• Nenhum resultado encontrado

Orando nos bons momentos

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 85-91)

Embora os altares idólatras não tivessem sido eliminados de Israel, o coração de Asa foi totalmente dedicado ao Senhor durante toda a sua vida.

2Crônicas 15.17

Quando nossa vida é de louvor e adoração, mantemos o coração puro e aberto para a obra do Espírito Santo. Passar tempo orando mantém em nós a atitude certa para ouvir a voz de Deus. Isso o coloca como a principal prioridade em nossa vida e nos ajuda a permanecer dependentes dele, quer as coisas em nossa vida sejam boas quer não.

Quando o Espírito de Deus desceu sobre o profeta Azarias, ele disse ao rei Asa: “O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará” (2Cr 15.2). Nada pode ser mais claro. Deus fica conosco enquanto estamos com ele.

Compreendemos o que é “estar com Deus” nos dias maus. Chegamo-nos a ele desesperadas, em busca de ajuda. E quando as coisas vão bem? O melhor conselho quando você está num período de paz e descanso é edificar-se e fortalecer-se no Senhor. Estude a Palavra. Ore. Passe tempo em sua presença, em adoração e louvor. Use esse tempo para renovar seu amor por Jesus.

O rei Asa nem sempre fez tudo certo, mas no final foi descrito como um rei cujo coração era dedicado ao Senhor. Mesmo quando você não age de modo impecável, pode mostrar a Deus que seu coração está entregue a ele pelo louvor que lhe oferece todos os dias. Deus Pai, eu te adoro e te agradeço porque és um Deus de amor. O teu amor me salvou e está me transformando de acordo com teu mais elevado propósito. Ajuda-me a lembrar-me de orar tão fervorosamente nos bons momentos como faço nas horas difíceis.

Leia 2Crônicas 18.28-34 e reflita.

O livramento talvez esteja a apenas um passo da

oração

Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: “É o rei de Israel”, e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá clamou, e o Senhor o ajudou. Deus os afastou dele. 2Crônicas 18.31

O reino de Israel se dividira em dois, Israel e Judá. Embora esses reis estivessem sempre em desavença, juntaram-se contra o rei da Síria. O rei de Judá, Josafá, era conhecido como rei justo; esse, porém, não era um traço que descrevia o rei perverso de Israel, Acabe. Embora o profeta Miqueias tivesse previsto a morte de Acabe, as duas nações tinham um inimigo comum, portanto pareceu-lhes bom pelejarem juntos.

Como precaução contra a profecia, Acabe sugeriu disfarçar-se como soldado, enquanto Josafá entraria na batalha com as vestes reais. Mesmo quem nunca entrou num campo de batalha saberia que o exército inimigo teria como objetivo matar o líder. Josafá, porém, concordou. Quando o inimigo atacou, dirigiu-se ao único rei que viram. Josafá, no entanto, orou, e Deus o protegeu. Conforme a profecia, uma flecha desviada penetrou nos encaixes da armadura de Acabe, mesmo disfarçado como simples soldado.

Josafá não errou só ao fazer aliança com um rei perverso. Ele pediu um profeta de Deus, mas não lhe deu atenção. Uma das escolhas de Josafá mostrou-se, porém, impecável. Mesmo no calor da batalha, ele clamou a Deus.

A oração não acontece apenas na quietude de um momento. Falar com Deus – deveria fazer parte tanto dos períodos de luta como dos de paz. Clame sempre a Deus nos momentos de desespero, lembrando que o livramento normalmente está a um passo da oração.

Senhor, fortalece minha fé de modo que eu não desista de orar no calor da oposição levantada pelo inimigo. Sei que a próxima oração que eu fizer pode

Leia 2Crônicas 30.1-20 e reflita.

Mesmo quando não fazemos tudo certo

Embora muitos dos que vieram de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zebulom não se tivessem purificado, assim mesmo comeram a Páscoa, contrariando o que estava escrito. Mas Ezequias orou por eles, dizendo: “Queira o Senhor, que é bondoso, perdoar todo aquele que inclina o seu coração para buscar a Deus, o Senhor, o Deus dos seus antepassados, mesmo que não esteja puro de acordo com as regras do santuário”. E o Senhor ouviu a oração de Ezequias e não castigou o povo. 2Crônicas 30.18-20

Ezequias tinha um coração como o de Jesus. Jesus quebrou as regras religiosas de sua época. Ele compreendia que o coração de Deus é maior que qualquer conjunto de regras. A oração de Ezequias revelou essa mesma atitude.

O povo viera de longe para festejar e adorar. Alguns, entretanto, não estavam preparados. Encontravam-se cerimonialmente impuros. Ezequias, porém, compreendeu que aquele acontecimento — a reinstituição da Páscoa, o ritual nacional e espiritual mais importante — era muito superior a qualquer regra. Se Ezequias não tivesse compreendido isso, a festa teria causado divisão em lugar de unidade. A obra de Deus teria retrocedido. Todo o objetivo da festa se teria perdido — o ponto é que Deus salva seu povo com base em sua misericórdia, seu amor e no sangue de um cordeiro.

A oração de Ezequias mostrou quanto ele acreditava que Deus seria gracioso e misericordioso para esquecer a imperfeição e ajudar seus filhos a adorá-lo. Ele os curou, embora não tivessem feito tudo certo.

Não hesite em ir a Deus. Não tema pedir-lhe que a ajude a honrá-lo e adorá-lo mesmo quando você não faz tudo certo.

Deus, sou grata porque não olhas para minhas imperfeições e vês apenas as perfeitas qualidades de teu Filho, Jesus, estampadas no meu coração. Ajuda- me a viver como queres, de modo que meus caminhos sejam agradáveis aos

Leia 2Crônicas 32.1-23 e reflita.

Deus está do seu lado

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem desanimem por causa do rei da Assíria e do seu enorme exército, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele. Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas.” E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá. 2Crônicas 32.7-8 O rei Ezequias tinha certeza de que o rei da Assíria atacaria Jerusalém. Ele reuniu seus conselheiros e esforçou-se para levantar as defesas e preparar a cidade. Então reuniu o povo e lembrou-o de que, independentemente do tamanho do exército adversário, Deus era maior. “E o povo ganhou confiança”.

Não é errado temer o que vemos que pode acontecer. É realismo. O errado é não buscar o auxílio de Deus e não humilhar-se em adoração a ele. Entre outras coisas, nosso louvor lembra o inimigo de quem Deus é e quão bem o conhecemos. Sempre tenha em mente que o inimigo não quer que você adore a Deus. Portanto, toda vez que tentar construir um altar a Deus em sua vida, o inimigo procurará detê-la.

Você tem enfrentado alguma oposição? Tem sentido o inimigo preparando-lhe um grande ataque? Fica confusa ao ver como é pequena sua força e seu poder? Não se preocupe, ore e lembre: “Porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4.4).

Quando o rei Ezequias enfrentou um inimigo poderoso, contou a verdade ao povo — Deus é maior. Tenha em mente que, ao reconhecer e louvar a Deus em meio à oposição do inimigo, haverá muito mais poder em você que nele.

Obrigada, Senhor, por estares comigo em tudo o que enfrento. Por maior que seja aquilo que vem contra mim, tu és mais poderoso e mais forte. Peço que

Leia Esdras 3.7-13 e reflita.

Antídoto contra o medo

Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou o Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor. Esdras 3.11

O povo de Judá fora exilado. Jerusalém e o templo estavam em ruínas. Estrangeiros haviam ocupado a terra — um povo que não compreendia nem reverenciava os costumes da nação judaica. Quando os primeiros judeus voltaram do exílio, sentiram-se temerosos e intimidados. Sabiam, porém, que deviam reconstruir o templo de Deus, e então começaram. O processo foi lento e árduo, até que finalmente os alicerces do templo foram lançados.

Depois disso o povo passou a louvar a Deus, cantando, clamando e tocando trombetas e címbalos. O ruído era tão alto que todos os vizinhos estrangeiros podiam ouvi-lo.

Quando estiver lutando, duvidando ou com medo, ou ainda sentindo que seus fundamentos desmoronaram, jamais subestime o poder do louvor! Nem mesmo pense nisso. Louve. Deixe de lado toda hesitação. Faça do louvor sua primeira resposta a situações que a atemorizem. Deus quer que o louvemos sempre, mas especialmente quando nos sentimos temerosas ou desanimadas. Quando louvamos, ele não só elimina nosso medo como nos concede alegria (Sl 34.1-5). O medo transmite-lhe inverdades a respeito de Deus. Não reconhece que a presença de Deus é poderosa e plenamente ativa. Suprime toda esperança e fé no desejo de Deus trabalhar em seu favor. A verdade, no entanto, é que a fé, a oração, o louvor e a Palavra vencerão todo temor em você. Senhor, louvo o teu nome. Tu és poderoso e estás muito acima de todas as coisas. Tua presença em minha vida é maior do que qualquer outra coisa que eu tema. Com a tua ajuda, não me concentrarei nos problemas, mas, em vez disso, louvarei a ti e ao teu nome continuamente.

Leia Esdras 8.21-32 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 85-91)