• Nenhum resultado encontrado

A implementação, que seria acompanhada pela Diretoria Regional Pedagógica, começaria a partir dos resultados do primeiro bimestre retirados do Conselho de Classe. Identificadas as escolas, o DRP distribuiria os líderes para que, durante o bimestre seguinte, possam fazer intervenções nas escolas para onde foram indicado.

Seriam realizados 4 encontros do líder com as escolas durante o bimestre seguinte, sendo que a comunicação entre eles se dará via plataforma moodle.

O Quadro 3 apresenta a síntese da proposta e suas etapas. Cada uma delas terá um responsável que acompanhará os resultados do trabalho realizado pelos gestores.

Quadro 3 – Programa das ações de intervenção

Ação Responsável pela

ação Atores Custos

Formação do Grupo de Líderes Gestores Diretor Regional Pedagógico e Administrativo, Coordenador de Gestão de Pessoas

Gestores Escolares (Diretor Geral ou Adjunto; Coordenador Pedagógico)

Os integrantes do GL receberão uma gratificação especial de R$1800,00 que

já está incluída no orçamento anual da

SEEDUC Análise dos resultados das

escolas após o primeiro bimestre Coordenador de Avaliação das Regionais Integrantes do Grupo de Líderes e Gestores Escolares Sem custos Visitas às escolas contempladas e organização de reuniões de apropriação de resultados Coordenador de Ensino das Regionais

Integrantes do Grupo de Líderes e Gestores

Escolares

Todas as despesas ficarão a cargo do servidor integrante do grupo, incluídas no valor da

GEEP Planejamento das ações

com os gestores Coordenador de Ensino e de Avaliação Integrantes do Grupo de Líderes e Gestores Escolares Sem custos Reunião bimestral do Líder

com o Diretor Regional Pedagógico

Diretor Regional Pedagógico

Integrantes do Grupo de

Líderes e DRP Sem custos

Fonte: Quadro Síntese - Elaborado pela Autora

A primeira ação da proposta, que é a criação do GL, seria realizada pelas três lideranças das Regionais, Diretor Regional Pedagógico, Diretor Regional Administrativo e Coordenador de Gestão de Pessoas.

Poderiam fazer parte do grupo, Gestores Escolares (gerais e adjuntos) e Coordenadores Pedagógicos que possuírem perfil de liderança e que tenham se destacado por inovações em suas unidades escolares que surtiram efeitos tanto na aprendizagem dos alunos, quanto na harmonia do clima escolar, além de possuírem propriedade sobre o planejamento estratégico da SEEDUC, bem como sobre as políticas de bonificação por resultados.

Cada integrante do grupo faria jus a uma gratificação especial por projetos especiais no valor de R$1.800,00 (Um mil e oitocentos reais) que já está incluída no orçamento anual.

A ação seguinte, que teria como responsável o Coordenador de Avaliação e Acompanhamento da Regional, consiste em analisar os resultados das escolas da Regional e elencar aquelas que seriam atendidas pelo GL, especificamente as que tiveram os menores resultados de proficiência dos alunos. Em seguida, os integrantes poderiam optar por aquelas que ficarem mais próximas de suas residências para que a troca de experiência possa modificar o contexto em que a escola está inserida. Essa ação seria realizada na Regional e não traria custos.

A terceira ação se constituiria como visitas às escolas cujos gestores estariam previamente avisados e preparados para o novo desafio, de serem líderes e serem liderados, no mesmo contexto, por atores que estão no mesmo patamar de igualdade de funções.

Os integrantes do GL teriam de conhecer todas as ações e rotinas das escolas a que atenderão, pois precisariam apontar possíveis causas, criar estratégias com a equipe diretiva para saná-las, incentivando os gestores a serem criativos na busca de soluções. Os custos dessa ação estariam incluídos na ajuda de custo a que os GL fariam jus.

Seriam quatro visitas durante o bimestre em cada escola. O Coordenador de Gestão de Pessoas cuidaria para que a frequência do servidor seja garantida e, dependendo da função, o adjunto ou o Coordenador Pedagógico substituiria o gestor líder na sua escola de origem.

O planejamento das ações para o bimestre, que seria a quarta etapa do plano e teria como responsáveis os Coordenadores de Ensino e de Avaliação das Regionais, consistiria no estabelecimento de ações específicas para tratar as causas dos principais problemas encontrados.

Os líderes só atenderiam aos gestores das escolas, não atenderiam professores e tampouco à comunidade escolar, pois a ação está voltada para incentivar o perfil gestor que exerce liderança positiva e desperta a vontade de colaborar no time. O trabalho do Líder Gestor seria o de dar suporte aos gestores para que organizem em suas unidades escolares, times de alunos com dificuldades e interesses semelhantes, sendo, nesses times, cada um responsável pelo aprendizado do outro. Nesse caso, a avaliação seria feita pelo time e não individualmente, cenário no qual a aprendizagem colaborativa fluirá aos poucos e poderá ganhar grandes proporções.

O trabalho por times já acontece na rede em algumas escolas nas quais foi implantada a Solução Educacional para o Ensino Médio, metodologia que prevê competências cognitivas e não cognitivas na formação integral do aluno. Os Coordenadores de Ensino receberam formação para o trabalho por times e seriam responsáveis pela formação em serviços dos times escolares selecionados para o atendimento do GL que também receberia a formação.

A quinta e última ação, que envolve o Diretor Regional Pedagógico, responsável pela ação, seria a de maior impacto sobre todo o trabalho dos Gestores Líderes e dos gestores escolares, pois, ao final do bimestre, após o Conselho de Classe, o DRP faria a análise do trabalho realizado junto ao grupo. Neste momento, ele também terá em mãos os resultados das avaliações externas das escolas do bimestre anterior e poderá verificar os avanços dos alunos dentro de seus times, nas suas escolas. Seriam analisadas também as atas dos quatro encontros do GL com os gestores escolares.

Documentos relacionados