• Nenhum resultado encontrado

Nº VAGAS Nº BOLSAS OFERTADAS Nº BOLSAS CONCEDIDAS

III – AUDIOVISUAL

Nº VAGAS Nº BOLSAS OFERTADAS Nº BOLSAS CONCEDIDAS

480 48 33

Alunos Inscritos Bolsas Ofertadas Bolsas Concedidas

165 300 203

DESCRIÇÃO

Todas as vagas para o curso “Diretoras de Cinema”, com Joyce Pais foram oferecidas de forma gratuita.

Sendo assim, considera-se que foram distribuídas 203 bolsas de estudos, mediante as quais foram realizadas as inscrições para a ação formativa.

2.6 Administrar e fomentar a AGENDA DE REALIZAÇÃO DE EVENTOS, bem como a locação de seus espaços, estúdios, salas e equipamentos do espaço cultural CINE PASSEIO.

META ANUAL

Nº EVENTOS PÚBLICO PRESENTE

Conforme demanda Conforme demanda

Nº Eventos Público Presente

- -

DESCRIÇÃO

Não foram realizadas ações referentes ao item contratual no período avaliado. Os gestores trabalham atualmente para a organização das ações regulares ofertadas no espaço, e deverão reformular a agenda conforme protocolos estabelecidos tão logo sejam autorizados eventos culturais presenciais no município.

2.7 Manter em funcionamento o ESPAÇO CULTURAL CINE PASSEIO em condições de uso e disponibilizar para ações culturais sempre que solicitado pela Fundação Cultural de Curitiba.

META ANUAL

Nº EVENTOS PÚBLICO PRESENTE

Conforme demanda Conforme demanda

Nº Eventos Público Presente

- -

6 AUDIOVISUAL – NOVEMBRO/2021

DESCRIÇÃO

O espaço não foi utilizado para eventos externos no período, sendo mantido em condições de uso, com ações regulares de segurança e manutenção básica.

2.8 Colaborar na coordenação dos demais ESPAÇOS DEDICADOS AO AUDIOVISUAL atentando para as linhas de trabalhos de cada espaço.

META ANUAL

Nº ESPAÇOS Nº EVENTOS / PAUTAS

2(Guarani e Cinemateca) Conforme demanda

Nº Espaços Nº Eventos / Pautas

- -

DESCRIÇÃO

No período compreendido neste relatório não foram pautados eventos para os demais espaços dedicados a linguagem audiovisual.

2.9 Realizar periodicamente o programa denominado CINEMA NOS BAIRROS, com no mínimo 10 (dez) ações anuais.

META ANUAL

Nº AÇÕES PÚBLICO PRESENTE

10 2.000

Nº Ações Público Presente

6 61

DESCRIÇÃO

Situado na regional Matriz, o Coreto Digital do Passeio Público conta com uma grande tela curva de LED e sistema de som, sendo considerado um cinema a céu aberto. O local recebe transmissões de intervenções de videodança, mostras de artes visuais, contações de histórias, conteúdos institucionais da Prefeitura e os mais diversos tipos de materiais culturais. O Coreto Digital opera atualmente de terça-feira a domingo, sempre das 10h às 18h, respeitando todas as regras de segurança sanitária previstas nos decretos vigentes. A programação exibida no local durante o período avaliado contou com as seguintes exibições:

Vídeo Descrição

ONU - COP26

A campanha divulga mensagens e exemplos positivos de pessoas engajadas em iniciativas contra o aquecimento global – os chamados Campeões do Clima. Dentre os escolhidos, quatro são de Curitiba ou desenvolvem ações na cidade. Além de um mural permanente retratado pelo artista Robolito, os Campeões do Clima curitibanos tiveram suas histórias contadas em vídeos exibidos no Coreto Digital.

7 AUDIOVISUAL – NOVEMBRO/2021

Vídeo Descrição

Festival SACI – Mostra Competitiva

Dez filmes da Mostra Competitiva do Festival SACI, com produções de todas as partes do mundo. Todos são dublados. O Festival também aconteceu no Cine Passeio.

Curta-Metragem: "Cinema Mudo", de Melo Viana

Dirigido por Melo Viana e estrelado por atores mirins da Vila Torres, o filme é rodado em preto-e-branco e se passa na década de 30 do século passado – período de transição do cinema mudo para o falado. De forma poética, o curta traz a história de um grupo de crianças que precisa montar uma sala de exibição e receber os amigos para apreciar o cinema. A produção curitibana já conquistou sete prêmios em quatro festivais na Europa e Ásia.

São eles: Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato) e Melhor Edição (Jussara Locatelli) no Varese International Film Festival, na Itália; Melhor Filme no Eurasia International Film Festival, na Rússia; Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato), Melhor Edição (Jussara Locatelli) e Melhor Figurino (Gui Almeida) no Venice Film Awards, também na Itália; e Melhor Ideia Original, no Top Indie Film Awards, no Japão.

Coral Brasileirinho - Marcha da Kombi

Alunos do coral cantando a Marcha da Kombi, do compositor Wandi Doratiotto, do grupo Premeditando o Breque. A música conta a história do protagonista que, ao comprar a Kombi antiga de um japonês que trabalhava no Ceasa, não consegue voltar para casa, pois o veículo só sabia o caminho para o Ceasa.

Camerata Antiqua de Curitiba Programa Alimentando com Música “Uma Fantasia Musical”

Músicas de filmes clássicos infantis como Frozen, Aladim e o Rei Leão são a inspiração da Camerata Antiqua de Curitiba em um musical que explica de forma lúdica como funciona uma orquestra. A superprodução Uma Fantasia Musical, que mistura música clássica, cinema e teatro e tecnologia, foi feita especialmente para o mês das crianças, sendo apresentada em duas etapas.

O Guia da Pessoa Preguiçosa para Salvar o Mundo

"O Guia da Pessoa Preguiçosa para Salvar o Mundo" se baseia em dicas da ONU para ajudar as pessoas comuns a se concentrarem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas vidas diárias.

Tupi Pererê - Tumbalelê do Pererê

Show de uma live feita na 38ª Oficina de Música de Curitiba. TumBaleLê é pop, é reggae, é rock, é música popular brasileira para toda família, é carnaval fora de época, injeção de alegria e esperança.

Orquestra a Base de Corda e MusicaR

Orquestra à Base de Corda com participação da cantora Jane Duboc relembrando sua interpretação da canção O Girassol, do álbum Arca de Noé 2 (1980), de Toquinho. O clipe produzido especialmente para o Dia das Crianças tem participação das crianças do MusicaR, programa de musicalização que acontece nas dez regionais de Curitiba.

Por possuir acesso livre, sem a necessidade de inscrição e check-in, a equipe do local estima que pelo menos 120 pessoas tenham acompanhado a programação regular diariamente. Embora o programa não tenha levado ações presenciais aos demais bairros/regionais da cidade, o Cine Passeio também tem oportunizado o acesso a obras audiovisuais de maneira gratuita através de plataformas online a toda a comunidade, podendo desta forma, atingir moradores de todas as regiões do município.

No Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro foi inaugurado o Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba. Localizado na Vila Nossa Senhora da Luz, o espaço atenderá uma das regiões mais populosas da

8 AUDIOVISUAL – NOVEMBRO/2021

cidade e com forte demanda por ações na área cultural. Com sala de exibição de filmes, apresentação de espetáculos e realização de cursos de música e artes cênicas, o Teatro da Vila é um cineteatro com capacidade para 245 pessoas. O Teatro da Vila será administrado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, com curadoria para os filmes realizada pela equipe do Cine Passeio. Entre os dias 06 e 20 de novembro, o Cine Teatro realizou 6 sessões de cinema, atingindo um total de 61 espectadores. O detalhamento das ações realizadas no espaço cultural foram inseridas no item 2.5 da área de Economia Criativa.

2.10 Publicar periodicamente PROGRAMAÇÃO DE FILMES, cursos workshops e eventos do espaço cultural CINE PASSEIO.

META ANUAL

Nº PUBLICAÇÕES Nº EXEMPLARES

12 12.000

Nº Publicações Nº Exemplares

11 Formato Digital

DESCRIÇÃO

Embora não tenham sido produzidos materiais impressos, uma vez que a ação poderia contribuir com a disseminação do vírus COVID-19, o Cine Passeio tem mantido a produção de folders em formato digital com a programação disponível nas salas físicas e virtuais do espaço, além das ações formativas oferecidas por meio de plataformas online.

PUBLICAÇÕES

Descrição do Material

Folder virtual de programação semanal – 21 de outubro a 27 de outubro/2021 Folder virtual de programação semanal – 28 de outubro a 03 de novembro/2021 Folder virtual de programação semanal – 04 de novembro a 10 de novembro/2021 Folder virtual de programação semanal – 11 de novembro a 17 de novembro/2021 E-flyer Matinês – O Poderoso Chefinho 2 e Meu Fim. Seu Começo.

E-flyer Podcast – Episódio 11: Montando Sonhos

E-flyer Masterclass – Breve Panorama da Animação Japonesa E-flyer Sessão da Meia-Noite – Parasita: Preto e Branco E-flyer Pré-estreia – Marighella

E-flyer Curso – Diretoras de Cinema E-flyer Masterclass – Roteiro e Direção

11 publicações

9 AUDIOVISUAL – NOVEMBRO/2021

2.11 Promover WORKSHOPS, PALESTRAS E MATERCLASSES com figuras representativas do cenário do audiovisual. (META CONDICIONADA)

META ANUAL (CONDICIONADA)

Nº EVENTOS PÚBLICO PRESENTE

4 600

Nº Eventos Público Presente

3 292

DESCRIÇÃO

Desde o início da situação pandêmica na cidade de Curitiba, a gestão do Cine Passeio em parceria com a curadoria de audiovisual tem buscado estabelecer uma agenda para realização virtual e publicação periódica de conteúdos digitais que possam contemplar tanto o programa pedagógico, quanto às ações de workshops, palestras e masterclasses com diversas temáticas ligadas a sétima arte. Durante o período avaliado foram realizadas duas masterclasses, sendo uma delas “O Horror Corporal de David Cronemberg”, na qual foi abordado o cinema de David Cronenberg, que se mostra inquestionavelmente singular. Sua imaginação caminha por lugares que poucos realizadores foram capazes de explorar. Neste curso foram feitas análises de alguns clássicos do cineasta canadense como A Mosca, Scanners - Sua mente pode destruir, Crash - Estranhos Prazeres, Mistérios e Paixões, Videodrome entre outros. Já a segunda masterclass trouxe como tema “Breve Panorama da Animação Japonesa”, na qual se apresentou de maneira introdutória uma visão geral da história, estética e técnicas da animação japonesa que a tornaram não apenas uma das pioneiras, mas também uma das mais importantes do mundo com grandes nomes como Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki entre tantos outros. Em continuidade à segunda temporada de podcasts, um novo episódio foi disponibilizado nas plataformas Spotify e Deezer, com participação de André Finotti. André é um dos montadores mais requisitados do cinema brasileiro. Nesta conversa com os curadores do Cine Passeio ele contou como chegou à profissão e como galgou os degraus necessários para, hoje, poder dar forma às visões e aos sonhos de diretores e produtores.

Documentos relacionados