• Nenhum resultado encontrado

2. A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR SOBRE A QUALIDADE

2.5 Análise da Escola selecionada na perspectiva das dimensões da gestão

2.5.3 Monitoramento dos processos escolares e avaliação da escola

A qualidade educacional efetivada só pode ser detectada e acompanhada se houver um permanente monitoramento e avaliação tanto da escola quanto dos processos escolares.

A prática do monitoramento dos resultados não só pode como deve representar um mecanismo de orientação das ações escolares. Além disso, é por meio da divulgação dos resultados que se pode fornecer retorno para a sociedade daquilo que foi produzido. Lück (2009, p. 45), inclusive, utiliza o termo

accountability27 no processo de monitoramento e avaliação. De acordo com a autora,

27 Accountability

: “Prática de monitoramento e avaliação que representa, de forma combinada,

responsabilidade e prestação de contas. O termo da língua inglesa é traduzido para o português ou como responsabilidade ou como prestação de contas, desconectando ambos os significados, daí

tal termo representa a combinação de responsabilização com prestação de contas. Por isso, todos os processos e ações que impliquem em mudanças devem ser monitorados e os resultados atingidos devem ser continuamente reavaliados.

Recomenda a autora a permanente reflexão sobre:

i) em que medida estão sendo realizados os objetivos propostos e esperados; ii) que outros objetivos eventuais estariam também sendo promovidos; iii) que fatores mais contribuem para explicar os resultados observados; iv) que perspectivas existiriam para promover melhores resultados; v) que decisões devem ser tomadas para a maximização e reforço dos resultados obtidos e realização de outros. (LÜCK, 2009, p. 46)

Algumas dessas reflexões são percebidas na gestão da EM Carlos Góis. No quadro 4, fica evidenciada a percepção dos professores quanto à promoção do monitoramento e avaliação dos processos escolares ao atribuírem alto grau de concordância para esta dimensão da gestão:

Quadro 4 – Avaliação da diretora quanto ao monitoramento dos processos escolares e avaliação da escola

Frequência de respostas dos professores relativa à avaliação da Diretora quanto ao monitoramento dos processos escolares e

avaliação da escola

Concordância → 0 1 2 3 4 5 Respondentes 5 - Promove ações, estratégias e mecanismos de acompanhamento

sistemático da aprendizagem dos alunos em todos os momentos e áreas, envolvendo a comunidade escolar, estabelecendo, a partir de seus resultados, as necessárias ações para melhorar seus resultados.

10

6 - Utiliza e orienta a aplicação de resultados do monitoramento e avaliação na tomada de decisões, planejamento e organização do trabalho escolar com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos.

1 9

Elaborado pelo autor a partir da resposta dos professores ao questionário aplicado.

Ao que parece, a gestora da EM Carlos Góis favorece o constante monitoramento da aprendizagem dos alunos. Além disso, realimenta os resultados do monitoramento e da avaliação para estabelecer ações que resultem na melhoria da aprendizagem dos alunos, especialmente os de baixo desempenho. Em diversos momentos da entrevista com a diretora da EM Carlos Góis são percebidas ações de

porque, para não perder as duas vertentes do processo, ser preferível adotar o termo inglês

monitoramento e avaliação. Destaca-se, a seguir, uma de suas falas quando perguntada se existe monitoramento da aprendizagem dos alunos:

O tempo inteiro. E o foco é para os alunos de baixo desempenho. E deixa eu te contar (ri): em 2012 nós não temos alunos no “baixo desempenho”. Temos assim, alunos que nós estamos recebendo agora. Porque a rotatividade é muito grande. Nosso PROALFA (2011) foi de 625 com 100% das crianças no recomendável (diretora da escola, em entrevista).

Foi percebido, ao longo da entrevista com a Diretora, que existe um permanente acompanhamento dos alunos com desempenho abaixo do recomendável. Desse modo, o monitoramento pode ser entendido como um conjunto organizado de ações contínuas e sistemáticas caracterizados pela “observação, acompanhamento, registro e análise dos processos de implementação” das ações (LÜCK, 2009, p. 46). O objetivo do monitoramento é garantir que as ações sejam executadas, de modo eficiente, segundo o planejamento.

Por meio do monitoramento também é possível identificar a necessidade de realização de novas ações não previstas durante o planejamento. É recomendável, também, que o histórico do cotidiano escolar seja registrado.

Complementarmente, a avaliação consiste na realização de ações que possibilitam mensurar os resultados, permitindo observar se os mesmos estão sendo alcançados. A avaliação seria, então, o instrumento de prestação de contas dos resultados escolares e das ações realizadas. É por meio dela que pode ser feita a comparabilidade dos resultados tanto internamente – em relação à evolução dos próprios resultados – quanto externamente – verificando como se encontram os resultados da escola comparados com os da rede de ensino, por exemplo. E, de fato, os dados desta pesquisa demonstram isso: são perceptíveis os resultados da EM Carlos Góis em relação à sua série histórica bem como em relação ao destaque em comparação às demais escolas da RME-BH ao longo do período da gestão da diretora Denise Moraes.

Ainda em relação ao monitoramento e a avaliação, Lück (2009, p. 47) recomenda a articulação entre esses dois fundamentos. A autora considera que a “eficácia” (os resultados) medida pela avaliação está sujeita à “eficiência” das ações (processos) observadas pelo monitoramento. Entretanto, Lück adverte que “nem toda ação eficiente, realizada de acordo com o planejado, com bom uso do tempo e

de recursos, promove resultados efetivos no sentido da educação” (LÜCK, 2009, p. 47). A autora ainda chama a atenção que tanto a coleta de dados, a análise e interpretação dos resultados de nada servirão se não forem divulgados para a comunidade escolar e se não forem incorporados pelos atores envolvidos no processo com vistas à melhoria de suas práticas, à reformulação de seu planejamento e de seus planos de ação.

Nesse mesmo sentido, de acordo com a diretora da EM Carlos Góis, os resultados da escola são amplamente divulgados para a comunidade escolar nas reuniões pedagógicas, nas assembleias escolares, no Colegiado da escola e até por meio de banners afixados na entrada da escola. A diretora, inclusive, destaca, durante a entrevista, que os resultados da escola devem ser divulgados para reforçar a conquista da escola o que, consequentemente, tem favorecido a melhoria do conceito da mesma na comunidade atendida. De certa forma, os resultados da escola e, sobretudo, a divulgação dos mesmos podem significar uma forma de prestação de contas da qualidade escolar.