• Nenhum resultado encontrado

2 DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE O MEIO AMBIENTE 44

2.3 DIFERENTES VISÕES SOBRE O TEMA

2.3.1 O olhar dos alunos

Para os alunos, a pergunta sobre o conceito de meio ambiente integrou o questionário online, os grupos focais e as entrevistas realizadas com alunas e ex-alunas.

No questionário está presente em uma das quatro perguntas abertas, o que proporcionou liberdade aos participantes expressarem suas opiniões. Ao enquadrar as 96 respostas às tipificações de Sauvé (1997), foram encontradas todas as seis categorias, porém, com ênfase na visão sobre o meio ambiente como um todo, de forma completa e universal, como pode ser observado no gráfico 3.

GRÁFICO 3 – CONCEITO DE MEIO AMBIENTE PARA ESTUDANTES DE JORNALISMO DO SUL DO PAÍS.

FONTE: Autora (2016)

A tipificação mais restritiva, ―natureza‖, resultou em 19%, com respostas como, por exemplo: ―Natureza, fauna e flora‖, ―A primeira palavra que penso é

Natureza Recurso Problema Lugar para viver Biosfera

Projeto Comunitário

46%

8%

19%

10%

16%

1%

natureza. Tudo o que envolve a natureza, o que não é, de certa forma, criado pelo homem‖ e ―O mundo sem a interferência das tecnologias‖. Na categoria recurso (10%), são observadas afirmações de dependência do homem, como:

―Vejo o meio ambiente como sendo o espaço no qual estamos inseridos e que nos é imprescindível por ser fonte do que necessitamos para manter nossa vida em curso pleno. É através dele que temos os recursos necessários para a manutenção do nosso ciclo físico, biológico e socioeconômico‖ e ―É vida.

Vivemos no meio ambiente, sem ele não conseguimos viver‖. A categoria

―problema‖ teve apenas uma resposta, que apresentou de forma indireta a relação social, incluindo uma solução: ―Poluição, desmatamento, programas de reciclagem‖. Em seguida, a categoria ―lugar para viver‖ (16%), foi a que teve respostas mais homogêneas, diferenciando-se em apenas uma ou outra palavra. São exemplos: ―O meio em que vivemos‖, ―O meio em que vivemos, o que nos cerca‖ e ―Lugar onde vivemos‖. As respostas da categoria ―biosfera‖, que representam a maioria do corpus (46%), confirmam as características descritas por Sauvè, sobre o meio ambiente ser o mundo de interdependência entre os seres vivos e inanimados: ―O bom convívio entre todos os ecossistemas‖, ―Tudo! Desde a nossa casa até o imenso deserto de Gobi‖, ―É o todo, que engloba todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra‖ e

―Tudo que está relacionado ao espaço, do urbano ao selvagem‖. Já as respostas da categoria ―projeto comunitário‖, com 8%, expressam claramente as relações sociais com o meio ambiente, com a ideia de que podem gerar consequências positivas e negativas: ―São as relações entre os seres vivos e o espaço onde habitam. Estas relações são sociais, culturais, climáticas, políticas‖, ―O meio ambiente engloba muito mais do que apenas a noção de ecologia ou natureza. Diz respeito à relação do homem com o meio em seus aspectos culturais e sociais‖ e ―São os conjuntos da sociedade que, juntos, formam algo maior. As relações de trabalho, interpessoais, reciclagem, onde vivemos e a forma que vivemos são o que fazem o meio ambiente‖.

O resultado demonstra que, para a maioria dos alunos que responderam o questionário, o meio ambiente vai muito além do olhar restrito sobre a natureza e paisagens verdes. A partir das categorias recurso (10%), problema (1%), lugar para viver (16%), biosfera (46%) e projeto comunitário (8%), que mostram o meio ambiente interligado com as relações sociais, mesmo que em

graus diferentes, é possível identificar que mais de 80% dos alunos têm uma compreensão abrangente sobre o termo, indo ao encontro do olhar amplo, complexo e interdisciplinar defendido por Leff (2002; 2012).

Nos grupos focais, realizados com alunos da Furb e da Univali, como apresentado no capítulo anterior, as respostas seguem a mesma linha. Na Furb, duas alunas responderam a pergunta: ―Meio e convívio, onde estamos e com quem estamos. Vai além da natureza", e "Vai além da natureza, como direitos humanos, racismo, homofobia, feminismo; questões que englobam onde a gente vive". Já na Univali, as respostas foram sendo complementadas entre os participantes, que iniciaram falando que era o mato, o verde e os animais; e seguiram até chegar ao consenso de que é ―Tudo o que envolve vida, tudo que envolve natureza, tudo que envolve onde a gente tá inserido, o mundo que a gente tá inserido né? O ar que você respira‖.

Nas entrevistas realizadas por Skype, por ser individual, as respostas ganharam mais fôlego, porém, também seguem a linha abrangente, com caráter social, como na categoria projeto comunitário. Para as alunas da UFPR, por exemplo, as respostas foram: ―O meio ambiente não está só nas florestas, só nos rios... Essa sempre é a primeira coisa que vem na cabeça, mas é muito mais do que isso né... Eu acho que até tudo que nos cerca e toda essa relação entre os seres vivos [...]‖ e ―Não acho que meio ambiente seja só as plantinhas e os bichinhos sabe [...] vejo o meio ambiente como essas interações entre os humanos, a natureza, enfim, a fauna, a flora, águas, solos, essas diferentes instâncias juntas‖.

Para as ex-alunas da UFRGS, que hoje possuem formação complementar sobre o assunto, o entendimento é o mesmo: “[...] É tudo né, inclusive a gente. Então, acho que o grande mal que tem nas coisas ruins que a gente tem visto né, como destruição, catástrofes ambientais, é justamente o fato de a gente, ser humano, se colocar como algo de fora né, não considerar que a gente está imbrincado nessa conexão com todas as outras coisas vivas [...]” e “[...] eu tenho caracterizado, ou tentado caracterizar a questão ambiental pra além dessa dicotomia da modernidade, entre o que é social e o que é natural, e tentado pensar nessas entrecapturas, ou nessa coprodução entre natureza e sociedade; estou tentando desestabilizar essas duas categorias para a partir delas se pensar o ambiente‖.

Documentos relacionados