• Nenhum resultado encontrado

Peculiaridades do Repositório Dia a Dia Educação no Paraná

2.4 O COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS

2.4.3 Peculiaridades do Repositório Dia a Dia Educação no Paraná

No Estado do Paraná ações e políticas de formação favoreceram o desenvolvimento de espaços e recursos para o compartilhamento de práticas e de conhecimento entre os professores da educação básica. Esses espaços virtuais são iniciativas para compartilhamento de práticas entre os docentes, disponíveis no portal Dia a Dia Educação, vinculado à SEED.

Esses projetos têm como objetivo principal estimular a criação e compartilhamento de conhecimento, caracterizando-se como formação continuada dos docentes à medida que o professor é também autor, elaborando um produto resultante de seu conhecimento e socializado nestes ambientes. Podemos destacar o PDE, através dos Cadernos PDE, Projeto Folhas e Livro Didático Público, Escola Interativa.

2.4.3.1 Programa de Desenvolvimento Educacional

O Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR é um programa de formação continuada de professores, implantado no estado do Paraná a partir de 2007, com a finalidade do ofertar oportunidade de formação continuada aos professores da educação básica e tem a escola como objeto de estudo (OGLIARI, 2012).

São princípios norteadores do programa, segundo o Documento Síntese (2009) e citados por Ogliari (2012, p. 5-6):

a) reconhecimento dos Professores como produtores de saberes sobre o ensino aprendizagem; b) organização de um programa de formação continuada atento às reais necessidades de enfrentamento dos problemas ainda presentes na Educação Básica Paranaense; c) superação do modelo de formação continuada de professores concebido de forma homogênea, fragmentada e descontínua; d) organização de um programa de formação continuada integrado às Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná;

e) criação de condições efetivas, no interior da escola, para o debate e promoção de espaços para a construção coletiva do saber; f) consolidação de espaços para discussões teórico-práticas, utilizando-se de suportes tecnológicos que permitam a interação entre os Professores participantes do Programa PDE e os demais Professores da rede.

O suporte tecnológico que permite a interação entre os professores, acontece por meio de Plataforma Moodle, onde se desenvolvem cursos de formação ofertados a todos os professores da rede, chamado de Grupo de Trabalho em Rede (GTR).

Neste espaço, os professores participantes do PDE socializam os seus projetos de intervenção pedagógica com os demais professores da rede e “têm a oportunidade de discutir seus projetos e suas atividades diárias com outros professores de sua área e, ao mesmo tempo, aprendem a aprender por meio de recursos tecnológicos” (EL KADRI, CAMPOS e SOUZA, 2011, p. 135).

O PDE tem como resultado a produção de conhecimento, onde os professores publicam seus trabalhos num repositório chamado Cadernos PDE, com registro na forma International Standard Book Number (ISBN).

2.4.3.2 Projeto Folhas e Livro Didático Público

O Projeto Folhas foi uma iniciativa importante do país, como produção de conhecimento de acesso gratuito e disponível em rede. Surgiu com o objetivo de estimular a produção acadêmica dos docentes da rede de educação básica no estado do Paraná, como um processo diferenciado de formação, entendendo o professor como produtor de conhecimento. “O projeto existiu entre 2003 e 2010 com pilares bem destacados: o incentivo à produção intelectual dos professores e o desenvolvimento de conteúdos economicamente viáveis e mais bem adaptados à realidade local”

(DARCIE e HUTNER, 2012, p. 235).

O Folhas é um material didático que o professor produz sobre um assunto/tema de sua disciplina abrangendo todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio. Um dos desdobramentos do Projeto Folhas foi a construção do Livro Didático Público, construído em um processo colaborativo, onde as unidades dos livros são constituídas por Folhas produzidos pelos professores da rede pública do Estado do Paraná. O livro didático foi distribuído aos alunos do Ensino Médio em outubro/2006, para uso no ano letivo de 2007, período em que havia escassez e dificuldades de aquisição de materiais didáticos de qualidade para o Ensino Médio (CAMILLO e GREGÓRIO, 2007).

2.4.3.3 Escola Interativa

O projeto Escola Interativa lançado em 2013 pela SEED, tem por princípio a transmissão de conferências ao vivo para grandes públicos, por meio da integração de vídeo e chat, proporcionando um espaço para a formação continuada dos

profissionais da educação. Durante cada palestra, o público poderá enviar dúvidas e comentários através de um chat moderado, disponível na mesma página, ou acessar os arquivos mais tarde, quando preferirem. O conteúdo é gratuito e está aberto a todos os interessados e pode haver a interatividade entre os participantes, através do chat.

As palestras podem ser realizadas por pessoas externas ou por professores da rede estadual de educação, promovendo a participação da comunidade para debates de temas de interesse coletivo. A iniciativa é do programa de Formação Continuada e Educação a Distância da SEED (PARANÁ - PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO, 2016).

2.4.3.4 Direitos Autorais sobre o depositado no portal

O direito autoral é uma área do Direito que trata da propriedade intelectual, lei que protege as criações científicas, artísticas, literárias e industriais.

A lei de direitos autorais, Lei nº 9610/98 considera autor, a pessoa física criadora da obra seja ela literária, artística ou científica, que pode registrar ou não a sua obra. Esta lei garante os direitos morais e patrimoniais ao autor como o de reivindicar a autoria da obra, o de modificar, o direito exclusivo de utilizar e dispor da obra a qualquer momento, assim como depende de sua autorização prévia a utilização por outra pessoa.

O direito autoral é caracterizado por direito moral e patrimonial. O direito moral é inalienável e irrenunciável, pois o autor possui o direito de conservar a obra inédita e de ter seu nome impresso na obra, podendo modificá-la ou proibir sua veiculação.

Já o direito patrimonial regula as relações jurídicas da utilização econômica das obras intelectuais e pode ser negociado.

Não é permitido reproduzir obra que não pertença ao domínio público, para comentá-la ou melhorá-la, sem permissão do autor. Os direitos de autor poderão ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, pessoalmente ou por meio de representantes com poderes especiais, por meio de licenciamento, concessão, cessão ou por outros meios admitidos em direito.

É o caso dos professores participantes do PDE - PR, os quais são servidores públicos afastados da sua função para produzir obra científica e cedem seus direitos patrimoniais a SEED, conforme contrato de cessão.

O contrato de Cessão de Direitos que os professores participantes do PDE fazem com a SEED, contempla que:

Cláusula 1ª - O CEDENTE, titular dos direitos autorais da obra (título ou descrição do texto / poesia / letra de música / ilustração / fotografia / filme / painel / pintura / obra / discurso / palestra / melodia / outros arquivos de áudio / etc.), cede, a título gratuito e universal, à CESSIONÁRIA todos os direitos patrimoniais da obra objeto desse contrato, como exemplificativamente os direitos de edição, reprodução, impressão, publicação e distribuição para fins específicos, educativos, técnicos e culturais, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e da Constituição Federal de 1988 – sem que isso implique em qualquer ônus à CESSIONÁRIA.

Cláusula 2ª – A CESSIONÁRIA fica autorizada pelo CEDENTE a publicar a obra autoral ao qual se refere a cláusula 1.ª deste contrato em qualquer tipo de mídia, como exemplificativamente impressa, digital, audiovisual e web, que se fizer necessária para sua divulgação, bem como utilizá-la para fins específicos, educativos, técnicos e culturais.

Cláusula 8ª – A CESSIONÁRIA garante a indicação de autoria em todas as publicações em que a obra em pauta for veiculada, bem como se compromete a respeitar todos os direitos morais do autor, nos termos da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e da Constituição Federal de 1988.

Os direitos morais dos professores PDE, autores de obras científicas – artigos, cadernos pedagógicos ou outros conteúdos, são protegidos pelo registro no International Standard Book Number (ISBN), um sistema internacional padrão de registro, que identifica numericamente e individualmente livros conforme o título, o autor, o país e a editora. Em softwares, o sistema numérico é convertido em código de barras (DUARTE e PEREIRA, 2009).

Outras publicações do portal Dia a Dia Educação, onde o conteúdo foi produzido por docentes ou servidores públicos, como exemplo o projeto Folhas e Livro Didático Público, também celebram contrato de cessão de direitos autorais com a SEED.