• Nenhum resultado encontrado

Organização e apresentação do relatório

Por analogia com o objectivo principal e âmbito do estudo do projecto, as actividades desenvolvidas pelas várias equipas participantes foram estruturadas em diversos capítulos que integram o presente relatório:

Capítulo 2 – É apresentada a selecção das áreas de estudo, respectiva caracterização e inventariação das infra-estruturas existentes. Esta tarefa teve como principais intervenientes o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC, Coordenação do Projecto), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB- ESA), o Departamento de Hidrogeologia do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI-DH), o Departamento de Engenharia Energética e Controlo Ambiental do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI-DEECA) e, no caso das áreas incluídas no concelho de Mação, a Câmara Municipal de Mação (CMM). Capítulo 3 – São apresentados os estudos relativos à afectação dos fogos na componente quantitativa do ciclo hídrico, os quais foram desenvolvidos pela equipa do Núcleo de Águas Subterrâneas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC- NAS). Neste capítulo descreve-se: (1) revisão bibliográfica; (2) os dados de base; (3) as detecções na alteração do escoamento superficial; (4) a quantificação da componente de escoamento directo e de escoamento de base; (5) a detecção da alteração no escoamento directo; (6) a detecção da alteração no escoamento para as bacias estudadas.

Capítulo 4 – São apresentados os estudos relativos à caracterização dos solos, águas e cinzas da combustão de matéria vegetal das áreas estudadas, da biomassa e o potencial de potencial de transferência de espécies químicas a partir das cinzas, tanto para os solos como para as águas. Estes estudos foram realizados pela equipa do Departamento de Engenharia Energética e Controlo Ambiental do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI-DEECA). Neste capítulo descreve-se: (1) a caracterização físico-química de amostras de solos, cinzas e águas colhidas nas regiões estudadas; (2) a caracterização físico-química de amostras de cinzas colhidas em campo e suas misturas com solos; (3) a caracterização da biomassa colhida em campo e respectivos ensaios de combustão, para caracterização das cinzas resultantes; (4) o estudo da interacção entre cinzas e solos quanto a alterações físico-químicas e

fixação/libertação de poluentes; (5) os ensaios de lixiviação normalizados, de solos e de cinzas, e respectiva avaliação do potencial de transferência de espécies químicas com possível impacto ao nível de qualidade das águas; (6) os ensaios de lixiviação “SAR” (simulação de águas das chuvas) para avaliação do processo de fixação/libertação de poluentes em campo.

Capítulo 5 – São apresentados os estudos de caracterização pedológica e do coberto vegetal nas áreas estudadas, os quais foram desenvolvidos pela equipa do Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB-ESA). Neste capítulo descreve-se: (1) a caracterização fitossociológica das comunidades vegetais das áreas estudadas; (2) a caracterização pedológica das áreas estudadas; (3) a cartografia da vegetação; (4) a análise estatística multivariada das comunidades vegetais em causa; (5) o cálculo da distribuição espacial da biomassa florestal nas áreas estudadas.

Capítulo 6 – São apresentados os estudos relativos à afectação dos fogos na componente qualitativa do ciclo hidrológico, desenvolvidos pela equipa do Núcleo de Águas Subterrâneas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC-NAS). Neste capítulo descrevem-se: (1) o plano de monitorização para as áreas de estudos de águas subterrâneas e superficiais, bem como dos solos e cinzas (localização e número de amostras a recolher; frequência de amostragem; parâmetros a analisar); (2) descrição das campanhas de recolha de amostras de águas e solos para análise química laboratorial (determinação da concentração de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), bem como de outros elementos químicos (cloretos, sulfatos, bicarbonatos, nitratos, cálcio, magnésio, sódio e potássio) e medições in situ dos parâmetros condutividade eléctrica, temperatura, pH e Eh); (3) análise dos resultados obtidos para detectar a eventual contaminação das amostras por acção dos fogos e a determinação de indicadores da alteração da qualidade da água por acção dos fogos. Capítulo 7 – É apresentada uma metodologia de aplicação dos conhecimentos adquiridos com os estudos apresentados nos capítulos anteriores para a avaliação dos impactos dos fogos numa área ardida (bacia do rio Zêzere, a montante de Caldas de Manteigas) desenvolvidos pela equipa do Núcleo de Águas Subterrâneas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC-NAS). Neste capítulo descreve-se: (1) o cálculo sumário da recarga para a área estudada; (2) o cálculo das respectivas reservas de água subterrânea; (3) a carga poluente produzida pelo fogo aí ocorrido; (4) o impacto desta carga poluente sobre as águas subterrâneas considerando a sua evolução espacial e temporal.

Capítulo 8 – É apresentada uma análise dos aspectos relativos às estratégias de prevenção e mitigação dos impactos dos fogos sobre os solos e recursos hídricos, a que se segue a apresentação de um conjunto de possíveis actuações, especialmente na área da mitigação, para diferentes condições naturais. Esta análise fundamenta-se na metodologia DPSIR, procurando dar resposta ao parâmetro R desta metodologia, e fio

desenvolvida pela equipa do Núcleo de Águas Subterrâneas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC-NAS). Neste capítulo descreve-se: (1) uma avaliação enquadrante da problemática dos fogos, incluindo questões de fundo, estratégias de prevenção, mitigação e de monitorização (2) uma análise DPSIR para os fogos, onde são analisados os diversos parâmetros desta metodologia para a temática fogos; (3) o desenvolvimento de um quadro de aplicação de diferentes metodologias de mitigação dos impactos dos fogos nos solos e recursos hídricos, para diferentes condições no terreno; (4) análise das limitações e condições mais favoráveis e mais desfavoráveis (assim como resultados positivos e negativos da sua aplicação das diferentes metodologias de mitigação dos impactos dos fogos nos solos, águas superficiais e subterrâneas.

Capítulo 9 – São apresentadas as linhas de investigação futura, que abrangem as áreas actualmente com conhecimento incompleto ou que foram identificadas como áreas novas de investigação durante estes estudos. Estas linhas de investigação futura foram identificadas pela equipa do Núcleo de Águas Subterrâneas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC-NAS).