• Nenhum resultado encontrado

2 PNBE DO PROFESSOR 010: UM RECURSO DA BIBLIOTECA

2.1 A importância da formação continuada no desenvolvimento da

2.1.2 O papel da Biblioteca Escolar na mediação da leitura

A biblioteca escolar é, por excelência, o local onde fica armazenado o acervo que permite o acesso à leitura, disponível a todos, como bem cultural. Segundo Aguiar (2006 apud PAIVA, F., 2008, p. 65), “como agência social de comunicação da cultura, a biblioteca é concebida para reunir e difundir os fatos culturais, encontrando no sistema educacional um fator muito importante para o seu desenvolvimento ou atraso”.

Os perfis do professor leitor e do bibliotecário são de extrema importância para superar os desafios impostos hoje visto que, junto à gestão da biblioteca escolar, podem propor ações que possam viabilizar projetos de leitura utilizando o acervo do PNBE. Essas ações são importantes para uma boa utilização do espaço da biblioteca e para o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras.

O gestor escolar precisa superar as práticas existentes nas escolas, como apontado por Bernardino quando afirma que

[...] a biblioteca é vista muitas vezes como um lugar em que são armazenados livros para leitura; um lugar destinado a alunos considerados indisciplinados, ou ainda, de disseminação da informação. Por sua vez, o bibliotecário é visto como um elemento que executa tarefas meramente técnicas e a sua formação pedagógica, cultural e social é deixado de lado (BERNARDINO, 2008, p. 12).

A utilização do espaço da biblioteca precisa ser ensinada aos alunos, uma vez que este espaço requer algumas formalidades, como o silêncio para desenvolver a atenção; a forma de guardar os livros e a sua disponibilidade nas prateleiras; a exigência dos dados cadastrais para empréstimos; a troca de experiência leitora com outros colegas.

Para os professores, o espaço da biblioteca pode ser utilizado como ambiente de metodologia para contação de histórias, privilegiando a oralidade; separação da literatura apropriada para cada fase de escolaridade; utilização do acervo do PNBE para sua capacitação continuada; etc.

Ao bibliotecário, a responsabilidade de disseminar a cultura da leitura, por meio de projetos, hora do conto, oficinas, reconto pelos alunos, gincanas e tantas

outras práticas já consolidadas, que chamam a atenção e despertam o gosto e estimulam a procura pelo ambiente da biblioteca pela comunidade docente.

É esse espaço ao qual o trabalho se refere. O espaço dos livros, dos vídeos, das revistas, da poesia, da descoberta do conhecimento, das viagens que podemos realizar quando lemos. Essa riqueza possibilitada pela leitura se tornará mais efetiva caso o gestor tenha preocupação com a prática da leitura na escola. A escolha do profissional adequado, os móveis que compõem este espaço, sua localidade dentro da escola, sua utilização como conteúdo na grade curricular (Base diversificada), fazem grande diferença na vida dos alunos que possuem esse instrumento na sua aprendizagem.

Contudo percebemos ainda em bibliotecários, professores e especialistas em informação a escassez de atitudes decididas e de medidas criativas para criação desse ambiente. E é deles que deveriam surgir propostas para as autoridades políticas e econômicas que tomam decisões e definem prioridades de desenvolvimento cultural. Quem tem contato diário com o público leitor, e observa em sua biblioteca ou unidade de informação o desinteresse total da comunidade pelos serviços que a instituição oferece, percebe também o quanto se desconhece o potencial da biblioteca como fonte de solução para problemas cotidianos (TRINDADE; MARTINS, 2006, p.6).

Fazer da biblioteca este espaço vivo e dinâmico, que integra toda a escola, alunos, funcionários e comunidade, favorecerá a escola em seus objetivos na competência leitora tão almejada nos dias de hoje e cobradas no novo contexto social. O professor bibliotecário não pode ser o professor que está sob dispensa médica e não pode mais “ter contato com alunos”, também conhecido como “ajustamento funcional”10.

Este funcionário precisa ser dinâmico, leitor em potencial, organizado, flexível, capacitado para atuar dentro deste ambiente, que atenda a diferentes faixas etárias, com diferentes níveis de aprendizagem, com um único objetivo: tornar a leitura um ato de prazer, ler para ser feliz. Feliz porque sabe ler, feliz porque pode atuar no e sobre o mundo que o cerca.

10 Termo utilizado para servidores em escolas públicas que estão inaptos para o pleno exercício de

seu cargo ou função e necessitam de remanejamento. Assim, caso seja o professor, poderá ser remanejado para a biblioteca, secretaria e/ou outras atividades dentro da escola que não seja a de lecionar.

A SEE/MG lançou, em 2010, o “Caderno de Boas Práticas dos Professores para Ensino do Uso da Biblioteca das Escolas Estaduais de Minas Gerais” (MINAS, 2010) como instrumento para guiar o professor para o Ensino do Uso da Biblioteca na condução de um trabalho na biblioteca da escola organizado e voltado para a formação de leitores. O material é dividido em cinco eixos e subdivido com ações concretas em cada eixo, sugerindo boas práticas para a obtenção da excelência do ensino e, nas ações concretas, exemplos de como a prática foi implementada em outras escolas que obtiveram excelentes resultados. Este Caderno apresenta, no eixo três, uma ação concreta que é a divulgação dos Acervos recebidos e da listagem de livros,com sugestão de leituras para alunos e professores, bem como exposição das aquisições recentes.

Outro aporte teórico na utilização da biblioteca escolar está no Módulo “Biblioteca Escolar” oferecido no Curso de Capacitação pela SEE/MG, o Pró- funcionário. O Curso é uma parceria do MEC com os estados e municípios e visa a formação dos funcionários das escolas no efetivo exercício, amparado pelo Decreto 7.415, de 30 de dezembro de 2010, que institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

Pode inferir nestes materiais disponíveis pela SEE/MG um movimento, mesmo que pequeno, na importância deste espaço dentro das escolas públicas estaduais, como função na oferta de igualdade de informação, tanto para os alunos, como para os professores.

O PNBE como um dos maiores programas de distribuição de livros para compor as bibliotecas, faz o papel de provedor das informações veiculadas na sociedade, porém, são os atores dentro do ambiente escolar que podem utilizar as informações no objetivo de aprender a aprender. (BRASIL c2012)

O PNBE do professor 2010 é mais um suporte das informações das mudanças educacionais do novo milênio, mas sua utilização depende dos gestores e de cada um dos profissionais da educação na formação de uma rede de relações e atitudes que favorecem o aprendizado assim como o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao exercício da profissão docente nos dias atuais.

Para conhecer como foram recebidos, divulgados e utilizados os acervos do PNBE do professor 2010, na rede estadual da jurisdição da SRE/GV, foi enviado um questionário online para 78 escolas estaduais que atendem aos anos iniciais. No

próximo tópico é apresentada a metodologia utilizada e as análises das escolas pesquisadas para subsidiar uma proposta de trabalho que possa efetivamente utilizar os recursos disponíveis na biblioteca escolar na formação pedagógica dos docentes.

Documentos relacionados