• Nenhum resultado encontrado

OPERAÇÕES DE OPÇÕES DE ALE

No documento Manual de Operação e Programação FALCON II (páginas 140-147)

TEMPORARY PENDING

OPERAÇÕES DE OPÇÕES DE ALE

Os parágrafos a seguir fornecem instruções sobre mais opções de ALE.

NOTA

Para acessar o menu ALE em [OPT] (Opções), você precisa estar em modo de rádio ALE.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

Fazer uma chamada ALE para uma estação não programada

Uma chamada individual pode ser usada para estabelecer uma comunicação entre duas estações em redes não relacionadas. A chamada individual pode ser feita para qualquer endereço individual que esteja no plano de comunicação do teatro e não na lista de endereços individuais da estação. A limitação é que o rádio que chama só pode fazer uma chamada manual. A estação que chama precisa chamar em um canal manual em um momento em que a varredura está sendo executada pela estação receptora. Esta é uma técnica de acertos e erros, mas pode ser eficiente para chamadas fora da hierarquia de rede imediata. Para fazer uma chamada ALE para uma estação não programada:

a. Pressione [CALL] (Chamada) para exibir CALL TYPE (Tipo de chamada) em AUTOMATIC (Automático) ou MANUAL.

b. Use

ou

para selecionar MANUAL e pressione [ENT] (Enter). c. Use

ou

para selecionar INDIVIDUAL e pressione [ENT] (Enter). d. Pressione [0] ( ) e digite o endereço individual desejado para chamar

e pressione [ENT] (Enter).

e. Digite o canal que deseja chamar e pressione [ENT] (Enter). f. O RF-7800H começa a transmitir para o endereço selecionado. Um outro endereço visível no menu depende de o rádio ter se comunicação ou não com um rádio com outro endereço de uma chamada ou som da Análise de Qualidade do Enlace (LQA). Se o rádio for desligado e religado depois das comunicações com o outro endereço, o endereço não estará mais visível.

Efetuar uma troca de LQA

Em uma troca de LQA, as estações selecionadas também transmitem dados de modo que a estação que inicia a troca também receba as LQAs. Você pode querer considerar uma LQA de som (Efetuar som de LQA, p144). Veja a Figura 46. Para iniciar uma troca de LQA:

a. Selecione [OPT] > ALE > LQA > EXCHANGE.

b. Use

ou

para navegar pelos endereços individuais, de rede ou outro endereço e pressione [ENT] (Enter).

O rádio tenta trocar com as estações selecionadas em todas as frequências do grupo de canais associados ao endereço.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

c. Quando a LQA estiver concluída, o rádio retornará à execução da varredura. (Consulte Visualizar as pontuações de LQA, p144.)

Efetuar som de LQA

Em uma LQA de som, a estação iniciante não recebe a LQA. As estações receptoras não transmitem, assim o silêncio do rádio pode ser observado. Veja a Figura 46. Realize o seguinte procedimento para selecionar som:

a. Selecione [OPT] > ALE > LQA > SOUND.

b. Use

ou

para navegar pelos autoendereços e pressione [ENT] (Enter). (Você precisa estar ciente de qual autoendereço foi associado com os endereços individuais ou de rede durante a programação.) O rádio que iniciou o som transmite um sinal sonoro de uma via em todos os canais do grupo de canais para aquele autoendereço. O RF-7800H-MP transmite uma transmissão de som em cada canal no plano do canal atual. Outros membros da rede que recebem a transmissão do som automaticamente atualizam suas pontuações para a estação transmitindo o som em cada canal no qual o som foi recebido.

Quando a LQA estiver concluída, o rádio retornará à execução da varredura. (Consulte Visualizar as pontuações de LQA, p144.)

Visualizar as pontuações de LQA

Visualizar as pontuações geradas durante uma LQA permite que o operador tome decisões sobre a seleção manual de frequências ou para diagnosticar problemas ALE. Para visualizar as pontuações de LQA:

a. Selecione [OPT] > ALE > SCORES > REVIEW.

b. Use

ou

para navegar pelos endereços individuais ou outros endereços e pressione [ENT] (Enter).

c. Use

ou

para navegar pelos canais e pelas pontuações disponíveis.

d. Pressione [CLR] (Apagar) repetidamente ou [OPT] (Opções) para voltar à execução de varredura ALE.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

Zerar as pontuações de LQA

Verificações de rádio pré-instalação podem gerar pontuações de canal que não refletem as condições que serão vistas durante a implantação. O uso dessas pontuações de canal pode levar a uma seleção de canal menos que ótima depois que os rádios foram implantados. Para assegurar que as chamadas sejam feitas somente nos canais apropriados, use a opção Zeroize Score (Zerar pontuação) após terminar as verificações de pré-instalação e antes de usar os rádios instalados.

Realize o seguinte para zerar as pontuações de canais.

a. Selecione [OPT] > ALE > SCORES > ZERO_SCORES e pressione [ENT] (Enter). O rádio responde brevemente com ALE LQA SCORES ZEROIZED (Pontuações de ALE LQA zeradas) para confirmar que as pontuações foram zeradas.

Transmitir mensagens AMD pré-programadas

NOTA

As mensagens de Exibição Automática de Mensagens (AMD) usam um máximo de 90 caracteres e não são criptografadas.

Para transmitir as mensagens AMD pré-programadas:

a. Selecione [OPT] > ALE > TX_MSG > TX MESSAGE TO SEND. b. Use

ou

para navegar pelas mensagens de Exibição Automática

de Mensagem (AMD) pré-programadas e pressione [ENT] (Enter). Se uma mensagem não foi programada, NO TX MESSAGES (Nenhuma mensagem TX) é exibido. Consulte Programar AMD de ALE, p166 para informações sobre a programação de AMDs.

c. Para SEND TX MESSAGE? (Enviar mensagem TX?), use

ou

para selecionar YES (Sim) e pressione [ENT] (Enter).

d. Para CALL TYPE (Tipo de chamada), use

ou

para selecionar AUTOMATIC (Automático) ou MANUAL e pressione [ENT] (Enter). Se AUTOMATIC (Automático) for selecionado, o rádio usará as pontuações de LQA para determinar automaticamente que canal usar ao transmitir as mensagens AMD. Se MANUAL for selecionado, você pode especificar que canal usar quando transmitir a mensagem AMD.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

e. Para ADDRESS TYPE (Tipo de endereço), selecione INDIVIDUAL, OTHER (Outro), NET (Rede), GROUP (Grupo), ALL (Todos) ou ANY (Qualquer) e pressione [ENT] (Enter).

Pressione [0] ( ) no lugar de [ENT] (Enter) para introduzir endereços individuais que não estão programados.

f. Use

ou

para rolar pelos endereços individuais programados e pressione [ENT] (Enter). A mensagem AMD será então transmitida para aquele endereço individual.

Visualizar uma mensagem AMD recebida

A mensagem navega pelo painel frontal quando ele está sendo recebida. A exibição automática das mensagens é feita por padrão mas pode ser desativada (Programar configuração ALE, p159]). Para visualizar as mensagens AMD recebidas:

a. Selecione [OPT] > ALE > RX_MSG.

b. Use

ou

para navegar pelas mensagens AMD recebidas e pressione [ENT] (Enter).

c. Use

ou

para visualizar toda a mensagem AMD que seja muito longa para ser vista na parte frontal do painel de uma vez.

d. Pressione [CLR] (Apagar) repetidamente para retornar à tela de execução de varredura ALE.

Chamadas no enlace ALE AMD

Veja a Figura 46. A chamada no enlace ALE AMD permite que o rádio transmita uma mensagem AMD a todos os rádios com os quais ele está em enlace atualmente. A chamada no enlace simplifica o envio de mensagens AMD dentro do enlace ALE porque não é necessário especificar o endereço de destino ao fazer a chamada. As chamadas no enlace não podem ser iniciadas nem recebidas quando o rádio não está no enlace.

Realize o seguinte para fazer uma chamada AMD no enlace:

a. Selecione [OPT] > ALE > TX_MSG. A definição atual de TX MESSAGE TO SEND (Mensagem TX a enviar) aparece.

b. Use

ou

para navegar pelas mensagens AMD pré-programadas e pressione [ENT] (Enter).

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7 c. Para SEND TX MESSAGE? (Enviar mensagem TX?), use

ou

para selecionar YES (Sim) e pressione [ENT] (Enter).

d. Para CALL TYPE (Tipo de chamada), use

ou

para selecionar AUTOMATIC (Automático) ou MANUAL e pressione [ENT] (Enter). e. Para ADDRESS TYPE (Tipo de endereço), selecione INLINK (No

enlace) e pressione [ENT] (Enter). O rádio começará a transmitir a AMD.

f. Quando a transmissão estiver terminada, o rádio exibirá uma tela LINKED TO (Enlace para).

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

No documento Manual de Operação e Programação FALCON II (páginas 140-147)