• Nenhum resultado encontrado

5.1 Tela Principal de Operação

A maioria dos ajustamentos funcionais e controles podem ser acessados pela tela principal de operação do NORAC UC5. Uma imagem da barra, com a altura de cada seção da barra é mostrada.

Pressione o botão correspondente para fazer a mudança entre o Modo Automático e Manual.

Quando o sistema UC5™ está no "Automatic Mode" (Modo Automático), o botão "AUTO" e a linha por baixo da secção da lança direita superior estão verdes. Quando o botão "MANUAL"

está verde e a linha por baixo da secção da lança direita superior está preta e ponteada, o sistema está no "Manual Mode" (Modo Manual). Se a altura da barra estiver acima da normal de funcionamento, uma mensagem de advertência irá aparecer pedindo permissão para autorizar o Modo Automático.

Quando o Sistema de Controle de Altura UC5 estiver em Modo Automático, setas irão aparecer na tela, acima ou abaixo das seções das barras. Essas setas indicam que o sistema UC5 está corrigindo uma parte da barra, na direção mostrada. Muitas vezes, a correção será bem pequena, não havendo uma mudança visível na posição da barra.

Figura 2: Tela Principal de Operação do NORAC UC5

No modo manual, a altura apresentada sob cada secção da lança é medida a partir dos bicos do pulverizador até ao solo ["Soil Mode" (Modo Solo)] ou ao topo da cultura ["Crop Mode"

(Modo Cultura) ou "Hybrid Mode" (Modo Híbrido)]. Se houverem cinco sensores na pulverizadora, a altura mostrada é a média para cada seção da barra. A altura apresentada na cultura na parte inferior do ecrã é a altura média da cultura para todos os sensores da lança. A cultura na parte inferior do ecrã indica o modo em que o controlador se encontra. Se a linha verde está por cima da cultura, o sistema está no "Crop Mode" (Modo Cultura) ou no "Hybrid Mode" (Modo Híbrido). Se a linha está abaixo da cultura, o sistema está no "Soil Mode" (Modo Solo). Altura da Barra &

Estado da Barra

9

5.2 Opções de Controle de Instalação

Para mudar esses ajustamentos, aperte o botão “Ajustamentos” para que a tela de opções de controle de altura da barra seja mostrada, como mostra a Figure 3.

Figure 3: Ajustamentos de Controle de Altura

Sensibilidade:

A Sensibilidade pode ser ajustada de 1 a 10, sendo 5 o ajustamento padrão. Um número mais baixo reduzirá a sensibilidade do sistema. Os ajustamentos mais elevados aumentarão a velocidade de resposta e também criarão uma maior exigência sobre a hidráulica.

Modo:

A mudança do modo solo ou modo cultura determina se a altura da pulverizadora é baseada na altura do solo ou no topo da cultura. O Modo de Solo permite que os sensores leiam a altura entre os bicos de pulverização e o solo; enquanto que o Modo de Cultura lerá a altura entre os bicos de pulverização e o topo da cultura. O "Hybrid Mode" (Modo Híbrido) é um "Crop Mode" (Modo de Cultura) melhorado e é recomendado em vez do "Crop Mode" (Modo Cultura).

Altura Alvo:

A Altura Alvo é a altura desejável a ser estabelecida para a barra quando estiver pulverizando.

Quando operando em Modo de Solo, a Altura Alvo é medida dos bicos de pulverização ao solo.

No Modo de Cultura, a Altura Alvo é medida dos bicos de pulverização ao topo da cultura.

No "Hybrid Mode" (Modo Híbrido) a altura alvo é uma combinação de medições para fornecer uma estimativa mais estável da distância entre o topo da cultura e os bicos do pulverizador.

Tempo de Reação Levantador Central:

O tempo de reação do levantador principal afeta o tempo em que o levantador principal espera entre os ajustamentos. O tempo de reação do levantador principal pode ser ajustado entre 0 e 5. O ajustamento 1 tem tempo de reação lento e o ajustamento 5 tem tempo de reação mais rápido. O tempo de reação 0 desliga o controle do levantador principal. Um modo mais lento de tempo de reação do levantador principal pode ser beneficial em culturas irregulares para

10 prevenir que a barra faça movimentos desnecessários. O tempo de reação 0 pode ser beneficial em culturas altas onde a cultura está sendo empurrada pelo chassis da pulverizadora para prevenir que a secção central mova-se de forma muito baixa.

Ajustamento Reação Levantador Principal Situação

0 Desligado Culturas altas

1 Reação mais lenta Culturas irregulares

5 Reação mais rápida Culturas regulares & Modo de Solo Tempo de reação corretor ângulo:

O tempo de reação do inclinômetro é o tempo que ele espera entre os ajustamentos. Esse ajustamento é apenas visível quando o controle do inclinômetro está ativado. O tempo de reação do inclinômetro pode ser ajustado entre 0 e 5. O ajustamento 1 é lento e o ajustamento 5 é o tempo de reação mais rápido. O tempo de reação 0 desliga o controle do inclinômetro. É melhor ajustar a reação do inclinômetro para um ajustamento lento em terrenos planos porque o inclinômetro generalmente não é requerido nesse tipo de terreno. É melhor ajustar a reação do inclinômetro para um ajustamento mais alto quando em terrenos irregulares ou em colinas laterais. Ajustando a reação do inclinômetro muito alta pode causar o oscilamento da barra e reduzir o desempenho do sistema.

5.3 Interruptores Manuais de Altura da Barra de Pulverização

Quando o interruptor manual é pressionado, uma seta aparece na tela, mostrando qual função está sendo ativada. Por exemplo, se o interruptor esquerdo superior é pressionado, então uma seta apontando para cima será mostrada acima da barra esquerda.

Interruptores de Inclinação (Geometria Variável):

Enquanto em Modo Automático, se os interruptores de inclinação esquerdo ou direito forem pressionados, a seção da barra correspondente irá atuar em Modo Manual. Para retornar todas as seções da barra ao Modo Automático, pressione o botão Auto. Se a função "Double Tap Wings" (Asas de Toque Duplo) estiver activada, os interruptores de rebatimento podem ser utilizados para reporem o "Automatic Mode" (Modo Automático).

Interruptor do Levantador Principal:

Enquanto em Modo Automático, se o interruptor do levantador principal para cima ou para baixo for momentaneamente pressionado, a Altura Alvo será incrementalmente ajustada para cima ou baixo.

O sistema sempre será colocado em Modo Manual quando o interruptor do levantador principal for pressionado e segurado. Se a função "Double Tap Main" (Central de Toque Duplo) estiver activada, o interruptor de descida central pode ser utilizado para repor o

"Automatic Mode" (Modo Automático)

* Alguns tipos de pulverizadoras podem não ter todas as funções listadas acima.

11

No documento Controlador de Altura de Pulverização (páginas 11-14)

Documentos relacionados