de indicadores de desempenho. No entanto, atualmente, estes indicadores não trazem dados suficientes que permitam determinar as causas de um possível déficit na operabilidade dos sistemas. Neste contexto, os analistas de negócios ficam carentes de informações acerca dos fatores que influenciam o desempenho dos processos de negócio e, na maioria das vezes, con- tribuem para a violação do desempenho. Esse trabalho apresenta a construção de um framework que mostra as dependências, indicadores de desempenho e as métricas de QoS, trazendo um conhecimento profundo sobre a estrutura dessas dependências.

Artaiam e Senivongse (2008) expõem que as atuais ferramentas de monitoração e coleta de informações sobre a qualidade do serviço apoiam apenas um número limitado de atributos QoS. Tal constatação ocorre mediante o estudo de seis ferramentas próprias

para a monitoração de Web services. Os autores propõem métricas mais precisas de monitoração, bem como apresentam uma ferramenta voltada a melhorar a medição da QoS de serviços da Web, abrangendo um maior número de atributos de qualidade que as aplicações analisadas.

Michlmayr et al. (2009) mostram os pontos fortes e fracos das abordagem destinadas à monitoração contínua do tempo de resposta e disponibilidade de sistemas cliente-servidor. Esse estudo define uma nova abordagem de monitoração, combinando vantagens obser- vadas em outros trabalhos, que processa eventos e informa aos interessados os valores ou medidas atuais de QoS, além de possíveis violações.

Moser, Rosenberg e Dustdar (2008) destacam que os processos dos sistemas baseados em serviços Web necessitam de uma monitoração robusta e de mecanismos de adaptação dinâmica, ou seja, em tempo de execução, pois diversos serviços necessitam ser frequente- mente trocados devido a uma variedade de razões, como a falha de determinado servidor. Os autores exibem o desenvolvimento de um sistema que permite o monitoramento de processos de serviços Web e a substituição, observando a QoS, de serviços parceiros já existentes, com base em diversas estratégias.

Muller et al. (2012) exibem que técnicas de garantia de qualidade têm sido desenvol- vidas para monitorar a QoS definida para sistemas baseados em serviços (SBSS), sejam eles clientes ou servidores. As plataformas de monitoração têm sido desenvolvidas para dar suporte à detecção de violações, contudo as explicações acerca de tais violações não são apresentadas em um formato amigável ao usuário. Dessa forma, esse trabalho destaca a implementação do SALMonADA, um sistema que notifica os clientes sobre as violações e suas causas, utilizando termos de especificação de fácil entendimento.

Haiteng, Zhiqing e Hong (2011) corroboram a necessidade da monitoração em tempo de execução de sistemas baseados em serviços. Os autores utilizam a Programação Orientada a Aspectos para acessar as informações de serviços da Web sobre os estados de execução, calculando a QoS. Assim, é vista uma abordagem que permite a clara separação entre a lógica do negócio do sistema e a funcionalidade de monitoração. Além disso, há a oferta da capacidade de aferição tanto do tempo de execução do serviço quanto das propriedades QoS.

Souza et al. (2011) salientam a necessidade crescente de monitorar atributos de qua- lidade, como o desempenho e disponibilidade em sistemas sob ambientes SOA - Service- oriented architecture (Arquitetura Orientada a Serviços). O trabalho mostra que as abor- dagens existentes para monitorar os referidos atributos, definidos como atributos QoS, não permitem reconfiguração dinâmica dos serviços que estão em execução. Logo, é pro- posto um mecanismo genérico capaz de monitorar, em tempo de execução, os atributos de serviços de qualidade; além de uma solução de reconfiguração dinâmica, baseada em eventos.

tilhamento em uma única interface funcional comum necessita, com no desempenho, de diferenciação entre esses. Porém, a QoS por si só não permite determinar como os serviços foram efetivados, nem predizer o possível funcionamento futuro, informação importante para a seleção de serviços. Assim, esse trabalho descreve um método de monitoramento de desempenho voltado a estabelecer a forma como os serviços foram realizados e amparar a seleção futura de outros serviços.

Em suma, os trabalhos de Wetzstein et al. (2009), Artaiam e Senivongse (2008), Mi- chlmayr et al. (2009) e Moser, Rosenberg e Dustdar (2008) destacam que a monitoração de RNF é um dos grandes indicadores da Qualidade de Serviço (QoS, em inglês, Quality of Service) de sistemas baseados na Web. Esses estudos buscam estabelecer técnicas e frameworks para a efetiva monitoração dos referidos sistemas, realizando análises apro- fundadas das métricas de QoS a fim de obter padrões que garantam a qualidade dos sistemas. É enfatizado que as atuais ferramentas de monitoração e coleta de informa- ções QoS apoiam somente um número limitado de atributos e, muitas vezes, deixam de lado importantes dimensões de qualidade de serviço, como disponibilidade, acessibilidade, desempenho, confiabilidade e segurança. Esses trabalhos ainda mostram a projeção e de- senvolvimento de frameworks voltados à medição de alguns atributos QoS, salientando a necessidade e precisão das técnicas de monitoração oferecidas.

Seguem esta mesma linha de pesquisa, Muller et al. (2012), Haiteng, Zhiqing e Hong (2011), Souza et al. (2011) e Godse, Bellur e Sonar (2010) que ressaltam a importância da aferição de atributos de qualidade para os processo de negócio em serviços Web. É destacada a dinamicidade dos sistemas baseados na Web, bem como a necessidade de criar ferramentas que suportem a detecção de violações, fornecendo, de forma amigável ao usuário, explicações sobre os impactos provenientes dessas violações. Evidencia-se ainda o interesse em criar meios que proporcionem a adequação/substituição, em tempo real, de processos que estejam comprometendo a QoS, além de meios que prevejam aqueles serviços com tendência a apresentar falhas.

Diante dos referenciados trabalhos, pode-se perceber a importância que a monitora- ção de atributos de qualidade possui em sistemas baseados em serviços. Essa mesma importância pode ser estendida para os demais tipos de sistema. Dessa forma, os estudos apresentados por cada um desses autores contribuirão para o desenvolvimento do trabalho presente neste documento, fundamentando as pesquisas realizadas para a execução das atividades pretendidas.