• Nenhum resultado encontrado

1. ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O Caso do

1.3. As Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará – ensino médio

1.3.2. Organização das EEEPs: seleção de alunos e professores,

Os alunos das escolas estaduais de educação profissional são selecionados a partir das notas do 9º ano conforme portaria de matrícula lançada pela Secretaria de Educação anualmente em diário oficial. Os mesmos ingressam no 1º ano do ensino médio, cursando as disciplinas da base comum,

área diversificada20 e disciplinas técnicas durante os três anos do ensino médio em turno integral.

Em relação aos docentes da base comum, conforme lei de criação das EEEPs, o gestor deverá, após chamada pública para adesão de professores da efetivos da rede ou temporários, selecioná-los. Todos os professores são lotados 40h no período integral, independente da carga horária efetiva em sala de aula.

Os professores das disciplinas técnicas são contratados pelo CENTEC, a partir de seleção e encaminhados para lotação nas escolas de acordo com a carência específica de cada unidade escolar, podendo ser lotados com carga horária diferentes, no mínimo de 10h e máximo de 44h.

O núcleo gestor da escola é formado pelo diretor e três coordenadores escolares e, um deles, é destacado para organizar o período de estágio dos estudantes, que ocorre durante o 3º ano. O coordenador de estágio, além de suas atribuições pedagógicas, é responsável pela organização e acompanhamento do período de estágio dos alunos, desde a captação de vagas e formalização legal dos estágios, passando pelo acompanhamento de frequência, até o a supervisão do desenvolvimento pedagógico desse componente curricular obrigatório.

Além dos coordenadores escolares, as EEEPs contam com os coordenadores de curso, professores técnicos que são lotados 20h em sala de aula e 20h como coordenadores do curso em que atuam auxiliando a coordenação escolar no desenvolvimento do curso técnico, bem como na integração curricular e no campo de estágio.

Outros suportes pedagógicos importantes para o núcleo gestor escolar são: o professor diretor de turma21, professor laboratorista22, professor de laboratório de informática educacional23.

20 Disciplinas da área diversificada: Formação Cidadã, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho,

Empreendedorismo, Horário de Estudo e Projetos. Essas disciplinas são lecionadas pelos professores da base comum a partir de formação específica.

21 O Projeto Diretor de Turma surgiu em Portugal e desde 2007 começou a ser implantado em

Escolas no Estado do Ceará em uma parceria entre a Secretaria Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Seção Ceará (ANPAE-CE). Em 2008, com a implantação das primeiras Escolas Estaduais de Educação Profissionais no Ceará, o projeto foi incorporado as EEEPs. Nesse processo de implantação nas Escolas de Educação Profissional, a coordenadora do Projeto Diretor de

Sobre o projeto diretor de turma, há que se pontuar de maneira mais aprofundada devido sua importância no cotidiano escolar. O projeto consiste em um professor que, além de sua disciplina regular, leciona também a disciplina de Formação Cidadã, na qual faz um levantamento de dados dos alunos dessa turma, caracteriza-os, analisa-os e propõe ações específicas para temas de estudo durante a disciplina, visando equacionar eventuais problemas e carências de cunho pedagógico e de relacionamento detectados durante esse diagnóstico inicial.

Para isso, o professor preenche instrumentais individuais dos alunos, promovendo um diagnóstico geral da turma em que atua. O conjunto dos instrumentais é arquivado (arquivo vivo) em um “dossiê” que cotidianamente é utilizado pelo diretor de turma e/ou pelo núcleo gestor da escola, seja para colher informações, complementá-las ou atualizá-las, sendo um instrumento basilar para o projeto.

No dossiê encontramos o registro fotográfico dos alunos da turma, fichas individuais com informações que vão desde o endereço, profissão dos pais, alergia a medicações até o transporte utilizado pelo aluno para chegar à escola. Encontramos também fichas de ocorrência de indisciplina, atestados médicos, autorizações para aulas de campo, dentre outras informações sobre os alunos.

Desta forma, as escolas têm condições de conhecer melhor a vida dos alunos podendo atuar de modo mais adequada e eficaz para combater eventuais problemas que possam afastar os alunos da vida escolar.

Além disso, o diretor de turma é um elo importante entre a escola, o núcleo gestor e os pais, já que o mesmo tem grande proximidade com uma turma específica, obtendo muitas informações e conhecimentos a respeito desses alunos, tendo horário específico para atendimento aos pais e

Turma é a professora portuguesa Haidé Eunice G. F. Leite. Hoje a rede regular também pode optar lotar professores nessa função.

22 Professor com formação na área de ciências (física, química ou biologia), lotado 40h no

laboratório de ciências, com a função de coordenar e preparar aulas práticas junto aos professores da área, além de desenvolver projetos junto aos estudantes. Existe nas escolas regulares um professor lotado no laboratório de ciências, contudo o mesmo tem sua carga horária dividida: 20h em sala de aula e 20h no laboratório.

23 Professor lotado 40h no laboratório de informática, para desenvolver atividades utilizando as

TICs, auxiliando os outros professores. Vale ressaltar que toda a rede estadual de ensino conta com essa lotação, não sendo exclusividade das EEEPs.

autonomia para reunir-se com alunos, núcleo gestor e demais professores para deliberar sobre assuntos referentes à turma.

Anualmente o diretor de turma fica responsável em liderar a reunião diagnóstica, onde participam pais e alunos representantes de turma, professores, núcleo gestor e funcionários da escola. Na reunião, o diretor de turma informa aos demais a caracterização da turma, bem como aponta interesses dos alunos e dos pais, levando os mesmos a pronunciarem-se durante a reunião, ao mesmo tempo em que colhe outras informações dos demais professores da turma, registradas em ata.

Durante o ano ainda são realizadas reuniões bimestrais para análise dos resultados da turma, bem como para elaboração coletiva de propostas para ações específicas para cada turma.

2. O PERCURSO DA TEORIA À PRÁTICA: ANÁLISE SOBRE A

Documentos relacionados