• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR PRESENCIAL E DA GESTÃO NO

2.2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS

2.2.3 O Papel do Gestor no Ensino Mediado por Tecnologia

Nesta seção pretendemos trazer a discussão sobre o papel do gestor escolar, o perfil deste ator no cenário educacional bem como os atores envolvidos no processo da gestão escolar. Sabemos que esse ator tem sua importância na direção da escola. Portanto, é fundamental que desenvolva sua função com excelência importando-se com a clientela escolar, possibilitando juntamente com sua equipe de trabalho, condições de inserção na sociedade no sentido de enfrentar os desafios e principalmente, com capacidade de superá-los. Quando se refere ao tratamento dado à inserção das tecnologias na educação, Moran (2003) descreve que cada escola tem uma situação concreta, que interfere em um processo de gestão com tecnologias. O autor descreve que quatro passos são importantes a serem tomados na implantação de tecnologias:

O primeiro passo é garantir o acesso, em que as tecnologias cheguem à escola, que estejam fisicamente presentes ou que professores, alunos e comunidade possam estar conectados. O segundo passo na gestão tecnológica é o domínio técnico. É a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática. O terceiro passo é o do domínio pedagógico e gerencial. O que podemos fazer com essas tecnologias para facilitar o processo de aprendizagem. O quarto passo é o das soluções inovadoras que seriam impossíveis sem essas novas tecnologias. No exemplo anterior, com a Internet, podemos não só facilitar o registro do aluno, mas o acesso remoto, o acesso do pai às notas dos alunos, a comunicação de alunos de várias escolas do mundo inteiro, a integração telemática dos pais e da comunidade na escola ou da escola em várias comunidades. A integração da gestão administrativa e pedagógica se faz de forma muito mais ampla com os computadores conectados em redes (MORAN, 2003, p. 4).

Para que a inserção das TIC se concretize de fato, Fonte (2004) aponta que é fundamental preparar tanto os professores quanto os gestores que atuam na escola, para que, inseridos no processo, conheçam as possibilidades e contribuições da utilização e aplicação das tecnologias no ensino-aprendizagem e possam atuar na mudança da organização da escola. A mesma autora diz que tem que se pensar na formação do educador para este agir

sobre as mudanças tratando do uso das tecnologias na educação, sobretudo na formação do gestor escolar.

Em observação ao conjunto de aspetos que devem ser seguidos para a inserção das tecnologias na educação consideramos além desses processos para uma boa gestão, outro aspecto importante na organização da gestão escolar descrito por Lück (2009) diante da necessidade da composição de uma equipe gestora para o desenvolvimento dos processos educacionais. Segundo a autora:

[...] os princípios da gestão escolar englobam, de forma associada, o trabalho da direção escolar, da supervisão ou coordenação pedagógica, da orientação educacional e da secretaria da escola, integrantes considerados participantes da equipe gestora da escola (LÜCK, 2009, p.23).

Tais integrantes da equipe gestora citados pela autora, não são identificados no ensino oferecido por mediação tecnológica, conforme já expusemos no capítulo 1, só encontramos na pesquisa a gestora e a secretária. Contudo, reconhecemos que no desenvolvimento do trabalho pedagógico dos Professores Presenciais é necessário que haja um acompanhamento da equipe de gestão da escola matriz em Barcelos, considerando que as escolas rurais se encontram distantes da sede do município. É importante conhecer, neste trabalho, sobre a gestão do projeto, quais são os atores que fazem esse trabalho e como acontece o acompanhamento e o monitoramento do projeto.

Em se tratando desse ator de grande importância no ambiente escolar, Lück (2000) destaca que o diretor de escola é um gestor da dinâmica social, um mobilizador e orquestrador dos demais atores, um articulador da diversidade para dar-lhe unidade e consistência, na construção do ambiente educacional e promoção segura da formação de seus alunos. O gestor escolar deve ter como mecanismos de organização o planejamento e a visão estratégica do trabalho de gestão. Além disso, Fonte (2004) reforça que todos precisam sentir-se parte integrante da escola e o gestor deve descobrir a potencialidade, as carências e as necessidades de seus liderados para articular sua ação, estimulando sempre a cooperação, partilhando a autoridade e compartilhando a liderança com a comunidade.

Para Lück (2000), o trabalho do gestor escolar constitui-se, sobretudo, em repassar informações, controlar, supervisionar, dirigir o fazer escolar, de acordo com as normas propostas pelo sistema de ensino ou pela mantenedora. No caso do projeto em estudo, é importante que o gestor tenha conhecimento dos documentos legais que tratam das

orientações gerais sobre o projeto, buscar entender quais as demandas reais que o projeto requer na associação tecnologia e educação.

Dentro dos aspectos do planejamento, Lück (2009) destaca que planejar a educação e a sua gestão implica em delinear e tornar clara e entendida em seus desdobramentos, a sua intenção, os seus rumos, os seus objetivos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação, além de organizar, de forma articulada, todos os aspectos necessários para a sua efetivação. Para a autora, o planejamento é inerente ao processo de gestão básica essencial e comum às demais dimensões. Para tanto, o planejamento deve ser contínuo e envolve, antes de tudo, uma visão global e abrangente sobre a natureza da Educação, da gestão escolar e suas possibilidades de ação.

Nesta pesquisa, é importante verificar a existência de mecanismos presentes no planejamento da gestão da escola matriz na intenção de acompanhar e monitorar o trabalho pedagógico referente à atuação dos Professores Presenciais, foco deste trabalho, visto que na concepção de Lück (2000), nenhum sistema de ensino, nenhuma escola pode ser melhor que a habilidade de seus dirigentes.

A atividade de gestão escolar exige o desenvolvimento de múltiplas competências específicas, o que se torna um desafio para os gestores. Diante desta multiplicidade de competências e da diversidade das situações vivenciadas na escola, que impõe novas atividades de funções implicando em novos desafios ao gestor. Nesse sentido, não se pode deixar de considerar como fundamental para a formação de gestores, um processo de formação continuada.

Lück (2009) expõe sobre as dimensões de implementação àquelas mais diretamente vinculadas à produção de resultados. Estas são: gestão democrática e participativa; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa; gestões da cultura escolar e; gestão do cotidiano escolar, todos eles interdependentes. Destacaremos a categoria de análise que mais se relaciona com o caso em questão. Citamos aqui a categoria de análise que trata da gestão de pessoas que se constitui, no coração do trabalho de gestão escolar:

[...] se assenta sobre a mobilização dinâmica do elemento humano, sua energia e talento, coletivamente organizado, voltados para a constituição de ambiente escolar efetivo na promoção de aprendizagem e formação dos alunos (LÜCK, 2007, p.27).

A importância do trabalho coletivo na convivência diária da escola entre os Professores Presenciais e a Gestora é fator fundamental para a melhoria do processo de ensino

e aprendizagem no projeto. É importante que os atores estejam envolvidos, organizados e atentos aos aspectos que são de sua competência para que cada um desenvolva o trabalho compreendendo a direção que se deve chegar para alcançar os objetivos almejados.

Como no caso de gestão em estudo, o trabalho do gestor tem sua abrangência no Projeto, pois implica aspectos administrativos e ressaltando neste trabalho os pedagógicos, dessa forma, justifica o estudo na investigação do trabalho da gestão da escola matriz diante das responsabilidades no projeto, pois Lück (2009) afirma que a gestão pedagógica constitui- se como a dimensão para a qual todas as demais convergem, uma vez que, esta se refere ao foco principal do ensino que é a atuação sistemática e intencional de promover a formação e a aprendizagem dos alunos, como condição para que desenvolvam as competências sociais e pessoais necessárias para sua inserção proveitosa na sociedade e no mundo do trabalho, numa relação de benefício recíproco (LÜCK, 2009, p. 95).

Pretende-se, portanto, investigar a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em parceria com o Gestor da Escola Matriz em Barcelos (AM) a partir dos estudos bibliográficos, teóricos e da pesquisa de campo em resposta a questionamentos sobre o acompanhamento efetivo do trabalho dos Professores Presenciais no projeto pela gestão escolar, qual o apoio dado a estes profissionais. Os principais problemas e dificuldades aqui relatados são analisados na próxima seção de acordo com os dados encontrados na pesquisa.