• Nenhum resultado encontrado

8. Anexos

8.2 Outros personagens, outras vidas

Adoniran Barbosa

João Rubinato, conhecido popularmente por Adoniran Barbosa, nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, interior de São Paulo. O compositor retirava do seu cotidiano a inspiração para a elaboração dos personagens de suas músicas e mereceu destaque do escritor João Antônio em Zicartola, publicado em 1991.

Carlinhos

Quem tem mais de quarenta anos guarda as lembranças do caso Carlos Ramires, o menino Carlinhos, desaparecido em 1973, em um conturbado seqüestro na rua Alice, no Rio de Janeiro, nos anos da repressão política e militar. João Antônio o destaca no conto-reportagem “Carlinhos, o inconveniente”, em Malhação do Judas Carioca, publicado em 1975.

Cartola

Angenor de Oliveira (1908-1980), o mestre Cartola, é considerado por músicos como Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola como o maior sambista de todos os tempos. Fundou a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Muito gravado pelos grandes cantores da década de 30, ele também foi relembrado por João Antônio em Zicartola, publicado em 1991.

Dalton Trevisan

Nascido em 14 de junho de 1925, o curitibano Dalton Jérson Trevisan sempre foi enigmático. Dedicando-se exclusivamente ao conto, acabou se tornando o maior mestre brasileiro no gênero e personagem de João Antônio em Dama do Encantado, publicado em 1996.

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro nasceu em Minas Gerais, mais precisamente em Montes Claros, no dia 26 de outubro de 1922. Formou-se em Antropologia em São Paulo, em 1946. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena e da educação primária e superior. Surgiu como personagem na literatura de João Antônio, na obra Casa de Loucos, publicado em 1977.

Esdras Passaes

Jornalista à moda antiga, boêmio e lírico, Esdras fez parte do universo literário de João Antônio em O Guardador, publicado em 1992. Funcionário de manutenção das prensas, conseguiu espaço nas redações dos principais jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro graças ao seu estilo espontâneo de escrita. Morreu em 1974, aos 37 anos, vítima de complicações causadas pela bebida.

Francesco Rosalba (Leão de Juba Grande)

O alfaiate Francesco Rosalba é o responsável pela confecção do uniforme de gala ou “fardão”, usado pelos imortais da Academia Brasileira de Letras, em ocasiões formais. Ele aparece no livro Dama do Encantado, de 1996.

Francisco Alves

Francisco de Moraes Alves nasceu em 19 de agosto de 1898, na cidade do Rio de Janeiro. Teve infância humilde e, decidido a ser cantor, faz seu primeiro teste perante o maestro Antônio Lago, pai de Mário Lago. O músico gravou composições de Lamartine Babo, Noel Rosa, Ismael Silva, Custodio, Bide e Marçal, João de Barro, Alberto Ribeiro, Assis Valente, Heitor dos Prazeres,

Herivelto, Caymmi, entre outros compositores. Destaca-se como um importante personagem da Música Brasileira e de João Antônio, em Zicartola (1991).

Garrincha

Manuel dos Santos, o Mané Garrincha, nasceu em Magé (RJ), no dia 28 de outubro de 1933. Foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes, sendo, por este motivo, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, apesar da vida desregrada. Foi foco do olhar de João Antônio em Dama do Encantado, de 1996.

Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja (RS), em 19 de abril de 1883. Foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Foi deposto em 29 de outubro de 1945, voltou à Presidência da República, em 31 de janeiro de 1951, através do voto popular. Em 1954, pressionado por interesses econômicos estrangeiros, é levado ao suicídio em 24 de agosto. O mesmo transforma-se em protagonista da obra Lambões de Caçarola, publicado em 1977.

Jamelão

José Bispo, nascido em 12 de maio de 1913, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, era mais conhecido por Jamelão, uma árvore de fruto escuro e dulcíssimo. Famoso intérprete de samba, aparece como personagem de João Antônio em Zicartola, publicado em 1991.

João do Rio

João Paulo Emílio Coelho Barreto, escritor e jornalista carioca, nasceu no Rio de Janeiro em 05 de agosto de 1881, e faleceu repentinamente na mesma cidade, em 23 de junho de 1921. Também mereceu destaque de João Antônio em Dama do Encantado, de 1996.

Joubert de Carvalho

Nascido no Triângulo Mineiro, em 6 de março de 1900, Joubert de Carvalho nunca bebeu e nunca foi boêmio. Homem culto e refinado, o compositor também era um médico muito habilidoso. Joubert de Carvalho faleceu no dia 20 de setembro de 1977, vítima de pneumonia, deixando importante legado para a Música Popular Brasileira. O mesmo mereceu destaque por João Antônio em O Guardador, livro de 1992.

Mário Quintana

Mario de Miranda Quintana nasceu na cidade de Alegrete (RS), no dia 30 de julho de 1906. Preso à sua querida Porto Alegre, Quintana fez excelentes amigos entre os grandes intelectuais da época, como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto, além de Manuel Bandeira. Detentor de um humor e um sarcasmo peculiares, foi relembrado no livro Dama do Encantado, de 1996.

Nelson Cavaquinho

Nelson Cavaquinho, possuidor de uma voz de aço e de uma rouquidão curtida em madrugadas boêmias pelo Rio de Janeiro, caracteriza-se pela simplicidade composicional das letras das músicas. O músico é o protagonista de diversas histórias da noite carioca e personagem de João Antônio em Casa de Loucos, de 1977, e em Zicartola, de 1991.

Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues, dramaturgo e escritor, tratou de temas como paixões efervescentes, dramas em família e futebol. Paixões estas que povoaram nossa cultura com textos que ainda hoje mexem com as emoções de todos que se deparam com suas obras. Aparece na narrativa “Fera”, inserida em Dama do Encantado, de 1996.

Paulo Gracindo

Natural da cidade do Rio de Janeiro, Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo (1911-1995) ou “Paulo Gracindo” , como era popularmente conhecido, também merece uma homenagem do escritor João Antônio em “Quarenta anos de profissão – Paulo Gracindo”, publicado em Malhação do Judas Carioca (1975).

Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Filho nasceu em 23 de abril de 1897 e o peculiar apelido de “Pixinguinha” surgiu após ter contraído Bexiga, na época da epidemia. Apresentou seu samba “Carinhoso” a diversos intérpretes, os quais não se interessaram em gravá-lo. Foi então que Orlando Silva gravou a música e o elevou à categoria de exímio músico popular. Pixinguinha merece destaque por João Antônio nas páginas de Zicartola, de 1991.

Raul Plazmamm

Um dos maiores goleiros da história do Flamengo e do Cruzeiro, também conhecido pela alcunha de Wanderleia, no auge da carreira, por causa da cor loura dos seus cabelos, Raul Plazmamm encerrou a carreira no futebol e tornou-se comentarista da imprensa esportiva. O jogador merece destaque de João Antônio em “Raul, meu amor”, narrativa contida em Casa de Loucos (1977).

Sérgio Milliet

Sérgio Milliet desenvolveu muitas atividades no campo cultural brasileiro. Foi crítico de literatura e artes plásticas, tornando-se um dos mais importantes críticos de arte do século XX. Também aparece no rol dos personagens de João Antônio, em “A morte e as vidas de Sérgio Milliet”, em Casa de Loucos (1977).