• Nenhum resultado encontrado

Classificam-se especialmente aqui:

incluídas as pequenas prensas concebidas para serem utilizadas com os aparelhos hectográficos.

Pelo contrário, não se incluem nesta posição, mesmo que se destinem a serem utilizadas em escritórios, as pequenas máquinas de imprimir que utilizam, para impressão tipográfica, litográfica ou em ofsete, folhas de metal ou de plástico, bem como as máquinas mistas suscetíveis de operar simultaneamente por policópia e por impressão (posição 84.43). Do mesmo modo, excluem-se os aparelhos de fotocópia ou de termocópia, bem como os aparelhos para registro fotográfico em microfilmes ou microfichas (Capítulo

). 90

2) As máquinas para imprimir endereços, que se utilizam para reprodução freqüente das mesmas inscrições em numerosos exemplares, especialmente para imprimir endereços em faturas, cartas, envelopes, etc. Estas máquinas funcionam geralmente quer com pequenos estênceis emoldurados, quer com pequenos padrões recortados, quer ainda com placas metálicas estampadas. Também se classificam aqui as máquinas especiais que se destinam a recortar os mencionados padrões ou a estampar as placas de endereços (prensas de estampar), bem como as máquinas para selecionar esses padrões ou essas plaquetas.

3) As máquinas para emitir tíquetes ou bilhetes exceto ( as que comportam um dispositivo de totalização, da posição 84.70, ou que funcionam por introdução de moedas, da posição 84.76), incluídos os aparelhos que imprimem datas nos tíquetes, os pequenos aparelhos portáteis, que em geral se fixam no cinto e são especialmente utilizados pelos cobradores de empresas de transporte coletivo, para perfurar os tíquetes ou para os emitir, imprimindo-os às vezes, em rolo de papel.

4) As máquinas para selecionar, contar moedas ou papel-moeda, mesmo que comportem um dispositivo para dispor em maços as cédulas ou colocar em cartuchos as moedas, por meio de uma fita de papel ou de cartão, para lacrar os rolos ou maços e, às vezes ainda, para imprimir nestas embalagens o número e o valor das moedas ou cédulas.

As máquinas de contar moedas por pesagem (balanças-contadoras de moedas) classificam-se nas posições ou , conforme o caso.

84.23 90.16

5) Os distribuidores automáticos de papel-moeda que operam em conexão direta (on-line) ou diferida ( ) com a máquina automática para processamento de dados.

off-line

6) Os caixas eletrônicos que permitem, sem contacto direto com pessoal de banco , depositar, retirar ou transferir fundos e verificar o saldo de uma conta.

7) Os apontadores de lápis (apara-lápis) incluídos os aparelhos manuais .

Os apontadores de lápis (apara-lápis), não mecânicos, classificam-se na posição 82.14 ou, se possuem características de brinquedos, no Capítulo 95.

8) Os perfuradores que se utilizam para fazer orifícios nos papéis ou documentos, quer para os classificar em encadernações móveis, por exemplo, quer para indexar (fichas de contabilidade, especialmente).

As máquinas de perfurar para cartonagens ou o trabalho do papel incluem-se na posição 84.41, e os perfuradores ou puncionadores de cartões ou fitas, na posição 84.71.

9) As máquinas de perfurar, utilizadas para fazer perfurações em fitas para comando de máquinas de escrever automáticas.

As máquinas de perfurar utilizadas na indústria impressora para precomposição de textos classificam-se na posição 84.42.

originais", que, combinadas com máquinas de escrever comuns, as tornam automáticas e são suscetíveis de assegurarem, de modo suplementar, uma seleção dos parágrafos dos textos a reproduzir.

11) Os pequenos grampeadores ou desgrampeadores, utilizados para reunir documentos por meio de grampos metálicos ou para retirar estes grampos.

Excluem-se, contudo, desta posição:

a) As "pistolas" para grampear (posição 82.05).

b) As máquinas para costurar com fio metálico e os grampeadores que se utilizam em encadernação ( ).

posição 84.40

c) As máquinas para grampear utilizadas na fabricação de caixas de cartão (posição 84.41).

NESH - Atualização nº 6 - Jun/98 Seção XVI 84.72/73

12) As máquinas de dobrar correspondência. Estas máquinas comportam, às vezes, um dispositivo complementar para envelopar ou cintar a correspondência, fato que não influi na sua classificação.

13) As máquinas de fechar, lacrar ou abrir correspondência. 14) As máquinas de obliterar selos.

15) As máquinas de selecionar cartas, utilizadas nas agências dos correios, incluídas as constituídas essencialmente por grupos de cabinas de codificação, de sistemas de pré-seleção, selecionadores intermediários e selecionadores definitivos, o conjunto é controlado por uma máquina automática para processamento de dados, e formam uma "unidade funcional", por aplicação da Nota 4 da Seção XVI (ver as Considerações Gerais da Seção XVI).

16) Os aparelhos para distribuição de papel de embalagem ou de papel gomado.

17) Os aparelhos umedecedores de papel gomado ou de selos, incluídos os que possuem simples rolos. 18) Os aparelhos utilizados em escritórios para destruir documentos confidenciais.

19) As máquinas para preencher cheques que escrevem quer letra por letra, quer palavras inteiras, quer grupos de palavras. Estas máquinas são freqüentemente concebidas para revestir de finas perfurações ou de guilochês o traço dos caracteres ou outros sinais impressos.

20) As máquinas para assinar cheques, nas quais a impressão da assinatura se faz de uma só vez, freqüentemente sobre um fundo complexo de desenhos inimitáveis.

As máquinas citadas nas alíneas 18) e 19), acima, que utilizam freqüentemente tintas especiais, indeléveis e penetrantes, permitem acessoriamente preencher e assinar outros documentos, para evitar riscos de falsificação.

Ressalvadas as disposições gerais relativas à classificação das partes (ver as Considerações Gerais da Seção), as partes e acessórios das máquinas ou aparelhos da presente posição classificam-se na posição

. 84.73

* * *

Excluem-se, contudo, desta posição:

a) As máquinas de ditar e outros aparelhos de gravação ou de reprodução do som (posições 85.19 ou ).

85.20

b) Os aparelhos para exame radioscópico de papel-moeda, correspondência ou outros documentos ( ).

posição 90.22

c) Os aparelhos de controle, de maquinismos de relojoaria (relógios de ponto, relógios datadores, contadores de ronda, etc.), (posição 91.06).

d) Os carimbos, numeradores, componedores, datadores, sinetes e artigos semelhantes, manuais (posição ).

96.11

84.73 - PARTES E ACESSÓRIOS (EXCETO ESTOJOS, CAPAS E SEMELHANTES) RECONHECÍVEIS COMO EXCLUSIVA OU PRINCIPALMENTE DESTINADOS ÀS MÁQUINAS E APARELHOS DAS POSIÇÕES 84.69 A 84.72.

8473.10 - Partes e acessórios das máquinas da posição 84.69 8473.2 - Partes e acessórios das máquinas da posição 84.70:

8473.21 - - Das calculadoras eletrônicas das subposições 8470.10, 8470.21 ou 8470.29 8473.29 - - Outros

NESH - Atualização nº 6 - Jun/98 Seção XVI 84.79/80

23) Os limpadores de pára-brisa de motor (elétricos, hidráulicos, pneumáticos, etc.), para veículos terrestres de todos os tipos, veículos aéreos ou embarcações, exceto os próprios para ciclos ou automóveis da posição 85.12. A posição compreende também as hastes e limpadores montados, desde que sejam reconhecíveis como sendo destinados a limpadores de pára-brisas dos tipos acima descritos; os próprios para limpadores de pára-brisas de automóveis classificam-se na posição 85.12.

24) Os aparelhos para limpeza por meio de ultra-sons, de peças metálicas ou artefatos diversos que compreendam, quando completos, reunidos em um único corpo ou quando separados, um gerador de alta freqüência, uma ou mais cabeças ultra-sônicas (transdutores) e uma cuba destinada a receber as peças de limpar, apresentadas quer completas, quer desprovidas das cubas. Os transdutores (ou cabeças) ultra-sônicos que se destinam a equipar aparelhos desta espécies, classificam-se também na presente posição.

um dispositivo para fornecer um jato suplementar de oxigênio, para criar, na água, cavidades que protegem a chama.

26) Os aparelhos para fragmentar obras de concreto (betão) ou para perfurar sedimentações rochosas (perfuração térmica), que utilizam um processo baseado no calor elevado que desprende o ferro ou o aço aquecido ao rubro em um jato de oxigênio. Trata-se de dispositivos, geralmente muito simples, constituídos essencialmente por uma torneira-válvula, com punho isolante, ligada a uma fonte de oxigênio e que comportam uma base de aperto, na qual se insere um tubo qualquer de ferro ou de aço. O oxigênio que entra no tubo, cuja extremidade foi previamente aquecida ao rubro, provoca a combustão viva do metal; o tubo consome-se e o calor assim desenvolvido provoca a fusão do cimento ou das rochas.

27) Os aparelhos automáticos para engraxar sapatos.

28) As máquinas para parafinar taças, vasos, etc., por imersão. 29) Os aspiradores industriais.

30) As enceradeiras industriais.

31) Os aparelhos de evaporação para arrefecimento de locais.

Os aparelhos de limpar tapetes e carpetes no próprio local, exceto pelo processo a seco, concebidos para serem utilizados em ambientes interiores (exceto os domésticos), tais como hotéis, motéis, hospitais, escritórios, restaurantes e escolas, classificam-se na posição 84.51.

PARTES

Ressalvadas as disposições gerais relativas à classificação das partes (ver as Considerações Gerais da Seção), também se classificam aqui as partes das máquinas ou aparelhos da presente posição, incluídos os moldes, exceto aqueles incluídos em outras posições (especialmente na posição 84.80).

84.80 - CAIXAS DE FUNDIÇÃO; PLACAS DE FUNDO PARA MOLDES; MODELOS PARA MOLDES; MOLDES PARA METAIS (EXCETO LINGOTEIRAS), CARBONETOS METÁLICOS, VIDRO, MATÉRIAS MINERAIS, BORRACHA OU PLÁSTICOS.

8480.10 - Caixas de fundição

8480.20 - Placas de fundo para moldes 8480.30 - Modelos para moldes

8480.4 - Moldes para metais ou carbonetos metálicos: 8480.41 - - Para moldagem por injeção ou por compressão 8480.49 - - Outros

NESH - Atualização nº 6 - Jun/98 Seção XVI 84.83/84

As embreagens são dispositivos que se intercalam entre a árvore (veio) motor e a árvore (veio) acionada a fim de os tornarem solidários um ao outro ou, pelo contrário, para os isolarem. Citam-se especialmente: As embreagens de fricção (constituídas por discos, cones ou anéis giratórios, que se colocam em contato uns com os outros ou que se liberam, consoante a necessidade), as embreagens de garras (cujas peças complementares apresentam, uma, saliências ou garras, e a outra, entalhes ou reentrâncias concordantes, que lhes permitem acoplar-se entre si), as embreagens centrífugas automáticas, de rebarbas rotativas, que se engatam e desengatam devido à velocidade de rotação, as embreagens pneumáticas, as embreagens hidráulicas, etc.

As embreagens eletromagnéticas classificam-se na posição 85.05.

IJ.- DISPOSITIVOS (ÓRGÃOS) DE ACOPLAMENTO, INCLUÍDAS AS JUNTAS DE ARTICULAÇÃO

Entre os dispositivos (órgãos) de acoplamento distinguem-se as mangas de acoplamento fixas (de aro ou virola de discos, etc.), os acoplamentos elásticos (de tacos, de frisos, de anéis, de fitas, de esferas de borracha, de molas, etc.) e os acoplamentos hidráulicos. Quanto às juntas de articulação, são essencialmente constituídas por órgãos permanentes de ligação de árvores (veios), dos tipos Cardan,

ou semelhantes (de cruzeta, de dados, de núcleos esféricos, etc.). Oldham

PARTES

Ressalvadas as disposições gerais relativas à classificação das partes (ver as Considerações Gerais da Seção), também se incluem aqui as partes dos artefatos da presente posição.

* * *

Excluem-se desta posição:

a) Os esboços de forja, em bruto, de virabrequins (cambotas), de árvores (veios) de transmissão, etc., da .

posição 72.07

b) Os órgãos de transmissão da natureza dos acima descritos (caixa de transmissão, árvores (veios) de transmissão, embreagens, diferenciais, etc.), com exceção dos órgãos que façam parte intrínseca de motores, quando são reconhecíveis como destinados exclusiva ou principalmente aos veículos terrestres ou aéreos (Seção XVII).

Por esta razão, um virabrequim (cambota) ou uma árvore de excêntricos (cames) permanecem classificados aqui, mesmo se especialmente concebidos para um motor de automóvel; todavia, as árvores (veios) de transmissão, as caixas de transmissão e os diferenciais para veículos automóveis, classificam-se na posição 87.08.

Os órgãos de transmissão da natureza dos descritos na presente posição permanecem aqui classificados mesmo que sejam especialmente concebidos para navios.

84.84 - JUNTAS METALOPLÁSTICAS; JOGOS OU SORTIDOS DE JUNTAS DE COMPOSIÇÕES DIFERENTES, APRESENTADOS EM BOLSAS, ENVELOPES OU EMBALAGENS SEMELHANTES; JUNTAS DE VEDAÇÃO, MECÂNICAS.

8484.10 - Juntas metaloplásticas

8484.20 - Juntas de vedação, mecânicas 8484.90 - Outros

NESH - Atualização nº 6 - Jun/98 Seção XVI 85.17

3) O avisador que é uma simples campainha ou um vibrador elétrico que se destina a anunciar uma chamada.

4) O comutador-interruptor que é geralmente acionado por apoios nos quais se coloca o transmissor-receptor.

5) O dispositivo seletor (mostrador de discos, teclado, por exemplo) que permite ao usuário obter a ligação com o seu correspondente.

Quando apresentados isoladamente, os microfones, auscultadores, transmissores-receptores e alto-falantes, classificam-se na posição 85.18; os avisadores sonoros classificam-se na posição 85.31. Entre os outros dispositivos que às vezes fazem parte dos aparelhos telefônicos, podem citar-se os que permitem guardar em memória um número de chamada, interromper uma conversação sem cortar a linha, para estabelecer comunicação com uma outra linha, ou ainda os que permitem ligar com outras linhas para escutar conversações, e tomar parte nelas ou, se for o caso, interrompê-las, etc.

Os aparelhos telefônicos apresentam-se em formas diversas. Distinguem-se, de modo geral, os aparelhos de parede, concebidos para serem nelas fixados, e os aparelhos móveis, que se colocam em mesas ou outros móveis. Existem também aparelhos de usos especiais tais como os telefones portáteis de campanha, utilizados pelo exército, os "interfones" utilizados em casas e edifícios, cujos órgãos exteriores podem se encaixar em paredes, os videofones para casas e edifícios que são especialmente combinação de um aparelho telefônico, de uma câmera de televisão e de um receptor de televisão (transmissor por fio), os aparelhos que funcionam por introdução de fichas ou de moedas, utilizados nas cabinas públicas, os aparelhos para minas em que há emanações de grisu, instalados em caixas estanques.

Classificam-se aqui os aparelhos telefônicos de qualquer tipo, incluídos aqueles aos quais se incorporam um aparelho telefônico (que possui um seletor e um transmissor-receptor) e um dispositivo que assegura a transmissão de uma mensagem gravada e, às vezes, a gravação de uma chamada.

Os telefones celulares ou telefones móveis, incluídos os telefones para automóveis, são classificados na .

posição 85.25

B) Os aparelhos de comutação não automáticos.

Ainda chamados, de acordo com a sua importância, "quadros comutadores" ou "múltiplos", estes aparelhos são constituídos exteriormente de uma armação na qual são montados os diferentes órgãos de comutação manual. Estes aparelhos compreendem especialmente:

lâmpadas, etc.), que avisam o operador quando uma chamada é pedida ou quando a conversação termina. 2) Um ou mais aparelhos de telefonista, de estrutura idêntica à dos aparelhos telefônicos, mas cujos diversos elementos são muitas vezes montados de maneira diferente, por exemplo, sob forma de microfone apoiado ao peito e receptor tipo capacete.

3) O dispositivo de conexão que consiste geralmente, de uma parte, em tomadas fêmeas ou jacks dispostas num quadro, e, de outra parte, em tomadas machos correspondentes (ou fichas) conectadas a cordões flexíveis.

4) Um ou vários painéis-chaves keyboards ( ) que possuem uma série de chaves de chamadas conectadas eletricamente aos cordões e às tomadas machos, e que permitem ao telefonista responder a quem pede a chamada, seguir a conversação e anotar o término desta.

Os aparelhos de comutação são concebidos para serem fixados em paredes, divisórias, etc., ou para serem apoiados no solo, podendo ser móveis ou não.

Estes aparelhos são utilizados como centrais de comutação privadas ou podem ser ligados à rede pública. C) Os aparelhos de comutação automáticos.

Estes aparelhos, dos quais existem numerosos tipos, têm como característica principal a capacidade de estabelecer automaticamente uma conexão entre usuários em resposta a sinais codificados.

Alguns tipos de aparelhos de comutação automáticos consistem essencialmente em seletores, que procuram a linha correspondente aos impulsos recebidos do aparelho de chamada e estabelecem a ligação entre as duas linhas. Estes aparelhos são acionados automaticamente, quer diretamente pelos impulsos provenientes do aparelho de chamada, quer por intermédio de órgãos denominados registradores.

Seção XVI NESH - Atualização nº 6 - Jun/98