• Nenhum resultado encontrado

4. CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES PARA A ANÁLISE

4.1. A palavra prosódica e os clíticos no PB

Muitos autores já problematizaram a situação dos clíticos no PB. O cerne dessa discussão é a (não) possibilidade de o clítico ser considerado uma palavra prosódica e se aquele deve constituir um grupo autônomo na hierarquia prosódica, diferente de palavra prosódica, sílaba e pé. Alguns autores consideraram como a melhor alternativa inseri-los na hierarquia prosódica como um grupo separado, outros optam por dividi-los em grupos distintos.

Nespor e Vogel (1986), ao construir a hierarquia prosódica, afirmam que o clítico, junto com seu hospedeiro, forma um constituinte prosódico no contexto sintático, o grupo clítico, que se localiza entre a palavra prosódica e a frase fonológica.

Vigário (2007, 2010), contrapondo-se à proposta de Nespor e Vogel, criou o grupo da palavra prosódica para substituir o grupo clítico. A autora defende, então, a eliminação do grupo clítico em favor da criação do grupo da palavra prosódica, que inclui, segundo ela, clíticos e palavras prosódicas simples e compostos. Também Toneli (2014), corroborando a proposta de Vigário, argumenta numa proposta de divisão em níveis lexicais, em que o clítico é prosodizado como sílaba átona no léxico e, no pós-léxico, junta-se a uma palavra prosódica e com ela forma o Grupo da Palavra Prosódica.

Entretanto, tais análises mostram-se problemáticas, uma vez que clíticos e palavras prosódicas possuem propriedades prosódicas que os distinguem. Além disso, propor a exclusão do grupo clítico da hierarquia prosódica é

desconsiderar as especificidades dos clíticos que os distinguem significativamente dos demais constituintes da hierarquia prosódica.

No que diz respeito aos objetivos desta tese, podemos afirmar, com efeito, que o clítico se difere da palavra prosódica por ter natureza frasal e também pelo fato de não receber acento. Nesse sentido, concordamos com Nespor e Vogel, quando argumentam que não é possível classificá-los como parte de uma palavra prosódica ou de uma frase fonológica devido a seu caráter híbrido, por estarem em posição intermediária entre afixos e palavras, uma vez que não se comportam como afixos de uma palavra tampouco como palavra independente, justificando a necessidade de um domínio para os acomodar.

Como afirmarmos no capítulo 2, no entanto, não é propósito desta tese definir qual domínio prosódico abrigaria clíticos e palavras prosódicas. Sabemos que é essa uma discussão importante e necessária para os estudos fonológicos, todavia foge aos objetivos a que nos propusemos nesse trabalho.

Ainda assim, os argumentos utilizados pelos autores a favor da inserção desses constituintes (clíticos e palavras prosódicas) são importantes para delinear as peculiaridades prosódicas e morfológicas de ambos, o que é relevante para nossa análise, que pretende caracterizar o estatuto da palavra prosódica e, portanto, necessita mostrar o motivo pelo qual não devemos considerar clíticos como palavras prosódicas no PB.

Quanto ao estatuto dos clíticos do PB, podemos afirmar que eles não são palavras prosódicas independentes, uma vez que a eles não é atribuído acento primário. De outro modo, também diferem de morfemas (afixos e desinências), pois são formas livres que se realizam no ambiente sintático.

Em função das evidências prosódicas e morfológicas apresentadas no capítulo anterior, temos que, morfologicamente, devem ser considerados como palavras morfológicas, já que se estabelecem como formas livres no contexto sintático.

Todavia, fonologicamente, os clíticos não são palavras prosódicas, pelo fato de não receberem acento. Logo, não podem ocorrer isoladamente, devendo, portanto, apoiar-se na palavra prosódica que se encontra a seu lado.

Diante de tais evidências, argumentamos a favor de que o clítico forma uma única palavra prosódica com seu hospedeiro. No entanto, trata-se de uma relação distinta daquela que o prefixo inacentuado mantém com a palavra base:

(192) a) de casa b) reavaliar

O exemplo (a) mostra que o clítico e seu hospedeiro formam um grupo de origem sintática, em que o clítico é dominado pela palavra que ele acompanha, mas cada um mantém sua independência no que diz respeito a aplicação de processos fonológicos. Em (b), notamos que o prefixo aparece junto à palavra prosódica, integrando-a e mantendo com ela uma relação de dependência. De outro modo, os clíticos se unem a uma palavra prosódica pronta, sem integrá-la e conseguem manter sua autonomia. Prova disso é que, em (a),b o clítico está sujeito ao fenômeno da neutralização da vogal final, processo com típica ocorrência em final de palavra. Já em (b), isso não ocorre, pelo fato de ser um prefixo que não pode ser separado da palavra base:

(193) a) di casa b) *riavaliar

Outra distinção importante entre afixos e clíticos é a posição: clíticos têm mobilidade na sentença e afixos não podem mudar sua posição, dada a sua dependência da palavra a que se anexa. Os clíticos pronominais me, se, te, lhe(s), o(s), a(s), por exemplo, podem ser enclíticos ou proclíticos em relação ao verbo:

(194) disse-me, ele me disse

No que diz respeito ao acento, clíticos não recebem acento primário porque são, por natureza, átonos. Entretanto, distinguem-se dos prefixos inacentuados e também não podem ser considerados como uma das sílabas átonas de uma palavra. Por exemplo, em palavras comuns como relâmpago, a forma *rélampago não é permitida; também não são aceitas formas em que prefixos como re- e in- sejam acentuados (*réavaliação e *ínadequado). Isso ocorre porque tais formações desobedeceriam à regra da janela de três sílabas, uma vez que se trata de uma palavra prosódica, que recebe um acento primário.

Todavia, Bisol (2000) cita formações de verbos acompanhados de clíticos que não obedecem a tal regra:

Tais exemplos demonstram que os clíticos não integram a palavra prosódica, porque, se assim o fosse, o acento primário na sílaba inicial dessas palavras não seria permitido.

Clíticos são, portanto, insensíveis à restrição da janela de três sílabas, já que sua característica de forma livre faz com que ele não participe do sistema acentual da palavra a qual se une. Isso reforça a tese de que clítico não se integra à palavra nem forma com ela uma só palavra prosódica. Percebemos, pois, que há implicações sintáticas na adjunção do clítico que os especificam e o diferenciam de afixos, sílabas e palavra prosódicas.

Diantes de tais argumentos, consideramos pertinente a não inserção dos clíticos no rol que elencamos das palavras prosódicas no PB, uma vez que suas propriedades morfológicas e fonológicas dão a ele estatuto distinto das daquele constituinte.

4.2. Os processos não concatenativos no PB e as restrições de