• Nenhum resultado encontrado

Opções Metodológicas do Estudo Qualitativo

5. Metodologia de Investigação

5.3 Opções Metodológicas do Estudo Qualitativo

Denzin e Lincoln (2006) propõe uma definição genérica de análise qualitativa como se tratando de uma área de múltiplas práticas (representações que incluem notas de campo, entrevistas, conversas, fotografias, entre outras) e de diversos paradigmas de foro interpretativista que são utilizados para atingir a visibilidade e a melhor compreensão da realidade que se encontra em estudo. A investigação qualitativa envolve diversas ferramentas de recolha de dados empíricos que se destinam a compreender melhor os eventos, o contexto social, bem como o problema de investigação em questão. Normalmente está mais envolta numa abordagem interpretativista, o que significa que os investigadores tentam compreender ou interpretar os significados que os intervenientes lhe conferem (Denzin e Lincoln, 2006).

No presente estudo, o fenómeno a pesquisar diz respeito ao impacto da “nostalgia” na “satisfação/prazer” e na “intenção comportamental” no contexto de um evento gastronómico. A abordagem qualitativa foi utilizada unicamente durante a fase do estudo exploratório, definido por Churchill (1979, p.66) como «um parecer de uma amostra de

pessoas que podem contribuir com algumas ideias e conhecimentos relativos ao fenómeno a investigar». Sendo que os determinantes deste processo se encontravam já

pré-seleccionados no modelo conceptual proposto, pretendeu-se que este estudo exploratório contribuísse para operacionalização desse modelo, nomeadamente através da adaptação dos construtos teóricos e dos seus itens (cruciais para o desenvolvimento do estudo quantitativo), bem como para avaliação da pertinência e bem como à adequação do novo construto – “nostalgia alimentar”.

81 Nesta investigação, o estudo exploratório teve como objetivo a verificação do enquadramento e a adequação do modelo conceptual aos eventos gastronómicos. Consequentemente, foi desenhado por forma a:

 Definir o que se entende por gastronomia;

 Compreender a relação entre gastronomia e turismo;  Compreender a relação entre nostalgia e gastronomia;

 Aferir a importância do estudo dos eventos turísticos, com particularidade para os eventos gastronómicos.

Os resultados deste estudo exploratório aliado à revisão da literatura serviram de base à elaboração de um questionário incorporando um conjunto de medidas multi-item.

5.3.1 A Entrevista

Uma das técnicas de recolha de informação utilizada neste estudo foi a entrevista semi-estruturada. Este tipo de entrevista caracteriza-se por ser particularmente adequada à criação de um ambiente mais informal, mas incluindo algumas questões orientadoras, por forma a captar as ideias, pensamentos e opiniões das pessoas, bem como as suas atitudes e motivações em relação a um contexto/problema específico (Quivy e Campenhoudt, 2005). Em relação ao número de entrevistas a realizar, considera-se que não existe nenhum número ótimo. Será aconselhável realizar aquelas que o investigar entenda como sendo necessárias para obter a informação desejada (Quivy e Campenhoudt, 2005), pelo que optámos por realizar cinco entrevistas a especialistas da área do turismo e da gastronomia.

Nestas entrevistas semi-estruturadas (de caráter exploratório) foram entrevistados dois académicos da área da gastronomia/hotelaria, dois chefes gastronómicos e um investigador ligado ao estudo da Gastronomia em Portugal. As entrevistas foram conduzidas de modo a permitir aos entrevistados falarem livremente, mas sem nunca se afastarem do foco da mesma. Para o tratamento e a análise desta informação recorreu-se

82 à análise de conteúdo. Para efeitos de síntese dos vários contributos obtidos e de modo a possibilitar uma análise mais clara e objetiva dos conteúdos das entrevistas, foi elaborado um quadro resumo (Anexo A.2).

5.3.1.1 Guião das Entrevistas

O guião das entrevistas foi elaborado tendo por base a informação que se pretendia obter e o problema que se esperava ver resolvido. Assim, o guião das entrevistas foi dividido em duas partes distintas: Na primeira parte consta a explicação dos objetivos da investigação, seguida do carácter de confidencialidade e anonimato a que a informação recolhida estaria sujeita e, por fim, a explicação da relevância da entrevista em causa e do contributo da mesma para os desenvolvimentos da investigação. Na segunda parte do guião apresentam-se as questões orientadoras que foram colocadas, de forma geral, a todos os entrevistados (ver Anexo A.1.)

5.3.2 Análise das entrevistas realizadas

As entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas com o objetivo de melhorar o modelo conceptual e com o intuito de compreender o fenómeno ”nostalgia” em contexto de eventos ligados à gastronomia e o seu impacto na ”satisfação/prazer” e “intenção

comportamental” dos visitantes. Para além de melhorar o modelo conceptual,

pretendemos verificar a pertinência do estudo no contexto em causa, antes de proceder ao desenho do questionário. Estas entrevistas decorreram durante os meses de Junho e Julho de 2010, tendo como suporte o guião apresentado no anexo A.1. Salientámos que todas elas foram previamente autorizadas.

De seguida apresentam-se as principais evidências apontadas, as quais permitiram perceber as perspetivas dos entrevistados relativamente aos eventos gastronómicos, bem como à confirmação (ou não) da pertinência do estudo da “nostalgia” neste contexto.

83 A maioria dos respondentes referiu que, face ao desenvolvimento dos eventos gastronómicos e à sua importância cultural e tradicional para o país e seus visitantes, é de todo pertinente o estudo desta realidade. Esta opinião foi manifestada, em geral, por todos os entrevistados, os quais por várias vezes mencionaram a importância destes eventos para a divulgação dos produtos regionais, da cultura e das tradições regionais, considerando-os como importantes veículos de desenvolvimento económico e turístico.

Todavia, alguns dos respondentes foram claros a manifestar uma opinião crítica quanto à organização e gestão dos eventos, considerando que estes são muito dispersos e pouco organizados. «A realidade é mesmo isso que transmite», salientou um dos entrevistados. Quando questionado por que razão tal acontece, este entrevistado exemplificou com a simultaneidade com que, frequentemente, eventos gastronómicos são organizados, ou seja, dentro do mesmo concelho, podemos ter freguesias com eventos a decorrer ao mesmo tempo. Segundo o entrevistado, tal facto diminui o valor dos eventos e a diferenciação dos mesmos para com outras localidades.

Importa, ainda, destacar que todos os entrevistados foram unânimes em salientar a importância e a relação da gastronomia com as lembranças do passado. Especificamente, salientaram que quando se fala em gastronomia, fala-se em lembrar toda a nossa história como pessoas: a nossa infância, os “cheiros” das refeições da nossa casa e a lembrança de outros tempos. De facto, consideraram o fator “lembrança” (que a consideram inequívoca) como crucial para a “satisfação/prazer” e “intenção

comportamental” do visitante do evento.

Assim sendo, a relação entre a “nostalgia alimentar” e a ”satisfação/prazer” que os visitantes retiram do evento, deverá ser de orientação positiva, fazendo todo o sentido o seu estudo e análise.

No que diz respeito à relação da “nostalgia alimentar” com o construto “experiência hedónica”, os entrevistados salientaram que a “nostalgia alimentar” é em si mesmo uma experiência hedónica, uma procura de prazer, de reviver as experiências prazerosas do passado. Os entrevistados referiram, ainda, que a nostalgia é um conceito

84 altamente ligado com a gastronomia, e que é sentida por todas as pessoas,com graus de intensidade diferenciados mas é geral.

Crucial para a presente investigação foi a unanimidade demonstrada por todos os entrevistados, ao considerarem que, embora os eventos gastronómicos sejam uma forma de turismo em ascensão, estes têm sido pouco estudados, e como tal não se tem a perceção do tipo de visitante dos eventos, quais as suas características ou o que procura. Consequentemente, um estudo mais aprofundado deste tipo de contexto é de todo válido e vantajoso, pois poderá fornecer dados relevantes que permitam que a oferta se adapte à procura, da melhor forma possível.

Por fim, os entrevistados salientaram a importância da escolha do evento ser determinante para compreender bem o fenómeno gastronomia /eventos/nostalgia, dando as suas próprias sugestões, tais como a recolha de questionários em diversos “fins-de- semana gastronómicos”, ou então em eventos representativos da gastronomia nacional. Uma sugestão comum a alguns entrevistados foi a do Festival Nacional de Gastronomia realizado anualmente em Santarém.

De forma sumária, passamos a sintetizar os principais contributos das entrevistas semi-estruturadas de cariz exploratório:

 A importância do estudo dos eventos gastronómicos;

 A relação entre nostalgia e gastronomia foi evidente para os entrevistados;  A gastronomia causa prazer a todos, com intensidades e formas diferenciadas;  A “nostalgia alimentar” tem relação direta com as “experiências hedónicas”,

”satisfação/prazer” e “intenção comportamental”.

No entanto, devemos destacar o contributo que as entrevistas deram para a elaboração e o enriquecimento do questionário provisório, permitindo obter uma melhor perceção da importância da nostalgia, dos itens que se deveria incluir nesse questionário, bem como o contexto em que deveria ser aplicado (qual o evento?).

Pelo facto dos entrevistados solicitarem confidencialidade, não se incluíram em anexo as transcrições das entrevistas realizadas. Todavia, tal como referido

85 anteriormente, foi incluído um quadro resumo dos seus contributos para o desenvolvimento do estudo em questão (Anexo A.2)

Documentos relacionados