• Nenhum resultado encontrado

O cargo de DT enquadrado nos documentos estruturantes do AE O

Capitulo 5. Estudo de investigação

4. Apresentação e discussão dos dados

4.2. O cargo de DT enquadrado nos documentos estruturantes do AE O

De acordo com o regulamento interno do AE O (ver Anexo2. 3), aprovado para o ano letivo 2013-2014, podemos retirar as seguintes designações face ao cargo de Diretor de Turma:

O DT é nomeado por professores do 2º e 3º ciclo e pelo Diretor do Agrupamento. Este deve ser, sempre que possível, um professor do quadro do agrupamento, que lecione a totalidade dos alunos da turma em função da sua competência pedagógica. Este deve revelar espirito de iniciativa e de organização, capacidade de relacionamento e liderança. Sempre que possível, o DT deve acompanhar a mesma turma nos diferentes ciclos de escolaridade da mesma. A um DT não deve ser atribuída mais que uma direção de turma. Sabe-se também, que ao cargo de DT são atribuídas duas horas por semana para realizar trabalhos no âmbito do cargo.

Para conhecer as atribuições e perceções que o AE O tem sobre o cargo de DT interessa proceder ao mesmo tipo de resumo feito no ponto anterior, tendo neste caso como objeto de análise, o regulamento interno.

90 Numa perspetiva de trabalho centrado no aluno faz parte das atribuições do DT o seguinte trabalho: coordenar o acompanhamento pedagógico dos alunos, mantendo atualizado o seu dossier individual; coordenar todo processo de avaliação dos alunos garantindo o seu caracter globalizante e integrador, juntamente com os departamentos que gerem o projeto curricular; decidir no âmbito da avaliação sumativa interna dos alunos e comunicar a sua decisão ao Conselho Pedagógico da escola. Sempre que necessário, deve elaborar um plano de recuperação dos alunos que carecem de tal, e disponibilizá-lo ao Diretor. Cabe ainda ao DT, transmitir ao aluno a lista de material necessário e as eventuais propostas de frequência aos apoios educativos disponibilizados pela escola. Deve desenvolver as ações necessárias para garantir a integração dos alunos no seio escolar. Deve também, organizar com a turma o processo de eleição do delegado e subdelegado. Esta informação encontra-se nas alíneas: d);h; j); n); o); s); t); u); a2); b2); c2); d2); f2), g2) do regulamento interno.

Numa perspetiva de trabalho de aproximação entre o EE/comunidade da escola e/ou percurso escolar dos alunos, faz parte das atribuições do DT o seguinte trabalho: assegurar a existência de uma (boa) relação entre professores da turma e EE. Deve comunicar aos EE o currículo de cada disciplina, a lista de material necessário para as aulas. Para o caso dos alunos com dificuldades de aprendizagem o DT deve comunicar aos EE os apoios educativos que a escola disponibiliza, os planos de recuperação que o mesmo elabora. De uma forma mais abrangente, deve promover a participação do EE no percurso escolar do aluno e informá-lo continuamente acerca do aproveitamento, assiduidade e comportamento do seu educado. Esta informação encontra-se nas alíneas: c); g); h); i); r); s); e2) do regulamento interno.

Sabendo de antemão que este é um cargo ao qual cabem funções de cariz burocrático, como elaborar a proposta de regimento interno, apresentar ao Diretor um relatório crítico, anual, do trabalho desenvolvido e apresentar também ao mesmo, os planos de recuperação elaborados. Uma grande componente burocrática remete para o trabalho de registo de faltas nos suportes adequados e a justificação das mesmas. Também se pode considerar o trabalho de comunicação acerca do aproveitamento escolar dos educandos ao respetivo EE, pois esse trabalho consiste em telefonemas consecutivos aos vários EE da turma. Esta informação encontra-se nas alíneas: b); k); p); q); r); d2) do regulamento interno.

91 Reconhecendo que o DT adota um papel de gestor intermédio adequa-se a este fato as restantes atribuições: promover a comunicação e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos. Coordenar com os professores a adequação de atividades, conteúdos, estratégias e métodos de trabalho com as especificidades dos alunos. Proceder à avaliação formativa, em articulação com os departamentos que gerem o projeto curricular. Decidir no âmbito da avaliação sumativa interna. Apresentar ao Conselho Pedagógico proposta de retenção ou progressão dos alunos e os respetivos planos de acompanhamento. Deve apresentar ao Diretor um relatório crítico, anual, do trabalho desenvolvido. Deve elaborar a proposta de regimento interno. Deve coordenar o plano de turma. Um dos grandes exemplos do seu papel como gestor intermédio remete para a função de presidir as reuniões com o CT e proceder a criação e manutenção do dossier de turma. Esta informação encontra-se nas alíneas: a);b; e); f); k); l); a2); b2); f2), g2) do regulamento interno.

Conhecendo as competências do DT segundo o Regulamento interno da escola, irá complementar este capitulo a análise do PM da escola. Acredita-se que o PM é um documento cuja análise é importante nesta etapa do trabalho, pois além de ter sido a sua leitura uma das principais razões para a definição deste tema de investigação, antecipa- se que neste documento a visibilidade dada ao cargo de DT é relevante, o que nos diz ao mesmo tempo que é este é um cargo imprescindível para alcançar o sucesso nas suas ações.

Considerando que o PM do agrupamento contém 20 ações, distribuídas por quatro eixos diferentes (1. Apoio às Aprendizagens; 2. Prevenção do abandono, absentismo e Indisciplina; 3. Gestão e Organização; 4. Relação Escola – Famílias, Comunidade e Parcerias) podemos fazer a seguinte analise quanto à sua construção e respetiva integração do cargo de DT no mesmo.

 Uma ação é totalmente centrada no cargo de Diretor de Turma – Tutoria com o D.T.

 Cinco ações dependem do envolvimento do Diretor de Turma para funcionar – 1. Gabinete da Disciplina, 2. Coadjuvação Comportamental; 3. “Espaço Aluno +” ; 4. Projeto “Capaz +” ; 5. Atendimento às Famílias.

 Em pelo menos mais três ações o contributo do D.T é requerido – 1. “Crescer+” ; “Pais na Escola – G.A.A.F” ; 3 Reforço Alimentar – G.A.A.F

92 Pode verificar-se que, cerca de metade do plano de melhoria insere o cargo de Diretor de turma. Estes são de uma forma geral, a “ponte” entre alunos/famílias e a Direção, fazendo também a mesma ponto entre os restantes professores da turma e a Direção ou dos professores e os encarregados de educação. É um cargo que funciona como elo unificador das diversas partes, sendo o seu papel fundamental para difundir informações e mediar relações.

Documentos relacionados